Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

NaDa

Modelo MVC. Sim? Não? Duvidas

Mensagens Recomendadas

NaDa

Boas,

Tenho aqui uma duvida que não me deixa avançar mesmo antes de começar :P

Tenho de fazer uma PAP em que consiste num site, maior parte dos sites que fiz é ir fazendo e organizar depois, mas agora queria algo minimamente profissional.

A duvida é essa como começar a organizar? Isto é: Classes? Modelo MVC? (que framework utilizar?)

Estou mesmo empancado já escolhi um design já o alterei falta agora a parte do php, mas não sei como organizar isto desdo inicio, se não dará mais trabalho depois :S

(ou alguém tem um exemplo de uma pagina bem simples organizada, para eu ver)

Desde já obrigado ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

quando existe este tipo de limitações (tempo e afins) o melhor é mesmo pegar numa framework existente.

por exemplo, o CodeIgniter, uma framework em PHP que implementa o MVC e é bem documentada.

Claso que existe outras, por isso é só dar uma vista de olhos pelo que existe e escolher aquela que te cai mais no goto.

Editado por HappyHippyHippo

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
MoshMage

MVC? Sem duvida. Framework? Nem tanto. Tudo depende do tempo que tens, claro, mas evitar frameworks para um trabalho da escola é uma regra de ouro.

Uma framework é, quase, programares "duas vezes" em php - muitas delas até têm funçoes que fazem o mesmo mas com nomes diferentes - terás quase mais trabalho a aprender as funçoes e truques próprios da Framework do que se programares tu "sem framework".

Vejamos: De certesa que não precisas de tudo o que uma framework tem;

Precisarás, sim, de uma maneira de fazer templates e uma ligação à base de dados - Consegues bem fazer duas classezecas para esse objectivo e depois construir o teu website à volta dessas duas (ou mais) classes.

Mas claro, eu sou mais uma opinião.

Quanto a organização: Usa um papel [maior que A4 se possivel] e um lápiz e faz um esboço do sitemap e das features que queres ter; A medida que as vais fazendo vais riscando :)

If all Else fails, use Else If;

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NaDa

Sim, acho que se eu contornar-se a utilização de framework, seria mais demorado, mas talvez mais mais ao meu gosto.. e talvez tenha mais pontos ao não utilizar, ou não :P

Tive a ver o smarty e acho que é aprender o aprendi, mas vou continuar a ver, mas acho que vou mesmo nem framework :S

O tempo não é infinito, mas com trabalho o tempo estica :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

Na PAP, usares framework ou não é irrelevante, o que conta é que tenhas um produto para "vender", por isso aconselho que escolhas uma framework fácil de usar, como o CodeIgniter que te foi indicado acima.

Edit : se vais usar um sistema de templating, considera o Mustache.

Editado por yoda

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.