Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

George De Luca

Bom dia Caros Colegas,

Estou com problemas desde segunda-feira dia 9 de março com a conexão ao Webservice da AT.

Tem horas que funciona e depois para. Desde ontem a tarde dia 10 de março que deixou de funcionar novamente.

Mais algum colega com o mesmo problema?

Grato pela vossa atenção! ;)

Grato pela atenção,

George De Luca

www.deluca.eti.br

karlynhuz

Os meus clientes também se queixam do mesmo problema com o Webservice das guias. Dia 9 e 10 funcionou bem de manhã mas à tarde estava a dar erro e hoje, dia 11, continua a dar erro. 

Há alguém que esteja a conseguir comunicar? Só para perceber se isto é um problema que afecte uns e outros não. 

George De Luca
3 minutos atrás, karlynhuz disse:

Os meus clientes também se queixam do mesmo problema com o Webservice das guias. Dia 9 e 10 funcionou bem de manhã mas à tarde estava a dar erro e hoje, dia 11, continua a dar erro. 

Há alguém que esteja a conseguir comunicar? Só para perceber se isto é um problema que afecte uns e outros não. 

Exatamente igual ao que ocorreu comigo.

Muito obrigado pela informação! 

---

Para os colegas que precisarem, eu informei aos meus clientes com o texto a seguir, caso algum colega queira fazer o mesmo:

"Como informação, no caso de falhas ou dificuldades do site ou webservice da AT, as empresas poderão contatar a AT através do telefone 210 493 950 para que recebam o código de transporte.

Ao ligar para este telefone, terão que informar o NIF da empresa e a senha de contato telefónico.

Ao obter o número, o mesmo poderá ser escrito na GT em papel.

Para mais informações, consulte o link abaixo:

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/faturas/Pages/faqs-00263.aspx"

---

Entretanto, não sei se tal senha é a mesma da comunicação com do webservice.

Quanto ao erro, caso mais algum colega tenha alguma informação, deixe aqui no grupo, por favor.

Obrigado a todos!

Grato pela atenção,

George De Luca

www.deluca.eti.br

americob

Acabei de testar comunicação de DT's e não deu qualquer problema, tanto em testes como em produção.

CJCV

Parece-me que o problema é intermitente , pelo menos segundo um cliente me disse.

Mas isto já se arrasta pelo menos desde segunda.

Liguei hoje para a linha , mas nada , foi abaixo , ninguém atendeu.

Será que custava muito colocar uma informação no e-fatura ( por exemplo ) quando existem problemas técnicos ?

era só para não andarmos aqui feitos parvos a procura de problemas que não existem do nosso lado 

George De Luca
Em 11/03/2020 às 11:48, CJCV disse:

Parece-me que o problema é intermitente , pelo menos segundo um cliente me disse.

Mas isto já se arrasta pelo menos desde segunda.

Liguei hoje para a linha , mas nada , foi abaixo , ninguém atendeu.

Será que custava muito colocar uma informação no e-fatura ( por exemplo ) quando existem problemas técnicos ?

era só para não andarmos aqui feitos parvos a procura de problemas que não existem do nosso lado 

Infelizmente é sempre assim. :(
O pior disso tudo é a credibilidade nos nossos sistemas perante nossos clientes. A AT não tem e nunca teve um pingo de consideração com os profissionais quando ocorre este tipo de situação, mas sabem cobrar as coimas às empresas caso tenham alguma coisa em falta, mesmo que a culpa seja deles próprios, claro...

O colega também está com problemas neste momento com a comunicação com as GT ?

Grato pela atenção,

George De Luca

www.deluca.eti.br

CJCV
20 minutos atrás, George De Luca disse:

Infelizmente é sempre assim. :(
O pior disso tudo é a credibilidade nos nossos sistemas perante nossos clientes. A AT não tem e nunca teve um pingo de consideração com os profissionais quando ocorre este tipo de situação, mas sabem cobrar as coimas às empresas caso tenham alguma coisa em falta, mesmo que a culpa seja deles próprios, claro...

O colega também está com problemas neste momento com a comunicação com as GT ?

ao inicio da manhã tive 2 incidências , tiveram de comunicar através de ficheiro.

George De Luca

Caros Colegas,

Um cliente meu ligou ainda agora (11-03-2020 pelas 11:40 AM) para a AT e eles confirmaram que há problemas na conexão. Teremos que aguardar. :(

• Vote 1

Grato pela atenção,

George De Luca

www.deluca.eti.br

karlynhuz
7 minutes ago, George De Luca said:

Caros Colegas,

Um cliente meu ligou ainda agora (11-03-2020 pelas 11:40 AM) para a AT e eles confirmaram que há problemas na conexão. Teremos que aguardar. :(

Obrigado George. 

