Ir para o conteúdo
apocsantos

Reproduzir som com a PC Speacker

Mensagens Recomendadas

apocsantos

Boa tarde,

Andei aqui de volta das "velharias" e encontrei um pedaço de código que pode fazer jeito a alguem. É simples e ainda é do tempo do 386, mas permite tocar um som na PC Speaker. Para quem tiver mais paciência até dá para fazer musicas inteiras.

Program pcspeaker;
Uses Crt;
const SPEAKER_PORT = $61; {porta standard da PC Speaker}
var portval : byte;
begin
portval := Port[sPEAKER_PORT] and $FC;
begin
 Port[sPEAKER_PORT] := portval or 2;
 Delay(5);
 Port[sPEAKER_PORT] := portval;
 Delay(5);
end;
ReadKey;
end.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa tarde,

@thoga31: Boa pergunta! Sei que para existem libs para Windows, para fazer isto, mas não de forma "directa" ao hardware. Este exemplo sei que funciona bem com Turbo Pascal em DOS, agora Windows ou GNU/Linux, não faço ideia!

Penso que exista alterantiva, para se trabalhar directamente com os endereços de hardware em FreePascal, de contrario existe a biblioteca SDL, para se reproduzir som.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Ah, os bons e velhos tempos do DOS... nostalgia :D

Hoje em dia é só com modernices, não se pode fazer nada como antes. Nem o método Sound funciona como deve ser, já! Enfim...

Anyway, um snippet muito interessante. Dava mesmo para começar uma conversa sobre a programação dos anos 80, assunto que me fascina :)

• Voto 1

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

@thoga31: abre o tópico da conversa, que eu cá estou para participar!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Cheguei a fazer um "virus" nos tempos de escola baseado no PC Speaker...

Ele tocava os parabéns de cada vez que o PC arrancava, e não havia maneira de passar à frente sem ouvir por completo a estridente sinfonia...

Claro, a não ser que alguém fosse tirar o exe do autoexec.bat! ehheeheheh

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.