Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

DavidC
5 minutos atrás, cassiano pascoal disse:

Boa tarde,

Estou com um problema em obter o ficheiro ChavePublicaAT2023.cer, será possível alguém me mandar o ficheiro.

Obrigado

Cassiano Pascoal

Aqui vai,

https://we.tl/t-Ww3Lmeq1tw

sfxcc

Boas.

A Chave publica será esta : -----BEGIN PUBLIC KEY-----
MIIBIjANBgkqhkiG9w0BAQEFAAOCAQ8AMIIBCgKCAQEAw/75ycOQIAfN/pc4aeeb
VPhvq2DQT3vjbcNwCBrYDHgS89ENxzcyNNNIE8YTklIfIzjFOs4VlwvJCxweEIj3
18X1PedxoaAq8zuVV3koAlox6jUXIHBZQkqsUmGUIGNz7hvcqHhCb6lo/aDL/BKS
8Qu7cdsDwc3iI5+xqV4AM2OMoqcjEhE905orEm6hI04UmG/TmK2MZuWHQi04AQKh
zJUSUGlhrSgJ9ahEeEliQIoLgx8TKig0cltAlZhCthP3hQQFasQZenrQJzt8E1CN
g+ByR1GG2+gMxSLt/bZD+sVGgvLb73yRyhAohzobv8YTpS506CpVP/5lgz678u63
TwIDAQAB
-----END PUBLIC KEY-----

a anterior era esta '-----BEGIN PUBLIC KEY-----'+LF+
'MIIBIjANBgkqhkiG9w0BAQEFAAOCAQ8AMIIBCgKCAQEArBZr7ZqFlHJ8PtTJpXjT'+LF+
'm7uilDw2dBIbhClYUh1HXMY72N6Kt4/Es+ZV12kERfjzI4FyqRb7Rpb7nD0gHDQf'+LF+
'dwjs3DBZIUKM5TwH/eASUMCu/hl9RfzRvOtXEq2CfSA4dHv/MH+QJg6vbVO0+lHl'+LF+
'u1jzybe7fFSxkHWtrfdpsacJRP+tRz9qQ2GS8Pbr7H51NdGHUAsm1A74DYJUyc3N'+LF+
'4tMd4v1H2YVAsDqnmRqFFasMvyb5tzjwttAlBXeccb6PhFG6Px/NTjYUt87wQywo'+LF+
'Gh2hqOG5Hwyx7RSidFKvXCQQnVAVxAwBhqgggqGf3eAujtTZMe+pdJPtM8x+P+vr'+LF+
'FwIDAQAB'+LF+
'-----END PUBLIC KEY-----';

não basta mudar isto ??? ando a navegar na maionese.

Já tentei de tudo e não consigo por isto a funcionar.

Diz servidor de autenticação indisponivel....

Edited by sfxcc

Smig
35 minutos atrás, sfxcc disse:

Boas.

A Chave publica será esta : -----BEGIN PUBLIC KEY-----
MIIBIjANBgkqhkiG9w0BAQEFAAOCAQ8AMIIBCgKCAQEAw/75ycOQIAfN/pc4aeeb
VPhvq2DQT3vjbcNwCBrYDHgS89ENxzcyNNNIE8YTklIfIzjFOs4VlwvJCxweEIj3
18X1PedxoaAq8zuVV3koAlox6jUXIHBZQkqsUmGUIGNz7hvcqHhCb6lo/aDL/BKS
8Qu7cdsDwc3iI5+xqV4AM2OMoqcjEhE905orEm6hI04UmG/TmK2MZuWHQi04AQKh
zJUSUGlhrSgJ9ahEeEliQIoLgx8TKig0cltAlZhCthP3hQQFasQZenrQJzt8E1CN
g+ByR1GG2+gMxSLt/bZD+sVGgvLb73yRyhAohzobv8YTpS506CpVP/5lgz678u63
TwIDAQAB
-----END PUBLIC KEY-----

