Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Paulo_Rocha

Cpu da siemens série 300

Mensagens Recomendadas

Paulo_Rocha

Boas pessoal,

Tenho um controlador da SMC que é um eixo elétrico com servo motor e com fuso solução chave na mão.

E necessito de ler valores de posição do controlador. A comunicação que posso utilizar é o Modbus,

Eu tenho um manual com todos os endereços que posso ler e escrever.

O simatic manager step7 tem algum bloco em que eu possa ler e escrever na porta rs485?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Que porta RS485 estás a falar?

Na porta de programação MPI -> Não dá

Se o autómato for do tipo ptp -> tens blocos p/ isso

Caso contrário, tens que meter uma carta de comunicação RS485 -> Também tens blocos p/ as cartas de comunicação

Também há bibliotecas de comunicação Modbus p/ as cartas RS485 (mais blocos, mas que garantidamente funcionam), mas necessitas da licença.

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Não te sei dizer ao certo quais são os blocos, há muito tempo que não uso o S7-300 p/ comunicações RS232/RS485 c/ outros protocolos que não sejam Siemens.

Teoricamente seriam o FB7, FB8 e FB80 (pelo que andei a ver nos foruns, mas se usares a licença Modbus, que creio que não dá para usar no cpu ptp, só nas CP341/441).

Estive a ver um projeto antigo que usei comunicação RS485 (um protocolo especifico do fabricantes dos outros equipamentos) com uma CP340 e p/ comunicar usei a FB2 (P_RCV) e a FB3 (P_SEND), não tenho a certeza, mas acho que na altura tive que instalar umas bibliotecas que veio c/ a carta.

Estive há procura no Step7 (teoricamente tenho todos os softwares instalados) mas não encontrei essas FBs,

Tal como te alertei no outro post, neste momento, a Siemens tem blocos específicos p/ comunicar pelo CPU e para comunicar pelas CPs, já dei muitas cabeçadas (e colegas meus também) porque estavam a usar o bloco certo (até o nº da FB é igual) mas estavam a usar o bloco de comunicações de uma CP para comunicar com o PLC (estamos a falar comunicações Profinet entre equipamentos Siemens "plug-and-play").

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.