Luis M Coelho
3 horas atrás, George De Luca disse:

Caros Colegas,

Boa tarde.

Aparentemente o problema é só em alguns softwares certo?

Existem alguns, por exemplo o Primavera, que conseguem obter o certificado da AT. Já no caso do PHC é geral a falha.

George De Luca
18 minutos atrás, Luis M Coelho disse:

Boa tarde.

Aparentemente o problema é só em alguns softwares certo?

Existem alguns, por exemplo o Primavera, que conseguem obter o certificado da AT. Já no caso do PHC é geral a falha.

Sim, eu também vi isso. O meu sistema trabalha em conjunto com outro de faturação. O meu não funciona já o de faturação funciona as vezes.

Acho que o estagiário deve ter apagado alguns registos da base de dados deles...

To a achar que eles foram invadidos e fizeram alguma coisa lá. 

Grato pela atenção,

George De Luca

www.deluca.eti.br

figueiredorj

Confirmo a situação...

Acho estranho - do nosso lado temos uma aplicação em access que entretanto colocamos toda a plataforma em .Net - acontece que o access está a comunicar, mas a nova versão não....

Gonçalo Silva

Para quem usa Chilkat, umas versões mais antigas não funcionam mas com a mais recente não há problemas.

John Doe
23 minutos atrás, Gonçalo Silva disse:

Para quem usa Chilkat, umas versões mais antigas não funcionam mas com a mais recente não há problemas.

Eu até usava, se soubesse como usar. Estou a tentar fazer a ligação directamente do SQLServer com o Webservice e não me dá qualquer resposta.
Sei que somos todos programadores a trabalhar em projectos individuais mas se fosse possível alguém me ajudar a obter uma resposta (nem que fosse de erro) do Webservice da AT para mim já seria perfeito.

Cumps

BrunoMiguel
8 minutos atrás, John Doe disse:

Eu até usava, se soubesse como usar. Estou a tentar fazer a ligação directamente do SQLServer com o Webservice e não me dá qualquer resposta.
Sei que somos todos programadores a trabalhar em projectos individuais mas se fosse possível alguém me ajudar a obter uma resposta (nem que fosse de erro) do Webservice da AT para mim já seria perfeito.

Cumps

Boa tarde ,

Não  tive comunicação durante o  dia de ontem e hoje ..

Mas neste momento já consigo ..

Cumprimentos

George De Luca
37 minutos atrás, Gonçalo Silva disse:

Certamente o SAGE e o PHC não utilizam o Chilkat e também não estão a funcionar. Acho que não é por aí.
A AT deve estar com algum problema técnico sério lá e com essa confusão toda do vírus, pode ser que o técnico responsável esteja doente ou todos estejam fora - sei lá. Só sei que estamos muitos com dúvidas no funcionamento e não temos muitas soluções viáveis a fazer e só nos resta, como sempre, é aguardar a boa vontade da AT.
É o problema de estamos atados a empresas públicas que tratam de empresas privadas. Os tempos são completamente diferentes e reclamar não nos vai adiantar em nada, infelizmente. 
Mas pelo menos desabafamos um bocadinho por aqui! IoI

Grato pela atenção,

George De Luca

www.deluca.eti.br

Gonçalo Silva
7 minutos atrás, George De Luca disse:

Certamente o SAGE e o PHC não utilizam o Chilkat

PHC usa Chilkat

BrunoMiguel
1 minuto atrás, Gonçalo Silva disse:

PHC usa Chilkat

e a sage tambem usa .

Vitor Pereira
13 minutos atrás, George De Luca disse:

Certamente o SAGE e o PHC não utilizam o Chilkat e também não estão a funcionar. Acho que não é por aí.
A AT deve estar com algum problema técnico sério lá e com essa confusão toda do vírus, pode ser que o técnico responsável esteja doente ou todos estejam fora - sei lá. Só sei que estamos muitos com dúvidas no funcionamento e não temos muitas soluções viáveis a fazer e só nos resta, como sempre, é aguardar a boa vontade da AT.
É o problema de estamos atados a empresas públicas que tratam de empresas privadas. Os tempos são completamente diferentes e reclamar não nos vai adiantar em nada, infelizmente. 
Mas pelo menos desabafamos um bocadinho por aqui! IoI

Sem qualquer problema em Ambiente Windows