Jump to content

Utilizar Webservices da AT

cjulio
Go to solution Solved by thoga31,

Recommended Posts

Porque é que há tanta discussão à volta de qual a mensagem retornada pelos serviços AT no que toca às guias? 

A única coisa que precisa de ser validada é o campo ReturnCode, onde caso o valor seja 0 significa que a guia foi comunicada com sucesso.

preg_match('/<ReturnCode>(.*?)<\/ReturnCode>/s', $response, $statusCode);

O resto não interessa. Só quando deixar de devolver o valor 0, é que tem de se preocupar. 😅

• Vote 1

On 1/23/2023 at 7:45 PM, bioshock said:

Porque é que há tanta discussão à volta de qual a mensagem retornada pelos serviços AT no que toca às guias? 

A única coisa que precisa de ser validada é o campo ReturnCode, onde caso o valor seja 0 significa que a guia foi comunicada com sucesso.

O resto não interessa. Só quando deixar de devolver o valor 0, é que tem de se preocupar. 😅

Já disse isso diversas vezes...

De qualquer forma, se a AT está a colocar uma mensagem de SUCESSO com informação "relevante", a mesma deverá? ser apresentada ao utilizador... Resta saber se a mensagem actual não irá causar confusão... uma vez que, por exemplo, alerta para um ATCUD inválido, quando o mesmo é correctamente comunicado.

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

Estou a desenvolver a comunicação de séries de Auto Faturação mas surgiu-me um problema que não sei como resolver.

Não consigo comunicar séries em modo de teste. Devolve-me sempre a mensagem "Não foi possível registar a Série. Por favor corrija os erros nos campos assinalados. Não existe acordo prévio de autofaturação ativo associado ao Número de Identificação Fiscal introduzido.".

Acontece que o NIF está registado com acordo mas em ambiente "real". Em ambiente de teste, aparentemente não. Como consigo registar um acordo em ambiente de testes para poder testar a comunicação?

Em 23/01/2023 às 19:45, bioshock disse:

Olá, eu comunico sem essa mensagem, quer em Produção, quer em Testes.

<soapenv:Envelope xmlns:soapenv="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" xmlns:doc="https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/sgdtws/documentosTransporte/"><soapenv:Header><wss:Security xmlns:wss="http://schemas.xmlsoap.org/ws/2002/12/secext"><wss:UsernameToken><wss:Username>501854371/2</wss:Username><wss:Password>vKAe6FPfRLVTzfgmpUBr6w==</wss:Password><wss:Nonce>KLQnHomwJ9xbFsiQbq0CvMgnu/MpIQCVGGPxgaVvHg/809YkMSGoCVsF+SBf9T0i4UYjx5erq7i++UM5k+BkgdPw9b3qEkWofIxp/YGn2ytdAxTEH35jDXSEZKqKb0xOzePbAgrF98P6YXru80Q7CM6Ix5hLelbTgacXm/qpN9o/vaTPRrzAw8HhTEf/Wr03wuGJY8yXDf9cMujrcmIVZEw1V3F4AArZPRt41hAe5WRh8qoSxy4uUOZvdVtP3ArJJG3n2FQKknJP/RTLqyW3vmczwscqHOideUH/KIB6cBNDP//eTw8LPAj+j3b3uU+bmSW6jO9sVVlYGJhlzfTdzg==</wss:Nonce><wss:Created>c8KGulA/dYRGXhvrUmUSQShumbsTuNbyvxE8+nAsSsY=</wss:Created></wss:UsernameToken></wss:Security></soapenv:Header><soapenv:Body><doc:envioDocumentoTransporteRequestElem><TaxRegistrationNumber>501854371</TaxRegistrationNumber><CompanyName>F3M SA</CompanyName><CompanyAddress><Addressdetail>Rua de Linhares</Addressdetail><City>Braga</City><PostalCode>4715-435</PostalCode><Country>PT</Country></CompanyAddress><DocumentNumber>GR 2019/8</DocumentNumber><ATCUD>AAJFFZ3X2S-8</ATCUD><MovementStatus>N</MovementStatus><MovementDate>2023-01-24</MovementDate><MovementType>GR</MovementType><CustomerTaxID>212367366</CustomerTaxID><CustomerName>Carlos</CustomerName><AddressTo><Addressdetail>qweq</Addressdetail><City>Matosinhos</City><PostalCode>4455-516</PostalCode><Country>PT</Country></AddressTo><AddressFrom><Addressdetail>aweq</Addressdetail><City>Leiria</City><PostalCode>2410-026</PostalCode><Country>PT</Country></AddressFrom><MovementStartTime>2023-01-24T13:02:00</MovementStartTime><Line><ProductDescription>Etiqueta de Tamanhos</ProductDescription><Quantity>1</Quantity><UnitOfMeasure>Unidade</UnitOfMeasure><UnitPrice>1</UnitPrice></Line></doc:envioDocumentoTransporteRequestElem></soapenv:Body></soapenv:Envelope>

