Jump to content

Clube amigos Windows XP

pedrotuga

Recommended Posts

Decidi abrir este tópico porque começo a sentir alguma solidão no que diz respeito às minhas preferências informáticas.

Com a morte do gnome2, este sentimento intensificou-se dramaticamente.

A actual oferta de ambientes de trabalho e sistemas operativos direcionados ao utilizador final, entrou completamente pela via da pipoca. Os recursos são todos consumidos por efeitos visuais pirosos e a utilidade é atirada completamente para segundo plano.

Assim sendo, quem acha que o windows XP foi o último produto de jeito da microsoft, dê aí um thumbs up.

Quem não gosta do windows xp, faça o favor de não vir aqui chatear o pessoal fixe a esta thread.

Para quem não tem coragem de se assumir como amante do Windows XP por medo de discriminação por parte de família e amigos, esta é uma boa oportunidade. Para todos os outros, só um lembrete que o Windows XP é, em termos de mercado, simplesmente o software mais bem sucedido da história.

Eu preferia não ter que dizer isto: mas entendam que NÃO sendo irónico, este post está na secção de humor.

Bem haja.

• Vote 1

Eu apoio o avanço da tecnologia, mas de facto não vejo qual é a relação entre "avanço da tecnologia" e "Picasso-like GUI". Ter um ambiente gráfico agradável é bom, aumenta a usabilidade, mas a usabilidade não deve sacrificar a utilidade e a eficiência. Aliás, muitos dos efeitos Picasso-like que vemos nem aumentam a usabilidade, apenas a carga na CPU e na GPU e na conta bancária para adquirir o hardware mínimo.

Tenho pena que o Windows XP vá ser totalmente descontinuado em 2014, em vez de ser aproveitado para fazer novamente um OS com pés e cabeça. Afinal o Vista, p. ex., conseguiu aumentar em 10 vezes o espaço ocupado em disco em relação ao seu antecessor, o XP, e isso não foi nada útil, pelo contrário, transforma um computador numa velhinha máquina a vapor enferrujada e sem lubrificação.

Neste momento estou no Win7, pretendo adquirir um portátil com Win8, mas terei sempre o XP numa VM e "no coração". Aliás, quando reformar o meu portátil mais antigo, meto-lhe o XP e vai ser o meu computador para jogar SimCity 4 - o raios partissem do Win Vista empanca com ele, o Win7 nem com XP Mode o aceita lá muito bem (o jogo está sempre a ir abaixo de hora a hora), pelo que nem quero imaginá-lo no Win8...

XP 4ever

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Quem não gosta do windows xp, faça o favor de não vir aqui chatear o pessoal fixe a esta thread.

😄

O XP foi o melhor OS da MS que usei(e o primeiro), mas era chato por causa dos tao conhecidos Blue Screens, mas como a tecnologia avanca, tambem se deve avancar com ela, agora estou com o win8 e estou a gostar, se fosse agora para um XP estranhava um pouco, principalmente pelo o cursor do rato que e' "esquisito".

O win7 tambem foi muito bom, mas teve muita aceitacao do publico porque maior parte queria livrar-se do winVista.

OBS: E agora tambem sou um dos "fixes"? 😄

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

O XP foi o melhor OS da MS que usei(e o primeiro), mas era chato por causa dos tao conhecidos Blue Screens

Vê-se logo que nunca trabalhaste com o Windows Me durante 1 hora. 😄

agora estou com o win8 e estou a gostar, se fosse agora para um XP estranhava um pouco, principalmente pelo o cursor do rato que e' "esquisito".

O cursor do rato é esquisito? Não apanhei esta...

O win7 tambem foi muito bom, mas teve muita aceitacao do publico porque maior parte queria livrar-se do winVista.

True Story. O 7 é bem melhor do que o Vista, mas o XP continua a ser bem melhor do que o 7, a meu ver 😄

OBS: E agora tambem sou um dos "fixes"? 😄

Dilema... xD

Knowledge is free!

Vê-se logo que nunca trabalhaste com o Windows Me durante 1 hora. 😄

Que eu me recorde nao 🙂

O cursor do rato é esquisito? Não apanhei esta...

O rato no vista, win7 e win8 a "cauda" do cursor e mais pequena no que o XP, por isso o cursor no XP parece-me "esquisito" 😄

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Que eu me recorde nao 🙂

O XP saiu logo a seguir ao Me basicamente para ver se remediavam a situação. O Me foi o pior OS de sempre da história, e aqui vê-se que dos grandes erros saem grandes criações: do grande erro que foi o Me, saiu o XP que, com os updates devidos, é o melhor OS da Microsoft.

O rato no vista, win7 e win8 a "cauda" do cursor e mais pequena no que o XP, por isso o cursor no XP parece-me "esquisito" 😄

Então em vez de dizeres que acharias estranho por outras razões que nos surgiriam à cabeça com facilidade, vieste logo falar do cursor? LOOL 😄

Knowledge is free!

Então em vez de dizeres que acharias estranho por outras razões que nos surgiriam à cabeça com facilidade, vieste logo falar do cursor? LOOL 😄

E' o que me chateia mais 😄

Por acaso não vejo vantagens do XP em relação ao 7, mas queria deixar aqui o meu apoio a um movimento anti-transformar-desktops-em-tablets.

Não consigo perceber o objectivo de coisas como gnome 3, unity, etc., acho um retrocesso em relação à produtividade anterior. Já por 2 vezes nos últimos 3 meses que tive que instalar o gnome-classic em PCs que uso..

Os ecrãs azuis são dos maiores fenómenos de contra-informação que praí andam.

O ecrã azul é um testemunho de má engenharia de software, um utilizador do ms-dos 5 teria dificuldade em entender um ecrã azul. Pelo menos desde o windows 95 (não sei se em versões anteriores do windows eram frequentes) passaram a ser o pão nosso de cada dia para os utilizadores.

No windows xp, a microsoft determinou-se a melhorar a sua fama, os ecrãs azuis passaram a não ser habituais. Daí eu não entender bem porque é que algumas pessoas hoje em dia associam os ecrãs azuis ao xp. Confusão? Rumores? Eu em 10 anos de windows xp não sei se vi algum ecrã azul num pc meu.

Em computadores da faculdade havia hardware cujas drivers causavam morte imediata do sistema, mas culpabilizar a microsoft por isso é exagerado. Quem já instalou drivers proprietários em linux estará bem ciente da bela caca que resulta de se poluir o sistema com bináros desconhecidos/duvidosos.

De qualquer das forma, é uma pena a microsoft, apesar de já ter mudado em tanta coisa, continuar com a sua casmurrice. Porque não manter uma pequena equipa de engenheiros encarregues do XP? Porque não adicionar algumas funcionalidades modernas ao XP e manter um produto de nicho?

Mas o que seria revolucionario era oferecerem o windows XP com uma licensa tipo GPL. Seria uma epifania na historia da informatica.

Para já, o relógio conta um ano e tal restantes na vida do XP.

Eu não posso jogar Minecraft no meu Kubuntu sem ter um kernel panic ao fim de meia hora. Culpa do kernel? Não me parece. Provavelmente, culpa dos drivers fatelas da nVidia... E tenho que sacar a bateria fora ao meu Galaxy S pelo menos uma vez por mês, por freeze completo do Android.

Não são só os sistemas operativos da Microsoft que dão "ecrãs azuis". Só que os outros não são azuis.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Bom dia,

Bem, vamos esclarecer alguns factos cronológicos base para que o debate siga em verdade.

