Jump to content

como funciona a redes tipo meo?

Nuno Mateus
 Share

Recommended Posts

pessoal gostaria de saber se for possivel como funciona a rede da meo(as outras operadoras de ser igual)

a questão é a seguinte. O meu router tem o mesmo ip que todos os outros dentro do meu router atribui ips aos pcs da minha casa (rede local)certo?

o que me faz confusão é que o ip dos outros routers são iguais ao meu dando ips aos pcs iguais aos meus. então como se comunicam entre routers se os ips privados são todos iguais.

por exemplo se quisesse comunicar com algué atravez de ip como o faria?

obrigado

Isso não é "como funcionam as redes tipo Meo", é como funciona a Internet... 😄

Em primeiro lugar, os IP (na sua versão 4) privados têm três gamas reservadas: a 10.*.*.*, a 172.16-31.*.* e a mais comum em contexto de consumidor 192.168.*.*. Estas gamas foram reservadas, inicialmente, para redes que não estivessem ligadas à internet, de modo a não se ter que atribuir um IP a cada máquina existente. Anos mais tarde, essas redes quiseram começar a ligar-se à 'net, e foi inventado o network address translation (NAT). O que os routers actuais fazem é manter uma tabela dos IP "do lado de dentro" e traduzir os IP de quem pede e de quem recebe, de um lado para o outro. Assim, só o router tem um IP público.

Em IPv6 é quase a mesma coisa (a gama reservada, se não estou em erro, é fc00:🙂 .

Depois, como já deves ter calculado, existe toda a restante gama de IP públicos, que é a que é efectivamente distribuída pelos routers domésticos, servidores e tudo o resto. Mas mesmo essa distribuição tem regras. Os IP são mantidos e organizados, a nível mundial, pela IANA, que os separa em gamas regionais, cuja gestão está a cargo de cinco regional internet registrars (RIR); no caso da Europa, é o RIPE. Esses RIR, depois, têm a responsailidade de distribuir a sua gama em bocados ainda mais pequenos pelos seus clientes, normalmente internet service providers (ISP), como o Meo (na realidade, a PT).

Respondendo à pergunta final: depende. A maneira talvez mais fiável é usar o IP público do router do lado de lá, que terá de ter port forwarding devidamente configurado para entregar os dados de uma ou mais portas a um determinado PC da sua rede interna, e criando um socket a uma dessas portas.

Isto é tudo duma forma básica. Se começamos a meter o serviço DNS por cima desta conversa, por exemplo, é outra fruta.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Um exemplo do segundo parágrafo do mjamado:

20080806_659083_image002_613642_57_0.gif

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare