Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

tiagojfpais
42 minutes ago, oalves said:

quando faço o $result = $client->__doRequest($str,$soapAction,"envioDocumentoTransporte",2,0);
o conteúdo do $result é NADA mesmo @albertosilva

Boa Tarde!

Comigo passa-se a mesma situação!

Nada alterado e nem o de testes, nem o de produção respondem...

Uso o PHP SoapClient e em ambos retorna sempre:
faultcode: "HTTP" | faultstring: "Could not connect to host"
(isto até parece erro de untrusted certificates... mas pelo menos o de produção deveria funcionar porque o meu certificado só expira em 2021 e a chave cifra publica AT ainda está válida até 23/07/2020...)

... sei que no dia 25/05/2020 estava a operar normalmente...
mas hoje um cliente tentou comunicar e começou a reportar isso...

Edited by tiagojfpais

juliogut

Boa tarde,

Acho que estamos tendo o mesmo problema, ao enviar as guias de circulação.

Ao estabelecer a conexão https nos disse:
Could not validate certificate: current time: Mon Jun 01 11:44:42 GMT 2020, expiration time: Sat May 30 10:48:38 GMT 2020

Abrimos una questão en e-balcao do Postal das Finanzas, mas ainda não temos resposta.

albertosilva
34 minutos atrás, tiagojfpais disse:

.. sei que no dia 25/05/2020 estava a operar normalmente...

Como indicado em mensagem anterior, nós e outro produtor começámos a ter queixas dos clientes no dia 26, a meio do dia. Em ambos os casos foi necessário atualizar o mesmo componente de terceiros para uma versão mais recente, e especificar que os protocolos negociáveis na comunicação eram TLS 1.0, 1.1 e 1.2, deixando SSL de fora.Como não sei do que depende o tal componente de terceiros, SecureBlackBox, não sei se o que originou o problema no caso do componente deles se pode afetar outros componentes em outras plataformas.

MrFroggy

O certificado de testes para comunicação das guias de remessa à AT encontra-se fora de validade e a AT ainda não publicou o novo certificado.

Relativamente a produção não há qualquer problema. Está tudo a funcionar normalmente.

Cumprimentos,

MrFroggy

josevcosta
1 hora atrás, Daniel Santana disse:

O problema está no root de um dos certificados no endpoit da AT.

https://www.sslshopper.com/ssl-checker.html#hostname=servicos.portaldasfinancas.gov.pt:401

A mensagem do site é "One of the root or intermediate certificates has expired (4 days ago)." que é o que já se sabia. Já vi o link indicado pelo Bas mas ainda não consegui ultrapassar o problema. Estou a trabalhar com o curl em SLES11 SP4 mas aquelas sugestões não produziram resultados, alguém tem alguma ideia que possa ajudar? O e-balcão ainda não reagiu ao meu ticket de ontem de manhã.

ei99045

Mesmo problema desde o fim-de-semana:

com.sun.xml.ws.client.ClientTransportException: HTTP transport error: javax.net.ssl.SSLHandshakeException: sun.security.validator.ValidatorException: PKIX path validation failed: java.security.cert.CertPathValidatorException: timestamp check failed

paulofvoliveira

Boa tarde pessoal,

Tenho um cliente que desde 29/05 não consegue enviar guias.

ERRO: The underlying connection was closed: Could not
establish trust relationship for the SSL/TLS secure channel

è uma máquina velhinha com o windows XP, alguém sabe o que é que estará a falhar ou porque é que começou agora a falhar?

Mais nenhum cliente meu se queixou, logo julgo que o o culpado será o XP e o iexplorer.

Já coloquei o portal das finanças nos sites fidedignos no iexplorer e tudo o mais.

Vitor Pereira
10 minutos atrás, paulofvoliveira disse:

Boa tarde pessoal,

Tenho um cliente que desde 29/05 não consegue enviar guias.

ERRO: The underlying connection was closed: Could not
establish trust relationship for the SSL/TLS secure channel

è uma máquina velhinha com o windows XP, alguém sabe o que é que estará a falhar ou porque é que começou agora a falhar?

