Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

Carlos Matos

É só de minha parte ou toda a gente também acha que o "manual" da AT parece ser uma manual de software feito por um doutorando de história ou geografia. Em outros 215 países seguem um padrão, pq em Portugal é diferente?

estzwei
Em 01/04/2020 às 15:59, estzwei disse:

Muito obrigada Vitor. Infelizmente hoje em dia seu ambiente de teste não funciona nem na web. Quando funciona novamente, tento sua sugestão.

Obrigada Vitor, na verdade esse foi o problema, agora funciona.

MrFroggy
Em 26/03/2020 às 16:05, Filipe Csota disse:

A mim está a dar erro em ambiente de testes.

<SOAP-ENV:Envelope xmlns:SOAP-ENV="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/">
<SOAP-ENV:Header/>
<SOAP-ENV:Body>
<SOAP-ENV:Fault>
<faultcode>  </faultcode>
<faultstring>Rejected:   |  Codigo:   |  Erro:   |  Tentativas Restantes: </faultstring>
<detail>sgdtws.gdgtqua</detail>
</SOAP-ENV:Fault>
</SOAP-ENV:Body>
</SOAP-ENV:Envelope>

É exatamente o mesmo erro que está a dar no portal das finanças, na parte de testar o webservice. Por isso, penso que seja problema do lado deles.

Olá Filipe,

Pode voltar a testar, sff? No site das finanças o teste corre com sucesso, mas eu continuo a obter o erro 500.

Utilizou C# para desenvolver?

Cumprimentos.

Cumprimentos,

MrFroggy

Filipe Csota

Boas MrFroggy,

Agora, MrFroggy disse:

Pode voltar a testar, sff? No site das finanças o teste corre com sucesso, mas eu continuo a obter o erro 500.

Eu como não estava a ter sucesso com o ambiente de testes, passei para o de produção e, depois de alguns cafés e horas de volta disso, consegui meter a funcionar em produção e encostei o ambiente de testes às boxes.

Por curiosidade testei agora em ambiente de testes e deu-me o seguinte erro: Failed to connect to servicos.portaldasfinancas.gov.pt port 701: Connection refused( 7 ). Mas sinceramente só dei uma vista de olhos no algoritmo trocando algumas coisas pelo de produção mas não estive aprofundar se é mesmo da AT ou se é alguma coisa no código que me faltou trocar pelo de produção.

Eu quando tinha erro 500, normalmente era alguma coisa errada num dos campos do pedido.

Agora, MrFroggy disse:

Utilizou C# para desenvolver?

Não. Desenvolvi em PHP.

Manuel Sepulveda

Também estamos a ter o erro 500 nas chamadas ao webservice da AT para as guias de transporte. Alguem me sabe dizer qual é o contacto da AT para eu os contactar ? Para saber se estão com problemas ou se é problema do nosso lado. Utilizamos SAP mas a comunicação com a AT esteve a funcionar bem até dia 3 deste mês.

Obrigado

Vitor Pereira
31 minutos atrás, Manuel Sepulveda disse:

Também estamos a ter o erro 500 nas chamadas ao webservice da AT para as guias de transporte. Alguem me sabe dizer qual é o contacto da AT para eu os contactar ? Para saber se estão com problemas ou se é problema do nosso lado. Utilizamos SAP mas a comunicação com a AT esteve a funcionar bem até dia 3 deste mês.

Obrigado

Esta tudo a funcionar a 100%  !!!

Manuel Sepulveda

Obrigado, vou analisar melhor o erro do nosso lado então.

bugFree

Sabem se a Facturação Electrónica obriga a comunicar os documentos em tempo real, usando webservices ?

Ou podem ser comunicados no SAFT mensal, juntamente com os restantes ?

E sobre as séries, é obrigatório, opcional ou recomendado que os documentos de FE tenham uma série própria ?

Refiro-me à FE propriamente dita, e não ao envio de documentos por e-mail, com ou sem certificado digital.

Obrigado.

What's better: Coding solo or as part of a team?

A team means you have to fix someone else's bugs. Coding solo means you have to write all the bugs yourself.

bugFree

Julgo ter encontrado a resposta. Não.

What's better: Coding solo or as part of a team?

A team means you have to fix someone else's bugs. Coding solo means you have to write all the bugs yourself.

MrFroggy

Para quem está a programar em .NET e está a receber o erro 500 Internal Server Error, no meu caso este erro estava relacionado com a relação entre o utilizador (campo Username do HEADER) com o NIF (campo TaxRegistrationNumber do BODY). O NIF deve ser o mesmo que a primeira parte do utilizador (do lado esquerdo da '/' ).

Estava a utilizar o user da AT 599999993/37 e um NIF diferente...

Cumprimentos,

MrFroggy

pedrocerqueira22

Boa Tarde,

Estou com problemas em conseguir me ligar aos ambientes de testes das financas, esta a ser retornado este erro:

oracle.fabric.common.FabricInvocationException: Unable to invoke endpoint URI "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701/sgdtws/documentosTransporte" successfully due to: javax.xml.soap.SOAPException: javax.xml.soap.SOAPException: Message send failed: Remote host closed connection during handshake

Sabem me dizer de que se trata? Será nas financas que estao com o serviço em baixo?

