Jump to content

Recommended Posts

Posted
Em 17/03/2025 às 11:09, nikoSkotto disse:

“Os documentos referidos no ponto 1, quando na sua impressão resultar mais do que uma página, devem exibir em todas elas a designação do tipo de documento, a respetiva numeração de acordo com o ponto 2.2.4., os valores acumulados (transportados e a transportar), o respetivo n.º de página e o n.º total de páginas. Os apuramentos globais de base tributável, apuramento de impostos e total do documento, quando existirem, devem constar exclusivamente na última página”

Não sou um falante nativo de português e estou a ter problemas com documentos com mais de uma página com o inspetor. Alguém me pode enviar alguns exemplos de documentos de faturação com mais de uma página?
Muito obrigado

check your private messages on the forum

• 2 weeks later...
Posted (edited)

Boas,

Alguém me pode confirma se os endpoints de testes, e-Fatura e e-Fatura Circulação, são estes, respetivamente:
https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:700/fews/faturas
https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701/sgdtws/documentosTransporte

No comunicado deles de ontem, falam nos portos 7XX e 8XX. Alguém me pode esclarecer?

Em relação às Declarações de obrigações acessórias, existe igualmente algum endpoint para testes?

Edited by Cu5co

Carlos Matos 💪

Posted

Bom dia, gerei a chave privada .csr em RSA 4096 mas ao colocar nas finanças deu erro. E não recebi das finanças qualquer novo certificado.

O que temos de fazer em concreto.

Desde já obrigada pela disponibilidade

Posted
Em 31/03/2025 às 10:38, Pimentel disse:

Bom dia, gerei a chave privada .csr em RSA 4096 mas ao colocar nas finanças deu erro. E não recebi das finanças qualquer novo certificado.

O que temos de fazer em concreto.

Desde já obrigada pela disponibilidade

Penso que só podemos pedir Certificdos em RSA 4096 a partir de amanhã:

"A partir de 1 de abril de 2025 apenas serão aceites pedidos para emissão de certificados (.csr) segundo os moldes descritos supra."

• Vote 1
Posted
On 3/31/2025 at 3:12 PM, Vitor P. said:

Penso que só podemos pedir Certificdos em RSA 4096 a partir de amanhã:

"A partir de 1 de abril de 2025 apenas serão aceites pedidos para emissão de certificados (.csr) segundo os moldes descritos supra."

Acho que ninguém lê nada... 😄

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

Posted
Em 31/03/2025 às 18:18, marcolopes disse:

Acho que ninguém lê nada... 😄

Quando dizem "A partir de 1 de Abril apenas ..." não implica que não aceitem 4096 antes, apenas implica que deixam de aceitar as 2048.

Posted

"Não é possível efetuar outro pedido por já existir um pedido ativo. Para mais esclarecimentos contacte asi-psws@at.gov.pt."

Bem, teremos de continuar à espera até que o certificado expire em breve. A nova chave pública ainda não foi publicada.

Posted
Em 02/04/2025 às 13:14, Pedro Alex disse:

Boa tarde a todos.

Alguém já pediu renovação de certificado com as novas normas?

Tentei hoje, mas o CSR gerado com uma chave de 4096 bits excede o limite de 1722 caracteres do formulário. Pelo visto a AT ainda não atualizou o portal. 😕

• Vote 2
Posted

Atualmente apenas usamos webservice para criar séries documentais e assim obter os respetivos códigos de validação. O certificado usado terá então de ser renovado.

Para quem usa Linux, criar uma nova chave de 4096 bits:

openssl genrsa -out my.key 4096

Fazer o pedido de certificado (CSR):

openssl req -new -key my.key -out my.csr

Depois será necessário aderir novamente ao serviço enviando o CSR e finalmente substituir o certificado quando este chegar.

Miguel

Posted
Em 02/04/2025 às 18:38, Leonardo Basilio disse:

Tentei hoje, mas o CSR gerado com uma chave de 4096 bits excede o limite de 1722 caracteres do formulário. Pelo visto a AT ainda não atualizou o portal. 😕

Pois, comigo aconteceu o mesmo. Ao submeter diz que não pode exceder 1722 caracteres. mas que barraca...
Estive a consultar o Manual de Webservices e não foi atualizado e diz que a chave é de 2048 bits..

Posted
Em 02/04/2025 às 17:14, Pedro Alex disse:

Boa tarde a todos.

Alguém já pediu renovação de certificado com as novas normas?

Ainda não pedi o novo mas ja testei com o certificado de testes novo 4096 e esta a funcionar corretamente no end point de testes

Posted (edited)

Boa tarde.
Usando o exemplo do manual de webservices (pag. 48) agora seria assim ?

gerar:
openssl req -new -subj "/C=PT/ST=Distrito da Sede/L=Local da Sede/O=Empresa /OU=Departamento de Informatica/CN=555555555/emailAddress=informatica@empresa.pt"
-newkeyrsa:4096 -nodes -out 555555555.csr -keyout 555555555.key

para integrar:
openssl pkcs12 -export -in 555555555.crt -inkey 555555555.key -out 555555555.pfx

Edited by PSeg
Posted

O meu csr:

openssl req -new -subj "/C=PT/ST=Cidade/L=Localidade/O=Nome Apelido/OU=Nome/CN=123456789/emailAddress=abcdef@ghijk.pt" -newkey rsa:4096 -nodes -out nif_202504.csr -keyout nif_202504.key

Fica com 1805 chars.

Estarei a fazer algo mal ? O portal diz:

«O tamanho máximo para o campo CSR é de 1722 carateres.»

Obriado!

Posted
On 4/2/2025 at 7:40 PM, avilacha said:

O meu csr:

openssl req -new -subj "/C=PT/ST=Cidade/L=Localidade/O=Nome Apelido/OU=Nome/CN=123456789/emailAddress=abcdef@ghijk.pt" -newkey rsa:4096 -nodes -out nif_202504.csr -keyout nif_202504.key

Fica com 1805 chars.

Estarei a fazer algo mal ? O portal diz:

«O tamanho máximo para o campo CSR é de 1722 carateres.»

Obrigado!

Só faltava agora sermos obrigados a REDUZIR a informação constante dos campos do CSR para não ultrapassar esse valor MÁXIMO que estão a indicar!!!

Esse valor máximo é STARNDARD para os pedidos CSR? Ainda não investiguei...

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

Posted
Em 03/04/2025 às 00:02, marcolopes disse:

Só faltava agora sermos obrigados a REDUZIR a informação constante dos campos do CSR para não ultrapassar esse valor MÁXIMO que estão a indicar!!!

Esse valor máximo é STARNDARD para os pedidos CSR? Ainda não investiguei...

Já alguem comentou aqui, e penso que esteja correto:

- A AT esqueceu-se de preparar o Site para receber os novos CSR em formato 4096

Eu já registei a queixa no eBalcão, e penso que mais pessoas o terão feito, assim penso que a todo o momento teremos novidades com toda a certeza

• Vote 1