Mais nenhum cliente meu se queixou, logo julgo que o o culpado será o XP e o iexplorer.

Já coloquei o portal das finanças nos sites fidedignos no iexplorer e tudo o mais.

O Webservice está a funcionar sem qualquer problema, independente do sistema operativo

Vejam se o relógio do PC está bem sincronizado com o Observatório Astronómico de Lisboa, e mesmo que esteja com o   ntp02.oal.ul.pt  ou  ntp04.oal.ul.pt   forcem a sincronização a ver se não devolve erro na ligação

Claro, devem verificar se o vosso Certificado está atualizado

paulofvoliveira
40 minutes ago, Vitor Pereira said:

O Webservice está a funcionar sem qualquer problema, independente do sistema operativo

Vejam se o relógio do PC está bem sincronizado com o Observatório Astronómico de Lisboa, e mesmo que esteja com o   ntp02.oal.ul.pt  ou  ntp04.oal.ul.pt   forcem a sincronização a ver se não devolve erro na ligação

Claro, devem verificar se o vosso Certificado está atualizado

Obrigado,

O Certificado foi atualizado em março, vou verificar o relogio do computador, mas normalmente o erro não é: validade da credencial expirada...?

à uns anos os XP tiveram problemas relaionados com o IExplorer em que era preciso aplicar uma atualização KB.... entretanto não encontro isso.

ei99045

Viva, 

O comportamento em produção parece-me instável e dependente do nó para o qual o balanceador nos atira.

Verificação com o openssl a partir da máquina de um cliente que não consegue comunicar guias:

$ openssl s_client -connect servicos.portaldasfinancas.gov.pt:401

SSL-Session:
    Protocol  : TLSv1.2
    Cipher    : ECDHE-RSA-AES256-GCM-SHA384
    Session-ID:
    Session-ID-ctx:
    Master-Key: 859D947F68F5945E616C96FE0A6541ED61945D55CDCCF3474E7201E8394DAACB14E15A25DB899EBE3A57583513E00AD9
    Key-Arg   : None
    PSK identity: None
    PSK identity hint: None
    SRP username: None
    Start Time: 1591114422
    Timeout   : 300 (sec)
    Verify return code: 10 (certificate has expired)
---

A mesma verificação a partir de uma máquina que consegue comunicar guias:

SSL-Session:
    Session-ID:
    Session-ID-ctx:
    Master-Key: EC19B58AFCFE547A7FD868F6773B436D11B4AC95FD327DAEFEC70ACA27FC535A08B7E1670237B23DF9392605D6DAA25A
    Start Time: 1591114679
    Verify return code: 19 (self signed certificate in certificate chain) 
---

Luís Moreira

Boa tarde,

Eu estou a tentar fazer o pedido post para o webservice mas está a dar o erro "read ECONNRESET".

Alguém sabe qual é a razao?

Obrigado!

>  error Error: read ECONNRESET
>      at TLSWrap.onStreamRead (internal/stream_base_commons.js:201:27) {
>    errno: 'ECONNRESET',
>    code: 'ECONNRESET',
>    syscall: 'read'
>  }

kalin

Parece que já é possivel testar os serviços no site das finanças.

Coloquei uma questão no ebalcão sobre o certificado de testes e enviaram-me um novo, assim que poder vou testar no nosso ambiente de teste. Mas parece que ainda não atualizaram os certificados para download no site.

tiagojfpais
17 hours ago, ei99045 said:

Viva, 

O comportamento em produção parece-me instável e dependente do nó para o qual o balanceador nos atira.

Verificação com o openssl a partir da máquina de um cliente que não consegue comunicar guias:

$ openssl s_client -connect servicos.portaldasfinancas.gov.pt:401

SSL-Session:
    Session-ID:
    Session-ID-ctx:
    Master-Key: 859D947F68F5945E616C96FE0A6541ED61945D55CDCCF3474E7201E8394DAACB14E15A25DB899EBE3A57583513E00AD9
    Start Time: 1591114422
    Verify return code: 10 (certificate has expired)
---

A mesma verificação a partir de uma máquina que consegue comunicar guias:

