Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

thoga31

Distribuições GNU/Linux

Distribuições GNU/Linux  

18 membros votaram

1. 1. Qual a melhor distribuição GNU/Linux? (ou quais)

• Ubuntu
      8
    • Fedora
      0
    • Mint
      8
    • Mandriva
      0
    • Debian
      4
    • SuSE / Opensuse
      2
    • Gentoo
      0
    • ArchLinux
      6
    • Outro
      4

Mensagens Recomendadas

thoga31

Olá, colegas.

Sendo eu uma pessoa interessada em mudar de Windows para Linux assim que tiver essa oportunidade em pleno, e estando neste momento a dar uns toques no Ubuntu, lanço a questão aos pros.

De entre as distros mais famosas (e as menos famosas), qual aquela (ou aquelas) que acham ser a melhor? Porquê? Quais acham ser os seus pontos fortes?

Não quero aqui uma "guerra", apenas gostaria de ouvir (neste caso ler) as vossas opiniões.

Cumprimentos,

thoga31 ;)

P.S. - posso-me ter esquecido de uma ou outra distribuição que mereça algum relevo.

Editado por thoga31

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

eu tenho o Linux Mint 14 Cinnamon

- é baseado no Ubuntu, logo, tens disponível imediatamente dos as aplicações do ubuntu

- tens disponível toda a comunidade ubuntu para resolver 99.99% dos problemas

- nada de Unity (tens também o MATE que é um fork do gnome 2)

- o Cinnamon está 200% melhor que na versão 13

- se o teu computador for mais comedido em termos de recursos, tens sempre a versão XFCE

isto são os pontos a favor do Mint, os contra não posso dizer muito porque linux é linux : se não gostas do sabor, troca

eu como gostei deste, fiquei

mas para te animar a noite vê estes links (por esta ordem)

https://www.youtube.com/embed/Sh-cnaJoGCw?feature=oembed

(45 minutos)

https://www.youtube.com/embed/BfLqLK7VdQY?feature=oembed

(21 minutos)

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

A minha distro preferida não está listada, por isso... :P

Podia estar aqui a dizer-te o que me levou à escolha, e o que é que tive de enfrentar pelo caminho, mas... já o disse noutro lado. Pega lá isto primeiro, e depois isto.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

mas para te animar a noite vê estes links (por esta ordem)

https://www.youtube.com/embed/Sh-cnaJoGCw?feature=oembed

(45 minutos)

https://www.youtube.com/embed/BfLqLK7VdQY?feature=oembed

(21 minutos)

Obrigado. Já estão na barra de marcadores. Hoje não posso ver, vou entretanto enamorar a almofada xD

A minha distro preferida não está listada, por isso... :P

Podia estar aqui a dizer-te o que me levou à escolha, e o que é que tive de enfrentar pelo caminho, mas... já o disse noutro lado. Pega lá isto primeiro, e depois isto.

A ver se entendi. Tens Kubuntu? É da família do Ubuntu. Podemos considerar tudo na mesma opção ou convém separar?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Gnome, Unity, KDE, XFCE, LXDE... É muito mais que uma questão de gosto.

Por isso, sim, é conveniente separar. Tudo depende do que queres ver à frente todos os dias. É possível instalar outro gestor posteriormente, mas... é melhor não.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Pessoalmente prefiro Debian (de preferência a versão stable), mas também acho o Mint bastante interessante.

As máquinas onde uso Linux são normalmente servidores (ou algo do género). Se usasse num desktop no dia-a-dia, talvez já estivesse a usar o Mint.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
cubocik

Depende do uso e da máquina em que instalar :) Para programar uso debian , para usar "livremente" uso ubuntu que considero muito bom, tambem já tive slackware e tambem não foi nada mau

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa tarde,

Depende do cenário, mas uso maioritáriamente 4 das que colocas-te na votação.

Debian (sempre a ultima stable), uso em servidores excepto servidores que tenham de servir de DC para maquinas windows. Razão para usar Debian para esta tarefa: Estabilidade e preformance.

Ubuntu (sempre a ultima com LTS), uso em desktop, por ser rápido de instalar, permitir ter logo um bom ambiente de desenvolvimento sem grande esforço, e sendo LTS não tenho de andar a trocar de versões por "tudo e mais uns trocos", além de ter alguns scripts feitos para Ubuntu, que me facilitam a vida quando preciso de preparar uma maquina de desenvolvimento.

Suse / OpenSuse, uso em servidores, em que por necessidade ou imposição a maquina com GNU/Linux vá ser DC para as maquinas Windows. Tipicamente quando tenho de utilizar configurações com um PDC e um ou mais BDC's. Normalmente instalo também o DRDB e o HeartBeat nestas maquinas. A razão é simples... Suporta de forma mais eficiente a tarefa de DC de maquinas Windows.

ArchLinux, uso no Raspberry Pi, pois até ao momento foi a distribuição com que consegui melhores resultados com um esforço aceitável.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Não há a melhor distribuição e tanto não há que algumas das preferidas de muitos dos utilizadores mais experientes são distribuições altamente flexiveis (Debian, Gentoo, etc...)

