Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

m_s_f_@hotmail.com
15 hours ago, jmsimoes said:

Consegui ultrapassar o erro "Nonce: Cifra da chave pública inválida". Como já tinha este problema antes do certificado novo, é possível que só se aplique ao meu caso, mas de qualquer maneira fica aqui a (minha) solução.

Vi o código do marcolopes (https://github.com/marcolopes/dma/) e percebi que ele está a usar PKCS#1 padding na encriptação RSA com a chave pública da AT. Eu não estava. Alterei isso e deixei de receber o erro infame. Deixo aquilo um exemplo em nodeJS:

export const rsaEncrypt64 = ( key, byteBuffer) => {
  let encryptBuff = crypto.publicEncrypt(
    { 
		key, 
		padding: crypto.constants.RSA_PKCS1_PADDING // <- resolveu o problema
	},
    byteBuffer
  );
  return encryptBuff.toString('base64');
};

Esou a usar ES6. crypto é a package crypto default do node pre-packaged, key é o certificado antigo da AT que leio do disco (plaintext, utf8), e byteBuffer é a chave simétrica (16byte).

Sobre a chave nova (isto é atirar barro à parede, pode estar 100% errado) : Será que eles alteraram o padding das mensagens com a chave nova em relação à antiga? Poderá ser a causa do erro. Não experimentei com a nova.

Espero que ajude alguém. Força aí.

Ajudou sim jmsimoes!
Foi só alterar uma santa linha de código!
Semanas a dar com a picareta por uma coisa tão simples.
obrigadíssimo!

public static byte[] cypherRequestKey(PublicKey publicKey, byte[] requestKey) throws NoSuchAlgorithmException, NoSuchPaddingException, InvalidKeyException, IllegalBlockSizeException, BadPaddingException, UnsupportedEncodingException {
        //Cipher cipher = Cipher.getInstance(RSAConfiguration.CIPHER_ALGORITHM.getValue());bad boy!
        Cipher cipher = Cipher.getInstance("RSA/ECB/PKCS1Padding");
        cipher.init(Cipher.ENCRYPT_MODE, publicKey);
        return cipher.doFinal(requestKey);
}

Esta função está no ficheiro WSAutenticaTestCypherUtil.java, do projeto fornecido por eles.

• Vote 2

nunopicado

Coloquei a questão do não funcionamento da nova chave no e-Balcão.

Talvez não fosse pior que quem estiver a experienciar o mesmo problema faça o mesmo. Se lá aparecerem muitos pedidos para a mesma coisa, talvez a urgência em resolver apareça.

• Vote 2

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

pnnr
55 minutos atrás, nunopicado disse:

Talvez não fosse pior que quem estiver a experienciar o mesmo problema faça o mesmo. Se lá aparecerem muitos pedidos para a mesma coisa, talvez a urgência em resolver apareça.

Acabei de fazer o mesmo, vamos ver a resposta. Percebo que a alteração acima funcione mas já noutras situações tivemos pessoal a fazer alterações para que a coisa funcionasse, que depois tiveram que ser revertidas porque a AT resolveu o assunto do "lado deles".

• Vote 1

nunopicado
41 minutos atrás, pnnr disse:

Acabei de fazer o mesmo, vamos ver a resposta. Percebo que a alteração acima funcione mas já noutras situações tivemos pessoal a fazer alterações para que a coisa funcionasse, que depois tiveram que ser revertidas porque a AT resolveu o assunto do "lado deles".

7 minutos atrás, albertosilva disse:

Também acabámos de colocar a questão no e-Balcão.

Creio que as mensagens acima que sugerem utilizar o PKCS1 para resolver um problema com a mesma mensagem dizem em ambos os casos respeito a casos que não conseguiam comunicar com o certificado anterior (ChaveCifraPublicaAT2020.cer), e não foram testados com o certificado novo (ChaveCifraPublicaAT2023.cer). É o que interpreto da mensagem do @jmsimoes, e assumo que do m_s_f_

Exacto, pelo que percebi as mensagens acima do 'já dá' têm a ver com a versão atualmente em vigor, e não com a nova.

