Ir para o conteúdo
nunomota

PC (Windows) ou tablet (Android)!

Mensagens Recomendadas

nunomota

Bom dia,

espero que a malta do forum se encontre bem depois da época festiva! Para a semana à mais, é preciso receber bem o 2013;)

Este Natal recebi um tablet da marca Sony. É bonito e elegante, mas penso estar muito limitado pelo facto de o Sistema Operativo ser Android, quanto neste momento preciso mais de algo para trabalho e não só para lazer. Estive a ler, e o tablet é mesmo muito mais para lazer que propriamente para trabalho.

Tenho estado a sondar o mercado para adquirir um PC novo, pois estou a precisar. Posto isto, estou a pensar seriamente em trocar o tablet por um PC. Qual a vossa opinião??

Tenho algumas dúvidas ainda na escolha do PC novo. Pretendo algo pequeno 14" no máximo, robusto, elegante e potente, para poder durar uns anos. Essencialmente necessito de alguns programas tais como o habitual office, adobe reader e create software de desenho de esquemas eléctricos, software semelhante ao matlab,.....

Pelo que tenho visto, processador I5, 500GB de disco, 4GB de Ram as habituais entradas USB, HDMI, etc etc....

Gosto particularmente das marcas Sony e Toshiba. Pretendo gastar 800€. Qual a melhor compra??

Obrigado pela ajuda.

Abraço

Nuno Mota

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

É bastante relativo. O que para mim pode ser bom, para ti pode não o ser.

Mas com 800€ já compras um pc jeitoso. Começa a pesquisar nas lojas.

Por 500€, podes comprar o tablet pc :)

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunomota

Bom dia,

estive a ver na internet, e existem 3 ou 4 factores importantes na escolha de um PC. Processador, mémoria RAM, HD e sistema operativo.

Processador: o ideal i7

Mémoria Ram: 4GB já é bom

HD: 500GB

Sistema Operativo: Windows (óbvio)

Apesar de gostar de Toshiba e Sony (caro mas bom) estive a ver também Asus, o que me deixa mais confuso!

Obrigado

Abraço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
anolsi

Nunomota, os factores que indicas-te dependem sempre do uso que darás ao pc, tirando aquela questão do matlab e o software de desenho de esquemas eléctricos, creio que até o teu tablet actual conseguiria aguentar bem (é claro que depende que tablet é). Depois, depende muito dos programas que lá vais querer correr, porque ter um pc topo de gama, em que só utilizas, por exemplo o word, para escrever relatórios é um desperdício. Em relação à RAM, dependendo do exactamente do que pretendes, eu aconselharia mais de 4 GB e um Sistema Operativo de 64 bits (para suportar mais de 4GB).

O processador é mais complicado, mas por exemplo eu acho que era preferível um i5 Ivy Bridge do que um i7 Sandy Bridge. Assim seria mais robusto que um i3 e aguentaria possivelmente ainda bastante tempo sem te "emperrar" muito. É claro que idealmente seria um i7 Ivy Bridge, mas não sei se por exemplo no teu caso valeria a diferença de dinheiro, uma vez que não vais trabalhar com software propriamente pesado.

O disco também depende. O que vais lá colocar? Ficheiros muito grandes? Músicas, vídeos? Ou simplesmente documentos do Word? Apesar de tudo sem dúvida que 500GB será o mínimo que recomendaria.

A questão do SO não é assim tão óbvio a menos que os tais programas de desenhos eléctricos só existam para Windows (e mesmo assim poderia haver maneira de dar a volta à questão), mas aí é uma escolha pessoal, onde tens que ser tu a decidir.

Depois em questão de portáteis tens sempre outras variáveis como o peso (se é para andar muito com ele de um lado para o outro, ou se ele estará normalmente pousada numa mesa grande parte do dia), a duração da bateria (mais uma vez a questão anterior, em que poderá ou não ter acesso a tomadas eléctricas), placa gráfica on-board ou não (no teu caso e assumindo que não precises de muito grafismo deve servir a onboard, apesar de por exemplo o matlab precisar de algum esforço gráfico para o desenho dos seus gráficos, mas nada comparado, por exemplo com jogos ou softwares de desenho 3D)...