xml resposta:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <S:Envelope xmlns:S="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/"><S:Header><WorkContext xmlns="http://oracle.com/weblogic/soap/workarea/">rO0ABXdQABN3ZWJsb2dpYy5hcHAuc2dkdHdzAAAA1gAAACN3ZWJsb2dpYy53b3JrYXJlYS5TdHJpbmdXb3JrQ29udGV4dAAMMS4yMi4xLTQxMjA0AAA=</WorkContext></S:Header><S:Body><ns0:envioDocumentoTransporteResponseElem xmlns:ns0="https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/sgdtws/documentosTransporte/"><ResponseStatus><ReturnCode>0</ReturnCode><ReturnMessage>OK</ReturnMessage></ResponseStatus><DocumentNumber>GR 2019/8</DocumentNumber><ATCUD>AAJFFZ3X2S-8</ATCUD><ATDocCodeID>1100612391</ATDocCodeID></ns0:envioDocumentoTransporteResponseElem></S:Body></S:Envelope>

Edited by nunopicado
Syntax Highlight

Desde que renovamos o certificado de comunicação de guias de transporte nunca mais conseguimos comunicar com a AT, mais alguém com o mesmo problema?

Como o sistema de comunicação era uma versão de .net antiga, tentei criar um novo sistema em C# baseado em muitos dos posts aqui existentes mas estou sempre a obter erro de protocolo... alguma ideia??!?! (não estou neste momento se quer em pensar na validação do conteúdo ou devia? )

private static string Send(string oRequest, string PassPFX)
{
	// DadosTransporte
	//Testes
	//string EnderecoWebService = "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701/sgdtws/documentosTransporte";
	//Produção
	string EnderecoWebService = "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:401/sgdtws/documentosTransporte/";
	string SoapAction = "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/sgdtws/documentosTransporte/";

string CaminhoCertificado = @"C:\Saft\Guias\certificado.pfx";
	string SenhaCertificado = PassPFX;
	try
	{
		HttpWebRequest request = (HttpWebRequest)HttpWebRequest.Create(EnderecoWebService);
		request.Headers.Add("SOAPAction", SoapAction);

//X509Certificate2 cert = new X509Certificate2(CaminhoCertificado, SenhaCertificado);
		//cert.Import(CaminhoCertificado, SenhaCertificado, X509KeyStorageFlags.DefaultKeySet);
		//X509Certificate2 cert = new X509Certificate2(File.ReadAllBytes(CaminhoCertificado));

X509Certificate2Collection certCollection = new X509Certificate2Collection();
		certCollection.Import(CaminhoCertificado, SenhaCertificado, X509KeyStorageFlags.DefaultKeySet);
		request.ClientCertificates = certCollection;

//request.ClientCertificates.Add(cert);
		request.Method = "POST";
		request.ContentType = "text/xml; charset=utf-8";
		request.Accept = "text/xml";
		string postData = oRequest;
		byte[] byteArray = System.Text.Encoding.UTF8.GetBytes(postData);
		request.ContentLength = byteArray.Length;

Stream dataStream = request.GetRequestStream();

dataStream.Write(byteArray, 0, byteArray.Length);
		dataStream.Close();
		HttpWebResponse response = (HttpWebResponse)request.GetResponse();   // <= O ERRO É OBTIDO AQUI

dataStream = response.GetResponseStream();

StreamReader reader = new StreamReader(dataStream, System.Text.Encoding.GetEncoding("windows-1252"));
		string responseFromServer = reader.ReadToEnd();

reader.Close();
		dataStream.Close();
		response.Close();
		return responseFromServer;
	}
	catch (WebException ex)
	{
		if (ex.Status == WebExceptionStatus.ProtocolError)
		{
			WebResponse resp = ex.Response;
			StreamReader sr = new StreamReader(resp.GetResponseStream());
			return sr.ReadToEnd();
		}
		else
		{
			return ex.Message;
		}
	}
}

Edited by nogueiraf

Em 24/01/2023 às 16:17, nogueiraf disse:

Desde que renovamos o certificado de comunicação de guias de transporte nunca mais conseguimos comunicar com a AT, mais alguém com o mesmo problema?

Como o sistema de comunicação era uma versão de .net antiga, tentei criar um novo sistema em C# baseado em muitos dos posts aqui existentes mas estou sempre a obter erro de protocolo... alguma ideia??!?! (não estou neste momento se quer em pensar na validação do conteúdo ou devia? )

private static string Send(string oRequest, string PassPFX)
{
	// DadosTransporte
	//Testes
	//string EnderecoWebService = "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701/sgdtws/documentosTransporte";
	//Produção
	string EnderecoWebService = "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:401/sgdtws/documentosTransporte/";
	string SoapAction = "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/sgdtws/documentosTransporte/";

string CaminhoCertificado = @"C:\Saft\Guias\certificado.pfx";
	string SenhaCertificado = PassPFX;
	try
	{
		HttpWebRequest request = (HttpWebRequest)HttpWebRequest.Create(EnderecoWebService);
		request.Headers.Add("SOAPAction", SoapAction);

//X509Certificate2 cert = new X509Certificate2(CaminhoCertificado, SenhaCertificado);
		//cert.Import(CaminhoCertificado, SenhaCertificado, X509KeyStorageFlags.DefaultKeySet);
		//X509Certificate2 cert = new X509Certificate2(File.ReadAllBytes(CaminhoCertificado));

X509Certificate2Collection certCollection = new X509Certificate2Collection();
		certCollection.Import(CaminhoCertificado, SenhaCertificado, X509KeyStorageFlags.DefaultKeySet);
		request.ClientCertificates = certCollection;

//request.ClientCertificates.Add(cert);
		request.Method = "POST";
		request.ContentType = "text/xml; charset=utf-8";
		request.Accept = "text/xml";
		string postData = oRequest;
		byte[] byteArray = System.Text.Encoding.UTF8.GetBytes(postData);
		request.ContentLength = byteArray.Length;

Stream dataStream = request.GetRequestStream();

dataStream.Write(byteArray, 0, byteArray.Length);
		dataStream.Close();
		HttpWebResponse response = (HttpWebResponse)request.GetResponse();   // <= O ERRO É OBTIDO AQUI

dataStream = response.GetResponseStream();

StreamReader reader = new StreamReader(dataStream, System.Text.Encoding.GetEncoding("windows-1252"));
		string responseFromServer = reader.ReadToEnd();

reader.Close();
		dataStream.Close();
		response.Close();
		return responseFromServer;
	}
	catch (WebException ex)
	{
		if (ex.Status == WebExceptionStatus.ProtocolError)
		{
			WebResponse resp = ex.Response;
			StreamReader sr = new StreamReader(resp.GetResponseStream());
			return sr.ReadToEnd();
		}
		else
		{
			return ex.Message;
		}
	}
}

https://easyupload.io/hhsr19

Tens aí um projeto de testes de comunicação das séries em C#. A comunicação das guias é semelhante, por isso deve dar para perceber onde está o erro.