• Vote 2

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

jmsimoes

5 hours ago, nunopicado said:

Também fiz um pedido no dia 29 e ainda não responderam. Dei toda a informação que consegui, e pedi para "não me encaminharem para o manual, já que estava a seguir os passos à letra" 😄Vamos ver. A documentação e suporte da AT são tão más que até apetece fazer uma petição ou algo no género. Qualquer coisa para os chatear, em massa, e forçá-los a melhorar o serviço, a documentação e o suporte.

Entretanto, tenho outro problema para ultrapassar: 

{
	codigo: -10, 
	mensagem:  "Erro no preenchimento dos dados da declaração: javax.xml.bind.UnmarshalException - with linked exception [org.xml.sax.SAXParseException; lineNumber: 1; columnNumber: 1; Premature end of file.]"
}

Ora, eu estou a codificar as declarações periódicas de IVA (XML, geradas pelo primavera, não tenho controlo sobre esta exportação) directamente de UTF8 para base64, e recebo este erro. Dá ideia que o XML codificado não chega, ou não é descodificado correctamente pelo servidor. No entanto, já confirmei que o SOAP está bem formado. Excerto do meu pedido SOAP, com a declaração:

<soap:Body>
    <tns:submeterDeclaracaoPeriodicaIVARequest>
      <versaoDeclaracao>
        2016
      </versaoDeclaracao>
      <declaracao>
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
      </declaracao>
    </tns:submeterDeclaracaoPeriodicaIVARequest>
  </soap:Body>

Ignorem o whitespace. Este xml passou por um formatter, o pedido real não tem newlines nem espaços nos campos. 

Exemplo do formato das declarações que tenho: 

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<dpiva xmlns="http://www.at.gov.pt/schemas/dpiva" xmlns:cr="urn:crystal-reports:schemas:report-detail" xmlns:fn="http://www.w3.org/2005/02/xpath-functions" xmlns:xs="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" version="05">
	<rosto>
		<apuramento>
			<temOperacoesDedutiveis>N</temOperacoesDedutiveis>
		</apuramento>
		<desenvolvimento/>
		<inicio>
			<anoDeclaracao>2020</anoDeclaracao>
			<apresentouDeclRecapitulativa>false</apresentouDeclRecapitulativa>
			<atividadesImobiliarias>false</atividadesImobiliarias>
			<localizacaoSede>1</localizacaoSede>
			<nif>XXXXXXXXX</nif>
			<nifCC>YYYYYYYYY</nifCC>
			<periodoDeclaracao>05</periodoDeclaracao>
			<prazo>1</prazo>
			<semOperacoes>true</semOperacoes>
			<temAnexoRAcores>false</temAnexoRAcores>
			<temAnexoRContinente>false</temAnexoRContinente>
			<temAnexoRMadeira>false</temAnexoRMadeira>
		</inicio>
	</rosto>
</dpiva>

Qualquer ajuda é bem vinda

Edited by jmsimoes

kalin

Parece que vamos ter novos vertificados a partir do dia 6 em produção

chesser
Agora, kalin disse:

Parece que vamos ter novos vertificados a partir do dia 6 em produção

"Cheira-me" que segunda-feira vamos ter problemas!

• Vote 1

Bruno Barbosa

boas tardes

entao mas nao era dia 23 que expirava?
nao estou muito por dentro, mas na documentacao 401 está documentado como distribuição/Produção?
https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/sgdtws/documentosTransporte/ no "meu" projecto tenho este endereço que assumi que fosse a porta 80

estamos todos em apuros? como converter e actualizar dezenas de clientes numa manhã?

Solskajer
Citação

O certificado digital de SSL do sítio servicos.portaldasfinancas.gov.pt (portos 4XX,5XX) irá expirar brevemente e, por isso, irá ser alterado no próximo dia 6 de Julho, durante a manhã.

Esta alteração implica a substituição do certificado digital de SSL e respetiva cadeia de certificação.

Recomendamos que testem os vossos produtos para que não haja problemas na comunicação para a AT por parte dos operadores económicos vossos clientes, designadamente, na invocação dos serviços referentes a Documentos de Transporte, Faturas, Declarações de IRC, Contratos de Arrendamento, ICS, ECS, SICEX, SICEU.

Para tal, a AT alterou hoje certificado SSL nos portos de testes (7XX, 8XX) para que cada produtor de software possa testar a continuidade do funcionamento dos seus produtos, contendo já estes endereços o novo certificado SSL.

