Jump to content

Utilizar Webservices da AT

cjulio
Go to solution Solved by thoga31,

Recommended Posts

Olá grbabus

Para encriptar os campos password, nonce e created tens que usar o a chave pública da AT fornecido como ficheiro .cer e não o certificado .pfx.

Na primeira linha do teu código tens isso asteriscado e pelos vistos já esteve correcto e depois alteraste. Neste caso, não precisas da pass do certificado de testes das financas.

Deve ser q coisa assim:

Dim CaminhoChavePublica As String = "c:\chave\certo.cer"
	 ' Variaveis a encriptar
	 'xxx Dim PassFinancas As String = "TESTEwebservice"
	 Dim DataCriacao As String = Date.Now.ToUniversalTime().ToString("yyyy-MM-ddTHH:mm:ss.ff") & "Z"
	 ' Carregar chave pública
	 Dim certCP As New X509Certificate2
	 certCP.Import(CaminhoChavePublica)
	 Dim ChavePublica As String = certCP.PublicKey.Key.ToXmlString(False)
	 ...

Verifica e diz qq coisa.

obrigado pmmachado , aquele certificado eu exportei pelo TestesWebServices.pfx já testei aqui com vc me disse , mas continua a dar o mesmo erro !

Edited by grbabus

Exatamente isso, vou esperar para ver não sei qual o prazo para isso , mas afecta o projecto que entreguei ao meu cliente que vê aqui a falhar!!! , lol quem resolver ajude-nos !!

Olá grbabus e a quem interessar,

Então é assim e relativamente ao erro

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

-<SOAP-ENV:Envelope xmlns:SOAP-ENV="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/"><SOAP-ENV:Header/>-<SOAP-ENV:Body>-<SOAP-ENV:Fault><faultcode>8 </faultcode><faultstring>Rejected: | Codigo: 8 | Erro: Nonce: Não foi possível decifrar o campo | Tentativas Restantes: -1</faultstring><detail>fews.gdcontfsimpostosqua</detail></SOAP-ENV:Fault></SOAP-ENV:Body></SOAP-ENV:Envelope>

em ambiente de produção, ou seja, endereço definitivo. Coloquei a questão ao pessoal da AT e a resposta foi esta:

> Agradecemos a informação fornecida, e informamos que a ligação feita ao URL https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:400/fews/faturas só está permitida com base em certificado digital.

> O certificado digital que deve utilizar para autorizar a comunicação é extraído do ficheiro 503303461.cer que lhe enviámos com base no vosso pedido CSR.

> A chave pública utilizada, "ChavePublicaAT.cer", serve para a cifra necessária na password (quer em testes quer em ambiente de produção).

Posto isto, tudo para mim está a funcionar ao fim de 2 longos meses.

Cumprimentos a todos.

Carlos Matos

Carlos Matos 💪

Opa obrigado pela resposta, chegou ontem o certificado do cliente o mesmo me enviou eu instalei na minha maquina e agora quando uso no código da o seguinte erro: A ligação subjacente foi fechada: Erro inesperado ao enviar. lol por essa eu não esperava!!, preciso fazer algo de especial com o certificado ou e só instalar na máquina e apontar um directoria onde ele está na maquina?

Opa obrigado pela resposta, chegou ontem o certificado do cliente o mesmo me enviou eu instalei na minha maquina e agora quando uso no código da o seguinte erro: A ligação subjacente foi fechada: Erro inesperado ao enviar. lol por essa eu não esperava!!, preciso fazer algo de especial com o certificado ou e só instalar na máquina e apontar um directoria onde ele está na maquina?

Pois eu também gostaria de saber quais os passos para usar o certificado, pois a mim dá-me o seguinte erro "unable to use client certificate (no key found or wrong pass phrase?)". Se alguém poder ajudar agradeço, pois é o meu primeiro trabalho na empresa e já estou atrasado na entrega. Estou a programar em PHP.

Abraço

Caros,

Estou a programar o modulo de envio de facturas em java e estou a receber um erro EOFException (na verdade o servidor fecha a conecção TCP e as libraries do lado do cliente publicam esse erro) na fase de handshake depois de cliente e servidor concordarem com o modo de cifra a usar na comunicação encriptada que neste caso é TLS_RSA_WITH_AES_128_CBC_SHA.