A escolha que cada um faz do ambiente de desktop, é de facto pessoal e entre outras coisas o "gosto" (que não sei o que é) será eventualmente um dos motivos. Mas eu acho que há uns melhores que os outros e por razões a sério, como a usabilidade, a abituação de procedimentos (quer a esse mesmo ambiente, quer a outros com vários graus de semelhança), a estabilidade, a funcionalidade, a possibilidade de personalizar aspectos a que o utiliador dá importância, etc...

Isso de dizer que é o gosto é bullshit de quem não tem coragem de confrontar opções com a realidade e que por isso justifica as suas escolhas (como se tivesse que justificar) com razões altamente subjectivas quer na definição quer na capacidade de avaliação.

Eu gosto de Debian e Ubuntu, o Debian pelo seu equilibrio entre a flexibilidade e a simplicidade, bem como pela sua universalidade. E o Ubuntu, porque é baseado em Debian, porque tem procurado inovar de maneiras que me satisfazem e porque tem ainda outra característica que eu gosto, que é manter um bom equilibrio entre a modernidade/novidade e estabilidade. Outras distribuições também oferecem isto, eu acredito, que não só oferecem isto, que estas oferecem melhor, porque ao contrário de outras estas colocam o computador a trabalhar para mim, em vez de mim para o computador.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Ok, gostei do que "ouvi" até agora :P

Neste momento ainda não uso nenhuma distribuição no meu dia-a-dia. Ambos os computadores correm Windows por razões de força maior, e em cada um deles tenho uma VM a correr Ubuntu. Nem sempre consigo ter tempo para me divertir a "descobri-lo", o que é uma pena. Pondero também mudar ambas as máquinas para uma distribuição Linux e ter o Windows numa VM.

Estive a tentar meter o Mint numa outra VM e encontrei problemas. Ele faz a contagem decrescente de 10 segundos e depois não faz mais nada.

Mudemos agora um pouco a questão... Aliás, agora é mais um conselho que vou pedir.

Eu uso Windows essencialmente porque necessito de trabalhar todos os santos dias com o Microsoft Office - e não, o Libre não é opção de substituição neste momento. Contudo, estou um pouco cansado do Windows e principalmente do Vista (yep, I know...) que está num dos PCs.

Precisando de trabalhar imenso com o MS Office (para já), e gostando de programar nos poucos tempos livres, acham que ainda assim é uma boa opção mudar de OS neste momento?

Por um lado eu penso que necessito mesmo de mudar - experimentar algo novo de uma vez por todas -, mas por outro tenho a questão dos programas que necessito regularmente e que o Wine não consegue trabalhar muito bem com eles.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

A solução é Dual-Boot, tal como a maior parte das pessoas que necessitam do Windows para os seus programas específicos.

Vai quase dar ao mesmo: iria ligar o Windows em relação ao Linux numa proporção de quê? 100 para 1 or something...

não estou a ver qual é o problema entre o linux e o office : http://appdb.winehq.org/appview.php?appId=31

Ainda bem que funciona bem nas novas versões de 32 bits. Tinha a ideia que ele estava a trabalhar melhor com as versões anteriores do que com as "versões Ribbon Bar".

Alguém me consegue esclarecer porque raio tento instalar o Mint e ele bloqueia sempre? Faz a contagem de 10 segundos e não faz mais nada. Já fiz um novo download do ISO e chapéu... Será que não estou a criar a VM correcta no Virtual Box (em vez de "Outro Linux" escolher a opção "Ubuntu", maybe)?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Orgon

Olá thoga.

Sobre a situação do Linux Mint, eu também tive esse problema.

Eu não consegui sequer iniciar o sistema, por isso também acredito que não consigas instalar.

Deve de ser algum bug ou assim...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

Olá thoga.

Sobre a situação do Linux Mint, eu também tive esse problema.

Eu não consegui sequer iniciar o sistema, por isso também acredito que não consigas instalar.

Deve de ser algum bug ou assim...

Confirmas que ouve paragem de leitura do CD ?

Existe um problema do linux para portáteis que advém do ACPI (protocolo forçado pela Microsoft de gestão de energia), que cria complicações ao gerir a luz do monitor.

A solução está em definir no arranque do kernel para usar as definições do fabricante e não as do ACPI :

acpi_osi="Linux"

Para adicionar este comando ao Live CD (agora não tenho em mente exactamente passo-a-passo) terás de escolher a opção no menu inicial do GRUB que diz para inserires as tuas opções e adicionares o que acabei de escrever no fim da linha de arranque do sistema.

Depois de instalares, deverás adicionar as opções do GRUB para que seja adicionado por defeito a todas as entradas deste.

Como disse, não me lembro de como se faz passo-a-passo, mas agora saberás o que pesquisar na net.

Conclusão : não é que não arranca, simplesmente não vez nada :D

Editado por HappyHippyHippo

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.