O certificado de testes da AT usa o certCollection mas o que eu gero com o OpenSSL não necessita, o mecanismo de certificado simples (comentado) deveria funcionar.

Atenção à versão do OpenSLL usado, não pode ser a 3.0, tem de ser uma 1.1.[qq coisa]

Em 24/01/2023 às 12:06, desconfiado disse:

Estou a desenvolver a comunicação de séries de Auto Faturação mas surgiu-me um problema que não sei como resolver.

Não consigo comunicar séries em modo de teste. Devolve-me sempre a mensagem "Não foi possível registar a Série. Por favor corrija os erros nos campos assinalados. Não existe acordo prévio de autofaturação ativo associado ao Número de Identificação Fiscal introduzido.".

Acontece que o NIF está registado com acordo mas em ambiente "real". Em ambiente de teste, aparentemente não.

Como consigo registar um acordo em ambiente de testes para poder testar a comunicação?

Alguém me consegue ajudar nesta questão?

Alguém me pode explicar o mecanismo da auto-facturação?

--- o cliente emite a factura e comunica o documento no seu SAFT.

E o que faz o fornecedor? Recebe a factura e comunica-a também no seu SAFT?

O fornecedor tem de comunicar o acordo de auto-facturação? Como?

É a primeira situção que me surge e tenho agora de a contemplar.

Obrigado pela ajuda.

Em 25/01/2023 às 17:28, xanisca disse:

Alguém me pode explicar o mecanismo da auto-facturação?

--- o cliente emite a factura e comunica o documento no seu SAFT.

E o que faz o fornecedor? Recebe a factura e comunica-a também no seu SAFT?

O fornecedor tem de comunicar o acordo de auto-facturação? Como?

É a primeira situção que me surge e tenho agora de a contemplar.

Obrigado pela ajuda.

A auto-facturação é mais uma daquelas situações em que ligaram o complicador!

O cliente emite a auto-factura mas esse documento não é enviado no proprio SAF.
Os documentos de auto-facturação devem exportados num ficheiro SAF separado (um ficheiro por fornecedor) com os dados invertidos, como o se o documento tivesse sido feito pelo fornecedor, ou seja:  O cabecalho do SAF leva os dados do fornecedor  e a auto-factura leva os dados do cliente.
De seguida esse ficheiro deve ser enviado ao respectivo fornecedor que depois o comunica à AT.
O acordo pode ser comunicado no portal da AT ou por um WebService disponibilizado à pouco tempo.

Atenção: Se for auto-facturação sem acordo basta uma série para todos os documentos. Se for Auto-facturação com acordo tem que ser criada uma série de documentos por cada fornecedor.

Edited by pjmvc

Pessoal, alguém com o erro 33 - falha de comunicação com o servidor de autenticação - a comunicar guias nesta bela manhã de inverno?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Em 26/01/2023 às 10:02, Elio_Mota disse:

o portal das finanças esta em baixo???

Sim.
Portal das Finanças, E-Fatura, Webservice...
No meu caso concreto nem por telefone está a dar, diz que o meu código é inválido (ainda que nunca tenha usado, é o que tenho aqui registado, pelo que não sei se mesmo o serviço telefónico não está a passar-se).

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Também estou com problemas. O sistema está down.

{
    "data": null,
    "meta": {
        "message": "Client received SOAP Fault from server: Falha comunicacao com Servidor de Autenticacao (500) Please see the server log to find more detail regarding exact cause of the failure.",
        "code": "K_HTTP_CODE_BAD_REQUEST",
        "technicalCode": null,
        "technicalMessage": null
    }
}

Edited by nunopicado
Syntax Highlight