Seguindo o protocolo SSL após as fases de troca e validação de certificados e definição da chave secreta para encriptação da comunicação que aqui não incluo por ser demasiado extenso, o cliente executa um teste com sucesso usando a nova cifra e envia os dados de teste para o servidor de modo a que este possa repetir o mesmo teste e assim garantir que ambas as partes estão em condições de iniciar uma comunicação cifrada. O cliente faz correctamente o teste de encriptação, passa os dados de teste para o servidor e este fecha então a conecção por razões desconhecidas.

Aqui segue a ultima parte do log SSL:

O cliente envia uma confirmação para o servidor validando que conhecemos a chave privada correspondente ao certificado do cliente enviado....

* CertificateVerify

[write] MD5 and SHA1 hashes: len = 262

<dados binarios>

main, WRITE: TLSv1 Handshake, length = 262

[Raw write]: length = 267

<dados binarios>

O cliente comunica ao servidor que vai mudar o modo de encriptação para a nova cifra negociada e acordada entre ambas as partes. Daqui para a frente todas as mensagens trocadas serão encriptadas com essa cifra(TLS_RSA_WITH_AES_128_CBC_SHA).

main, WRITE: TLSv1 Change Cipher Spec, length = 1

[Raw write]: length = 6

0000: 14 03 01 00 01 01

... a troca de cifra é enviada com sucesso

..Finished

É enviada pelo cliente uma mensagem de Finished para validar que a comunicação funciona bem.

verify_data: { 221, 96, 47, 110, 19, 170, 244, 8, 37, 152, 160, 40 }

O cliente faz o teste encriptando os dados com sucesso..

[write] MD5 and SHA1 hashes: len = 16

0000: 14 00 00 0C DD 60 2F 6E 13 AA F4 08 25 98 A0 28 .....`/n....%..(

Padded plaintext before ENCRYPTION: len = 48

0010: 10 7F 85 11 EC 6D 5D ED 21 70 27 F4 DC 23 C0 9B .....m].!p'..#..

0020: A7 6F C2 80 0B 0B 0B 0B 0B 0B 0B 0B 0B 0B 0B 0B .o..............

main, WRITE: TLSv1 Handshake, length = 48

...e envia os dados de teste para o servidor por forma a que o servidor faça o mesmo teste e confirme que a comunicação encriptada pode ser usada (53 bytes = 48 do teste + 5 do header).

[Raw write]: length = 53

0000: 16 03 01 00 30 1C 17 08 0F 49 C9 6A 7A 8B 8C 48 ....0....I.jz..H

0010: BA 57 2D CB 06 46 1E 65 61 7C 5F 74 F2 08 AB 12 .W-..F.ea._t....

0020: 91 47 72 8C 8F 84 0A CB D7 29 E2 FD 84 B2 FD 9E .Gr......)......

0030: 47 DC 13 60 B4 G..`.

... e o servidor fecha a conecção dando origem a um erro EOFException[/b]

main, received EOFException: error

main, handling exception: javax.net.ssl.SSLHandshakeException: Remote host closed

connection during handshake

%% Invalidated: [session-1, TLS_RSA_WITH_AES_128_CBC_SHA]

main, SEND TLSv1 ALERT: fatal, description = handshake_failure

Padded plaintext before ENCRYPTION: len = 32

0000: 02 28 BC 65 1A CA 68 87 79 84 5F 64 16 F5 28 72 .(.e..h.y._d..(r

0010: F7 8A 69 72 93 D8 09 09 09 09 09 09 09 09 09 09 ..ir............

main, WRITE: TLSv1 Alert, length = 32

[Raw write]: length = 37

0000: 15 03 01 00 20 0D 9A 35 18 B7 98 4B 7B AF 82 4E .... ..5...K...N

0010: 1A EE 7D AC 5D D5 49 05 4E 74 B9 77 E4 CD 87 61 ....].I.Nt.w...a

0020: 23 03 5C 9C 7E #...

main, called closeSocket()

main, called close()

main, called closeInternal(true)

Não consigo entender qual a causa do problema nem como posso programaticamente influenciar o resultado. Forcei o uso de outras cifras suportadas por cliente e servidor como seja o SSL_RSA_WITH_RC4_128_MD5 escrevendo uma classe que extende a SSLSocketFactory mas o erro mantém-se exactamente igual.