SSL-Session:
    Session-ID:
    Session-ID-ctx:
    Master-Key: EC19B58AFCFE547A7FD868F6773B436D11B4AC95FD327DAEFEC70ACA27FC535A08B7E1670237B23DF9392605D6DAA25A
    Start Time: 1591114679
    Verify return code: 19 (self signed certificate in certificate chain) 
---

No meu caso acontece o mesmo... o nosso servidor com o mesmo pedido do terminal dá certificado expirado...
Remetemos o caso à AT e estamos a aguardar resposta deles...

xenix

Continua expirado o certificado, e as comunicações a rebentar:

openssl s_client -showcerts -connect servicos.portaldasfinancas.gov.pt:400 | openssl x509 -noout -dates

Como diziam os gato, isto é tudo uma cambada de gatunos, ladrões e chupistas.

(E ainda não me pagaram o IRS)

Edited by xenix

João Andrade
2 horas atrás, kalin disse:

Parece que já é possivel testar os serviços no site das finanças.

Coloquei uma questão no ebalcão sobre o certificado de testes e enviaram-me um novo, assim que poder vou testar no nosso ambiente de teste. Mas parece que ainda não atualizaram os certificados para download no site.

Caro, 

Será que pode disponibilizar aqui o certificado de testes que lhe enviaram ? 

Já coloquei uma questão no ebalcão há 5 dias sobre esse assunto e ainda não me responderam. Deve estar no fim da lista 😒

ei99045
Em 03/06/2020 às 12:04, xenix disse:

Continua expirado o certificado, e as comunicações a rebentar:

openssl s_client -showcerts -connect servicos.portaldasfinancas.gov.pt:400 | openssl x509 -noout -dates

Como diziam os gato, isto é tudo uma cambada de gatunos, ladrões e chupistas.

(E ainda não me pagaram o IRS)

Em 03/06/2020 às 12:03, tiagojfpais disse:

No meu caso acontece o mesmo... o nosso servidor com o mesmo pedido do terminal dá certificado expirado...
Remetemos o caso à AT e estamos a aguardar resposta deles...

Viva,

O problema parece estar relacionado com a expiração de um Root CA. Ver este advisory da Redhat:

https://access.redhat.com/articles/5117881

Dependendo da tecnologia e do sistema operativo, podem ter que atualizar os certificados de CA para ultrapassar o problema.

kalin
8 horas atrás, João Andrade disse:

Caro, 

Será que pode disponibilizar aqui o certificado de testes que lhe enviaram ? 

Já coloquei uma questão no ebalcão há 5 dias sobre esse assunto e ainda não me responderam. Deve estar no fim da lista 😒

Já inseri o ficheiro e está a espera de aprovação por um moderador, quando estiver disponivel aviso.
Já fiz testes e consegui invocar o web service das faturas mas para os documentos de transporte é devolvido um erro

mismatched tag, expected hr at offset 244 of 

isto é um poço sem fim :D 

kalin
2 horas atrás, kalin disse:

Já inseri o ficheiro e está a espera de aprovação por um moderador, quando estiver disponivel aviso.
Já fiz testes e consegui invocar o web service das faturas mas para os documentos de transporte é devolvido um erro

mismatched tag, expected hr at offset 244 of 

isto é um poço sem fim :D 

Penso que será este o endereço para download https://www.portugal-a-programar.pt/files/file/143-testewebservicespfx/

juliogut
Em 01/06/2020 às 18:00, juliogut disse:

Boa tarde,

Acho que estamos tendo o mesmo problema, ao enviar as guias de circulação.

Ao estabelecer a conexão https nos disse:
Could not validate certificate: current time: Mon Jun 01 11:44:42 GMT 2020, expiration time: Sat May 30 10:48:38 GMT 2020

Abrimos una questão en e-balcao do Postal das Finanzas, mas ainda não temos resposta.

Bom dia,

A solução é instalar novos certificados nos terminais do cliente, você pode baixá-los aqui:

https://support.sectigo.com/articles/Knowledge/Sectigo-AddTrust-External-CA-Root-Expiring-May-30-2020

No meu caso, são terminais Android, instalei os certificados 1720081 e 1199354 e funciona ok.

Saudações