123xyz Posted April 7, 2025 at 04:53 PM Report #634615 Posted April 7, 2025 at 04:53 PM Em 02/04/2025 às 23:02, marcolopes disse: Só faltava agora sermos obrigados a REDUZIR a informação constante dos campos do CSR para não ultrapassar esse valor MÁXIMO que estão a indicar!!! Esse valor máximo é STARNDARD para os pedidos CSR? Ainda não investiguei... Por acaso até experimentei isso e reduzi a informação e certificado a 1708 carateres, e deu à mesmo ao erro de 1722 carateres... LOL Ou seja, até têm um bug na validação do tamanho no e-fatura. NOOBICE TOTAL!
mganilho Posted April 8, 2025 at 05:07 PM Report #634617 Posted April 8, 2025 at 05:07 PM (edited) Em 06/04/2025 às 12:31, desconfiado disse: Só uma duvida, se a chave vai ter que alterar, então vai ser necessário reiniciar todas as séries. Porque a assinatura vai ser feita com uma chave diferente e isso não é permitido pois tornaria impossível a validação das hash dos documentos dentro das séries. Ou estou a ver mal a coisa? PS: Isto vai ser um "caos" total com os clientes e deveria ser dados mais tempo para isto. @desconfiado ao contrário do que alguns disseram, a tua questão parece-me pertinente (obrigado por nos fazeres pensar). Contudo, há um pequeno pormenor que resolve o problema e que creio que não estás a considerar. O que estás a ver bem: habitualmente quando pedimos um novo certificado não estamos a especificar uma nova chave privada. Fazemos um novo pedido CSR, mas a chave permanece a mesma. Geralmente, apenas existe razão para alterar a chave privada, se esta for comprometida e existir receio que seja conhecida de terceiros. Ou seja, mudar de certificado não é realmente o mesmo que mudar de chave privada. agora foi solicitado que se utilize uma chave privada com uma nova dimensão, o que obrigatoriamente conduz a uma nova chave privada e a uma respectiva chave pública,, caso atípico para o que costumamos fazer. quando assinamos utilizamos o HASH do documento anterior da série O que creio que estás a esquecer: quando submetemos um pedido de certificado, especificamos também à AT qual a versão da chave (número inteiro sequencial) quando assinamos um documento preenchemos a Hash e também colocamos essa versão no HashControl da chave que utilizámos quando iniciamos e comunicamos uma série, não a associamos a nenhuma versão de chave privada. Assim, parece-me que ao mudar a versão de uma chave podemos continuar a assinar documentos dentro de uma série que já possui documentos assinados com uma chave de versão anterior. No SAFT, para além do Hash, também é comunicado o HashControl. Por isso, a AT tem forma de saber a versão da chave privada que foi utilizada para assinar cada documento, podendo por isso utilizar o par respectivo da chave pública que nós lhe comunicámos. Parece-me que estarei a relacionar os conceitos de forma correcta. Se alguém discordar, tinha muito interesse em o ouvir. Edited April 8, 2025 at 05:08 PM by mganilho
Tiagoinf Posted April 8, 2025 at 05:10 PM Report #634618 Posted April 8, 2025 at 05:10 PM Boa tarde, Tenho o meu cert.pem que expira em Apr 13 10:26:22 2025. O que devo fazer? Gerar o csr em 4096 e enviar para a AT? Obrigado
Sergio. Posted April 8, 2025 at 05:45 PM Report #634619 Posted April 8, 2025 at 05:45 PM (edited) Em 08/04/2025 às 18:07, mganilho disse: habitualmente quando pedimos um novo certificado não estamos a especificar uma nova chave privada. Fazemos um novo pedido CSR, mas a chave permanece a mesma. Geralmente, apenas existe razão para alterar a chave privada, se esta for comprometida e existir receio que seja conhecida de terceiros. Ou seja, mudar de certificado não é realmente o mesmo que mudar de chave privada. A resposta correta é: Fazer como está no manual Problema: O manual não foi alterado. Conclusão: é à vontade do freguês.😂 Agora na teoria, nada no manual diz que não se pode ter a chave privada antiga para o HASH e fazer outra só para o CSR certo? Mas como digo nada como seguir o manual. 🙂 Mas acredito que não seja preciso criar uma chave privada para o efeito, não sei o motivo que levou a AT a dar essa solução... eu quando o site estive a funcionar irei fazer como está no manual com a alteração de 2048 para 4096. Edited April 8, 2025 at 05:46 PM by Sergio. sintax Fernando Pessoa: "Pensar é destruir. O pensamento é um parasita da consciência, uma doença da vontade."
