Jump to content

Recommended Posts

Posted
Em 15/04/2025 às 12:18, americob disse:

Eu acho que os novos certificados só poderão ser usados a partir de 31/05/2025 conforme informação no Portal da AT:

https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/destaques/Paginas/Nova_Entidade_Certificadora.aspx

É claro que não é preciso esperar por data alguma !!! 

Está tudo a funcionar a 100% tanto em Testes ( já com o certificado de testes em 4096 ) como em Produção com o Certificado pessoal tambem já em 4096

Ja agora, o Site da AT já está a aceitar pedidos do novo formato 

Posted
Em 15/04/2025 às 12:54, Vitor P. disse:

É claro que não é preciso esperar por data alguma !!! 

Está tudo a funcionar a 100% tanto em Testes ( já com o certificado de testes em 4096 ) como em Produção com o Certificado pessoal tambem já em 4096

Ja agora, o Site da AT já está a aceitar pedidos do novo formato 

Como o comunicado da AT dizia: "Em 31 de maio de 2025 entrará em produção ..." presumi que só a partir dessa data se pudesse usar.

Mas, se já dá, melhor!

Eu ainda não consegui pedir o novo certificado. Diz-me que "Não é possível efetuar outro pedido por já existir um pedido ativo"!
Não sei quem o terá pedido já que não fui eu!
Mas, também não estou muito preocupado, pois enquanto a AT não disponibilizar uma chave pública com validade para depois de 28/6/2025, não vou fazer nada, porque não quero ter o trabalho de atualizar os clientes duas vezes.

Posted

Bom dia,

estou a fazer um pedido de código de transporte em ambiente de testes e estou a obter (resposta do webservice AT) erro interno.

<ResponseStatus>
     <ReturnCode>-99</ReturnCode>
      <ReturnMessage>Erro interno</ReturnMessage>
</ResponseStatus>

Conseguem confirmar-me se conseguem fazer pedidos no ambiente de testes?

Obrigado.

Posted
Em 16/04/2025 às 09:24, Carrolo disse:

Bom dia,

estou a fazer um pedido de código de transporte em ambiente de testes e estou a obter (resposta do webservice AT) erro interno.

<ResponseStatus>
     <ReturnCode>-99</ReturnCode>
      <ReturnMessage>Erro interno</ReturnMessage>
</ResponseStatus>

Conseguem confirmar-me se conseguem fazer pedidos no ambiente de testes?

Obrigado.

Boa tarde,

Mesmo erro por aqui.

Posted
Em 16/04/2025 às 14:45, pjmvc disse:

Boa tarde,

Mesmo erro por aqui.

Em Modo de Testes existe um problema do lado da AT ( erro interno ), mas deve ser temporário pois ainda 2 dias atrás estava a funcionar perfeitamente com o novo Certificado de Testes em formato 4096

Já em produção, tudo a funcionar perfeitamente tanto com formato 2048 como 4096

Posted

Bom dia,

acabei de receber um e-mail da AT a indicar que o CSR além se alterar o RSA para 4096, também terá que usar o algoritmo SHA256.

Ontem tinha efectuado um pedido usando o comando normal:

opensslreq-new -subj "/C=PT/ST=Distrito da Sede/L=Local da Sede/O=Empresa /OU=Departamento de Informatica/CN=555555555/emailAddress=informatica@empresa.pt" newkeyrsa:4096-nodes-out555555555.csr -keyout555555555.key

e hoje tinha uma mensagem que esse pedido tinha sido cancelado por "por ser necessário algoritmo de assinatura SHA256".

Desta forma, tive que alterar o comando do openssl para:

opensslreq-new -sha256 -subj "/C=PT/ST=Distrito da Sede/L=Local da Sede/O=Empresa /OU=Departamento de Informatica/CN=555555555/emailAddress=informatica@empresa.pt" newkeyrsa:4096-nodes-out555555555.csr -keyout555555555.key

Espero que ajude a quem ainda necessitar.

• Vote 1