Jump to content

Recommended Posts

Posted
Em 10/04/2025 às 21:02, marcolopes disse:

Foste uma excepção!

Agora que os problemas "estão" ultrapassados (cof! cof!) já não fazem emissões por EMAIL... usem o portal sff seus malandros!

Volto a perguntar: Alguém aqui tem urgência na revalidação do certificado dos WEBSERVICES? (o meu certificado tem 79 dias de validade... acho que o mundo ainda acaba antes do certificado expirar!)

eureka !!!

Enviei o pedido por mail para a AT na passada semana e já recebi o certificado 

Na criação do ficheiro a enviar utilizei a String antiga só alterando o 2048 para 4096 ( não utilizei a construção do ficheiro em 2 fases como parece que a AT aconselhou )

Agora só falta a AT também enviar o Certificado que é comum a todos pois também expira no dia 28 de junho 

Posted
Em 11/04/2025 às 10:59, Vitor P. disse:

eureka !!!

Enviei o pedido por mail para a AT na passada semana e já recebi o certificado 

Na criação do ficheiro a enviar utilizei a String antiga só alterando o 2048 para 4096 ( não utilizei a construção do ficheiro em 2 fases como parece que a AT aconselhou )

Agora só falta a AT também enviar o Certificado que é comum a todos pois também expira no dia 28 de junho 

Boas!

Show de bola! 🙂

Importa-se de partilhar a linha de comendo que processaste, sff? Retirando os seus dados, obviamente.

Enviei 2x para a AT por e-mail, eles detetaram erro e recusaram. Não sei se o que está mal no comando que estou a fazer. 
Se puder ajudar, sff. 

Obrigado! 😉

Grato pela atenção,
George De Luca
MVP Embarcadelo
www.lusodelphi.pt

Posted (edited)
Em 11/04/2025 às 15:38, George De Luca disse:

Boas!

Show de bola! 🙂

Importa-se de partilhar a linha de comendo que processaste, sff? Retirando os seus dados, obviamente.

Enviei 2x para a AT por e-mail, eles detetaram erro e recusaram. Não sei se o que está mal no comando que estou a fazer. 
Se puder ajudar, sff. 

Obrigado! 😉

George,
Boa tarde.

Veja a pagina 48 e 49.
https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Documents/Comunicacao_Dados_Documentos_Transporte.pdf

Atenção: Substitua "newkeyrsa:2048" por "newkeyrsa:4096"

Edited by Pedro Alex
Posted
Em 11/04/2025 às 15:38, George De Luca disse:

Boas!

Show de bola! 🙂

Se puder ajudar, sff. 

Obrigado! 😉

A String de Comando é a mesma de sempre, é só trocar o 2048 por  4096:

opensslreq-new -subj "/C=PT/ST=Distrito da Sede/L=Local da Sede/O=Empresa /OU=Departamento de Informatica/CN=555555555/emailAddress=informatica@empresa.pt" newkeyrsa:4096-nodes-out555555555.csr -keyout555555555.key

Posted

umas perguntas:

Já é possível testar/utilizar o novo cert. para quem já o tem?
No servidor de testes, só se pode utilizar o o cert. de testes ou podemos também utilizar o nosso? (fiquei na ideia que só era possível utilizar só o testes.)

Posted
Em 11/04/2025 às 15:40, furiousangelpt disse:

umas perguntas:

Já é possível testar/utilizar o novo cert. para quem já o tem?
No servidor de testes, só se pode utilizar o o cert. de testes ou podemos também utilizar o nosso? (fiquei na ideia que só era possível utilizar só o testes.)

Supostamente deveria funcionar nos portos 7xx também com novo certificado mas está a dar erro, o pedido está a ser encriptado com o ChaveCifraPublicaAT2025.cer que é o mesmo, não sei se deveria ser assim, só sei que ainda não consigo testar.

Posted

boas

Já recebi o meu certificado e já vem com validade até 2027. Já testei e está a funcionar. Sendo assim já não preciso de pedir novo certificado para a nova chave pública, pois presumo que este já vem preparado para trabalhar com a nova chave que sairá até 28/06.