marcolopes Posted April 8, 2025 at 05:56 PM Report #634620 Posted April 8, 2025 at 05:56 PM (edited) On 4/8/2025 at 6:07 PM, mganilho said: @desconfiado ao contrário do que alguns disseram, a tua questão parece-me pertinente (obrigado por nos fazeres pensar). Contudo, há um pequeno pormenor que resolve o problema e que creio que não estás a considerar. O que estás a ver bem: habitualmente quando pedimos um novo certificado não estamos a especificar uma nova chave privada. Fazemos um novo pedido CSR, mas a chave permanece a mesma. Geralmente, apenas existe razão para alterar a chave privada, se esta for comprometida e existir receio que seja conhecida de terceiros. Ou seja, mudar de certificado não é realmente o mesmo que mudar de chave privada. agora foi solicitado que se utilize uma chave privada com uma nova dimensão, o que obrigatoriamente conduz a uma nova chave privada e a uma respectiva chave pública,, caso atípico para o que costumamos fazer. quando assinamos utilizamos o HASH do documento anterior da série O que creio que estás a esquecer: quando submetemos um pedido de certificado, especificamos também à AT qual a versão da chave (número inteiro sequencial) quando assinamos um documento preenchemos a Hash e também colocamos essa versão no HashControl da chave que utilizámos quando iniciamos e comunicamos uma série, não a associamos a nenhuma versão de chave privada. Assim, parece-me que ao mudar a versão de uma chave podemos continuar a assinar documentos dentro de uma série que já possui documentos assinados com uma chave de versão anterior. No SAFT, para além do Hash, também é comunicado o HashControl. Por isso, a AT tem forma de saber a versão da chave privada que foi utilizada para assinar cada documento, podendo por isso utilizar o par respectivo da chave pública que nós lhe comunicámos. Parece-me que estarei a relacionar os conceitos de forma correcta. Se alguém discordar, tinha muito interesse em o ouvir. "habitualmente quando pedimos um novo certificado não estamos a especificar uma nova chave privada. Fazemos um novo pedido CSR, mas a chave permanece a mesma." Só se fores tu... Eu quando peço um NOVO certificado através de um CSR (Certificate Signing Request) crio SEMPRE UMA NOVA CHAVE PRIVADA RSA 2048 bits! (e porque não o haveria de fazer?? se é um NOVO certificado, eu posso decidir mudar a chave privada... até porque pode ter sido comprometida, etc etc) Não muda nada... excepto a segurança da CHAVE RSA, que passa a 4096 bits! Não vejo qual seja o drama... Em RESUMO: quem está a pedir um certificado através de um CSR criado SEMPRE com a mesma chave privada, pode muito bem gerar uma NOVA chave privada que tal não vai afectar o que quer que seja!! Edited April 8, 2025 at 05:57 PM by marcolopes 1 Report The simplest explanation is usually the correct one JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma
marcolopes Posted April 8, 2025 at 06:22 PM Report #634621 Posted April 8, 2025 at 06:22 PM On 4/4/2025 at 6:29 PM, CPHJ1966 said: Passos a seguir de acordo com a AT: * Geração da chave privada RSA 4096 bits: openssl genrsa -out [NIF].key 4096 * Criação do CSR com assinatura SHA-256 openssl req -new -key [NIF].key -out [NIF].csr -sha256 -subj "/C=[País]/ST=[Distrito]/L=[Local]/O=[Designação] /OU=[Departamento]/CN=[NIF]/emailAddress=[Email]" O ficheiro .CSR será enviado à AT para criação do certificado digital. Por acaso não uso essa técnica... faço tudo num único passo... set OPENSSL_SUBJ= set OPENSSL_SUBJ=%OPENSSL_SUBJ%/CN=NIF da entidade