Jump to content

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

• Replies 9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

• nunopicado

942

• marcolopes

408

• brunotoira

405

• americob

165

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Eles estão-se nas tintas para nós e para o que nós achamos lamentável... Quero que eles se f... Cosam! Amanhã vou de férias, coisa que não faço há anos... São só 4 dias, mas acho que o escravo mere

Uma LUZINHA? Queres dizer... NÓS... os beta-testers e escravos do sistema! Foram muitas dezenas de emails de recomendações enviados, problemas reportados, sugestões... Não era dificil de prever que a

Sim, temos que esperar. Já da última vez foi à última da hora!  Submeti um pedido no e-Balcão e a resposta foi esta: Bom dia Uma vez que se aproxima a data de expiração do certificado "Cha

Em 01/02/2021 às 16:14, kalin disse:

De que manual é? os que tenho, documentos de transporte ou das faturas, não tem essa parte do digest

Boas,

Todas as mais recentes integrações com os webservices da AT utilizam o Digest como o @Sergio.referiu. Seja o IES, Declarações IVA, Mod 22, etc.

6 horas atrás, alfcup disse:

Boas,

Todas as mais recentes integrações com os webservices da AT utilizam o Digest como o @Sergio.referiu. Seja o IES, Declarações IVA, Mod 22, etc.

Sim, como só implementei os serviços de comunicação dos documentos de transporte e das faturas, não estava a ver o que era, nesses serviços não tem essa parte.

JQWERTY

Bom dia!

Estou a tentar comunicar uma guia e o servidor da AT devolve-me um erro que considero estranho:

Parametro de entrada inválido, com a mensagem, "Se existem um Bem com pelo menos uma referência a Documento Inicial preenchida, todos os outros também o têm que ter feito.".

Este problema está a ocorrer quando, no mesmo documento de transporte, há artigos que referenciam linhas de, por exemplo, encomendas, e outros artigos introduzidos manualmente.

Alguem sabe o porquê deste erro de integração ocorrer?

Obg.

albertosilva
8 minutos atrás, JQWERTY disse:

Bom dia!

Estou a tentar comunicar uma guia e o servidor da AT devolve-me um erro que considero estranho:

Parametro de entrada inválido, com a mensagem, "Se existem um Bem com pelo menos uma referência a Documento Inicial preenchida, todos os outros também o têm que ter feito.".

Este problema está a ocorrer quando, no mesmo documento de transporte, há artigos que referenciam linhas de, por exemplo, encomendas, e outros artigos introduzidos manualmente.

Alguem sabe o porquê deste erro de integração ocorrer?

Obg.

Este é o tipo de questão que recomendaria contactar a AT pelo portal dos produtores de software, porque efetivamente parece ser algo que deveria ser corrigido do lado deles.

igorevc84
On 1/21/2021 at 11:21 AM, Cláudio Moreira said:

Bom dia Caros,

Estou a implementar, em c# o webservice da AT, para comunicar o Importo Selo https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:721/DmisServiceImplService, já ultrapassei (penso eu) todos os problemas de autenticação, mas agora estou-me a deparar com o seguinte problema:

Ao invocar o método DmisSubmission, um dos campos é o AlreadyPaidTaxAmount, um campo decimal que está na assinatura do método, ilustrando:

DmisSubmission(short TaxableEntityTaxOfficeCode, 
int TaxableEntityTaxID, 
string TaxPeriod, 
bool SubstitutionDeclaration, 
int TaxRepresentativeTaxID, 
int CertifiedAccountantTaxID, 
int DeclarationLinesQuantity, 
int DeclarationLinesBlocksQuantity, 
DeclarationLinesBlockType DeclarationLinesBlock, 
decimal AlreadyPaidTaxAmount, 
out DmisRegistrationDataType DmisRegistrationData)

A questão é que a AT me obriga a enviar null no campo AlreadyPaidTaxAmount se o campo SubstitutionDeclaration="false".