Obg

Posted
Em 12/04/2025 às 10:40, CPHJ1966 disse:

boas

Já recebi o meu certificado e já vem com validade até 2027. Já testei e está a funcionar. Sendo assim já não preciso de pedir novo certificado para a nova chave pública, pois presumo que este já vem preparado para trabalhar com a nova chave que sairá até 28/06.

Obg

Boa tarde.

Eu também efetuei o pedido por email e já recebi o novo certificado valido até 2027.
Testado e a funcionar!

Posted
Em 09/04/2025 às 20:12, marcolopes disse:

NADA a ver!

Estamos no típico de WEBSERVICES...

Estamos a discutir a renovação do certificado de COMUNICAÇÃO com os WEBSERVICES da AT!

Não estamos a falar de questões LEGAIS (CERTIFICAÇÃO -> CHAVES RSA para assinatura de documentos!)

Foi esse o meu erro. Fiz confusão entre a chave de geração da Hash dos documentos de facturação com a chave privada gerada para pedir o certificado de comunicação com os webservices da AT. Eu também gero sempre uma nova chave para pedir o certificado e nunca alterei a outra chave.

Peço desculpa pela confusão que gerei.

Posted
Em 12/04/2025 às 10:07, Pedro Alex disse:

Boa tarde.

Eu também efetuei o pedido por email e já recebi o novo certificado valido até 2027.
Testado e a funcionar!

Eu já testei várias vezes e recebo sempre o erro, A ligação subjacente foi fechada: Erro inesperado ao receber. ao comunicar uma guia de transporte.

Posted

Boas,

Ao fazer o pedido no portal da AT, dá erro: "A chave pública enviada no CSR tem que ser uma chave RSA de 2048 bits: no CSR indicou RSA de 4096 bits."

Como é que conseguiram ultrapassar a situação?

Obrigado

Posted
Em 12/04/2025 às 14:59, samuquinha disse:

Boas,

Ao fazer o pedido no portal da AT, dá erro: "A chave pública enviada no CSR tem que ser uma chave RSA de 2048 bits: no CSR indicou RSA de 4096 bits."

Como é que conseguiram ultrapassar a situação?

Obrigado

Envia-se por Email

Posted
Em 11/04/2025 às 15:43, Pedro Alex disse:

George,
Boa tarde.

Veja a pagina 48 e 49.
https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Documents/Comunicacao_Dados_Documentos_Transporte.pdf

Atenção: Substitua "newkeyrsa:2048" por "newkeyrsa:4096"

Boas!

Obrigado pela ajuda!

Recebi o certificado por email da AT na sexta à tarde 😉

Em 11/04/2025 às 16:24, Vitor P. disse:

A String de Comando é a mesma de sempre, é só trocar o 2048 por  4096:

opensslreq-new -subj "/C=PT/ST=Distrito da Sede/L=Local da Sede/O=Empresa /OU=Departamento de Informatica/CN=555555555/emailAddress=informatica@empresa.pt" newkeyrsa:4096-nodes-out555555555.csr -keyout555555555.key

Boas!

Obrigado pela ajuda!

Recebi o certificado por email da AT na sexta à tarde 😉

Grato pela atenção,
George De Luca
MVP Embarcadelo
www.lusodelphi.pt

Posted

Não consigo testar o certificado novo enviado pela AT,

Tento enviar uma guia de transporte para os portos de teste, recebo a mensagem que não é possivel desencriptar os daos.

Alguem conseguiu enviar uma guia de transporte com o novo certificado?

Estão a utilziar o mesmo ChaveCifraPublicaAT2025.cer para encriptar a password?

Algo de errado se passa.

Fiz um novo pedido de certificado pelo portal a ver se resolve.

Posted
Em 14/04/2025 às 22:27, RubenAlves disse:

Não consigo testar o certificado novo enviado pela AT,

Tento enviar uma guia de transporte para os portos de teste, recebo a mensagem que não é possivel desencriptar os daos.

Alguem conseguiu enviar uma guia de transporte com o novo certificado?

Estão a utilziar o mesmo ChaveCifraPublicaAT2025.cer para encriptar a password?

Algo de errado se passa.

Fiz um novo pedido de certificado pelo portal a ver se resolve.

Eu acho que os novos certificados só poderão ser usados a partir de 31/05/2025 conforme informação no Portal da AT:

https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/destaques/Paginas/Nova_Entidade_Certificadora.aspx