Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

polska

beep de "ambulância"

Mensagens Recomendadas

polska

Boas pessoal, o meu tio tinha um PC velhinho em casa que deixou de funcionar de um dia para o outro e eu resolvi tentar resolver o problema.. Mas mal o liguei deparei-me com uma coisa que nunca tinha visto nem sequer ouvido falar, um beep que mais parece uma sirene de ambulância... Pesquisei informação na net mas não encontrei nada que resolvesse o problema, encontrei algumas pessoas que diziam que retiraram a ram e voltaram a colocar e já funcionou, outras que falavam do mal posicionamento do processador e/ou coller, etc... Mas nada disse se aplica neste PC e portanto não sei mesmo do que se trata este problema.. Antes de desmontar vi se o monitor mostrava algum input mas nem isso, nem uma mensagem de erro mostrou.. As ligações estavam todas bem, assim como todos os componentes estavam no sitio correcto.. Mesmo assim eu desmontei tudo e limpei porque aquilo estava com muito pó, voltei a montar tudo nos sítios correctos e não encontrei nada que pudesse estar mal conectado antes de desmontar.. O resultado foi um PC mais limpo mas com os mesmos problemas :D !

Será problema na motherboard ?

PS: quando abri o PC, reparei na falta de ventoinha (não a do cooler), e da falta de parafusos para fixar a motherboard, apenas estavam dois, e portanto qualquer "força" aplicada nas pontas da board, ela ia abaixo por não estar bem aparafusada.. O meu tio diz que quando deixou de dar, apareceu uma mensagem de erro no monitor e depois também começou esse beep tipo "ambulância", mas que depois disso, quando o ligava, o monitor já não mostrava mensagem nenhuma, apenas começava o beep..

helppp :cheesygrin:

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Diagnósticos à distância e sem o paciente à frente é um pouco tiro no escuro. Esses bips normalmente estão associados à falta de algum componente essencial ao computador, ou outros problemas relacionados e que comprometam o arranque normal do PC.

Depois de tudo o que lhe tentaste fazer, já experimentaste ver o estado da massa térmica da CPU? Já tive problemas aparentemente sérios em que o PC parecia morto e afinal era apenas massa térmica feita em robalo esquecido no forno. ;)

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

Tenho um pc aqui por casa que já teve doente, precisamente com esse sintoma :cheesygrin:

Tirei as memórias das slots, limpei-as com álcool e voilá, problema resolvido.

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Dependendo do estado das memórias, éter dietílico poderá ser melhor para remover determinados tipos de "porcaria" que não são solúveis em solventes polares ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Podem ser N problemas. Verifica por "prioridades". Pode ser mau contacto da ram, da gráfica, pode ser a board a passar corrente à caixa, etc...

Sem saber o numero de apitos que ele dá, é "um tiro no escuro". Por norma esses problemas estão ligados a contacto dificiente, da ram, da gráfica, das portas USB, e eventualmente até alguma ligação mal feita, dos connectores dos botões da caixa.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
polska

Diagnósticos à distância e sem o paciente à frente é um pouco tiro no escuro. Esses bips normalmente estão associados à falta de algum componente essencial ao computador, ou outros problemas relacionados e que comprometam o arranque normal do PC.

Depois de tudo o que lhe tentaste fazer, já experimentaste ver o estado da massa térmica da CPU? Já tive problemas aparentemente sérios em que o PC parecia morto e afinal era apenas massa térmica feita em robalo esquecido no forno. ;)

É assim, só se me estiver a escapar algo mesmo de flagrante, mas componentes essenciais penso não faltarem, temos a fonte ahahah :D , o master, o slave, o disco, memórias só tem uma ram (512mb, vejam lá este velhinho :b), a gráfica, processador, clock.. Assim de memória, estou-me a esquecer de algo essencial?

Por acaso reparei na massa térmica, já parece farrapo velho, mas não liguei muito porque sinceramente pensava que não seria a falta "dela" que iria provocar o erro no PC.. porque não é estritamente necessário a massa para o PC funcionar se bem sei.. Mas claro que sei a sua importância.. Apenas não liguei..

Tenho um pc aqui por casa que já teve doente, precisamente com esse sintoma :cheesygrin:

Eu apenas limpei o pó com uma espécie de escova :D , mas eu vou tentar o álcool! :thumbsup:

Boa noite,

Podem ser N problemas. Verifica por "prioridades". Pode ser mau contacto da ram, da gráfica, pode ser a board a passar corrente à caixa, etc...

Sem saber o numero de apitos que ele dá, é "um tiro no escuro". Por norma esses problemas estão ligados a contacto dificiente, da ram, da gráfica, das portas USB, e eventualmente até alguma ligação mal feita, dos connectores dos botões da caixa.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

O computador quando liga, não produz o beep, apenas começa passados uns 10 segundos, e o beep é continuo, não para até eu desligar o computador.. E como disse, parece mesmo uma ambulância, nunca tinha ouvido tal beep!

Editado por polska

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Bip continuo, por norma, e dado que nem todas as boards têm código de erro igual (desde os PII se a memória não me falha), é Ram. Podes começar por tirar as memórias, limpar as slots onde elas encaixam, com um pincel limpo. Testar com uma dimm, de cada vez e assim creio que resolverás o problema.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

memórias só tem uma ram (512mb, vejam lá este velhinho :b)

What? Velhinho? E que tal o meu primeiro PC, que só tinha 1024 KB de RAM a correr o Windows 3.1? Isso sim é a classe dos anos 90! :D (saudades...)