Passando qualquer coisa neste campo, quando o SubstitutionDeclaration="false", obtenho o seguinte erro:

System.ServiceModel.FaultException: simple-type 1: element {http://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/dmis/dmisService}AlreadyPaidTaxAmount value '0.0' is not a valid instance of type {http://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/dmis/dmisService}PositiveMonetaryType

Alguém já teve este problema e o consegui ultrapassar? 

Boa tarde,

Acabei de me inscrever e também tive de fazer o desenvolvimento duma aplicação que comunica o IS.

Já tive esse problema e a solução é, simplesmente, não colocar o XML do AlreadyPaidTaxAmount se o campo SubstitutionDeclaration="false". Além disso... só podes enviar se o AlreadyPaidTaxAmount for >= 0.01 (definido no XSD)

Agora faço eu uma pergunta... Alguém já conseguiu comunicar uma DMIS em Produção?

Edited by igorevc84
Changes 1
americob

Webservice DPIVA:

É impressão minha ou o serviço bloqueou?
Mesmo declarações que já entreguei na semana passada pelo webservice e já tenho o comprovativo, agora ao validar dão erro 33.

Agora que o prazo está a acabar (acaba quarta-feira 24), se o serviço não funciona deixa ficar mal as software-house's que o implementaram.

americob
Em 21/02/2021 às 04:01, americob disse:

Webservice DPIVA:

É impressão minha ou o serviço bloqueou?
Mesmo declarações que já entreguei na semana passada pelo webservice e já tenho o comprovativo, agora ao validar dão erro 33.

Agora que o prazo está a acabar (acaba quarta-feira 24), se o serviço não funciona deixa ficar mal as software-house's que o implementaram.

Já percebi (ou já mudaram), o erro 33 só dá quando o resultado é uma mensagem de erro ou alterta.
Parece que é uma validação ao próprio XML de resposta, quando tem erro/alerta, a resposta está mal construida. Se não tiver erro/alerta, a resposta já está bem construida e aparece correta, valida e submete.

Em 23/02/2021 às 12:19, americob disse:

Já percebi (ou já mudaram), o erro 33 só dá quando o resultado é uma mensagem de erro ou alterta.
Parece que é uma validação ao próprio XML de resposta, quando tem erro/alerta, a resposta está mal construida. Se não tiver erro/alerta, a resposta já está bem construida e aparece correta, valida e submete.

Consegues comunicar com o webservice DPIVA?

De todos os testes em que temos feito o resultado que conseguimos foi Internal error:

<?xml version='1.0' ?>
<env:Envelope xmlns:env='http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/'>
  <env:Body>
    <env:Fault>
      <faultcode>env:Client</faultcode>
      <faultstring>Internal Error</faultstring>
    </env:Fault>
  </env:Body>
</env:Envelope>

Obrigado

Edited by JoaoF
2 horas atrás, JoaoF disse:

Consegues comunicar com o webservice DPIVA?

De todos os testes em que temos feito o resultado que conseguimos foi Internal error:

<?xml version='1.0' ?>
<env:Envelope xmlns:env='http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/'>
  <env:Body>
    <env:Fault>
      <faultcode>env:Client</faultcode>
      <faultstring>Internal Error</faultstring>
    </env:Fault>
  </env:Body>
</env:Envelope>

Obrigado

Sim, conseguimos fazer a autenticação, e fazemos algumas operações, mas ainda estamos com problemas noutras:

Em testes (porta 706), não conseguimos validar nem submeter, dá erro 99 - erro interno, mas conseguimos obeterComprovativo e pagamento, retornando os PDFs corretos.

Em produção (porta 406), consguimos validar e submeter, mas se a Declaração tiver erros ou alertas dá uma mensagem de erro 33 - problema do XML de resposta (que é construido por eles), e também não conseguimos obterComprovativo nem o pagamento.

Usamos, em todas as operações, exatamente os mesmos pedidos SOAP com a mesma Declaração, Contribuinte, Contabilista e respetivas passwords, só mudamos o endereço (porta) e Certificado SSL.

Edited by americob
corrigir o erro em produção