Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

desconfiado

Tenho um cliente com windows XP que já tinha corrigido o problema da validade da cadeia de certificação que caducou a 30/05/2020 e hoje ligou-me, está a dar novamente erro. Acho que agora já não tem a ver com a cadeia de certificação mas sim com a chave publica mesmo. Mas só dá problemas em windows XP.

Alguém tem o mesmo problema? Qual é exactamente o problema com o windows XP e como se pode resolver?

Já agora, onde encontraram o novo certificado com a chave publica da AT?

avilacha

Recebi o certificado (ChaveCifraPublicaAT2023.cer) num zip (ChaveCifraPublicaAT2023.zip) por email em 30.06.

Extraí a chave pública com:

openssl x509 -inform pem -in ChaveCifraPublicaAT2023.cer -pubkey -noout > chavepublica2020_2023.pem

que deu isto:

-----BEGIN PUBLIC KEY-----
MIIBIjANBgkqhkiG9w0BAQEFAAOCAQ8AMIIBCgKCAQEAg4twIjlr5yckmYpVvGkc
yxt3rqvoQFMn+s4f89ZFnFJESv0my/qDiV1Tg8EDTxHcxEUIqM9ER8+inYJnfxoo
czhr35zmoyVbiNkZy7ORtFZbMD1qDtVL+aBJvAKV50c8ZwbkV+aSzvY2p15I1u2r
EKixFVqswwqo0kHbSgVfCW+x9xMT1QChlk9eYDEJ5/ugJD3e3q1YWCnVsGxtLiSc
8MI5KJdlBbd2lshOXC02LTNryjDEj61s5Qz8AUaEtrK8BxXH0WQB5hjVBmBLKE2k
Oh6L6iSeNHgnJg3RyrjaV1wzBJPbuo9r/HCVubfY+MqE444niC1d4u9DA8Wn44Eo
KwIDAQAB
-----END PUBLIC KEY-----

No meu caso, isto vai para o código fonte que assina as guias, e não depende do sistema operativo. Depende das libs openssl estarem disponíveis.

A chave publica que se descarrega no portal das finanças (quando verifiquei há uns dias atrás) é a mesma que tenho desde 2017 e que funciona até dia 23, penso eu de que...

• Vote 1

hbarbosa
2 horas atrás, jorang disse:

FYI: A nova chave pública ChavePublicaAT2020.cer, enviada pela AT por email no passado dia 30, já está a funcionar nos ambientes de teste e de produção.

Que comando devo usar para converter para o pfx? Continua a dar erro e se calhar estou a gerar mal o pfx

Edited by hbarbosa
completar

AndWait

Bom dia já estão a conseguir comunicar as guias com a AT? Eu continuo com problemas com o certificado. Como resolveram? Obrigado

Vitor Pereira
8 minutos atrás, AndWait disse:

Bom dia já estão a conseguir comunicar as guias com a AT? Eu continuo com problemas com o certificado. Como resolveram? Obrigado

Bom Dia

Sim, já está tudo a funcionar a 100% !!!

Conforme já tinha partilhado alguns dias atrás a minha opinião, o problema teria de ser do lado da AT, pelo que era só uma questão de aguardar.

E tudo funciona sem se alterar uma única linha de código, é só mesmo utilizar o novo Certificado, nada mais.

Isto não deveria acontecer do lado da AT com tanta gente, com um sistema informático que custou milhões, mas as coisas são assim mesmo, e tem acontecido sempre que o Certificado dele expira.

Já podemos ir de férias descansados ..... só não sei para onde .... rs

Bom fim de semana para todos

jorang
22 minutos atrás, hbarbosa disse:

Que comando devo usar para converter para o pfx? Continua a dar erro e se calhar estou a gerar mal o pfx

A chave pública é usada para cifrar dados - não é usada no pfx com o certificado de autenticação. 

AndWait
12 minutos atrás, Vitor Pereira disse:

Bom Dia

Sim, já está tudo a funcionar a 100% !!!