a anterior era esta '-----BEGIN PUBLIC KEY-----'+LF+
'MIIBIjANBgkqhkiG9w0BAQEFAAOCAQ8AMIIBCgKCAQEArBZr7ZqFlHJ8PtTJpXjT'+LF+
'm7uilDw2dBIbhClYUh1HXMY72N6Kt4/Es+ZV12kERfjzI4FyqRb7Rpb7nD0gHDQf'+LF+
'dwjs3DBZIUKM5TwH/eASUMCu/hl9RfzRvOtXEq2CfSA4dHv/MH+QJg6vbVO0+lHl'+LF+
'u1jzybe7fFSxkHWtrfdpsacJRP+tRz9qQ2GS8Pbr7H51NdGHUAsm1A74DYJUyc3N'+LF+
'4tMd4v1H2YVAsDqnmRqFFasMvyb5tzjwttAlBXeccb6PhFG6Px/NTjYUt87wQywo'+LF+
'Gh2hqOG5Hwyx7RSidFKvXCQQnVAVxAwBhqgggqGf3eAujtTZMe+pdJPtM8x+P+vr'+LF+
'FwIDAQAB'+LF+
'-----END PUBLIC KEY-----';

não basta mudar isto ??? ando a navegar na maionese.

Já tentei de tudo e não consigo por isto a funcionar.

Diz servidor de autenticação indisponivel....

Confirmo que a chave publica é essa e confirmo que foi a única coisa que mudei para passar a funcionar. Também confirmo que o erro era exatamente esse antes da mudança.

sfxcc
3 minutos atrás, Smig disse:

Confirmo que a chave publica é essa e confirmo que foi a única coisa que mudei para passar a funcionar. Também confirmo que o erro era exatamente esse antes da mudança.

Eu mudei e continua a dar o erro :/ que mais poderá ser ?    Podem testar a ver se o server está a funcionar bem ?

Edited by sfxcc

fakada

Bom dia,

A mim também continua a dar servidor de autenticação indisponível.

Eu recebi no email um  ChaveCifraPublicaAT2023.cer que o seu conteúdo começa por : "-----BEGIN CERTIFICATE-----" mas nao traz a chave publica.

A verdade é que anteriormente eu tinha um ficheiro com isto: 

-----BEGIN PUBLIC KEY-----
MIIBIjANBgkqhkiG9w0BAQEFAAOCAQ8AMIIBCgKCAQEArBZr7ZqFlHJ8PtTJpXjT
m7uilDw2dBIbhClYUh1HXMY72N6Kt4/Es+ZV12kERfjzI4FyqRb7Rpb7nD0gHDQf
dwjs3DBZIUKM5TwH/eASUMCu/hl9RfzRvOtXEq2CfSA4dHv/MH+QJg6vbVO0+lHl
u1jzybe7fFSxkHWtrfdpsacJRP+tRz9qQ2GS8Pbr7H51NdGHUAsm1A74DYJUyc3N
4tMd4v1H2YVAsDqnmRqFFasMvyb5tzjwttAlBXeccb6PhFG6Px/NTjYUt87wQywo
Gh2hqOG5Hwyx7RSidFKvXCQQnVAVxAwBhqgggqGf3eAujtTZMe+pdJPtM8x+P+vr
FwIDAQAB
-----END PUBLIC KEY-----
-----BEGIN CERTIFICATE-----
MIIGJDCCBQygAwIBAgITLwAAHFZQbgS/MefovwABAAAcVjANBgkqhkiG9w0BAQsF
....

Onde é suposto estar a chave publica ? E a ChaveCifraPublicaAT2023 é uma chave publica e um certificado ou nao? Se é, porque é que nao vem isso no ficheiro enviado pela AT por email?

Obrigado

Fabio

Leonel Ribeiro

Bom dia

Partilho aqui a minha experiência.

Em versões anteriores o software ia buscar a chave publica a um caminho onde estaria o certificado.