Windows 3.0 -> 1990

Windows 3.1 -> Abril 1992

Windows 3.11 for WorkGroups -> Windows for Workgroups 3.11

Windows NT 3.5 -> 1994

Windows 95 -> Agosto de 995 (Primeira "introdução" do BSOD)

Windows NT 4.0 -> Agosto 1996 (Raramente ve via o BSOD)

Windows 98 -> 1998 (ainda frequente o BSOD)

Windows 98 SE -> 1999 (mantinha o BSOD)

Windows 2000 -> Fevereiro de 2000 (BSOD pouco frequente! Impensável correr jogos nele... Corria bem o Quake)

Windows ME -> Setembro de 2000 (Corria jogos sem grandes dificuldades, mas o BSOD e as incompatibildiades de drivers eram um absurdo)

Windows XP -> Outubro de 2001 (Mantinha o BSOD nas primeiras versões mas tinha o melhor de dois mundos... Windows 98 e Windows 2k)

Windows Vista -> Novembro 2006 (Na minha opinião a pior versão de sempre... Mais BSOD, mais problemas com drivers, mais "asneira")

Windows 7 -> Julho 2009 (Bastante melhor que o Vista. Completamente diferente.... Se vi um BSOD nesta versão, já vi muito, mas na versão x64 tem alguns problemas com drivers da nVidia)

Windows 8 -> Outubro de 2012 (Promete muito, tem incompatibilidades de drivers, já vi alguns ecrãs de erro, mas espero por melhorias).

Ora colocada a timeline, a verdade é que o BSOD só apareceu na versão 95 do Windows, que teve 3 versões distintas seguidas (95, 95OSR 1 e 95OSR2). Qual delas a pior... O NT 4.1 foi do melhor Windows que conheci, (logo abaixo do XP). Tinha um verdadeiro Kernel POSIX, era bastante estável, mesmo em drivers era "tolerante".

Com isto dito, eu ainda uso XP numa série de maquinas. Tenho as licenças, não sinto necessidade de mudar de SO, lamento que a MS vá deixar o XP, mas não será por isso que eu vou andar a gastar dinheiro para mudar de SO, para Windows 7. Prefiro manter o XP.

Claro que veria com bons olhos o XP numa licença tipo GPL ou LGPL, mas compreendo que por motivos empresarias a MS se depare com limitações, caso o pretendesse fazer. De qualquer das formas podiam "abrir algumas coisas", para permitirem à comunidade manter o XP "vivo e actualizado".

Qualquer SO tem falhas... O smartphone Android que uso, crasha de quando em vez.... Pior, não dá mensagem de erro e deixa de receber chamadas.... Tem de ser completamente re-iniciado... E já chegou a ir para garantia, por causa deste problema, que diga-se de passagem é de software.

Já tive problemas com GNU/Linux, com FreeBSD, até com Mac já vi mensagens de erro. Mas na opinião publica só a MS faz "mau software". Porque será ???

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

• Vote 1

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Já tive problemas com GNU/Linux, com FreeBSD, até com Mac já vi mensagens de erro. Mas na opinião publica só a MS faz "mau software". Porque será ???

Ate' o meu nokia 1100 da'-lhe um crash e reinicia. A minha unica experiencia com um SO da Appl€ foi num IPad 1, e diga-se de passagem que nao foi nada agradavel, queria iniciar um jogo e o jogo nem arracava, quer dizer nenhuma das apps(de terceiros) instaladas nao funcionavam... passado uns dias o dono do IPad disse que ja funcionavam, so' foi necessario ligar 'a net, fiquei sem perceber qual foi o verdadeiro problema...

Eu gosto de alguns softwares da MS, como por exemplo o VS e mais uns poucos.

Eu gosto de alguns softwares da MS, como por exemplo o VS e mais uns poucos.

Há um que me faz uma falta danada, e que, por incrível que pareça, seria a última coisa de que eu estava à espera de sentir a falta: o Windows Live Writer. É, de longe, a melhor ferramenta de blogging existente. Não encontro nada nem remotamente parecido em Linux. Aí está uma coisa que eles fizeram impecavelmente.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Há um que me faz uma falta danada, e que, por incrível que pareça, seria a última coisa de que eu estava à espera de sentir a falta: o Windows Live Writer. É, de longe, a melhor ferramenta de blogging existente. Não encontro nada nem remotamente parecido em Linux. Aí está uma coisa que eles fizeram impecavelmente.

O Microsoft Project também está bem feito... pena é o preco. 😞

include <ai se te avio>

Mãe () {

}