Ir para o conteúdo
Guest GuiGa

[Resolvido] Game - Operação Taiga

Mensagens Recomendadas

Guest GuiGa

Jogo - Operação Taiga

Autor: Guilherme.R.Sá

Enredo: O personagem principal é um agente especial. Terroristas atacaram o país dele e 20 deles estão escondidos numa taiga. O local em questão é repleto de animais selvagens e outros empecilhos potencialmente perigosos. O objetivo é capturar todos os terroristas e permanecer atento às feras e outros obstáculos deste bioma.

Detalhes: Um novo mapa é gerado a cada vez que o jogo é iniciado. Animais possuem força e poder de dano diferentes. O terreno é composto por diversos tipos de elementos que podem interagir com os personagens. Não foi implementado um algoritmo de path-finding (poderá ser implementado em versões posteriores).

Licença: GPL

Linguagem: Pascal

Versão: 1.0.1

Gostaria muito que todos dessem vossa opinião. Ficaria grato em saber se o código e os conceitos do programa seguem, ou não, o padrão para jogos e se o jogo ficou interessante, ou não. Falem o máxino possível sobre o que acharam sobre o game. ;-)

Download: Código fonte e executável

VÍDEO: http://youtu.be/XMwVOjd_m-4

IMAGENS

Imagem6_zps88a4a551.png

Imagem7_zps076a53a4.png

Imagem3_zps30527c07.png

Imagem9_zpse6226522.png

Editado por GuiGa
  • Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Primeiro que nada, os meus sinceros parabéns! E por vários motivos:

- O jogo tem uma boa jogabilidade, a meu ver;

- Conseguiste criar um ambiente gráfico bastante agradável;

- É bom sabermos que o mapa a seguir nunca será o mesmo do anterior;

- Conseguiste fazer esta maravilha com menos de 2000 linhas de código (os programadores "modernos" sentir-se-iam obrigados a recorrer à mais modernas tecnologias para fazer o que tu fizeste).

Mais importante que isso, fizeste-me recordar os velhos tempos quando era miúdo e tinha um PC com Windows 3.1 e perdia horas naqueles joguinhos que se iniciavam com o ícone do MS-DOS! Obrigado! :D

Com mais tempo analisarei melhor o código. Para já, tenho só duas dicas:

- Rapidamente morro enquanto tento mover o boneco para um local diferente, mesmo quando é perto. Os animais um pouquinho menos "violentos" permitiriam pensar um pouco mais nos terroristas do que sempre nos animais.

- Personaliza o título da janela, assim:

uses windows;
// ...
SetConsoleTitle('Titulo da janela');

Por último, parabéns por teres feito este jogo em Pascal, que é a minha linguagem de eleição. Fazia muita falta aqui um jogo destes feito nesta linguagem tão martirizada pela mentalidade retrógrada dos modernos programadores. :)

Editado por thoga31

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa tarde,

Parabéns pela iniciativa. O jogo fez-me lembrar os jogos em ASCII de outros tempos e outras "glóirias".

A melhorar, creio que seria o movimento do jogador, para não ser preciso mover o cursor e carregar "espaço" para o movimentar, o grafismo se pertendes apenas ASCII está bom, mas poderias pelo menos a imagem de fundo usar um bitmap, para "dar outro ar" ao jogo. Acrescentar algum som seria uma valia interessante.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

eu tive que correr o jogo numa máquina virtual, e como o meu portátil não é grande espingarda, a esperiência não foi a melhor.

parece simplista mas engraçado. tens uma boa base por onde evoluir.

mas tenho um reparo, é que não sei se é impossivel passar as montanhas mas foi o que me pareceu, e para isso é necessário A* ou algo semelhante.

um algorirmo de path-finding é essencial ...

de resto, parabéns !!!

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Guest GuiGa

Agradeço a todos pelas considerações que são muito relevantes.

