Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

passarito

Proteger conteudo web

Mensagens Recomendadas

passarito

Olá a todos

Estou a desenvolver um site em ASP e a minha ideia será vendê-lo a diversas empresas.

O site em questão irá funcionar num computador/servidor no próprio cliente.

Ora, a minha questão é tão simples quanto isto, como posso fazer para que um cliente não agarre simplesmente no código do site e dê a outras pessoas/empresas?

É que em ASP é só configurar um PC e fazer um copy/paste

Algo que relacione com o PC. Sei bem que não há formas invioláveis, mas pelo menos que lhes dê algum trabalho a descobrir...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
cubocik

Eu acho que não é possivel ... podes sempre fazer algum tipo de login assim profissional mas se o utilizador perceber um pouco das coisas ve que aquilo não é nada de mais...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
passarito

Ta mesmo mau...

Estava aqui a pensar, e fazer o asp depender de um executavel qq?

Desse executavel depois tratava-lhe eu da saude

sera possivel?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Ora, a minha questão é tão simples quanto isto, como posso fazer para que um cliente não agarre simplesmente no código do site e dê a outras pessoas/empresas?

Eu acho que isso é uma perda de tempo.

Quanto mais gente utilizar o teu código, melhor para ti. Mesmo que eles não te paguem para usar, podem querer suporte, podem querer manutenção do código, podem querer personalização do código... E se colocares barreiras à adopção menos vai ser o potêncial para aparecerem esse tipo de negócios.

Se empresas que investem milhões para prevenir a re-distribuição e utilização não autorizada de software, não conseguem impedir isso, achas que serias tu, que não tendo sequer uma boa ideia para um mecânismo desse tipo, irias conseguir?

Eu francamente acho que não. E acho que deverias focar-te naquilo que pode facilmente aumentar as tuas perspectivas de negócio e permitir a livre re-distribuição e utilização do software é algo que te custa financeiramente e em esforço, absolutamente nada, por tanto é muito mais fácil obter retorno do teu investimento se fores permissivo.

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
passarito

@falco

Eu conheço-te de um tópico acerca deste tipo de assunto - protecção de dados - que deve de haver "milhentos" tópicos e pessoas a degladiarem-se pelas suas posições. Não é isso que pretendo.

Em parte concordo contigo, repara no que eu disse:

É que em ASP é só configurar um PC e fazer um copy/paste

Algo que relacione com o PC. Sei bem que não há formas invioláveis, mas pelo menos que lhes dê algum trabalho a descobrir...

Sinceramente, não queria que este tópico entrasse na discussão Protecção de Dados Vs Prestação de Serviços

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Vieste aqui pedir opiniões e sugestões sobre como fazer algo. Eu expliquei, que não só não é possível de forma realmente eficaz, como é uma perda de tempo e dinheiro.

Agora uma questão de semantica:

Tu não queres proteger dados...

O que tu queres é impedir a livre cópia e utilização de software. São coisas totalmente diferentes e que também não é a mesma coisa que proteger software (que tem a ver com a protecção da integridade, da operacionalidade e funcionalidade do software sem efeitos colaterais inesperados e indesejados de acordo propósito para qual o software foi criado). Gestão de direitos de autor, não é protecção de software.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
passarito
Tu não queres proteger dados...

O que tu queres é impedir a livre cópia e utilização de software

Epá... como queiras! Continuo a dizer que não foi esse o objectivo do meu post, mas continuas a bater na mesma tecla, portanto o que quer que queiras dizer acerca desse assunto eu vou-te dizer "Tens razão" para não alimentar a discussão que eu NÃO quero ter!

As opiniões que eu vim aqui pedir são de outro género, mas agradeço as tuas. Ok. Obrigado!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
passarito

Ora aí está uma resposta no ambito do post...

Essa ideia não me desagrada de todo, mas como faria isso?

Outras ideias que me surgiram foi uma configuração qq na bd... Do tipo registar um numero de série ou necessitar de um programa externo para fazer uma qq operacao essencial ao programa...

Nao sei, estou num brain storming tremendo e nao vejo ainda nenhuma que diga EURECA

Editado por passarito

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Se queres fazer birrinhas faz, mas não digas que é por causa de mim, mas sim porque não sabes falar/escrever.

Na lingua existe uma coisa chamada sintaxe e outra chamada semantica. A semantica tem a ver com o significado das palavras e das frases, se dizes uma coisa que quer dizer outra completamente diferente, é muito possível que não te vão compreender. E isso é um problema teu, não é meu.

Transformar a aplicação em binário, não impede de copiar e utilizar... Logo não resolve praticamente nada, só oculta o código-fonte.

Protecções anti-cópia em código compilado, são frequentemente fáceis de ultrapassar examinando o binário e modificando-o.

Necessitar de um outro programa, é um obstáculo tão grande como copiar também esse outro programa...

As chaves de activação também podem facilmente ser copiadas e a sua verificação externa, normalmente exige estar on-line e numa rede com ligação à Internet, o que não é o caso de todos em todas as circunstâncias...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.