MrFroggy
1 hora atrás, pedrocerqueira22 disse:

Boa Tarde,

Estou com problemas em conseguir me ligar aos ambientes de testes das financas, esta a ser retornado este erro:

oracle.fabric.common.FabricInvocationException: Unable to invoke endpoint URI "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701/sgdtws/documentosTransporte" successfully due to: javax.xml.soap.SOAPException: javax.xml.soap.SOAPException: Message send failed: Remote host closed connection during handshake

Sabem me dizer de que se trata? Será nas financas que estao com o serviço em baixo?

Para verificar se o serviço está operacional, abre o link "https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/testarLigacaoWebService.action" num browser que suporte java e testa lá.

Se funcionar é porque o servidor de testes está operacional.

Mas posso já adiantar que encontra-se a funcionar perfeitamente.

Não sei qual a causa do erro em questão, mas forneça mais informações como:

- Verifique que o utilizador possui o mesmo NIF que o campo TaxRegistrationNumber do Body;

- Indique qual o SOAPAction que está a utilizar;

- Verifique se a data/hora do PC que está a invocar o webservice está correta;

- Verifique que está a utilizar o certificado correto para comunicar com a AT.

Cumprimentos,

MrFroggy

pedrocerqueira22
50 minutes ago, MrFroggy said:

Para verificar se o serviço está operacional, abre o link "https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/testarLigacaoWebService.action" num browser que suporte java e testa lá.

Se funcionar é porque o servidor de testes está operacional.

Mas posso já adiantar que encontra-se a funcionar perfeitamente.

Não sei qual a causa do erro em questão, mas forneça mais informações como:

- Verifique que o utilizador possui o mesmo NIF que o campo TaxRegistrationNumber do Body;

- Indique qual o SOAPAction que está a utilizar;

- Verifique se a data/hora do PC que está a invocar o webservice está correta;

- Verifique que está a utilizar o certificado correto para comunicar com a AT.

Consegui ultrapassar esse problema era um problema de leitura de certificados.

Contudo agora tenho um erro de :

-<part name="summary">

<summary>Servidor de Autenticacao Indisponivel</summary>

</part>

-<part name="code">

<code>33</code>

</part>

-<part name="detail">

<detail>

oracle.j2ee.ws.client.jaxws.JRFSOAPFaultException: Client received SOAP Fault from server : Servidor de Autenticacao Indisponivel

</detail>

</part>

</remoteFault>

</bpelFault>

</fault>

-<faultType>

<message>0</message>

</faultType>

</messages>

Isto já me parece uma resposta do lado das financas...o que achas?

Obrigado

MrFroggy
7 minutos atrás, pedrocerqueira22 disse:

Consegui ultrapassar esse problema era um problema de leitura de certificados.

Contudo agora tenho um erro de :

-<part name="summary">

<summary>Servidor de Autenticacao Indisponivel</summary>

</part>

-<part name="code">

<code>33</code>

</part>

-<part name="detail">

<detail>

oracle.j2ee.ws.client.jaxws.JRFSOAPFaultException: Client received SOAP Fault from server : Servidor de Autenticacao Indisponivel

</detail>

</part>

</remoteFault>

</bpelFault>

</fault>

-<faultType>

<message>0</message>

</faultType>

</messages>

Isto já me parece uma resposta do lado das financas...o que achas?

Obrigado

Talvez, já vi muita gente a reportar este problema aqui no forum. Se estiver a utilizar um user da sua empresa isto pode ser um erro do lado da AT.

Para despistar este problema, tenta efetuar o teste com o utilizador "599999993/0037" e password "testes1234". Não esquecer de alterar o campo do NIF da empresa que está a reportar para "599999993". Atenção que este teste é para ser realizado no endpoint de testes.

Cumprimentos,

MrFroggy

MrFroggy
Em 25/04/2020 às 10:51, pafcosta disse:

Bom dia,

Alguém tem o documento que existe no e-faturas, mas dá erro. O ficheiro é ComunicacaodosdadosdasfaturasaAT.pdf

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Documents/ComunicacaodosdadosdasfaturasaAT.pdf

Necessitava de importar as facturas das compras de um NIF (particular ou empresa). Isto é possivél?

Obrigado

Atenção que este webservice é para faturas à clientes e não as de compra!

Cumprimentos,

MrFroggy

pafcosta
23 horas atrás, MrFroggy disse:

Atenção que este webservice é para faturas à clientes e não as de compra!

Obrigado pelo feedback.

Eu vou explicar o que pretendo. Tou a desenvolver um projecto que necessita de importar todos os documentos de um comerciante ou do cliente. Pelo que me explicaram do lado do cliente não é possível. O comerciante terá de criar um acesso e depois com esse acesso eu posso importar compras ou vendas dele.

Sabem como posso fazer?

AndreQ

Bom dia,

Alguém está a conseguir utilizar com sucesso o webservice de testes para comunicação de faturas?

Obrigado,

Jennifer

Bom Dia,

Como uso o Java 11, a conexão com o serviço da Web não funciona para mim. Estou testando em um ambiente de teste para adicionar bibliotecas ausentes, mas recebo este erro:

"Erro no transporte HTTP: javax.net.ssl.SSLException: readHandshakeRecord"

Ao enviar o guia de transporte. Alguém mais acontece?
Onde posso obter um novo certificado de teste?

Obrigada