@thoga31, muito obrigado pelos elogios e pelas palavras animadoras. Fico honrado em saber que você gostou deste programa e que ele te fez lembrar de sua infância. Em respeito às suas sugestões, para resolver a questão da dificuldade de manter o personagem principal com vida criei uma tela na qual é possível definir um entre três níveis de dificuldade. Para tanto tive de definir um variável global que define o raio de pesquisa para a perseguição do oponente principal pelos animais. Isso significa que no nível mais fácil é necessário estar muito próximo dos animais para que estes iniciem uma perseguição. Já no nível mais difícil os animais iniciam uma perseguição mesmo muito distante do personagem principal. A nível normal mantem as mesmas definições da versão anterior. Defini o título do prompt com o procedimento SetConsoleTitle(). Agradeço novamente pelas considerações.

@apocsantos, agradeço igualmente pelas valiosas considerações. Durante a concepção deste programa pensei muito sobre uma boa forma de se mover o personagem na tela. Pensei em mover o personagem principal diretamente através das teclas direcionais, mas imaginei que isso logo se tornaria monótono, pois todo o jogo seria concentrado somente no movimento do personagem. Decidi então implementar um cursor que deveria apontar para o local onde o personagem deveria se locomover e ao mesmo tempo explorar os elementos do mapa de forma a tornar estas duas coisas indepententes. Achei que isso daria ao jogo mais liberdade. Também é possível mover o personagem "empurrando" ele com as bordas da tela sem a necessidade de pressionar ESPAÇO. Também é possível vincular/desvincular a tela, do personagem com a tecla F5. Caso você se perca no mapa, pressione C e o personagem será centralizado na tela. Tudo isso seria facilitado com o uso do mouse, mas isso ficará para uma próxima versão. A intenção deste jogo é explorar as possibilidade do uso dos caracteres ASCII, e o sobre os bitmaps, sinceramente primeiro preciso aprender a fazer isso. Andei pensando sobre o áudio. Seria muito bom, mas mesmo depois de uma pesquisa, não descobri como executar

ficheiros de áudio durante a execução do programa. Preciso aprender a fazer isso. Até logo.

@HappyHippyHippo, obrigado pelo tempo demandado nos testes. Vou lhe fazer uma confissão: Nunca consegui desenvolver um algoritmo path-finding decente, por isso não inseri isso no jogo. Mas seria muito bom fazê-lo. Preciso estudar um pouco mais estes conceitos. Sou um programador pouco experiente ainda.

Editado por thoga31
Limpeza da formatação

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Após ler a tua resposta a cada um de nós, tenho um conselho importante: faz um Manual do jogo. Eu não sabia de metade dos atalhos, e o jogo não os indica (se indica, então não me apercebi).

Um manual é muito importante para evitar uma sobrecarga de informações no próprio jogo - é no manual que se dizem todos os atalhos, as dicas, as regras, etc. No jogo deverá ficar apenas o estritamente necessário (como tens agora, não lhe mexas).

btw, dizes que és um "programador pouco experiente", mas para "pouco experiente" já fazes umas coisas bem porreiras. Sim, que eu não me esqueci do teu ASCII Art e do teu IM :D

Continua com estes pequenos-grandes projectos, fazem muita falta por cá, a meu ver :)

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Guest GuiGa

Após ler a tua resposta a cada um de nós, tenho um conselho importante: faz um Manual do jogo. Eu não sabia de metade dos atalhos, e o jogo não os indica (se indica, então não me apercebi).

Um manual é muito importante para evitar uma sobrecarga de informações no próprio jogo - é no manual que se dizem todos os atalhos, as dicas, as regras, etc. No jogo deverá ficar apenas o estritamente necessário (como tens agora, não lhe mexas).

btw, dizes que és um "programador pouco experiente", mas para "pouco experiente" já fazes umas coisas bem porreiras. Sim, que eu não me esqueci do teu ASCII Art e do teu IM :D

Continua com estes pequenos-grandes projectos, fazem muita falta por cá, a meu ver :)

Obrigado pelas palavras. Em breve o manual estará pronto. :-)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.