Mas tudo isto dependerá sempre daquilo que pretendes realmente fazer com o pc...

"Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."
Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

Processador: o ideal i7

pois ... mas isso não suficiente para classificar o processador por completo

vê aqui a quantidade de i7's que existem : http://www.intel.com/content/www/us/en/processor-comparison/compare-intel-processors.html

Mémoria Ram: 4GB já é bom

não, não, não.

se queres que o teu portátil aguente uns anos, tens de apontar para um que seja possível enfiar 8GB

HD: 500GB

o que interessa num disco não é o tamanho mas sim a velocidade de acesso.

Obvio porquê ?

ora deixa ver a tua lista de software necessários:

Office

- Libre Office

- a Apple deverá ter alguma solução própria, além de correr o Microsoft Office sem problemas (versão adaptada)

- Microsoft Office + Wine (em versões anteriores chegou a ser mais estável e rápido que no próprio Windows)

PDF Reader

- Existem imensos leitores de PDF's mais do que competente, não vejo a necessidade de usar o megalítico Adobe Reader

Matlab

- Existe versões para Linux e Mac (confirmado no próprio site)

CAD de esquemas eléctricos

- Definitivamente não é a minha área, mas não demorou muito para encontrar isto:

http://www.gnu.org/software/electric/

http://www.icewalkers.com/Linux/Software/513060/Electric.html (tem uma imagem)

http://www.freebyte.com/cad/cad.htm (lista com vários, algum deverá correr noutra plataforma que não seja o Windows)

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

@nunomota, se de facto precisas mais de um PC do que de um tablet já que precisas mais de trabalhar do que andar em lazer, então ponderaria mesmo trocar o tablet. Como já te disseram existem os portáteis híbridos, mas eu deixaria passar mais algum tempo até que esta tecnologia comece a respirar melhor.

Toshiba é uma boa marca, Sony não comento, Asus recomendo vivamente, e actualmente a HP também não está nada mal.

O @anolsi já referiu muito bem aquilo que havia a referir. Tem em conta o que ele disse.

pois ... mas isso não suficiente para classificar o processador por completo

vê aqui a quantidade de i7's que existem : http://www.intel.com/content/www/us/en/processor-comparison/compare-intel-processors.html

A ideia geral seria um i7, não um modelo específico do i7. Mas o @anolsi já deu um bom conselho quanto a este ponto.

não, não, não.

se queres que o teu portátil aguente uns anos, tens de apontar para um que seja possível enfiar 8GB

Concordo plenamente. Hoje em dia deve-se apostar na tecnologia de 64 bits e num mínimo de 8GB de RAM que se possa colocar no PC. A tecnologia de 32 bits há-de ser a actual tecnologia 16 bits dentro de uns anos (não muitos, penso).

o que interessa num disco não é o tamanho mas sim a velocidade de acesso.

Concordo que a velocidade seja um ponto a ter em conta, mas o tamanho interessa e muito! Para quê ter um disco muito rápido se não cabe nele tudo aquilo que preciso no dia-a-dia? Uma ponderação na balança entre as necessidades de tamanho e de rapidez é o aconselhável, não é ver só uma característica do produto com palas nos olhos.

Aqui eu concordo com o que se tem dito. Não entendo onde está o óbvio da questão. Importas-te de explicar melhor?

Office

- Libre Office

- a Apple deverá ter alguma solução própria, além de correr o Microsoft Office sem problemas (versão adaptada)

- Microsoft Office + Wine (em versões anteriores chegou a ser mais estável e rápido que no próprio Windows)

Dependendo das necessidades, o LibreOffice pode não servir. Por exemplo, eu não uso o LibreOffice pois infelizmente não me oferece tudo aquilo que eu preciso.

