Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Luisveiga18

PAP 2012 - Programa de Gestão de Restaurantes

Mensagens Recomendadas

Luisveiga18

Boa Noite

Estou no ultimo ano do meu curso profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos e por isso tenho de fazer a minha Prova de Aptidão Profissional que consiste em fazer um projeto.

Já que é uma área que eu gosto, eu decidi virar-me para programação, mas especificamente em Visual Baisc.

O meu aplicativo seria um programa de gestão para restaurantes, mas não é como aqueles Software que os restaurantes e cafés tem nas salas. Este iria servir apenas para encomendas para fora, controlar o stock dos produtos do restaurante enviar um email aos fornecedores (automaticamente) logo que esteja para existir uma ruptura de stock e ainda iria enviar uma mensagem ao empregado responsável em caso de existir alguma encomenda .

Mas não queria ficar só por aqui, por isso queria pedir a vossa ajuda. Se tiverem sugestões para o projeto eu agradecia Se me podassem também ajudar com a parte de enviar mensagens ficava ainda mais agradecido.

Também estou muito mal de ideias para o nome do projeto, já pensei em Restaugestao mas o meu prof odiou :P

Editado por Luisveiga18

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

No que diz respeito à ajuda para enviar as mensagens/mails, recomendo que coloques as tuas dúvidas no quadro de VB.NET.

Quanto a sugestões, as coisas em parte dependem do tipo de restaurante a que te destinas. A Tasca da Ti'Mari'Cristina é diferente de um restaurante gourmet com um chef com uma estrela Michelin, e para cada um destes casos as aplicações mudam, e com elas certas funcionalidades.

Aconselho-te a descreveres primeiro o tipo de restaurante a que te estás a direccionar de modo a justificar cada uma das ferramentas que implementares. Encher a aplicação só porque parece bem pode ser, na realidade, nefasto.

Quanto a nomes, se tiveres uma ideia do tipo de restaurante poderás ter ideias mais concretas para o nome. A Tasca da Ti Maria permite-te nomes mais "livres" (so to speak), mas o do Chef Estrela Michelin já não te permite essa "liberdade", mas sim uma coisa mais séria - um "nome gourmet", diga-se.

Boa sorte :)

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Quanto ao envio de SMS's, bastava-te procurar um pouco e tinhas encontrado aqui mesmo a resposta, Vê este tópico: http://www.portugal-a-programar.pt/topic/49415-aplicacao-que-envia-sms-projecto-de-final-de-curso/

Só tens de implementar o mesmo código em VB.Net o que não deve ser dificil uma vez que o código está relativamente comentado. Adicionalmente vais precisar duma pen 3G ou coisa parecida, mas isso é "tão trivial como batatas fritas".

Qualquer duvida, coloca cá!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Luisveiga18

O projeto seria para um restaurante que esta a nivel intermédio, mas que compra e vende leitoes, logo preciso de ter uma maior gestão nessa parte, já que o leitão é o produto principal do restaurante.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Nesse caso se for para ser o mais "realista" possivel, terás de pensar em construir uma BD que suporte produtos por Lotes. Começa por fazer a base de dados (BD) e vai colocando duvidas.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
veaoum

Boas tipo vou falar um bocado enquanto funcionário mcdonalds.

Por aquilo que me apercebo existem dias específicos para fazeres a encomenda e não dias aleatórios um restaurante não pode funcionar segundo a teoria "Quando acabar pede-se" deves de alguma forma fazeres tipo uma média das quantidades necessárias por dia para cada produto, e nos dias de encomenda garantires que pedes o suficiente para teres ate a próxima encomenda(mais dias de segurança).

Se queres fazer mesmo algo "potente" terás quer ter em conta aquilo que é vendido todos os dias. E a encomenda deve ser sempre editavel pelo responsável.... Existem sempre fazes em que esperas muito mais movimento que o normal por isso ai a média estará errada e haverá grande possibilidade de rotura de stock.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa tarde,

@veaoum: A questão a que te referes de não poder funcionar segundo a teoria de "Quando acabar pede-se", é uma situação simples de ultrapassar, basta colocar "stock minimo" nas fichas dos produtos, por forma a que assim que aquele valor seja atingido ou se aproxime o sistema sugira a realização de uma encomenda, que possa ser editada apenas por um utilizador com permissões para tal.

Se fosse para fazer algo "potente" como dizes, faria algo que ultrapassa-se o nivel operacional e fosse ao nivel estratégico ou de "inteligência de negócio", analisando os dados do consumo de stocks, para ter uma ideia das alturas em que determinado "prato", tem mais saída, de forma a que o sistema faça "sugestões informadas" sobre a gestão do restaurante.

No MacDonnalds, quando aparecem aquelas campanhas promocionais, os stocks são aumentados... Porque é previsivel que o fluxo de clientes na loja seja "anormal", da mesma forma que os pedidos serão quase sempre dos produtos que constam nos cupões de desconto.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
veaoum

Boa tarde,

@veaoum: A questão a que te referes de não poder funcionar segundo a teoria de "Quando acabar pede-se", é uma situação simples de ultrapassar, basta colocar "stock minimo" nas fichas dos produtos, por forma a que assim que aquele valor seja atingido ou se aproxime o sistema sugira a realização de uma encomenda, que possa ser editada apenas por um utilizador com permissões para tal.

Se fosse para fazer algo "potente" como dizes, faria algo que ultrapassa-se o nivel operacional e fosse ao nivel estratégico ou de "inteligência de negócio", analisando os dados do consumo de stocks, para ter uma ideia das alturas em que determinado "prato", tem mais saída, de forma a que o sistema faça "sugestões informadas" sobre a gestão do restaurante.

No MacDonnalds, quando aparecem aquelas campanhas promocionais, os stocks são aumentados... Porque é previsivel que o fluxo de clientes na loja seja "anormal", da mesma forma que os pedidos serão quase sempre dos produtos que constam nos cupões de desconto.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Sim essa seria a forma mais fácil de controlar o stock, colocando um "stock mínimo". Apenas te disse como é feito na mcdonalds, aquilo que tentem dizer com média é aquilo a que chamas "inteligência de negócio". Na mcdonalds é feito uma média por cada dia mais ou menos é assim, hoje é terça ele vê o que saio nas terças ate há um ano atrás e então compara e conclui o que vais gastar nesse dia. Pelo que me apercebo os dias mais próximos devem ter mais peso. Campanhas como os cupões tu consegues controlar e pedir mais produtos sem ser necessário o responsável Agora aquilo que não controlas é o tempo, se tiver calor sai muito mais gelados enquanto que se tiver frio saem muitas mais tartes outro caso é quando existem jogos importantes nessa zona terás mais movimento.

Editado por veaoum

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Bom dia,

Tanto a questão dos jogos de futebol na zona como o tempo (atmosférico) podem alimentar uma BD de BI, do tipo "se existe uma previsão de frio para dentro de 5 dias (previsão com margem de erro aceitável), e é usual o aumento da saída de tardes nos dias de frio, seria interessante que o software me sugerisse aumentar o stock desse produto. O mesmo se aplicaria aos dias de calor, por exemplo. Um sistema de BI vai bem para além do sistema de gestão "convêncional".

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.