Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

brunoais

Boa loja disponível em Portugal para computador personalizado

Mensagens Recomendadas

brunoais

Eu gente! Eu ando à procura de uma loja (online ou não), que seja de "mínima" confiança para comprar um computador, se necessário, personalizado.

Eu ando à procura de ter um laptop com algum do hardware com características específicas e acho que provavelmente acabava mais bem servido se ele fosse personalizado (customized). Quero um computador com este tipo de características:

• Ecrã a rondar 14'' (com brilho apropriadamente adaptável*1). Mesmo assim, tem que ser menor que 14,5''.
  • SSD 320GB (rondando 500(±100)MB/s de leitura e escrita) OU (se fizer sentido por causa do preço) HDD 7200 RPM 320+GB + SSD 60GB
  • 8GB RAM DDR4 (na max frequência que DDR4 permite) OU (se DDR4 for demasiado caro) 8GB DDR3 1066Hz.
  • CPU intel (de grande preferência *2) e que seja quad core, se possível, cada core double threaded.
    Em operação normal*3: min 2,20GHz max 3GHz *4.
  • Placa ethernet com, pelo menos, 1Gb/s de velocidade
  • Placa wireless compatível com 802.11b/g/n e que consiga aproveitar a velocidade do 802.11n.
  • 3 USB ports (preferível 4) 2.0 ou 3.0 (ou uma mistura). De qq modo, as ports 3.0 têm que ser compatíveis com 2.0 (há alguns tipos q n são...).
  • Placa video basta algo ao nível do que eu tenho que chega e sobra para o meu uso (jogo pouco, mas jogo).
  • Placa de som com entrada para mic e saída para headphones.
  • webcam. Imagem de tamanho 1024x768 é suficiente.
  • microfone incorporado (mesmo que n seja de alta qualidade).
  • Bateria de "tirar e pôr". Desde que dure 4h com um uso dito "normal" (uma bateria de 5000 mAh serve).
  • Hardware compatível com adaptação personalizável (e não com "tudo" bloqueado).*5
  • Sem OS (não quero pagar mais um. Eu já tenho um windows7)
  • Teclado com layout português (acho que isto já é algo a um nível "taken for granted" mas quis ter a certeza)

Tb dá jeito ter:

• bluetooth

Pouco o nada me importo com o design. As lojas n costumam ter designs que eu acho maus, por isso, acho que não faz parte da categoria de regras a seguir.

Budget (orçamento):

1300€. Se valer mm a pena e acabar por ser um bom investimento, posso aumentar para 1400€ eh.... 1500€ já é pedir para começar a sair ar da carteira em vez de dinheiro.

*1 Falo de adaptar-se para quando está muita luz ou pouca luz e de aonde vem a luz. A adaptação pode ser manual, sem problemas.

*2 Quando tive AMD tive problemas em pouco tempo. Pode ter sido um acaso mas aconteceu. Com intel tem corrido bem e o material tem durado como deve.

*3 Há por aí CPU's com um sistema de boost. N sei ao certo os problemas relacionados com tal sistema, por isso, nada posso afirmar se pode ter ou não ou tão útil realmente é.

*4 Pergunto-me se um perto de 3GHz irá aquecer demasiado... Se der para fazer um underclock quando estiver em bateria, otimo :) .

*5 Este é preciso mesmo explicar...

Estou a falar de algo do tipo:

(gostava muito mas n sei se dá realmente) Posso controlar à parte a velocidade da ventoinha (acelerar ou abrandar) ou posso controlar as temperaturas em que a ventoinha altera de velocidade. Um exemplo que isso é possível: o speedfan consegue fazer isso mas só a hardware que o permite.

(importante) Posso controlar qual a percentagem-objetivo é que eu quero carregar a bateria. Por exemplo, se eu só quiser carregar até 70%, a bateria não carrega para além de 70%. Se só quiser carregar até 40%, a bateria não carrega para além dos 40%. (se n fui claro perguntem em relação a isto)

Editado por brunoais

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

Com tanta "esquisitice" (tou a brincar) não pedes Gigabit no dispositivo ethernet??? :cheesygrin:

Não conheço lojas que façam isso mas pelos requisitos, DDR4 em portateis... isso já está no mercado? Não encontro... e não deve ser nada barato...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Jasus, homem! Quase que mais vale pedires a uma marca para te fazer um portátil só para ti... :D

Não sei até que ponto terás tanta sorte, mas queria deixar uma observação:

Tb dá jeito ter:

• bluetooth

Really? Muitas vezes pagas mais uns bons euros por coisas deste género quando consegues comprar por 0,99€ um adaptador bluetooth USB com menos de 1cm de comprimento... Tira isso dos requisitos, mesmo que seja da secção "dá jeito ter"... ;)

Mais, quanto à parte de não ter OS... estás arrumado. Normalmente as marcas vendem os seus portáteis e PC's de torre com OS, e quase sempre é o Windows (só vi até hoje um portátil ranhoso de 200€ à venda com Ubuntu pré-instalado num revendedor "publicitado").

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunoais

Já vi lojas online (não portuguesas) que vendem o computador sem OS.