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

Concordo que a velocidade seja um ponto a ter em conta, mas o tamanho interessa e muito! Para quê ter um disco muito rápido se não cabe nele tudo aquilo que preciso no dia-a-dia? Uma ponderação na balança entre as necessidades de tamanho e de rapidez é o aconselhável, não é ver só uma característica do produto com palas nos olhos.

o meu portátil tem 500GB e tem todo o software de trabalho assim como uma máquina virtual instalada (Linux + Windows 7).

vou assumir que ele necessita do dobro do espaço por necessitar de aplicações pessadas como o MatLab e/ou um CAD de esquemas eléctricos.

se eu só necessito de 8% do disco, ele iria necessitar 16% do disco (80GB), que para um disco de 250GB ainda vão 170 ...

duvido que ele faça do portátil um data farm

Dependendo das necessidades, o LibreOffice pode não servir. Por exemplo, eu não uso o LibreOffice pois infelizmente não me oferece tudo aquilo que eu preciso.

o Libre Office é somente uma das opções que apresentei

foi apresentadas soluções usando o Microsoft Office tanto para Mac como para Linux

Editado por HappyHippyHippo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

o meu portátil tem 500GB e tem todo o software de trabalho assim como uma máquina virtual instalada (Linux + Windows 7).

vou assumir que ele necessita do dobro do espaço por necessitar de aplicações pessadas como o MatLab e/ou um CAD de esquemas eléctricos.

se eu só necessito de 8% do disco, ele iria necessitar 16% do disco (80GB), que para um disco de 250GB ainda vão 170 ...

duvido que ele faça do portátil um data farm

Num caso mais específico, como este, sim, 500GB chegam e sobram. Mas na generalidade (que era ao que te parecias estar a referir) a questão da rapidez vs tamanho não é tão linear, just that.

o Libre Office é somente uma das opções que apresentei

foi apresentadas soluções usando o Microsoft Office tanto para Mac como para Linux

Ninguém disse que não foram apresentadas mais soluções... Apenas acrescentei um pormenor importante à proposta do LibreOffice. Quanto às outras, se não tenho nada a comentar, não as refiro, mas o facto de não as referir não indica que as ignorei (I suppose, IMO).

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Quanto me referi ao Windows como sendo o SO óbvio quero referir me a ser mais fácil arranjar software "pirateado" e na maioria das vezes a maior parte dos softwares serem compativeis com Windows.

Essa é uma perspectiva interessante. Com que então preferes Windows porque é mais fácil piratear?

Já te ocorreu que em GNU/Linux nem sequer há pirataria at all? Praticamente tudo o que precisas existe, é de boa qualidade e é maioritariamente à borla.

Gostaria de colocar uma questão ao colega thoga31, que está relacionada com as marcas dos PC. Pelo que percebi a marca top para si é Asus,certo?

Porque não comenta a marca Sony? Teve alguma má experiência? Nunca tive Sony mas sempre ouvi falar muito bem dessa marca...

Sim, Asus é a minha marca de eleição. Tenho tido material Asus desde há mais de 10 anos para cá, e não tenho razões de queixa. Antes pelo contrário, tenho por exemplo um portátil Asus com 7 anos de idade e que ainda está todo foito para as curvas :D

Não comento Sony por duas razões: nunca trabalhei directamente com um portátil da marca, e porque já ouvi falar tanto de bem como de mal acerca deles.

Pedia ainda, depois de já se ter falado um pouco do mais importante num PC e de penso terem percibo o que pretendo que me sugerissem alguns modelos para poder comparar.

Assim de repente, lembro-me da série U36 da Asus. São portáteis leves e relativamente poderosos:

U36SD e U36SG

Mas há mais séries de Mobilidade, que acho que se adequam a ti.

Editado por thoga31

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pikax

Sim, Asus é a minha marca de eleição. Tenho tido material Asus desde há mais de 10 anos para cá, e não tenho razões de queixa. Antes pelo contrário, tenho por exemplo um portátil Asus com 7 anos de idade e que ainda está todo foito para as curvas :D

Somos 2, o meu portatil de trabalho tem 6 anos e esta' a funcionar bem :)

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunomota

Boa tarde,

amigo thoga31, devo dizer que fiquei supreendido com os modelos que me indicou. Elegantes, pequenos, potente e preço agradável.