Conforme já tinha partilhado alguns dias atrás a minha opinião, o problema teria de ser do lado da AT, pelo que era só uma questão de aguardar.

E tudo funciona sem se alterar uma única linha de código, é só mesmo utilizar o novo Certificado, nada mais.

Isto não deveria acontecer do lado da AT com tanta gente, com um sistema informático que custou milhões, mas as coisas são assim mesmo, e tem acontecido sempre que o Certificado dele expira.

Já podemos ir de férias descansados ..... só não sei para onde .... rs

Bom fim de semana para todos

Mas neste caso o novo é ChavePublicaAT2020.cer ou de ChaveCifraPublicaAT2023.cer ? Obrigado Vitor

jorang
2 minutos atrás, AndWait disse:

Mas neste caso o novo é ChavePublicaAT2020.cer ou de ChaveCifraPublicaAT2023.cer ? Obrigado Vitor

O ficheiro chama-se ChaveCifraPublicaAT2023.cer - foi erro meu ao escrever.

Vitor Pereira
17 minutos atrás, AndWait disse:

Claro, estou a falar da nova Chave que recebemos alguns dias atrás (  ChavePublicaAT2023  )

A antiga, também continua a funcionar até ao dia 23 deste mês  

pedrocerqueira22

Ola,

De facto tambem recebi uma informação para trocar o certificado que iria expirar dia 23 deste mes pelo ChavePublicaAT2023.

Acontece que realizei a troca e continuo com o mesmo erro. Melhor, o que verifico é que umas vezes funciona e outras não.

Com este comportamento faz-me pensar que possivelmente eles ainda continuam com problemas do lado deles, dado que eu tenho os certificados instalados como eles solicitam e ora funciona ora deixa de funcionar.

Eu consigo integrar uma guia para eles de x em x tempo, mas a maioria falha.

Obrigado

drps

Tenho a funcionar em produção mas no de testes continua a dar erro, alguém na mesma situação?

pjmvc
9 minutos atrás, drps disse:

Tenho a funcionar em produção mas no de testes continua a dar erro, alguém na mesma situação?

Por aqui é igual.

Rui Vilarinho

Boa tarde,

Resumindo e baralhando, basta trocar o .cer ?

É que está-me a dar erro na mesma depois de substituir o dito cer: "O certificado remoto é inválido de acordo com o processo de validação".

Edited by Rui Vilarinho

jorang
46 minutos atrás, Rui Vilarinho disse:

Boa tarde,

Resumindo e baralhando, basta trocar o .cer ?

É que está-me a dar erro na mesma depois de substituir o dito cer: "O certificado remoto é inválido de acordo com o processo de validação".

A AT enviou 2 emails:

1 - No dia 30 de junho, com a nova chave pública de cifragem.
É só substituir o ficheiro .cer antes do dia 23 de julho que é quando expira a antiga;

2 - No dia 3 de julho, com as chaves públicas do novo certificado digital SSL e as chaves públicas da cadeia de certificação.
Se se validar a validade do certificado SSL nas conexões aos servers da AT, é necessário instalar/usar já.

Edited by jorang
  • Vote 1

americob

Tudo a funcionar na perfeição, quer em Produção quer em Testes, sem alterar nada, só troquei o ficheiro antigo pelo novo que enviaram a 30/6!

Experimentei mesmo comunicar 7 vezes seguidas (espaçadas de alguns segundos) e não falhou uma.

Nuno Bagulho Marques

No meu caso, já funciona

Apenas troquei o certificado para o 2023

drps

O erro que estava a ter no registo em ambiente de testes era o certificado de testes que estava instalado já tinha expirado, instalei o novo e já funciona.

AndWait

Eu vejo pessoal aqui a conseguir mas o meu não há maneira de comunicar já testei o novo e o antigo e nada... continuo com o mesmo erro

ERROR => SSL handshake with servicos.portaldasfinancas.gov.pt:401 failed: SSSLERR_PEER_CERT_UNTRUSTED (-102)