Alguma ideia sobre como resolver este problema? Estará a causa do lado do servidor da AT?

O certificado de que falas é o ficheiro .cer que te enviaram após submeteres o CSR?

Não sei em que sistema trabalhas mas no Windows, tens que gerar o certificado com extensão .pfx, de modo a que o Windows o reconheça, instalá-lo (o .pfx) e a seguir usares este na tua ligação em que efetuas o pedido.

Se quiseres o comando de como gerares o .pfx, diz que eu digo-te.

Caros,

Estou a programar o modulo de envio de facturas em java e estou a receber um erro EOFException (na verdade o servidor fecha a conecção TCP e as libraries do lado do cliente publicam esse erro) na fase de handshake depois de cliente e servidor concordarem com o modo de cifra a usar na comunicação encriptada que neste caso é TLS_RSA_WITH_AES_128_CBC_SHA.

Seguindo o protocolo SSL após as fases de troca e validação de certificados e definição da chave secreta para encriptação da comunicação que aqui não incluo por ser demasiado extenso, o cliente executa um teste com sucesso usando a nova cifra e envia os dados de teste para o servidor de modo a que este possa repetir o mesmo teste e assim garantir que ambas as partes estão em condições de iniciar uma comunicação cifrada. O cliente faz correctamente o teste de encriptação, passa os dados de teste para o servidor e este fecha então a conecção por razões desconhecidas.

Aqui segue a ultima parte do log SSL:

O cliente envia uma confirmação para o servidor validando que conhecemos a chave privada correspondente ao certificado do cliente enviado....

*
CertificateVerify

[write] MD5 and SHA1 hashes: len = 262

<dados binarios>

main, WRITE: TLSv1 Handshake, length = 262

[Raw write]: length = 267

<
dados binarios>

O cliente comunica ao servidor que vai mudar o modo de encriptação para a nova cifra negociada e acordada entre ambas as partes. Daqui para a frente todas as mensagens trocadas serão encriptadas com essa cifra(TLS_RSA_WITH_AES_128_CBC_SHA).

main, WRITE: TLSv1 Change Cipher Spec, length = 1

[Raw write]: length = 6

0000: 14 03 01 00 01 01

... a troca de cifra é enviada com sucesso

..Finished

É enviada pelo cliente uma mensagem de Finished para validar que a comunicação funciona bem.

verify_data: { 221, 96, 47, 110, 19, 170, 244, 8, 37, 152, 160, 40 }

O cliente faz o teste encriptando os dados com sucesso..

[write] MD5 and SHA1 hashes: len = 16

Padded plaintext before ENCRYPTION: len = 48

0010: 10 7F 85 11 EC 6D 5D ED 21 70 27 F4 DC 23 C0 9B .....m].!p'..#..

0020: A7 6F C2 80 0B 0B 0B 0B 0B 0B 0B 0B 0B 0B 0B 0B .o..............

main, WRITE: TLSv1 Handshake, length = 48

...e envia os dados de teste para o servidor por forma a que o servidor faça o mesmo teste e confirme que a comunicação encriptada pode ser usada (53 bytes = 48 do teste + 5 do header).

[Raw write]: length = 53

0000: 16 03 01 00 30 1C 17 08 0F 49 C9 6A 7A 8B 8C 48 ....0....I.jz..H

0010: BA 57 2D CB 06 46 1E 65 61 7C 5F 74 F2 08 AB 12 .W-..F.ea._t....

0020: 91 47 72 8C 8F 84 0A CB D7 29 E2 FD 84 B2 FD 9E .Gr......)......

0030: 47 DC 13 60 B4 G..`.

