Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

prokton

vb.net & Access

Recommended Posts

prokton

Bom dia a todos,

Iniciei-me há muito pouco tempo no vb.net e Access e estou com uma dúvida:

Quero associar uma bd Access (com 2 tabelas relacionadas) com o vb.net.

Eu consigo através do "dataset" apresentar a Bd no meu Form, mas o que eu queria era ter as 2 tabelas no mesmo Form e quando 1 fosse alterada, que as outra fosse "atualizada" automaticamente...

Ex:

Tabela: Clientes [Nome;Morada;telefone;etc..] - Details

Tabela: Trabalho Efetuado [Data; Localidade; preço; etc...] - DatagridView

Nota: 1 Cliente pode ter vários trabalhos

Eu queria arranjar forma de quando eu "chamasse" um Cliente que apresenta-se os trabalhos já efetuados

É possível num só Form?

Preciso de 1 "Dataset" para toda a Bd?

Ou cada tabela tem o seu "dataset"?

Agradeço desde já a vossa atenção

Rui

veaoum

Se defenires relações entre tabelas depois o VB faz o resto. relação clientes - trabalho (1-n).... depois consegues vizualizar tudo pelo nome dele.

prokton

Agradeço a rápida resposta,

Quando chamo um cliente os dados não "actualizam" automáticamente na grelha "trabalhos". (Aparece sempre a listagem de todos os trabalhos) e não apenas os trabalhos feitos para aquele cliente.

Devem ser as relações da Bd que estão mal feitas.

Preciso de 1 "Dataset" para toda a Bd?

Ou cada tabela tem o seu "dataset"?

Obrigado

prokton

Boa tarde a todos...

Afinal as tabelas funcionam mas tenho que fechar e voltar a abrir a aplicação :/

Alguém me pode dar uma dica para fazer a atualização das tabelas sem ter que fechar/abrir o form?

desculpem se a pergunta é básica, mas ainda sou novato nestas andanças...

Obrigado

veaoum

Não percebo ao certo o que queres mas deve bastar-te recarregares a tabela. Já experimentas-te isso?

Carlos Pais

Para fazer a actualização automatica da 2º tabela, terá de colocar este comando a quando da gravação dos dados na 1º tabela

Me.SUATABELATableAdapter.Fill(Me.SUADataSet.TABELA)

ou simplesmente copiar as linhas de codigo , que o sistema cria automaticamente, e que estão na função LOAD do FORM

pt_V1p3r

Só uma dica, por norma para uma Base de Dados é criado um DataSet que contem as tabelas (DataTable)....

acao

boas

presumo que seja isto que queres: propagar actualização dos campos relacionados.

para isso quando efectuas as relações tens que marcar essa situação ou editar vais a:

aba - ferramentas da base dados/relações -----> encima da relação rato-drt / editar abre a tela e marca--> propagar actualização dos campos relacionados.

cumps

acao