aderente (9 chars) set OPENSSL_SUBJ=%OPENSSL_SUBJ%/ST=Distrito da sede (32 chars) set OPENSSL_SUBJ=%OPENSSL_SUBJ%/L=Local da sede (32 chars) set OPENSSL_SUBJ=%OPENSSL_SUBJ%/C=Codigo ISO referente ao PAIS da sede (2 chars) set OPENSSL_SUBJ=%OPENSSL_SUBJ%/O=Designacao legal da empresa (180 chars) set OPENSSL_SUBJ=%OPENSSL_SUBJ%/OU=Departamento para contacto (180 chars) set OPENSSL_SUBJ=%OPENSSL_SUBJ%/emailAddress=Endereco de correio eletronico (80 chars) //GERA O CSR (Certificate Signing Request) E UMA CHAVE PRIVADA RSA 2048 openssl req -new -subj "%OPENSSL_SUBJ%" -newkey rsa:2048 -nodes -keyout 999999990.key > 999999990.csr 1 Report The simplest explanation is usually the correct one JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma
mganilho Posted April 9, 2025 at 09:27 AM Report #634622 Posted April 9, 2025 at 09:27 AM Em 08/04/2025 às 18:56, marcolopes disse: "habitualmente quando pedimos um novo certificado não estamos a especificar uma nova chave privada. Fazemos um novo pedido CSR, mas a chave permanece a mesma." Só se fores tu... Eu quando peço um NOVO certificado através de um CSR (Certificate Signing Request) crio SEMPRE UMA NOVA CHAVE PRIVADA RSA 2048 bits! (e porque não o haveria de fazer?? se é um NOVO certificado, eu posso decidir mudar a chave privada... até porque pode ter sido comprometida, etc etc) Não muda nada... excepto a segurança da CHAVE RSA, que passa a 4096 bits! Não vejo qual seja o drama... Em RESUMO: quem está a pedir um certificado através de um CSR criado SEMPRE com a mesma chave privada, pode muito bem gerar uma NOVA chave privada que tal não vai afectar o que quer que seja!! Obrigado @marcolopes pelas boas prática. Ainda bem que não somos todos iguais, assim podemos todos aprender uns com os outros. Sem drama: uma boa prática não é uma obrigação, mas é bom saber para decidirmos como actuar. Ou seja, é bom termos ideias claras porque fazemos as coisas. A minha questão para o @desconfiado prendia-se com a versão da chave (HashControl) e sua utilização.
CPHJ1966 Posted April 9, 2025 at 11:48 AM Report #634623 Posted April 9, 2025 at 11:48 AM Boas Em relação às questões aqui levantadas, não me parece que também se tenha que alterar a chave quando se gera o HASH dos documentos. Eu vou continuar a usar a chave antiga. A At apenas menciona a obrigatoriedade dos 4096 bits para o certificado que vamos usar para comunicar via webservice. Espero que seja assim. Obrigado 2 Report
CPHJ1966 Posted April 9, 2025 at 12:35 PM Report #634624 Posted April 9, 2025 at 12:35 PM Em 08/04/2025 às 18:56, marcolopes disse: "habitualmente quando pedimos um novo certificado não estamos a especificar uma nova chave privada. Fazemos um novo pedido CSR, mas a chave permanece a mesma." Só se fores tu... Eu quando peço um NOVO certificado através de um CSR (Certificate Signing Request) crio SEMPRE UMA NOVA CHAVE PRIVADA RSA 2048 bits! (e porque não o haveria de fazer?? se é um NOVO certificado, eu posso decidir mudar a chave privada... até porque pode ter sido comprometida, etc etc) Não muda nada... excepto a segurança da CHAVE RSA, que passa a 4096 bits! Não vejo qual seja o drama... Em RESUMO: quem está a pedir um certificado através de um CSR criado SEMPRE com a mesma chave privada, pode muito bem gerar uma NOVA chave privada que tal não vai afectar o que quer que seja!! Boas Uma vez que crias sempre uma nova chave privada quando pedes um novo certificado, a minha questão é: e passas a utilizar essa nova chave para criar o HASH dos documentos de faturação?