Nesta versão do nosso software, a chave é inserida diretamente no código (RSAKeyValue), que é converter a PublicKey, anteriormente colocada aqui, em XML

<RSAKeyValue><Modulus>rBZr7ZqFlHJ8PtTJpXjTm7uilDw2dBIbhClYUh1HXMY72N6Kt4/Es+ZV12kERfjzI4FyqRb7Rpb7nD0gHDQfdwjs3DBZIUKM5TwH/eASUMCu/hl9RfzRvOtXEq2CfSA4dHv/MH+QJg6vbVO0+lHlu1jzybe7fFSxkHWtrfdpsacJRP+tRz9qQ2GS8Pbr7H51NdGHUAsm1A74DYJUyc3N4tMd4v1H2YVAsDqnmRqFFasMvyb5tzjwttAlBXeccb6PhFG6Px/NTjYUt87wQywoGh2hqOG5Hwyx7RSidFKvXCQQnVAVxAwBhqgggqGf3eAujtTZMe+pdJPtM8x+P+vrFw==</Modulus><Exponent>AQAB</Exponent></RSAKeyValue>

fakada
32 minutos atrás, Leonel Ribeiro disse:

Bom dia

Partilho aqui a minha experiência.

Em versões anteriores o software ia buscar a chave publica a um caminho onde estaria o certificado.

Nesta versão do nosso software, a chave é inserida diretamente no código (RSAKeyValue), que é converter a PublicKey, anteriormente colocada aqui, em XML

<RSAKeyValue><Modulus>rBZr7ZqFlHJ8PtTJpXjTm7uilDw2dBIbhClYUh1HXMY72N6Kt4/Es+ZV12kERfjzI4FyqRb7Rpb7nD0gHDQfdwjs3DBZIUKM5TwH/eASUMCu/hl9RfzRvOtXEq2CfSA4dHv/MH+QJg6vbVO0+lHlu1jzybe7fFSxkHWtrfdpsacJRP+tRz9qQ2GS8Pbr7H51NdGHUAsm1A74DYJUyc3N4tMd4v1H2YVAsDqnmRqFFasMvyb5tzjwttAlBXeccb6PhFG6Px/NTjYUt87wQywoGh2hqOG5Hwyx7RSidFKvXCQQnVAVxAwBhqgggqGf3eAujtTZMe+pdJPtM8x+P+vrFw==</Modulus><Exponent>AQAB</Exponent></RSAKeyValue>

Olá Leonel,

Nao entendi se estarias a responder-me.

O email que recebi é este:

Exmos Senhores

O certificado digital "ChavePublicaAT2020.cer” utilizado no processo de cifra da password (chave pública do Sistema de Autenticação do Portal das Finanças para cifrar a senha do utilizador), enviada no Header do pedido SOAP que é efectuado via Web Service na comunicação de Documentos de Transporte, Faturas, Declarações de IRC e Contratos de Arrendamento para a AT por parte dos operadores económicos vossos clientes, expira no próximo dia 23 de Julho de 2020.

Para substituir o certificado digital "ChavePublicaAT2020.cer” que irá expirar, foi emitido um novo certificado digital “ChaveCifraPublicaAT2023.cer” que pode ser obtido no Portal das Finanças em Faturas -> Produtor Software -> Apoio ao desenvolvimento -> Testar Webservice.

Para que cada produtor de software possa testar a continuidade do funcionamento dos seus produtos, a AT já atualizou os seus sistemas para que passem a aceitar as passwords que já utilizem, no processo de cifra da mesma, o novo certificado digital “ChaveCifraPublicaAT2023.cer”.

O ficheiro agora enviado contém no seu interior o certificado digital com a nova chave pública, “ChaveCifraPublicaAT2023.cer”.

Os pedidos de esclarecimento deverão ser colocados ao e-balcão através do site do portal das finanças.

Senha para abrir o ficheiro.zip anexo: CP2023

Na esperança de poder contribuir para o seu esclarecimento, enviamos-lhes os melhores cumprimentos,

Com esse email vem um anexo zipado com password e que contem apenas 1 ficheiro dentro... o seguinte:

ADBKMRUwEwYKCZImiZPyLGQBGRYFbG9jYWwxFTATBgoJkiaJk/IsZAEZFgVyaXR0
YTEaMBgGA1UEAxMRREdJVEEgSXNzdWluZyBDQTIwHhcNMjAwNjIzMTc1MDEyWhcN
....