... e o servidor fecha a conecção dando origem a um erro EOFException

main, received EOFException: error

main, handling exception: javax.net.ssl.SSLHandshakeException: Remote host closed

connection during handshake

%% Invalidated: [session-1, TLS_RSA_WITH_AES_128_CBC_SHA]

main, SEND TLSv1 ALERT: fatal, description = handshake_failure

Padded plaintext before ENCRYPTION: len = 32

0000: 02 28 BC 65 1A CA 68 87 79 84 5F 64 16 F5 28 72 .(.e..h.y._d..(r

0010: F7 8A 69 72 93 D8 09 09 09 09 09 09 09 09 09 09 ..ir............

main, WRITE: TLSv1 Alert, length = 32

[Raw write]: length = 37

0000: 15 03 01 00 20 0D 9A 35 18 B7 98 4B 7B AF 82 4E .... ..5...K...N

0010: 1A EE 7D AC 5D D5 49 05 4E 74 B9 77 E4 CD 87 61 ....].I.Nt.w...a

0020: 23 03 5C 9C 7E #...

main, called closeSocket()

main, called close()

main, called closeInternal(true)

Não consigo entender qual a causa do problema nem como posso programaticamente influenciar o resultado. Forcei o uso de outras cifras suportadas por cliente e servidor como seja o SSL_RSA_WITH_RC4_128_MD5 escrevendo uma classe que extende a SSLSocketFactory mas o erro mantém-se exactamente igual.

Alguma ideia sobre como resolver este problema? Estará a causa do lado do servidor da AT?

Estás a trabalhar com o endereço de testes ou de produção?

Instalaste o certificado?

Estás a enviá-lo na ligação?

Qual o endereço que estás a usar?

Se estás em ambiente de produção, tens que gerar o ficheiro .pfx (certificado) a partir do .cer que te enviaram.

Carlos Matos 💪

O certificado de que falas é o ficheiro .cer que te enviaram após submeteres o CSR?

Não sei em que sistema trabalhas mas no Windows, tens que gerar o certificado com extensão .pfx, de modo a que o Windows o reconheça, instalá-lo (o .pfx) e a seguir usares este na tua ligação em que efetuas o pedido.

Se estás em ambiente de produção, tens que gerar o ficheiro .pfx (certificado) a partir do .cer que te enviaram.

Opa estou chegando lá fiz o procedimento com o openssl para gerar o pfx (não sei se está certo), agora quando envio da o seguinte erro Pedido abortado: Não foi possível criar um canal seguro SSL/TLS. se puderes posta ai o comando para gerar o pfx obrigado.

Cumps

Obrigado pela resposta.

Estou a trabalhar com o endereço de testes.

Para a criação da conecção SSL uso a keystore "Testes Web services.pfx" e para a validação do certificado que é enviado pelo servidor não uso a truststore do sistema que no meu caso é "C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_11\jre\lib\security\cacerts" mas sim um ficheiro jks designado por truststore que vem incluido com as sources do programa de exemplo publicado no site e que basicamente inclui varios certificados da Administração Tributaria. Para a encriptação dos campos estou a usar os certificados SA incluidos num keystore designado por saPubKey.jks que vem com o codigo fonte de exemplo. Este ficheiro inclui 2 certificados sapubkey.testes e sapubkey.prod que são usados pela referida aplicação de exemplo para usar nos ambientes de Teste e PRD. Estou a usar a chave publica do certificado sapubkey.testes para encriptar o campo da chave simetrica tal como vem no codigo de exemplo.

Repara que na fase em que dá o erro ainda não foi enviada a mensagem soap pelo que a haver um erro qualquer na encriptação dos campos seria reportado após a fase de handshake em que o cliente e o servidor estão a negociar a forma de comunicação. Quanto à qualidade dos certificados nas fases anteriores de handshaking que eu não inclui integralmente no post por ser muito extenso, o cliente e o servidor trocam certificados com sucesso.

Estou a usar o endereço https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:700/fews/faturas

Edited by jlmsilva

Opa estou chegando lá fiz o procedimento com o openssl para gerar o pfx (não sei se está certo), agora quando envio da o seguinte erro Pedido abortado: Não foi possível criar um canal seguro SSL/TLS. se puderes posta ai o comando para gerar o pfx obrigado.

Cumps

Utiliza este endereço para criares o .pfx

https://www.sslshopper.com/ssl-converter.html

Obrigado pela resposta.

Estou a trabalhar com o endereço de testes.