Eu já tenho o OS, não preciso de 2.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Tendo em conta o orçamento que tens, vai ser complicado arranjares um quad-core, com SSD de 320GB. Ou pelo menos, com um SSD decente de 320GB (sim, porque os SSDs não são todos iguais).

Isto para não falar do DDR4 :) (o normal nos modelos mais recentes é DDR3 1600MHz).

Dito isto, alguns modelos que parecem estar próximos dos teus requisitos:

- Asus S46CM-WX101H (i7 de 2 cores, terias que ser tu a colocar-lhe o SSD e mais RAM, mas sobra dinheiro para isso)

- SAMSUNG - NP700Z3C-S01PT (i5 de 2 cores, também terias que lhe colocar o SSD e mais RAM)

O Samsung tem a vantagem de ter um ecrã decente (para mim 1366x768 não é resolução aceitável para um ecrã de 14", como acontece com o Asus). No entanto, perde no preço, no processador, e na gráfica.

(E quanto ao bluetooth, tendo em conta o orçamento, qualquer portátil tem isso hoje em dia.)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
passarito

Quanto ao SO, também acho que é uma roubalheira, mas... quando andei a ver um portátil também tive essa paranóia.

A Asus, em alguns modelos, fazia qualquer coisa acerca disso, agora não sei!

Na altura encontrei um fórum de alguém a explicar como tinha feito para que a Asus (e não o vendedor!) lhe devolvesse o valor do SO. Depois de mails, cartas registadas, comprovativos de compra envio dos CD's códigos etc. a Asus devolveu-lhe menos de 20€. Assim pensei, para tanto trabalho por menos de 20€, olha, que venha o SO e depois logo se vê!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunoais

- Asus S46CM-WX101H (i7 de 2 cores, terias que ser tu a colocar-lhe o SSD e mais RAM, mas sobra dinheiro para isso)

HDD 5200 rpm :(. Se fosse 7200 rpm até n era mau... 5200rpm é o que tem o meu.

Provavalmente tb precisava de uma bateria melhor para aguentar tempo suficiente. A do meu computador tem cerca de 5000mAh. A deste tem quase 3000mAh... Pergunto-me se tem autonomia que ele próprio aguente 5h sobre trabalho leve.

Este é ponderável.

- SAMSUNG - NP700Z3C-S01PT (i5 de 2 cores, também terias que lhe colocar o SSD e mais RAM)

Wait what?!? 1 port USB? Eu n estou com vontade de andar com uma caixa atrás (multiplicador de USB) só pq o portátil que eu tenho só tem 1 port USB. Estes não pensaram assim tanto como deviam... Já me faz lembrar os portáteis MAC que só têm 1 port USB (pelo que percebi, dos recentes, é uma grande parte). Este não serve para mim.

Obg, de qq modo. :)

Editado por brunoais

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

HDD 5200 rpm :(. Se fosse 7200 rpm até n era mau... 5200rpm é o que tem o meu.

Provavalmente tb precisava de uma bateria melhor para aguentar tempo suficiente. A do meu computador tem cerca de 5000mAh. A deste tem quase 300mAh... Pergunto-me se tem autonomia que ele próprio aguente 5h sobre trabalho leve.

Este é ponderável.

Se a tua ideia é ir para SSD, ainda bem que só tem um disco de 5200rpm. Não vale a pena pagares por um disco de 7200rpm que depois vais mudar.

Quanto à bateria, estava na ideia que tinha visto referência a 5 horas em algum lado, mas agora não encontro.

Wait what?!? 1 port USB? Eu n estou com vontade de andar com uma caixa atrás (multiplicador de USB) só pq o portátil que eu tenho só tem 1 port USB. Estes não pensaram assim tanto como deviam... Já me faz lembrar os portáteis MAC que só têm 1 port USB (pelo que percebi, dos recentes, é uma grande parte). Este não serve para mim.

Não tinha reparado nesse pormenor, mas na verdade tem duas portas USB. (E contam-se pelos dedos de uma mão os macs que só tinham uma porta USB. Sempre tive macs com duas, e nunca usei um hub.)

Aqui não sei qual o uso que vais dar ao portátil, por isso é contigo.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunoais

Se a tua ideia é ir para SSD, ainda bem que só tem um disco de 5200rpm. Não vale a pena pagares por um disco de 7200rpm que depois vais mudar.

Quanto à bateria, estava na ideia que tinha visto referência a 5 horas em algum lado, mas agora não encontro.

• Ecrã a rondar 14'' (com brilho apropriadamente adaptável*1). Mesmo assim, tem que ser menor que 14,5''.
  • SSD 320GB (rondando 500(±100)MB/s de leitura e escrita) OU (se fizer sentido por causa do preço) HDD 7200 RPM 320+GB + SSD 60GB
  • 8GB RAM DDR4 (na max frequência que DDR4 permite) OU (se DDR4 for demasiado caro) 8GB DDR3 1066Hz.

Não tinha reparado nesse pormenor, mas na verdade tem duas portas USB. (E contam-se pelos dedos de uma mão os macs que só tinham uma porta USB. Sempre tive macs com duas, e nunca usei um hub.)

Aqui não sei qual o uso que vais dar ao portátil, por isso é contigo.

2 n chega. tem q ser mm 3 no mínimo para a utilização que dou. Estou constantemente a por e tirar coisas no USB.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.