Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

sEnte

Dual Boot Vs. Single Boot & VM

Mensagens Recomendadas

sEnte

Quero instalar Linux mas como ainda tenho cenas do windows que necessito será melhor instalar apenas Linux e Windows em VM ou fazer dualboot?

Queria tratar disso ainda hoje por isso preciso de opiniões urgentemente.

"If It Ain't Broke, Break it and build something Cooler!" Unknown

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa tarde,

Depende da utilização que vaz fazer do GNU/Linux.

Pessoalmente prefiro Dual-Boot, porque em Virtual-machine existem sempre inconvenientes de falta de preformance.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
sEnte

A utilização que eu faço do PC é moderada, programar, navegar pela net, alguns jogos, e fazer trabalhos.

Pergunto isto porque não estou a pensar em deixar o Office para Windows. Existe alternativas em Linux mas não gosto delas, e sinceramente para o que faço instalar Wine... não sei se adianta muito

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Tudo depende do que precisas, como disse o @apocsantos.

Pessoalmente uso Windows com Ubuntu instalado numa VM. É a única forma que tenho neste momento de poder usufruir como gosto. Não posso deixar o Office de lado (sim, há o Wine), e há programas que utilizo que só existem para Windows (aqui está o problema). Pelo que dual-boot não seria solução para mim: estaria sempre metido no Windows e bye-bye Ubuntu.

Assim estou a trabalhar, e quando quero (e posso) vou à VM programar um pouco.

e sinceramente para o que faço instalar Wine... não sei se adianta muito

Explica-te.

Editado por thoga31

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
sEnte

Eu neste momento é o que tenho, Windows e Linux Mint instalado numa VM

O que estou a dizer é que dos programas que uso só mesmo o Office é que me faz falta.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
sEnte

Acho que vou mesmo fazer dualboot e pronto.

Quando precisar do Office uso o Windows

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

se o problema é somente o office, porque não o Linux e uma VM com o Windows ?

Também seria a minha opção. Isto assumindo que tens uma máquina com pelo menos 1GB de RAM, e que podes usar o XP. Fazia isto sem problemas num velho Pentium 4.

Mesmo que precises de uma versão mais recente do windows, aí 2GB também já devem chegar. Apesar de tudo, o Office não é propriamente uma aplicação pesada.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
sEnte

Pois o meu problema é que també8m gosto de jogar e mesmo os jogos da STEAM que tenho (CS 1.6 e AA) não dão para jogar em Linux. Outros jogos que jogo são da saga Dragon Age e em VM é capaz de lagar um bocado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Eu já experimentei usar dual-boot, vm de window$ em GNU/Linux e vm de GNU/Linux em window$.

A minha experiência é que correr nativamente GNU/Linux é sempre melhor. Mas há situações em que isso não é possível. Tudo depende de como vais utilizar os sistemas.

Eu não gosto do office da m$ e tirando questões de compatibilidade com ficheiros mais complexos, não vejo na maior parte dos casos boas razões para usar o office da m$, até porque para a maior parte das utilizações comuns não há diferenças funcionais e porque as diferenças interfaces entre as versões actuais do LibreOffice/Apache OpenOffice e o office 2003 (acho que foi a última versão com a interface tradicional) são pouco significativas. Ainda para mais até o office tem problemas de compatibilidade consigo mesmo (por exemplo entre versões a 32 bits e 64 bits).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
sEnte

Eu não queria largar o Office porque costumo dar alguns erros, não é escrever mal, mas as vezes estou a escrever uma frase e essa frase não me tá a soar bem e de repente lembro-me de a mudar só que com pressa acabo por não apagar tudo e fica cenas tipo eles foi para em vez de eles foram para. O office avisa quando tenho esses erros e por exemplo no Libre ele não aparece nada, pelo menos a única vez que escrevi nele não avisou nada

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

depende, é normal não vir com a tua linguagem, mas com dois cliques podes instalar qualquer dicionário (algo que com o Microsoft Office não o fazes)

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Aviso que há coisas que o LibreOffice ainda não faz na mesma medida de qualidade do Ms Office. Para assuntos casuais, é bom. Para determinados aspectos mais técnicos, nem sempre oferece as ferramentas necessárias. E há situações em que necessitamos mesmo dos formatos do Ms Office. Por isso é normal haver pessoal que não considere ainda utilizar o LibreOffice como o seu Office de eleição :)

Quanto à questão dos erros... O MS Office também pode não avisar nada: desligas os verificadores e já está. Eu tenho alguns sistemas do MS Office inactivos e que costumam vir activos por defeito pois abomino-os e esses em específico desajudam mais do que ajudam.