Gostaria que me ajuda-se ainda no seguinte, esse é a última série da Asus? Depois do que vi e do que me falou vejo agora a marca de outra forma.

Obrigado pela ajuda.

Abraço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Não são exactamente o último modelo, acho que são de Fevereiro ou Março de 2012. Contudo, e conhecendo a Asus como conheço (a nível de experiência pessoal), isso a mim não me faz comichão. Sei que são portáteis de qualidade e para durar.

Podes procurar no site da Asus por outras séries de Mobilidade. Vai à Home Page dos portáteis, e mesmo abaixo das imagens de "publicidade" tens os vários tipos de portáteis que eles fazem: Gaming, Profissionais, Mobilidade Superior (é o que eu te recomendo), entre outros. Dentro de cada um tens as Séries, e dentro de cada Série tens os Modelos. Vai consultando os que existem (eu não os sei de cor, e desde o Verão que não dou lá uma vista de olhos), compara-os e tenho a certeza que vais encontrar o que precisas a um preço acessível.

Se quiseres um portátil já com Windows 8 a escolha neste momento não é tão larga quanto isso, principalmente nesta época. Mas o Windows 7 continua a ser um excelente OS e não vejo este critério como limitante.

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KTachyon

Chama-se iWork.

Gostaria de colocar uma questão ao colega thoga31, que está relacionada com as marcas dos PC. Pelo que percebi a marca top para si é Asus,certo?

Há alguns anos a muitas das grandes empresas subcontratavam a Asus para desenvolver as motherboards deles. Hoje só não o fazem porque a Asus agora compete com eles - principalmente graças a alguns "players", como a Dell:

Asus came to Dell and said, “We’ve done a good job fabricating these motherboards for you. Why don’t you let us assemble the whole computer for you, too? Assembling those products is not what’s made you successful. We can take all the remaining manufacturing assets off your balance sheet, and we can do it all for 20 percent less.”

The Dell analysts realized that this, too, was a win- win…

That process continued as Dell outsourced the management of its supply chain, and then the design of its computers themselves. Dell essentially outsourced everything inside its personal-computer business—everything except its brand— to Asus. Dell’s Return on Net Assets became very high, as it had very few assets left in the consumer part of its business.

Then, in 2005, Asus announced the creation of its own brand of computers. In this Greek-tragedy tale, Asus had taken everything it had learned from Dell and applied it for itself. It started at the simplest of activities in the value chain, then, decision by decision, every time that Dell outsourced the next lowest-value-adding of the remaining activities in its business, Asus added a higher value-adding activity to its business.

Portanto, na Asus têm a empresa que já produzia os computadores da marca que mais computadores vendia.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Chama-se iWork.

Depois de duas palavras em informação que se pode considerar útil...

Há alguns anos a muitas das grandes empresas subcontratavam a Asus para desenvolver as motherboards deles. Hoje só não o fazem porque a Asus agora compete com eles - principalmente graças a alguns "players", como a Dell:

[...]

Portanto, na Asus têm a empresa que já produzia os computadores da marca que mais computadores vendia.

...vem toda uma informação não útil para o presente tópico.

Queres dar uns conselhos ao @nunomota, ou no que é que ficamos?

Editado por thoga31

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Definitivamente Portatil. Não consigo para já programar num tablet, nem encontrei nenhum "hibrido" que me deixa-se "encantado".

Até ao momento o mais proximo de me deixar "encantado" em termos de tablet foi o PadFone, mas está longe de correr GNU/Linux com as ferramentas de desenvolvimento, para eu o considerar utilizar em vez de um portatil.

O portátil, tem sempre as suas vantagens para quem pretende dar um uso mais orientado ao desenvolvimento de software. No meu caso o meu portatil actual tem 7 anos. Ainda trabalha, não tenho queixas, foi submetido a alguns upgrades, (ram e disco), mas de resto está "para as curvas".