Para a criação da conecção SSL uso a keystore "Testes Web services.pfx" e para a validação do certificado que é enviado pelo servidor não uso a truststore do sistema que no meu caso é "C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_11\jre\lib\security\cacerts" mas sim um ficheiro jks designado por truststore que vem incluido com as sources do programa de exemplo publicado no site e que basicamente inclui varios certificados da Administração Tributaria. Para a encriptação dos campos estou a usar os certificados SA incluidos num keystore designado por saPubKey.jks que vem com o codigo fonte de exemplo. Este ficheiro inclui 2 certificados sapubkey.testes e sapubkey.prod que são usados pela referida aplicação de exemplo para usar nos ambientes de Teste e PRD. Estou a usar a chave publica do certificado sapubkey.testes para encriptar o campo da chave simetrica tal como vem no codigo de exemplo.

Repara que na fase em que dá o erro ainda não foi enviada a mensagem soap pelo que a haver um erro qualquer na encriptação dos campos seria reportado após a fase de handshake em que o cliente e o servidor estão a negociar a forma de comunicação. Quanto à qualidade dos certificados nas fases anteriores de handshaking que eu não inclui integralmente no post por ser muito extenso, o cliente e o servidor trocam certificados com sucesso.

Estou a usar o endereço https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:700/fews/faturas

Verifica se o certificado que estás a usar não é o que expirou a 31.12.2012. Existe um outro que expira a 31.06.2013.

Carlos Matos 💪

Utiliza este endereço para criares o .pfx

https://www.sslshopper.com/ssl-converter.html

Verifica se o certificado que estás a usar não é o que expirou a 31.12.2012. Existe um outro que expira a 31.06.2013.

Para quê criar um pfx se o ficheiro já está em .pfx? Ou a chave publica também tem de ser em pfx? No meu

caso que programo em PHP só aceita PEM.

Pessoal ontem estive na sessão de esclarecimento da ASSOFT dada na AT

e eles assumem muita falta de informação mas parece que vão actualizar manuais e dar mais apoio.

Os emails que eles não responderam até agora devem de enviar novamente para que eles respondam.

As facturas via webservice devem ser enviadas até 25 de Fevereiro e poderá haver alterações no WSDL

e em outros assuntos.

Abraço a todos e fica a informação

Boa tarde Cu5co,

Tinhas toda a razão, tenho 2 ficheiros "testesWebservices.pfx" e "testes web services.pfx" e estava a usar o errado que caducou e que vem com o programa de teste, ultima versão.

Agora já comunico com o webservice e estou a ter um erro "Nonce: Não foi possível decifrar o campo" porque provavelmente também estou a usar o certificado errado apesar de ter validado e esses estarem no prazo de validade. Está visto que não me posso fiar no programa de demonstração.

Obrigado

Boa tarde Cu5co,

Tinhas toda a razão, tenho 2 ficheiros "testesWebservices.pfx" e "testes web services.pfx" e estava a usar o errado que caducou e que vem com o programa de teste, ultima versão.

Agora já comunico com o webservice e estou a ter um erro "Nonce: Não foi possível decifrar o campo" porque provavelmente também estou a usar o certificado errado apesar de ter validado e esses estarem no prazo de validade. Está visto que não me posso fiar no programa de demonstração.

Obrigado

Boas jlmsilva

Essa erro pode ter a ver não com o certificado mas sim com a maneira como cifras o campo,

digo isto porque ontem na sessão de esclarecimento eles falaram sobre isso e que usam uma fórmula

para decifrar a cifra e senão tiver de acordo é possível que dê esse erro e parece que é o que está

a dar mais problemas, são mesmo as cifras.

A fórmula que usam é algo do género: Nonce=Base64(Ckaes,ecb,pkcs5(SenhaAF)).

Abraço

lol onde está esse arquivo ChavePublicaAT.cer? eu não recebi isso só recebi o TestesWebServices.pfx!!, continuo com o problema de encriptação do campo nonce (erro 8): já recebi o certificado definitivo das finanças e o transformei em pfx mesmo assim da o mesmo erro acredito que seja na encriptação por isso coloco a função que estou usando para encriptar em vb.net:

Public Sub encriptSenhas()
 Dim CaminhoChavePublica As String = "P:\natural\503834327.pfx" '"p:\natural\503834327.cer"
 ' Variaveis a encriptar
 Dim PassFinancas As String = "natural" ' "TESTEwebservice"
 Dim DataCriacao As String = Date.Now.ToUniversalTime().ToString("yyyy-MM-ddTHH:mm:ss.ff") & "Z"
 ' Carregar chave pública
 certCP.Import(CaminhoChavePublica, PassFinancas, X509KeyStorageFlags.DefaultKeySet)
 Dim aleatorios As New Random()