As suites de escritório oferecem muito mais do que aparentam. Têm centenas de opções. Antes de dizer que abaixo de Marrocos está o Inferno, não custa nada explorar - nunca se sabe quando viremos a descobrir uma Índia.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
sEnte

um Índia boa espero xD

Opa sinceramente nunca experimentei.

O Libre tem bom dicionário português?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Não entendo tanta "desconfiança" em relação à suite. É certo que há muita coisa a desenvolver, mas lá porque não tem uma "grande marca/empresa" a assinar não quer dizer que seja de desconfiar.

Sim, homem, tem um bom dicionário! :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
sEnte

Opa não é isso lol

O que mais uso pralém desse "corrector" de erros que eu faço interessa-me também adicionar e modificar algumas imagens mas nada de especial.

E sinceramente o Libre até pode ser bem bom, 15 milhões de downloads num ano, até que nem é meu de todo.

Digo "até pode ser" porque nunca experimentei, não digo por desconfiar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

O LibreOffice, também tem um programa de desenho vectorial, se for esse o tipo de imagens de que falas podes utiliza-lo para isso. Mas penso que o office da m$, também não tem um editor de bitmaps.

Quinze milhões são os downloads que são feitos a partir do site e talvez mirrors oficiais, depois há ainda os mirros não oficiais e as distribuições de GNU/Linux que costumam incluir o LibreOffice na instalação por omissão.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
sEnte

Eu estou a falar de algo mais básico como aumentar e deminuir imagens lol

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

O Libre faz tudo o que o MS Office faz. Algumas coisas poderão não estar no mesmo sítio (para os Office mais recentes com a ribbon, não estão de certeza), algumas coisas podem ser feitas de forma diferente, algumas coisas poderão ficar com um aspecto diferente; mas, no fim do dia, vai dar ao mesmo.

Se eventualmente não te deres com o Libre, também existe o Calligra; pessoalmente, prefiro e é o que uso em casa (no trabalho uso o Libre).

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

O LibreOffice, também tem um programa de desenho vectorial, se for esse o tipo de imagens de que falas podes utiliza-lo para isso. Mas penso que o office da m$, também não tem um editor de bitmaps.

Acredito que o @sEnte se refere à possibilidade de edição de imagens directamente no Office através das novas Ferramentas de Imagem que oferece desde a versão 2007. São muito boas, permitem uma total personalização das imagens de uma forma muito simples e muito rápida. Pessoalmente aprecio bastante.

E sinceramente o Libre até pode ser bem bom, 15 milhões de downloads num ano, até que nem é meu de todo.

Digo "até pode ser" porque nunca experimentei, não digo por desconfiar.

Se estás habituado ao Office com o novo estilo (2007 e seguintes), então no Libre tens de te habituar de novo ao estilo do 2003. É a mesmíssima coisa, mas com menus ligeiramente diferentes e um modo de trabalho também ligeiramente diferente.

O Libre é bom, mas está ainda em desenvolvimento e tem um longo caminho a percorrer. Depende de nós que este projecto chegue a bom porto após o caminho brilhante que está a fazer.

Pessoalmente estou desejoso que o Libre evolua bem para o poder eleger como a minha suite de escritório de eleição.

Editado por thoga31

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

O Apache OpenOffice, é o software a partir do qual o LibreOffice se separou (a Oracle doou os direitos de autor e o controlo do projecto à Apache Foundation), básicamente é o LibreOffice um pouco menos evoluído e com uma comunidade mais pequena.

Quanto ao LibreOffice ainda estar em desenvolvimento, ele estão em tanto desenvolvimento quanto o office da m$.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.