Por acaso reparei na massa térmica, já parece farrapo velho, mas não liguei muito porque sinceramente pensava que não seria a falta "dela" que iria provocar o erro no PC.. porque não é estritamente necessário a massa para o PC funcionar se bem sei.. Mas claro que sei a sua importância.. Apenas não liguei..

Eu também não liguei muito da última vez que o meu PC deu o berro (supostamente). Mudei a massa térmica e olha, está aqui vivinho da silva. A massa térmica pode influenciar o normal funcionamento do PC muito mais do que imaginas (e do que eu mesmo imaginava até ter aprendido a lição por 2 vezes xD).

O computador quando liga, não produz o beep, apenas começa passados uns 10 segundos, e o beep é continuo, não para até eu desligar o computador.. E como disse, parece mesmo uma ambulância, nunca tinha ouvido tal beep!

Mau contacto entre componentes essenciais e a board, é a minha aposta.

Pega no éter e em material que não seja uma escova de dentes sofisticada, e começa a limpar. ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Para 512MB de Ram, tem de ser "finais dos anos 90 (topo de gama)" ou mais realisticamente entre 2001 e 2005. Logo não é velhinho!

O meu primeiro PC, PC, sem contar com o ZX Spectrum, tinha 1MB de ram, um processador Intel 8080, duas drives de diskettes de 5.25'', e uma placa gráfica on-board que nem sequer me recordo da marca ou modelo.... Muito mais tarde, tive o primeiro i386 com 4MB de Ram, e uma placa Grafica Cirrus Logic com 512k de memória. Se for para falar de velharias, será melhor abrir-mos um tópico para isso!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
polska

Ahahahah, o meu nível de comparação foi com o que se vende hoje, e PC's com 500mb já passou!! xD

Mas têm razão, depende das comparações.

Boa noite,

Bip continuo, por norma, e dado que nem todas as boards têm código de erro igual (desde os PII se a memória não me falha), é Ram. Podes começar por tirar as memórias, limpar as slots onde elas encaixam, com um pincel limpo. Testar com uma dimm, de cada vez e assim creio que resolverás o problema.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

É o que vou fazer.. A ram é de arquitectura dimm mesmo ;) .

Eu também não liguei muito da última vez que o meu PC deu o berro (supostamente). Mudei a massa térmica e olha, está aqui vivinho da silva. A massa térmica pode influenciar o normal funcionamento do PC muito mais do que imaginas (e do que eu mesmo imaginava até ter aprendido a lição por 2 vezes xD).

Mau contacto entre componentes essenciais e a board, é a minha aposta.

Pega no éter e em material que não seja uma escova de dentes sofisticada, e começa a limpar. ;)

Se a limpeza não funcionar, eu tento a massa!! :D

Obrigado pelas respostas :thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
polska

Vê na net (ou no pc) a Bios que tens e procura no manual a tabela dos beeps da board, que te vai dizer o que o pc tem.

Consigo ver o modelo da Bios na motherboard ? É que não encontro informação nenhuma, nem sequer sei qual é o PC mesmo.. Apenas tenho a informação: Tsunami

modelo: AMD k6-2-350

nº série: 51359

Este modelo é do microprocessador se não estou em erro.. Como é que vou descobrir o que pretendo?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Tsunami, por muito que queira, não te consigo dizer qual a board que está dentro, pois essas maquinas eram e ainda são montadas a partir de componentes OEM na JP Sá Couto.

Pelo modelo de processador, provavelmente a Bios será uma AMI (American Megatrends Inc.), pelo que o código de multipos beeps tem por norma dois significados: Board, ou Memória.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
polska

Boa noite,

Tsunami, por muito que queira, não te consigo dizer qual a board que está dentro, pois essas maquinas eram e ainda são montadas a partir de componentes OEM na JP Sá Couto.

Pelo modelo de processador, provavelmente a Bios será uma AMI (American Megatrends Inc.), pelo que o código de multipos beeps tem por norma dois significados: Board, ou Memória.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Eu já limpei as memórias e até os encaixes que tinham algum pó, nada demais, mas pronto fiz a limpeza.. Mas continua tudo na mesma...

Eu ainda vou aplicar a massa térmica, mas se se confirmar que é essa a BIOS e o problema for memória ou Board então não vai valer de nada :D .. e penso que o problema seja mesmo da board então..

Editado por polska

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
polska

Bem não queres, mas lá o vais levar a uma loja e gastar uns € :)

Isso fica a critério do dono :P , eu ainda tenho uma última tentativa para por isto a funcionar :D .

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
polska

Acabei por descobrir o modelo da board, deixo aqui o link ..

Fiz download do manual para ver se tinha mais informação da BIOS e se até podia conter os beep codes, mas tive azar :D . No entanto, nas especificações da board que estão ai no link, apenas diz "Plug & Play BIOS" , e nos manuais diz que é uma "Award BIOS Rom" .. Não deveria dizer mesmo um modelo ou algo do género? Ou uma pesquisa por Award BIOS ROM beep codes estaria correcta?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.