Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Warrior

CMS para pequeno negócio

Mensagens Recomendadas

Warrior

Que CMS é que recomendam para uma pequena empresa que pretende mostrar os seus produtos?

Não procuro nada de extraordinário:

- permita adição/remoção/organização por "categorias" de diversos produtos

- seja fácil de configurar em termos gráficos (ou catálogo grande de temas para o que preciso, ou que seja fácil editar o HTML/CSS sem estragar tudo)

- seja relativamente simples de adicionar novas funcionalidades caso venha a ser necessário (não me quero sentir muito limitado)

Existem imensas possibilidades, o que sugerem?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Eu não acho que haja de facto um CMS, adequado para um pequeno negócio, ou mesmo para um pequeno site. Todos os que conheço são demasiado complexos e funcionais para a simplicidade que se exige num negócio ágil, simples e pequeno.

Estou de forma privada a estudar/experimentar com algum software, de forma a criar uma solução realmente adequada, para sites pequenos e simples que podem ser fácil e rapidamente utilizados. E que tenham custos de alojamento muito baixos. Não se trata de um negócio, mas sim de um projecto privado (que continuará privado durante pelo menos alguns meses). Como tal tenho interesse em saber com mais detalhe quais são os requisitos (mais detalhados), que achas realmente necessários. Queres especificar?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Estás à procura de uma loja online, ou apenas de algo para expor produtos?

Há uns tempos houve um tópico sobre software para ecommerce. Como referi nesse tópico, daquilo que vi das soluções existentes, o OpenCart pareceu-me a melhor alternativa.

Se procuras apenas algo para expor produtos, a questão fica mais complexa... Tens CMS minimalistas (e.g. WolfCMS) que te permitem facilmente criar um website do género, mas que por serem genéricos não oferecem um backend especializado para as tuas necessidades. Tens também CMS mais complexos como Wordpress, Drupal, etc. que te oferecem maior capacidade de especialização, mas que dão algum trabalho a configurar, e têm uma complexidade exagerada para o que precisas. Há ainda outras soluções que flexíveis e menos complexas do que Wordpress ou Drupal, mas que te obrigam a implementar muita coisa à mão (aqui, o único que usei foi o SymphonyCMS). Resumindo, com um pouco de sorte uma solução tipo o OpenCart ainda continua a ser a opção mais simples (é claro que levas com uma série de funcionalidades que nunca vais usar)...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

Se é mesmo muito simples, porque não uma implementação manual rápida com uma framework, ou uma combinação de pequenas tools? Qualquer coisa como Doctrine põe-te um site simples no ar em menos de nada.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Warrior

O objectivo é ser só mesmo uma montra de produtos. Qualquer coisa que inclua registos de utilizadores já é mais do que aquilo que eu preciso.

Eu estava inclinado para um CMS porque queria já ter "temas" que pudesse escolher para usar como base e porque queria um backoffice já preparado para estas coisas, portanto simplesmente pesquisar por temas em HTML/CSS obriga-me a implementar tudo de raiz.

falco:

Se me perguntassem EXACTAMENTE o que eu queria:

- Menu simples, poder seleccionar quem items aparecem no menu.

- Poder escolher o "design" de cada uma das páginas do menu, por exemplo poder escolher uma homepage com 2 colunas, uma com texto e outra com imagem; edição WYSIWYG era um grande extra, mas nem era necessário para isto.

- Montra de produtos que permitisse criar categorias/subcategorias.

- Vários temas para usar como base

- Poder editar HTML/CSS sem sentir uma dor no estômago tal a complexidade do software. Já sei que não vou deixar tudo como está porque gosto sempre de adicionar uma ou outra coisa.

mjamado:

O que me tira mais tempo ainda é a parte gráfica. Já para não falar que não tenho jeito nenhum para isso e acaba por ficar sempre a desejar..

Sou capaz de experimentar o OpenCart.

Editado por Warrior

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Warrior

Voltando a este tópico, instalei e configurei o OpenCart e acho que tem aproximadamente todas as funcionalidades que eu preciso - apesar de ter que ir ao template remover partes a mais que não dava para remover no painel de administração.

A única limitação que encontrei foi em relação aos temas; senti que existiam poucos temas gratuitos com uma qualidade aceitável, a maioria são temas feitos às três pancadas..

Editado por Warrior

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.