Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nuno Mateus

comunicação entre computadores

Mensagens Recomendadas

Nuno Mateus

Antes de mais bem haja a todos. Gostaria de trabalhar na área de redes (sou novo nesta matéria e ando a aprender tenho lido muito mas á questões que não tenho certeza, pois desculpem alguma ignorância). tenho 3 PCs em casa e ando a tentar aprofundar a maneira como eles se comunicam entre si sem estarem configurados em rede.

As minhas duvidas são as seguintes:.quando dou um comando netbios para um pc ele devolve-me o nome do pc e o nome do grupo de trabalho, mas quando faço o ping para o IP ele não me responde. Será que tenho de ter alguma porta aberta no router(ou no pc) para que o pc me responda?

Outra questão quando dou um comando Telnet para o meu router ele me responde mas quando do o comando Telnet para chamar o outro pc ele me responde que não tem a porta aberta. Será que tenho de configurar alguma porta no pc (que não responde) ou tenho que activar o serviço telnet servidor ou cliente?

Por hora é tudo, atenciosamente;

nuno mateus

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

à primeira questão, eu já tive problemas de que o windows não respondou a ICMP Echo Requests (pings), infelizmente não me lembro o que fiz, porque sinceramente, windows não é a minha praia.

no que toca à segunda pergunta, sim, terás de ter um servidor de telnet no computador para poderes abrir uma sessão.

só deverás te preocupar com portas no router se for para receber pedidos que veem de fora da rede, como deverás estar dentro da mesma rede, não te preocupes com o router que ele deverá estar sem nenhuma restrição para a rede interna.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa tarde,

Partindo do principio que os 3 computadores estão na mesma rede, quando não responde a pedidos ICMP pode simplesmente ter a firewall. É "comum" alguns softwares de firewall para Windows bloquearem ICMP. Verifica que anti-virus/firewall (porque agora pegou a "moda" de vir "tudo em um", tens instalado, e verifica se tens permitido o ICMP Echo. O mesmo é válido para a firewall do Windows.

Quanto a telnet, o router responde, porque provavelmente corre um telnet deamon (um servidor de telnet). Para testares ligar por telnet a uma maquina Windows, precisarias de ter um telnet deamon a correr na maquina. Fica aqui o link, para um. Existem vários e não aconcelho a teres instalados...

Adicionalmente e tendo em conta que estás a explorar em maquinas locais, se tiveres por exemplo o XAMPP instalado numa maquina windows, podes perfeitamente tentar ligar-te à porta 80 com o cliente de telnet. Tem em atenção que ele vai estar à espera de comandos HTTP, pelo que podes testar o seguinte:

GET /index.htm HTTP/1.1 host:ip_da_maquina

Basta trocar o "ip_da_maquina" pelo endereço IP da maquina. Se tudo correr como previsto, deverás obter uma resposta ao pedido HTTP GET .

Penso que por aí já tenhas com que explorar um pedaço e estudar um bocado mais.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.