Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

americob
20 minutos atrás, jose.cordeiro disse:

Boas,

Recebi um email com um novo certificado até 2023.

Estão finalmente a começar a enviar...

abraço

Já testaste?

Eu experimentei e não me funciona, nem em testes nem em produção, dá erro 8 - Cifra da chave pública inválida.

Acho que ainda não trocaram/adicionaram do lado deles!

Cu5co
12 minutos atrás, americob disse:

Já testaste?

Eu experimentei e não me funciona, nem em testes nem em produção, dá erro 8 - Cifra da chave pública inválida.

Acho que ainda não trocaram/adicionaram do lado deles!

Pois, aqui também me está a dar o mesmo erro 😫

Edited by Cu5co

jorang
19 minutos atrás, #sa disse:

Acho que só é válido a partir de dia 23 de julho

Certificate:
    Data:
        Version: 3 (0x2)
        Serial Number:
            2f:00:00:1c:56:50:6e:04:bf:31:e7:e8:bf:00:01:00:00:1c:56
    Signature Algorithm: sha256WithRSAEncryption
        Issuer: DC=local, DC=ritta, CN=DGITA Issuing CA2
        Validity
            Not Before: Jun 23 17:50:12 2020 GMT
            Not After : Jun 23 17:50:12 2023 GMT
        Subject: C=PT, ST=Lisboa, L=Lisboa, O=Autoridade Tributaria e Aduaneira, OU=Sistemas de Informacao, CN=Chave Cifra Publica AT

O certificado é válido desde 23 de Junho. Por isso, o problema deve ter origem na falta de uma atualização nos servers da AT.

Edited by jorang

americob
1 hora atrás, #sa disse:

1 hora atrás, jorang disse:

Certificate:
    Data:
        Serial Number:
        Validity
        Subject: C=PT, ST=Lisboa, L=Lisboa, O=Autoridade Tributaria e Aduaneira, OU=Sistemas de Informacao, CN=Chave Cifra Publica AT

O certificado é válido desde 23 de Junho. Por isso, o problema deve ter origem na falta de uma atualização nos servers da AT.

Não sei qual é a ideia da AT, mas se acham que é possível às software-house's atualizar todos os programas instalados no dia 23 de Julho antes de começarem a fazer Documentos, devem estar a sonhar.

Já não me lembro como fizeram em 2017, mas acho que não foi assim!

Acho de mau gosto disponibilizarem o novo certificado sem o instalarem do lado deles, e já agora em simultâneo com o que está já a funcionar até caducar.

Um dia destes trocam um certificado pelo outro, deixa de comunicar com o antigo, e os clientes pensam que a culpa é nossa.

Mr Rick

No email que recebi dão a entender que aceitam os 2 até 23 de julho, afinal é isto. 😣

albertosilva
1 hora atrás, jorang disse:

Certificate:
    Data:
        Serial Number:
        Validity

Releiam a mensagem do @Jorang, válido não antes de 23 de Junho de 2020.

Solskajer
26 minutos atrás, americob disse:

Não sei qual é a ideia da AT, mas se acham que é possível às software-house's atualizar todos os programas instalados no dia 23 de Julho antes de começarem a fazer Documentos, devem estar a sonhar.

Já não me lembro como fizeram em 2017, mas acho que não foi assim!

Acho de mau gosto disponibilizarem o novo certificado sem o instalarem do lado deles, e já agora em simultâneo com o que está já a funcionar até caducar.

Um dia destes trocam um certificado pelo outro, deixa de comunicar com o antigo, e os clientes pensam que a culpa é nossa.

Na última substituição em 2017, funcionaram o antigo e o novo certificado em paralelo durante cerca de um mês até o antigo expirar. É o que deveria acontecer nesta substituição e espero que muito brevemente seja assim.

Sergio.

Boa Tarde.

Acho que está tudo dentro do prazo.

Certificado em vigor:

QA5CUiy.png

acaba dia 23 de Julho às: 14:51

O  novo certificado:

YoGIgH4.png

Iniciou-se dia 23 de Junho às 18:50

Ainda não testei se a AT já está ou não com o novo instalado, no entanto não me parece plausível eles enviarem o certificado sem estar a funcionar.

• Vote 1

chesser
38 minutos atrás, Sergio. disse:

Ainda não testei se a AT já está ou não com o novo instalado, no entanto não me parece plausível eles enviarem o certificado sem estar a funcionar.

😁

laboss

Eu já testei em produção e deu erro diz "Cifra publica invalida"

Edited by laboss
  • Vote 1

americob
1 hora atrás, albertosilva disse:

Hoje são 30 de Junho de 2020, certo?

jorang
Agora, americob disse:

Hoje são 30 de Junho de 2020, certo?

