Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

D3POD

Programa para Centro de Reparações

Mensagens Recomendadas

D3POD

Olá a todos, estou a iniciar a criação de um programa para um centro de reparações de produtos informáticos e precisava da vossa ajuda.

O programa terá 3 partes:

1ª Balcão: Será uma aplicação onde será feito o registo do equipamento quando o cliente o entrega. Terá que ter uma espécie de ficha de produto que será preenchida e no final será imprimido um talão que acompanhará o equipamento para o centro e outro para entregar ao cliente que será depois usado para levantar. Este documento têm que ter um número que será a identificação no processo. Esta mesma aplicação servirá também para quando o cliente se deslocar às lojas e quiser saber o ponto de situação, a pessoa possa pesquisar pelo numero do talão e assim saber se está reparado ou não, ou mesmo ver outras informações do processo de reparação.

2ª Centro: Aqui será um aplicativo para no centro de reparações o técnico poder dizer que está reparado ou se não tem reparação, acrescentar por exemplo uma observação ou mesmo colocar como pendente por falta de componentes.

(Até aqui não tenho problemas pois é bastante simples, é só criar a aplicação de cada secção e fazer guardar numa base de dados)

3ª Parte Online: A ideia é no site colocar uma secção para as reparações onde o cliente vai com o numero de identificação do talão e ao colocar aparece o estado daquela reparação. No site só aparecerá o estado e objeservações, nada de dados do cliente nem nada.

Numa primeira fase será apenas isto, pois a ideia será futuramente criar um login com permissões de criar ou modificar por empregado, entre outras coisas pois a empresa está a crescer e abrir mais lojas o que irá aumentar o nivel de detalhes da aplicação.

A minha duvida é maioritáriamente como posso fazer isto de forma a poder usar a informação para o site e que as coisas estejam interligadas entre lojas... pois para já são 2 lojas mais o centro de reparações. Isto o melhor é uma BD num servidor correcto?

Aqui existe ainda o problema que as conexões são bastante fracas, mas apenas será necessário fazer o push do servidor 3x ao dia, uma vez que as entregas nas lojas são feitas 3x e será nessas entregas que poderá surgir alguma mudança do estado do equipamento.

Daí também não optar por uma aplicação web pois poderá existir horas sem internet e não podemos deixar de pelo menos registar as entradas de novos equipamentos.

Já agora, carregando isto num servidor será depois possivel criar uma aplicação para android e WP8 para que também exista uma versão mobile?

Eu ainda não comecei nenhuma parte do projecto, estou a epenas a tirar duvidas e tentar perceber se aquilo que pretendo fazer é possivel e simples de fazer, pois os meus conhecimentos também não são muitos.

Um abraço

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis
Isto o melhor é uma BD num servidor correcto?

Num servidor vai estar sempre, pode é ser local ou um web.

3ª Parte Online: A ideia é no site colocar uma secção para as reparações onde o cliente vai com o numero de identificação do talão e ao colocar aparece o estado daquela reparação. No site só aparecerá o estado e objeservações, nada de dados do cliente nem nada.
Daí também não optar por uma aplicação web pois poderá existir horas sem internet e não podemos deixar de pelo menos registar as entradas de novos equipamentos.

Em que ficamos então ?

Já agora, carregando isto num servidor será depois possivel criar uma aplicação para android e WP8 para que também exista uma versão mobile?

Sim..

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
D3POD

Acho que fiz alguma mistura desnecessária ;)

O facto de o servidor ser na web o problema que me pode trazer é imaginando que tou 4 ou 5h sem internet... preciso de actualizar os dados.

Essa parte da aplicação web será dentro do site e tem como função apenas consulta... logo se o servidor for web aqui não terei problemas correcto? o Acesso está sempre garantido.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis
O facto de o servidor ser na web o problema que me pode trazer é imaginando que tou 4 ou 5h sem internet... preciso de actualizar os dados.

Para atualizares os dados, quer seja servidor web ou não, precisas de rede. Se não tiveres não consegues atualizar.

Essa parte da aplicação web será dentro do site e tem como função apenas consulta... logo se o servidor for web aqui não terei problemas correcto? o Acesso está sempre garantido.

É como te digo. Precisas de rede. Esquece servidor web ou "não web".. Estás demasiado preocupado com a rede.

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.