123xyz Posted April 9, 2025 at 04:23 PM Report #634625 Posted April 9, 2025 at 04:23 PM (edited) Em 09/04/2025 às 12:48, CPHJ1966 disse: Boas Em relação às questões aqui levantadas, não me parece que também se tenha que alterar a chave quando se gera o HASH dos documentos. Eu vou continuar a usar a chave antiga. A At apenas menciona a obrigatoriedade dos 4096 bits para o certificado que vamos usar para comunicar via webservice. Espero que seja assim. Obrigado Até porque essa é de 1024 bits e não 2048 e o procedimento de alteração é completamente diferente. São chaves distintas. Eu uso a mesma desde 2013 (quando certifiquei). Uma coisa é assinar documentos outra é a comunicação de dados via WS (penso eu). Edited April 9, 2025 at 04:24 PM by 123xyz 2 Report
Carrolo Posted April 9, 2025 at 04:32 PM Report #634626 Posted April 9, 2025 at 04:32 PM Em 09/04/2025 às 12:48, CPHJ1966 disse: Boas Em relação às questões aqui levantadas, não me parece que também se tenha que alterar a chave quando se gera o HASH dos documentos. Eu vou continuar a usar a chave antiga. A At apenas menciona a obrigatoriedade dos 4096 bits para o certificado que vamos usar para comunicar via webservice. Espero que seja assim. Obrigado Também acho que não. É apenas o csr de comunicação com os web services da AT (aquele que tem validade de 2 anos, salvo erro) e que serve para pedir os códigos das guias de transporte, o registo das série (pedido ATCUD), etc. 1 Report
CPHJ1966 Posted April 9, 2025 at 04:45 PM Report #634627 Posted April 9, 2025 at 04:45 PM (edited) Boas Continuo com algumas dúvidas em relação ao HASH dos documentos. Se tivermos que usar a chave de 4096, vai ter que se mexer na programação. Obg Edited April 9, 2025 at 05:11 PM by CPHJ1966
Popular Post mganilho Posted April 9, 2025 at 05:36 PM Popular Post Report #634628 Posted April 9, 2025 at 05:36 PM (edited) Em 08/04/2025 às 18:07, mganilho disse: @desconfiado ao contrário do que alguns disseram, a tua questão parece-me pertinente (obrigado por nos fazeres pensar). Contudo, há um pequeno pormenor que resolve o problema e que creio que não estás a considerar. O que estás a ver bem: habitualmente quando pedimos um novo certificado não estamos a especificar uma nova chave privada. Fazemos um novo pedido CSR, mas a chave permanece a mesma. Geralmente, apenas existe razão para alterar a chave privada, se esta for comprometida e existir receio que seja conhecida de terceiros. Ou seja, mudar de certificado não é realmente o mesmo que mudar de chave privada. agora foi solicitado que se utilize uma chave privada com uma nova dimensão, o que obrigatoriamente conduz a uma nova chave privada e a uma respectiva chave pública,, caso atípico para o que costumamos fazer. quando assinamos utilizamos o HASH do documento anterior da série O que creio que estás a esquecer: quando submetemos um pedido de certificado, especificamos também à AT qual a versão da chave (número inteiro sequencial) quando assinamos um documento preenchemos a Hash e também colocamos essa versão no HashControl da chave que utilizámos quando iniciamos e comunicamos uma série, não a associamos a nenhuma versão de chave privada. Assim, parece-me que ao mudar a versão de uma chave podemos continuar a assinar documentos dentro de uma série que já possui documentos assinados com uma chave de versão anterior. No SAFT, para além do Hash, também é comunicado o HashControl. Por isso, a AT tem forma de saber a versão da chave privada que foi utilizada para assinar cada documento, podendo por isso utilizar o par respectivo da chave pública que nós lhe comunicámos. Parece-me que estarei a relacionar os conceitos de forma correcta. Se alguém discordar, tinha muito interesse em o ouvir. Realmente estava a fazer uma confusão a responder ao @desconfiado e a unificar o assunto de assinatura de documentos (Hash e HashControl) e comunicação por webservices AT. Ou seja, por norma eu utilizo a mesma chave privada para assinar e para solicitar o certificado, mas realmente nada diz que assim tem de ser (obrigado @CPHJ1966 @123xyz @Carrolo e @Sergio.). Estava convencido que indicávamos também a versão da chave ao submeter o CSR para obter certificado, mas afinal essa versão apenas é indicada no preenchimento do Modelo 24 na submissão do processo de certificação (juntamente com a submissão da chave pública respectiva). Assim, se por alguma razão se alterar a chave privada da produção da HASH será necessário respeitar este ponto do Despacho n.º 8632/2014: Citação 2.1.4 - A mudança do par de chaves utilizado pelo programa certificado só pode ser realizada pela empresa produtora após comunicação à AT através de uma declaração modelo 24 e do upload da respetiva chave pública. Desculpem a confusão. Edited April 9, 2025 at 05:37 PM by mganilho 3 Report