Dim ChaveSimetrica(15) As Byte
 'Dim ChaveSimetrica As Byte() = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 16, 14, 15, 16}
 'ChaveSimetrica = sal
 aleatorios.NextBytes(ChaveSimetrica)
 ' Inserir Chave Simetrica nos parametros de encriptação
 Dim rijn As SymmetricAlgorithm = SymmetricAlgorithm.Create()
 rijn.Key = ChaveSimetrica
 rijn.IV = ChaveSimetrica
 rijn.Mode = CipherMode.ECB
 rijn.Padding = PaddingMode.PKCS7

' Encriptar password das financas
 Dim msPassFinancas As New MemoryStream
 Dim csPassFinancas As New CryptoStream(msPassFinancas, rijn.CreateEncryptor(rijn.Key, rijn.IV), CryptoStreamMode.Write)
 Using swPassFinancas As New StreamWriter(csPassFinancas)
	 swPassFinancas.Write(PassFinancas)
 End Using

' Encriptar data de criação
 Dim msDataCriacao As New MemoryStream
 Dim csDataCriacao As New CryptoStream(msDataCriacao, rijn.CreateEncryptor(rijn.Key, rijn.IV), CryptoStreamMode.Write)
 Using swDataCriacao As New StreamWriter(csDataCriacao)
	 swDataCriacao.Write(DataCriacao, 0, DataCriacao)
	 csDataCriacao.FlushFinalBlock()
 End Using
 ' Converter de bytes para string
 Dim PassFinancasEncriptada As String = System.Convert.ToBase64String(msPassFinancas.ToArray())
 encryptPass = PassFinancasEncriptada
 Dim DataCriacaoEncriptada As String = System.Convert.ToBase64String(msDataCriacao.ToArray())
 encryptDate = DataCriacaoEncriptada
 ' Encriptar a chave simetrica com o algoritmo RSA e com a chave pública
 Dim AlgRSA As New RSACryptoServiceProvider
 AlgRSA.FromXmlString(ChavePublica)
 Dim Chave() As Byte = AlgRSA.Encrypt(ChaveSimetrica, False)

Dim ChaveSimetricaEncriptada As String = System.Convert.ToBase64String(Chave)
 rsaPublicKey = ChaveSimetricaEncriptada

End Sub

me ajudem !!

Boas pessoal,

Para quem está a programar em PHP podem-me ajudar e dizer-me se o que estou a fazer está bem?

Posto aqui o código para ver se me conseguem ajudar.

public function setXML($xml)
{
	$this->xml = $xml;

}

public function setHeaders($action)
{
	$this->headers = array(
	 'Content-type: text/xml;charset="utf-8"',
	 'Accept: text/xml',
	 'Cache-Control: no-cache',
	 'Pragma: no-cache',
		'SOAPAction: "' . $action . '"',
	 'Content-length: '. strlen($this->xml),
	);
}

public function process($url)
{
	$soap = curl_init();

curl_setopt($soap, CURLOPT_URL, "http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/02357996-29FC-4F11-9F1D-6EA2B9210D60/0/factemiws.wsdl");
	//curl_setopt($soap, CURLOPT_CAPATH, '');
	//curl_setopt($soap, CURLOPT_CAINFO,  '');
	curl_setopt($soap, CURLOPT_SSLCERT ,  "C:\wwwroot\www-php\projects\foxfact\TestesWebServices.pem" );
	curl_setopt($soap, CURLOPT_SSLKEY ,  "C:\wwwroot\www-php\projects\foxfact\TestesWebServices.pem" );
	curl_setopt($soap, CURLOPT_SSLCERTPASSWD ,  "TESTEwebservice" );
	curl_setopt($soap, CURLOPT_SSLVERSION, 3);
	curl_setopt($soap, CURLOPT_SSL_VERIFYPEER, false);
	curl_setopt($soap, CURLOPT_SSL_VERIFYHOST, false);
	curl_setopt($soap, CURLOPT_CONNECTTIMEOUT, 20);
	curl_setopt($soap, CURLOPT_TIMEOUT,		15);
	curl_setopt($soap, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
	curl_setopt($soap, CURLOPT_POST,		   true);
	curl_setopt($soap, CURLOPT_POSTFIELDS,	 $this->xml);
	curl_setopt($soap, CURLOPT_HTTPHEADER,	 $this->headers);