Recomendamos que se valide a cadeia de certificação, conforme o exemplo indicado no “Código Fonte da aplicação em Java Applet”, o qual pode ser obtido através da ligação:
https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/testarLigacaoWebService.action

O ficheiro agora enviado contém no seu interior as chaves públicas do novo certificado digital SSL e as chaves públicas da cadeia de certificação, no formato “.p7b” e formato “.pem”. Estas chaves públicas são apenas utilizadas no estabelecimento da ligação SSL entre os sistemas dos clientes dos WebServices e a AT.

Os pedidos de esclarecimento deverão ser colocados ao e-balcão através do site do portal das finanças.

Na esperança de poder contribuir para o seu esclarecimento, enviamos-lhes os melhores cumprimentos,

ASI - Área de Segurança Informática
Av. Eng. Duarte Pacheco, nº 28 - 8º - 1099-013 Lisboa
Geral: (+351) 213 834 200 - Fax: (+351) 213 834 974
CAT - Centro de atendimento telefónico - (+351) 217 206 707
E-mail: asi@at.gov.pt Visite-nos em www.portaldasfinancas.gov.pt

Este vem sempre no verão para assustar a malta que está de férias. Normalmente não se precisa de fazer nada do "nosso" lado, não me lembro de qualquer intervenção necessária devido a este p7b/pem que é renovado anualmente.

Edited by Solskajer
formatação
  • Vote 1

albertosilva
2 minutos atrás, Solskajer disse:

Este vem sempre no verão para assustar a malta que está de férias. Normalmente não se precisa de fazer nada do "nosso" lado, não me lembro de qualquer intervenção necessária devido a este p7b/pem que é renovado anualmente.

Atenção, isso depende se validam do lado do cliente que estão a "falar" com os servidores legítimos ou não. Só os que optam por descartar essa validação é que costumam ficar imunes.

jorang
6 minutos atrás, Bruno Barbosa disse:

boas tardes

nao estou muito por dentro, mas na documentacao 401 está documentado como distribuição/Produção?
https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/sgdtws/documentosTransporte/ no "meu" projecto tenho este endereço que assumi que fosse a porta 80

estamos todos em apuros? como converter e actualizar dezenas de clientes numa manhã?

O certificado que expira no próximo dia 23 é o ChavePublicaAT2020.cer, utilizado para cifrar a informação enviada.
Já o email de hoje diz respeito ao certificado SSL usado pelos servidores da AT.

Solskajer
3 minutos atrás, albertosilva disse:

Atenção, isso depende se validam do lado do cliente que estão a "falar" com os servidores legítimos ou não. Só os que optam por descartar essa validação é que costumam ficar imunes.

Exatamente!

nunopicado
14 minutos atrás, chesser disse:

"Cheira-me" que segunda-feira vamos ter problemas!

Segunda feira vou de férias...
Algo me diz que vou ter de desligar o telefone.

7 minutos atrás, Bruno Barbosa disse:

boas tardes

A Chave Pública expira a 23 de Julho. O certificado de validação de cadeia expira pelos vistos a dia 6.

É uma alegria...

eandrade
18 minutes ago, Solskajer said:

Passei por aqui só para atestar isto. Só têm que se preocupar com este certificado se nos vossos clientes validarem o certificado digital do serviço, ou seja, não tem nada que ver com os certificados usados para criar as credenciais de acesso de cada pedido. Se não estão a validar isso, não têm que se preocupar com esta alteração (mas deviam preocupar-se com os vossos clientes estarem mais vulneráveis a ataques MITM :P É boa prática validar este certificado)

Edited by eandrade

Cu5co
17 minutos atrás, Solskajer disse:

Sim, correto, não é preciso fazer nada da nossa parte.

oalves

A AT enviou os novos certificados, que vão atualizar dia 6.
Enviaram o ficheiro em ZIP com password, mas não deram a password... Alguém sabe onde posso encontrar?

Cu5co
16 minutos atrás, albertosilva disse:

Igualmente correto.

jorang
3 minutos atrás, oalves disse:

Enviaram o ficheiro em ZIP com password, mas não deram a password... Alguém sabe onde posso encontrar?

Não disseram mas, depois de algumas tentativas, a password é: portal2020

• Vote 2

Cu5co
28 minutos atrás, oalves disse:

Espetacular. Grandes palhaços.