Este ficheiro recebido nao começa como o anterior que eu aqui tinha ...

FwIDAQAB
-----END PUBLIC KEY-----
MIIGJzCCBQ+gAwIBAgITLwAAFkywtGa1nwINVAABAAAWTDANBgkqhkiG9w0BAQsF
YTEaMBgGA1UEAxMRREdJVEEgSXNzdWluZyBDQTIwHhcNMTcwNzI0MTM1MTA4WhcN
...

Mas a verdade é que muito provavelmente eu fui buscar a PUBLIC KEY a alguma lado e adicionei ao certificado... A questao que tenho é, não deviamos receber o certificado e a public key? O que mudou realmente?

Edited by fakada
Adicional info

RicPe
17 minutes ago, fakada said:

Olá Leonel,

Nao entendi se estarias a responder-me.

O email que recebi é este:

Exmos Senhores

O certificado digital "ChavePublicaAT2020.cer” utilizado no processo de cifra da password (chave pública do Sistema de Autenticação do Portal das Finanças para cifrar a senha do utilizador), enviada no Header do pedido SOAP que é efectuado via Web Service na comunicação de Documentos de Transporte, Faturas, Declarações de IRC e Contratos de Arrendamento para a AT por parte dos operadores económicos vossos clientes, expira no próximo dia 23 de Julho de 2020.

Para substituir o certificado digital "ChavePublicaAT2020.cer” que irá expirar, foi emitido um novo certificado digital “ChaveCifraPublicaAT2023.cer” que pode ser obtido no Portal das Finanças em Faturas -> Produtor Software -> Apoio ao desenvolvimento -> Testar Webservice.

Para que cada produtor de software possa testar a continuidade do funcionamento dos seus produtos, a AT já atualizou os seus sistemas para que passem a aceitar as passwords que já utilizem, no processo de cifra da mesma, o novo certificado digital “ChaveCifraPublicaAT2023.cer”.

O ficheiro agora enviado contém no seu interior o certificado digital com a nova chave pública, “ChaveCifraPublicaAT2023.cer”.

Os pedidos de esclarecimento deverão ser colocados ao e-balcão através do site do portal das finanças.

Senha para abrir o ficheiro.zip anexo: CP2023

Na esperança de poder contribuir para o seu esclarecimento, enviamos-lhes os melhores cumprimentos,

Com esse email vem um anexo zipado com password e que contem apenas 1 ficheiro dentro... o seguinte:

YTEaMBgGA1UEAxMRREdJVEEgSXNzdWluZyBDQTIwHhcNMjAwNjIzMTc1MDEyWhcN
....

Este ficheiro recebido nao começa como o anterior que eu aqui tinha ...

FwIDAQAB
-----END PUBLIC KEY-----
MIIGJzCCBQ+gAwIBAgITLwAAFkywtGa1nwINVAABAAAWTDANBgkqhkiG9w0BAQsF
YTEaMBgGA1UEAxMRREdJVEEgSXNzdWluZyBDQTIwHhcNMTcwNzI0MTM1MTA4WhcN
...

Mas a verdade é que muito provavelmente eu fui buscar a PUBLIC KEY a alguma lado e adicionei ao certificado... A questao que tenho é, não deviamos receber o certificado e a public key? O que mudou realmente?