sergiosmvc Posted April 9, 2025 at 05:36 PM Report #634629 Posted April 9, 2025 at 05:36 PM Em 09/04/2025 às 17:45, CPHJ1966 disse: Boas Continuo com algumas dúvidas em relação ao HASH dos documentos. Se tivermos que usar a chave de 4096, vai ter que se mexer na programação. Obg Já renovei sei lá umas 6 ou 7 vezes o certificado que uso para a comunicação das guias e das séries e nunca mexi na chave que gera o hash nos documentos... 1 Report
marcolopes Posted April 9, 2025 at 07:10 PM Report #634630 Posted April 9, 2025 at 07:10 PM (edited) On 4/9/2025 at 10:27 AM, mganilho said: Obrigado @marcolopes pelas boas prática. Ainda bem que não somos todos iguais, assim podemos todos aprender uns com os outros. Sem drama: uma boa prática não é uma obrigação, mas é bom saber para decidirmos como actuar. Ou seja, é bom termos ideias claras porque fazemos as coisas. A minha questão para o @desconfiado prendia-se com a versão da chave (HashControl) e sua utilização. Ui que grande confusão que aqui vai!!!!! Não fazia ideia que estavam a CONFUNDIR o certificado de comunicação WEBSERVICES com as CHAVES RSA relativas à CERTIFICAÇÃO utilizadas na assinatura de documentos! Cum catano... NADA a ver! A assinatura de documentos é efectuada com a CHAVE RSA PRIVADA, emitida após a certificação, que é do conhecimento APENAS do produtor (por exemplo, eu tenho uma segunda versão das CHAVES, pois tive de pedir uma "segunda via" devido a um LEAK pois a chave PRIVADA foi inadvertidamente enviada à própria AT por email!!! A AT revogou imediatamente a primeira versão, tendo emitido uma nova. Aí sim... entra em acção o campo "hashcontrol" que é a forma que a AT tem de IDENTIFICAR a CHAVE utlizada na assinatura dos documentos, que pode ter sido REEMITIDA ao longo do tempo!!!) Agora está explicado o "drama" que estavam a criar! 😉 Edited April 9, 2025 at 07:25 PM by marcolopes The simplest explanation is usually the correct one JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma
marcolopes Posted April 9, 2025 at 07:12 PM Report #634631 Posted April 9, 2025 at 07:12 PM (edited) On 4/9/2025 at 5:45 PM, CPHJ1966 said: Boas Continuo com algumas dúvidas em relação ao HASH dos documentos. Se tivermos que usar a chave de 4096, vai ter que se mexer na programação. Obg NADA a ver! Estamos no típico de WEBSERVICES... Estamos a discutir a renovação do certificado de COMUNICAÇÃO com os WEBSERVICES da AT! Não estamos a falar de questões LEGAIS (CERTIFICAÇÃO -> CHAVES RSA para assinatura de documentos!) Edited April 9, 2025 at 07:24 PM by marcolopes The simplest explanation is usually the correct one JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma
paulofvoliveira Posted April 10, 2025 at 08:18 AM Report #634632 Posted April 10, 2025 at 08:18 AM Bom dia, Já alguém recebeu a renovação pedida por email? Em breve vamos ter que renovar o certificado e queria saber se o pedido pelo portal irá estar operacional ou não.
1000s Posted April 10, 2025 at 10:13 AM Report #634633 Posted April 10, 2025 at 10:13 AM Eu recebi a dizer para usar o portal que o problema está resolvido. Testei e está exatamente igual.
123xyz Posted April 10, 2025 at 10:13 AM Report #634634 Posted April 10, 2025 at 10:13 AM (edited) Recebemos um novo email da AT a indicar que os problemas ocorridos na submissão do novo pedido/CSR via e-fatura estavam ultrapassados, no entanto, ao submeter um novo CSR com chave RSA de 4096 bits, aparece agora o seguinte erro: "A chave pública enviada no CSR tem que ser uma chave RSA de 2048 bits: no CSR indicou RSA de 4096 bits." Não percebo qual é a lógica por detrás disto... Edited April 10, 2025 at 10:16 AM by 123xyz
CPHJ1966 Posted April 10, 2025 at 10:50 AM Report #634635 Posted April 10, 2025 at 10:50 AM Em 10/04/2025 às 11:13, 123xyz disse: Recebemos um novo email da AT a indicar que os problemas ocorridos na submissão do novo pedido/CSR via e-fatura estavam ultrapassados, no entanto, ao submeter um novo CSR com chave RSA de 4096 bits, aparece agora o seguinte erro: "A chave pública enviada no CSR tem que ser uma chave RSA de 2048 bits: no CSR indicou RSA de 4096 bits." Não percebo qual é a lógica por detrás disto... Eu também tentei agora e está igual. Vou ter que enviar à AT uma fatura das horas que perco por ano por questões como esta. Já não tenho palavras para classificar a forma como o estado trabalha. É assim que ajudam as empresas?
Recommended Posts