$result = curl_exec($soap);

if (curl_errno($soap) > 0) {
		$result = array('errocurl' => curl_errno($soap), 'msgcurl' => curl_error($soap));
		echo curl_error($soap);
		// $result = false;
	}

curl_close($soap);

return $result;

}
}

Boa tarde Cu5co,

Obrigado

Bom dia,

só recebi um ficheiro pfx "Testes Web services.pfx", acompanhado pela chave pública "ChavePublicaAT.cer". O certificado expirou a 31-12-2012. Como se obtém então o novo ficheiro pfx, que só expira a 31-06-2013?

Obrigada

lol onde está esse arquivo ChavePublicaAT.cer? eu não recebi isso só recebi o TestesWebServices.pfx!!, continuo com o problema de encriptação do campo nonce (erro 8): já recebi o certificado definitivo das finanças e o transformei em pfx mesmo assim da o mesmo erro acredito que seja na encriptação por isso coloco a função que estou usando para encriptar em vb.net:

Public Sub encriptSenhas()
 Dim CaminhoChavePublica As String = "P:\natural\503834327.pfx" '"p:\natural\503834327.cer"
 ' Variaveis a encriptar
 Dim PassFinancas As String = "natural" ' "TESTEwebservice"
 ' Carregar chave pública
 certCP.Import(CaminhoChavePublica, PassFinancas, X509KeyStorageFlags.DefaultKeySet)
 Dim aleatorios As New Random()

Dim ChaveSimetrica(15) As Byte
 'Dim ChaveSimetrica As Byte() = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 16, 14, 15, 16}
 'ChaveSimetrica = sal
 aleatorios.NextBytes(ChaveSimetrica)
 ' Inserir Chave Simetrica nos parametros de encriptação
 Dim rijn As SymmetricAlgorithm = SymmetricAlgorithm.Create()
 rijn.Key = ChaveSimetrica
 rijn.IV = ChaveSimetrica
 rijn.Mode = CipherMode.ECB
 rijn.Padding = PaddingMode.PKCS7

' Encriptar password das financas
 Dim msPassFinancas As New MemoryStream
 Dim csPassFinancas As New CryptoStream(msPassFinancas, rijn.CreateEncryptor(rijn.Key, rijn.IV), CryptoStreamMode.Write)
 Using swPassFinancas As New StreamWriter(csPassFinancas)
	 swPassFinancas.Write(PassFinancas)
 End Using

' Encriptar data de criação
 Dim msDataCriacao As New MemoryStream
 Dim csDataCriacao As New CryptoStream(msDataCriacao, rijn.CreateEncryptor(rijn.Key, rijn.IV), CryptoStreamMode.Write)
 Using swDataCriacao As New StreamWriter(csDataCriacao)
	 swDataCriacao.Write(DataCriacao, 0, DataCriacao)
	 csDataCriacao.FlushFinalBlock()
 End Using
 ' Converter de bytes para string
 Dim PassFinancasEncriptada As String = System.Convert.ToBase64String(msPassFinancas.ToArray())
 encryptPass = PassFinancasEncriptada
 Dim DataCriacaoEncriptada As String = System.Convert.ToBase64String(msDataCriacao.ToArray())
 encryptDate = DataCriacaoEncriptada
 ' Encriptar a chave simetrica com o algoritmo RSA e com a chave pública
 Dim AlgRSA As New RSACryptoServiceProvider
 AlgRSA.FromXmlString(ChavePublica)
 Dim Chave() As Byte = AlgRSA.Encrypt(ChaveSimetrica, False)

Dim ChaveSimetricaEncriptada As String = System.Convert.ToBase64String(Chave)
 rsaPublicKey = ChaveSimetricaEncriptada

End Sub

me ajudem !!

O ficheiro ChavePublicaAT.cer veio por mail num zip junto com o TestesWebservices.pfx (o ficheiro actualizado não tem espaços no nome) em resposta ao pedido enviado para

asi-psws@at.gov.pt.