Eu diria para irem até à página https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/testarLigacaoWebService.action#certificados

retirarem da mesma os certificados, confirmo que tinha o mesmo erro com os recebidos por e-mail e o mesmo só foi ultrapassado quando retirei os presentes na página indicada, especialmente para quem tem o código em Java encontra-se na mesma o ficheiro JKS actualizado

Edited by RicPe

fakada
12 minutos atrás, RicPe disse:

Eu diria para irem até à página https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/testarLigacaoWebService.action#certificados

retirarem da mesma os certificados, confirmo que tinha o mesmo erro com os recebidos por e-mail e o mesmo só foi ultrapassado quando retirei os presentes na página indicada, especialmente para quem tem o código em Java encontra-se na mesma o ficheiro JKS actualizado

Obrigado RicPE... mas nao uso o Java :(  O JKS comigo nao serve. No entanto posso confirmar que o ficheiro que tem https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/factemipf_static/java/certificados.zip Chave Cifra Publica AT (Produ‡ֶo).cer dentro do zip é o mesmo enviado por email. O comando diff mostra que sao iguais,

fakada
Em 09/07/2020 às 16:20, avilacha disse:

Recebi o certificado (ChaveCifraPublicaAT2023.cer) num zip (ChaveCifraPublicaAT2023.zip) por email em 30.06.

Extraí a chave pública com:

openssl x509 -inform pem -in ChaveCifraPublicaAT2023.cer -pubkey -noout > chavepublica2020_2023.pem

que deu isto:

MIIBIjANBgkqhkiG9w0BAQEFAAOCAQ8AMIIBCgKCAQEAg4twIjlr5yckmYpVvGkc
yxt3rqvoQFMn+s4f89ZFnFJESv0my/qDiV1Tg8EDTxHcxEUIqM9ER8+inYJnfxoo
czhr35zmoyVbiNkZy7ORtFZbMD1qDtVL+aBJvAKV50c8ZwbkV+aSzvY2p15I1u2r
EKixFVqswwqo0kHbSgVfCW+x9xMT1QChlk9eYDEJ5/ugJD3e3q1YWCnVsGxtLiSc
8MI5KJdlBbd2lshOXC02LTNryjDEj61s5Qz8AUaEtrK8BxXH0WQB5hjVBmBLKE2k
Oh6L6iSeNHgnJg3RyrjaV1wzBJPbuo9r/HCVubfY+MqE444niC1d4u9DA8Wn44Eo
KwIDAQAB
-----END PUBLIC KEY-----

No meu caso, isto vai para o código fonte que assina as guias, e não depende do sistema operativo. Depende das libs openssl estarem disponíveis.

A chave publica que se descarrega no portal das finanças (quando verifiquei há uns dias atrás) é a mesma que tenho desde 2017 e que funciona até dia 23, penso eu de que...

Obrigado Avilacha em especial... e todos que responderam! foi isto que me safou... obter a public key do ChaveCifraPublicaAT2023.cer !!!!

Ja nao da o erro "Servidor Autenticação Indisponivel"

Fabio

sfxcc
27 minutos atrás, fakada disse:

Obrigado Avilacha em especial... e todos que responderam! foi isto que me safou... obter a public key do ChaveCifraPublicaAT2023.cer !!!!

Ja nao da o erro "Servidor Autenticação Indisponivel"

Fabio

Boas. Obrigado Fakada funcionou perfeito eu estava a colocar -inform der em vez de pem   criava na mesma o ficheiro mas com outra chave.

Diogo_Marcelo

Olá a todos,

Para quem pretender o ficheiro "ChavePublicaAT2023.cer" em RSAKeyValue format:

Testado e funcional 😉

<RSAKeyValue><Modulus>g4twIjlr5yckmYpVvGkcyxt3rqvoQFMn+s4f89ZFnFJESv0my/qDiV1Tg8EDTxHcxEUIqM9ER8+inYJnfxooczhr35zmoyVbiNkZy7ORtFZbMD1qDtVL+aBJvAKV50c8ZwbkV+aSzvY2p15I1u2rEKixFVqswwqo0kHbSgVfCW+x9xMT1QChlk9eYDEJ5/ugJD3e3q1YWCnVsGxtLiSc8MI5KJdlBbd2lshOXC02LTNryjDEj61s5Qz8AUaEtrK8BxXH0WQB5hjVBmBLKE2kOh6L6iSeNHgnJg3RyrjaV1wzBJPbuo9r/HCVubfY+MqE444niC1d4u9DA8Wn44EoKw==</Modulus><Exponent>AQAB</Exponent></RSAKeyValue>

joaquim vilasboas

Depois de tantos anos, depois de tantos post para obter certificados depois de tanta tecla digitada sobre o assunto. ainda ha quem venha postar aqui coisas do genero "Estou com um problema em obter o ficheiro ChavePublicaAT2023.cer, será possível alguém me mandar o ficheiro."

e como converter o o ficheiro ChavePublicaAT2023.cer para xxxx.