Os certificados antigo e novo estão ok.
Acho que o problema foi terem mandado a "newsletter" antes de atualizarem os servers para aceitarem o novo certificado na cifra, apesar de dizerem no email que já o fizeram.
Mais umas horas e deve estar tudo ok.

marcolopes
2 hours ago, jorang said:

Os certificados antigo e novo estão ok.
Acho que o problema foi terem mandado a "newsletter" antes de atualizarem os servers para aceitarem o novo certificado na cifra, apesar de dizerem no email que já o fizeram.
Mais umas horas e deve estar tudo ok.

A azelhice do costume por parte da AT...

E depois... a MISTELA continua...

Os CERTIFICADOS estão "sempre" (ou DEVIAM estar 🙄) disponíveis em https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/factemipf_static/java/certificados.zip

Este file contém

README.txt

Chave Cifra Publica AT (Produção).cer

TesteWebservices.pfx

saPubKey.jks

ChaveCifraPublicaAT2023.cer (enviada agora por email desnecessáriamente!!!) = Chave Cifra Publica AT (Produção).cer

Bastaria actualizarem o PACK de certificados e pedir para as empresas fazerem download... afinal é o que fazemos quando o certificado de TESTES (TesteWebservices.pfx) expira!

Mas não... emitem um certificado NOVO por email, deixando o Chave Cifra Publica AT (Produção).cer desactualizado!

A versão JAVA KEY STORE (saPubKey.jks) que também contém o certificado de testes, fica também desactualizada! (obrigando a uma conversão de formatos para quem como prefere as versões JKS!)

Uma SALGALHADA de todo o tamanho 😕

Edited by marcolopes

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

nunopicado
3 horas atrás, marcolopes disse:

A azelhice do costume por parte da AT...

Calma, não é assim tão mau! (é pior)

Peguei no ficheiro novo, atualizei, fui testar... Erro 8: Chave de Cifra pública Inválida.

Eles bem disseram que o sistema já estava preparado para a nova, para a malta poder testar, mas algo me diz que ainda não! :cheesygrin:

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

bubbu78

Mesmo problema por aqui em produção... 

Chave de cifra publica inválida

:(

mstavares

Bom dia,

Sou novo nestas andanças com a AT. Acontece que, tenho um serviço que envia guias de transporte que deixou de funcionar. Já andei a ler o tópico e eliminei os tais certificados que poderiam dar problemas tal como ilustrado abaixo.

https://ibb.co/jWV8cTb

certs.png

https://ibb.co/TYFCkbs

certs.png

Acontece que, continuo com problemas sempre que faço um pedido. A exceção que estou a receber é:

javax.net.ssl.SSLHandshakeException: sun.security.validator.ValidatorException: No trusted certificate found

Será que me podiam dar uma ajuda sff? Obrigado!

Edited by mstavares

Cu5co
Em 30/06/2020 às 12:29, #sa disse:

Pois, mas eles dizem no mail que enviaram com o certificado que já atualizaram os servidores deles para que possamos testar NOT!!!

"Para que cada produtor de software possa testar a continuidade do funcionamento dos seus produtos, a AT já atualizou os seus sistemas para que passem a aceitar as passwords que já utilizem, no processo de cifra da mesma, o novo certificado digital “ChaveCifraPublicaAT2023.cer”

Isto é o que dizem no mail.

Cu5co
Em 30/06/2020 às 14:18, albertosilva disse:

Pois, mas hoje é diz 1 julho, portanto já deveria dar.

jmsimoes

Consegui ultrapassar o erro "Nonce: Cifra da chave pública inválida". Como já tinha este problema antes do certificado novo, é possível que só se aplique ao meu caso, mas de qualquer maneira fica aqui a (minha) solução.

Vi o código do marcolopes (https://github.com/marcolopes/dma/) e percebi que ele está a usar PKCS#1 padding na encriptação RSA com a chave pública da AT. Eu não estava. Alterei isso e deixei de receber o erro infame. Deixo aquilo um exemplo em nodeJS:

export const rsaEncrypt64 = ( key, byteBuffer) => {
  let encryptBuff = crypto.publicEncrypt(
    { 
		key, 
		padding: crypto.constants.RSA_PKCS1_PADDING // <- resolveu o problema
	},
    byteBuffer
  );
  return encryptBuff.toString('base64');
};

Esou a usar ES6. crypto é a package crypto default do node pre-packaged, key é o certificado antigo da AT que leio do disco (plaintext, utf8), e byteBuffer é a chave simétrica (16byte).

Sobre a chave nova (isto é atirar barro à parede, pode estar 100% errado) : Será que eles alteraram o padding das mensagens com a chave nova em relação à antiga? Poderá ser a causa do erro. Não experimentei com a nova.

Espero que ajude alguém. Força aí.

Edited by jmsimoes
typo, attribution