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

Até ao momento o mais proximo de me deixar "encantado" em termos de tablet foi o PadFone, mas está longe de correr GNU/Linux com as ferramentas de desenvolvimento, para eu o considerar utilizar em vez de um portatil.

estará mais perto do que previsto : http://www.inquisitr.com/379148/google-nexus-7-tablet-gets-ubuntu-support-by-canonical/

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Já vi informação de como correr Ubuntu no Asus PADPhone, e sei que está perto, mas é um "perto relativo". É possivel que dentro de meses se consiga correr GNU/Linux Ubuntu num tablet, mas a isso ficará a faltar algumas coisas, como por exemplo, ter o Eclipse a correr em "condições", e haver suporte dos fabricantes a GNU/Linux, em vez de ser "à rebeldia". Pela lógica da "rebeldia" o meu velho PDA, também permite instalar GNU/Linux, e funciona melhor com GNU/Linux do que com PocketPC, mas não tem nem nunca teve suporte do fabricante, para correr GNU/Linux.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KTachyon

Depois de duas palavras em informação que se pode considerar útil...

...vem toda uma informação não útil para o presente tópico.

Queres dar uns conselhos ao @nunomota, ou no que é que ficamos?

Pensava que a informação implícita passava bem, mas pelos vistos estava enganado.

Tradução: A Asus é uma boa marca. Certamente que a colocaria acima da Toshiba e talvez mesmo acima da Sony.

Já não era sem tempo o Ubuntu entrar no mundo dos tablets!

Não sei se o facto do Ubuntu entrar nos tablets é "O" motivo para festejos. A questão aqui não é meter o sistema operativo num tablet. Isso qualquer um faz. Esse sistema tem é que ter um interface adequado ao dispositivo em que vai correr.

É perfeitamente possível meter o XP num dispositivo táctil, mas certamente que nunca ninguém o consideraria depois de o experimentar.

Uma grande vantagem que vejo numa distribuição de Ubuntu em dispositivos móveis é mesmo o facto de poderem correr tudo nativamente, ao contrário daquilo que acontece no Android. Se/quando a coisa começar a ficar suficientemente madura, vamos começar a notar o impacto que ter uma VM tem na performance do dispositivo.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Não sei se o facto do Ubuntu entrar nos tablets é "O" motivo para festejos. A questão aqui não é meter o sistema operativo num tablet. Isso qualquer um faz. Esse sistema tem é que ter um interface adequado ao dispositivo em que vai correr.

É perfeitamente possível meter o XP num dispositivo táctil, mas certamente que nunca ninguém o consideraria depois de o experimentar.

Uma grande vantagem que vejo numa distribuição de Ubuntu em dispositivos móveis é mesmo o facto de poderem correr tudo nativamente, ao contrário daquilo que acontece no Android. Se/quando a coisa começar a ficar suficientemente madura, vamos começar a notar o impacto que ter uma VM tem na performance do dispositivo.

Eu não me referia exactamente ao facto de se poder colocar o Ubuntu nos tablets - eu sei disso.

Eu referia-me mesmo era ao facto da Canonical finalmente estar a investir numa versão do Ubuntu tablet-freindly, sem deixar para trás todas as coisas boas que o OS oferece. ;)

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunomota

Boa tarde,

obrigado a todos pela ajuda. Fui então este fim de semana à FNAC e comprei o Asus S46CM. o colega thoga31 tinha sugerido outras 2 gamas mas pelo que o colega da FNAC disse já estão um pouco descontinuadas tendo sido substituidos pela S46CM.

Processador I7, 6GB Ram, 500GB de disco 5400rpm e tamanho 14.

O que acham? Penso estar dentro do que pretendia.

Bom fim de semana

Obrigado

Abraço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Pois, como não estou propriamente actualizado, falei dos modelos que conhecia (já mais "velhos"). Mas fico contente por saber que foram uma boa base para a tua escolha.

Acredito que vais ficar muito satisfeito com o PC: é moderno, tens características mais decentes "para 2013", e é de fiar. :)

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.