O Administrador do site e muito convalescente ou então não liga nenhuma ao conteúdo postado neste site. que deveria ser proveitoso.

1º o certificado não se obtém "É enviado pela AT, para o email registado no site".

2º quem não sabe converter os certificados, há muitos sites que o explicam detalhadamente. no ggogle no lycos no sapo e so procurar.

aqui so querem o trabalho feito.

por favor mantenham o nível. Quem não sabe que vá estudar, que se aplique, e deixe de andar na mama dos outros. 

Ainda por cima aqui  as boas almas fornecem tudo quase de bandeja até postaram os certificados convertidos e tudo, para os meninos não terem o trabalho de procurar uma solução.

Administradores

Respeitem-se a vos proprios

aqui parece postes de brincar aos quadradinhos.

mantenham o nível para serem uma fonte de informaçãp4o credível e proveitosa.

• Vote 1

joaquim vilasboas
23 horas atrás, Leonel Ribeiro disse:

mas basta instalar o certificado ou tenho de apagar o anterior?

e o certificado a instalar é a ChavePublica ou o portaldasfinancas.gov.pt ?

E coisas deste género que eu falo.

Amigo muda de profissão não serves para programador, não és programador nem aqui nem na china. Acredita deves ter algum talento. dedica-te a ele ante que seja tarde, vais ver que és mais feliz do que nunca.

joaquim vilasboas
20 minutos atrás, sfxcc disse:

Joaquim..... não és de forma alguma respeitoso aqui com ninguém ....  anteriormente já ajudei, agora fui eu que foi ajudado e agradeço o esforço de cada um.

E andar enrolado com certificados nem tem nada a ver com programação ....  programação é muito mais que certificados  ... deves ser dos que trabalha na web Jasus .... és do que utiliza o que os verdadeiros programadores fazem por exemplo livrarias de ssl ....  como é este caso ... não és melhor que os outros.....  Digo eu tristeza...

Claro que uso librarias SSL  "openssl por exemplo. Mas não ando a perguntar o que é um ficheiro cer " Isto é um cerificado ou não?", estas a brincar. Estas pessoas nunca pegaram num livro para ler. Pior nunca usaram o teclado para procurar documentação para a prenderem a fazer. É pena não saberes do que estou aa falar. mas um dia quem sabe la chegarás.

Boa sorte amigo.

Desejo o que há de melhor para ti. Mas segue o meu conselho, faz-te a vida.

PS:

Desculpa tenho que falar sobre isto.

Se por acaso alguma destas pessoas se dedicar a desenvolver software mobile, tipo Android, IOS etc.. com é que se vão desenvencilhar. porque a appleusa certificados para tudo e mais alguma coisa, a Google não fica atrás, como e que esses ditos programadores vão fazer. Vão enviar um email para a Apple a perguntar "Olhe vocês enviaram um certificado ou uma key? Como converto isto para aquilo." So mesmo levando isto na desportiva.

Estudem.

Certificados não é programação, mas trabalhar com eles para as coisas andarem e funcionarem já é.

Edited by joaquim vilasboas
  • Vote 1

joaquim vilasboas

Vejam que é muito facil

fui ao goole e perguntei ao google "O que é o cer file" e logo ele me respondeu o primeiro site que encontrou https://support.ssl.com/Knowledgebase/Article/View/19/0/der-vs-crt-vs-cer-vs-pem-certificates-and-how-to-convert-them.

vejam lá se as varias questões anteriores têm algum razão de aparecer num fórum como este. "Portugal a Programar".

Estou a apenas a tentar elucidar algumas pessoas, e chamar a atenção dos administradores para este site ser uma referência, mais nada.

Abraço.

• Vote 1