Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Neste momento estou a receber um erro -99 -> Erro inesperado .

Segundo a documentação é um "Erro interno" o que quer que isso seja.

Bem, parto do principio que é um erro deles.

Já está a funcionar !!!

Edited by fernandods
Posted

Bom dia,

Estou a utilizar o novo certificado de testes... e obtenho a seguinte resposta "<faultstring>Rejected: | Codigo: 11 | Erro: Validade da credencial expirada(2012-12-31T12:47:00.0Z) | Tentativas Restantes: -1</faultstring>". Tudo estava a funcionar correctamente ate dia 31! Alguem com o mesmo problema?

Na aplicação de teste de conectividade aparece também o erro "javax.net.ssl.SSLHandshakeException" ,não obtendo qualquer resposta, por isso acredito que mais uma vez o erro seja do lado deles...

Posted

Bom dia,

Estou a utilizar o novo certificado de testes... e obtenho a seguinte resposta "<faultstring>Rejected: | Codigo: 11 | Erro: Validade da credencial expirada(2012-12-31T12:47:00.0Z) | Tentativas Restantes: -1</faultstring>". Tudo estava a funcionar correctamente ate dia 31! Alguem com o mesmo problema?

Na aplicação de teste de conectividade aparece também o erro "javax.net.ssl.SSLHandshakeException" ,não obtendo qualquer resposta, por isso acredito que mais uma vez o erro seja do lado deles...

Verifica novamente, pois esse erro está relacionado apenas com o certificado digital. Vê se não estás a carregar via código, forçar em algum lado ou assim.

O que eu fiz foi criar uma DLL para lidar com o processo, e recebo como parâmetros o certificado digital e a respectiva senha. Mas em fase de testes, fixei uma linha de código para carregar o certificado e a senha.

Instala o certificado no computador, e vai ao browser e entra em https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:700/fews/faturas. Quando aparecer uma janela para selecionar o certificado, seleciona o "Testes Web Services (DGITA Issuing CA1)". Se der erro, esse certificado não é o correcto. Se aparecer uma mensagem XML, esse está correcto.

Posted

Boas,

Desde já quero agradecer ajuda de rmartyn e fernandods. Com a vossa ajuda, usando o curl já estou a receber resposta por parte do webservice da AT.

Contudo recebo como resposta um "35Unknown SSl Protocol error in connection to servicos.portaldasfinanças.gov.pt:700". Alguém me pode ajudar com isto?

Posted

Boas,

Desde já quero agradecer ajuda de rmartyn e fernandods. Com a vossa ajuda, usando o curl já estou a receber resposta por parte do webservice da AT.

Contudo recebo como resposta um "35Unknown SSl Protocol error in connection to servicos.portaldasfinanças.gov.pt:700". Alguém me pode ajudar com isto?

Olá,

Os erros do tipo ERR_SSL_PROTOCOL_ERROR têm haver com o certificado digital que é associado à mensagem no momento do envio. Caso este esteja expirado ou não tendo permissões de acesso ao servidor, então dá erro.

Aconselho-te a verificar se estás a usar o certificado digital de testes deste ano e que estás a adicionar correctamente o certificado ao xmlrequest.

Cumps.

Posted

Bom dia,

Eu instalei o certificado, carrego-o correctamente por código a semelhança do k fazia com o anterior... ao aceder directamente via browser, aparece por defeito o certificado correcto com validade ate junho...

Posted (edited)

Olá,

Os erros do tipo ERR_SSL_PROTOCOL_ERROR têm haver com o certificado digital que é associado à mensagem no momento do envio. Caso este esteja expirado ou não tendo permissões de acesso ao servidor, então dá erro.

Aconselho-te a verificar se estás a usar o certificado digital de testes deste ano e que estás a adicionar correctamente o certificado ao xmlrequest.

Cumps.

Eu instalei o certificado, carrego-o correctamente por código a semelhança do k fazia com o anterior... ao aceder directamente via browser, aparece por defeito o certificado correcto com validade ate junho...

Boas João,

Eu chamo no código o ficheiro .cer designado por chave pública, pois vou usá-la para cifrar os campos

que eles assim designam para cifrar. E estou a usar a mesma que possui a validade até 2017. O que me enviaram de

novo foi o ficheiro .pfx designado de Teste Webservice mas penso que só tenho de instalar o certificado, que chamado

pelo browser responde correctamente. Depois chamo é um endpoint:https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:700/fews/facturas.

Isso não basta?

Edited by jokimen
Posted
Em 1/7/2013 às 16:20, jokimen disse:

Boas João,

Eu chamo no código o ficheiro .cer designado por chave pública, pois vou usá-la para cifrar os campos

que eles assim designam para cifrar. E estou a usar a mesma que possui a validade até 2017. O que me enviaram de

novo foi o ficheiro .pfx designado de Teste Webservice mas penso que só tenho de instalar o certificado, que chamado

pelo browser responde correctamente. Depois chamo é um endpoint:https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:700/fews/facturas.

Isso não basta?

Boas,

Não. Tens de enviar o certificado no pedido...

Algo deste tipo :

string CaminhoCertificado = @"C:\Users\jm\Desktop\FICHEIROS\TestesWebServices.pfx";
string SenhaCertificado = "TESTEwebservice";
....

HttpWebRequest request = (HttpWebRequest)HttpWebRequest.Create(EnderecoWebService);
			request.Headers.Add("SOAPAction", "http://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/faturas/RegisterInvoice");
			X509Certificate2 cert = new X509Certificate2();
			cert.Import(CaminhoCertificado, SenhaCertificado, X509KeyStorageFlags.DefaultKeySet);
			request.ClientCertificates.Add(cert);
			request.Method = "POST";
			request.ContentType = "text/xml; charset=utf-8";
			request.Accept = "text/xml";
               string postData = oRequest;
			byte[] byteArray = Encoding.UTF8.GetBytes(postData);
			request.ContentLength = byteArray.Length;

Stream dataStream = request.GetRequestStream();
			dataStream.Write(byteArray, 0, byteArray.Length);
			dataStream.Close();
...
Posted (edited)

Mas alguém neste momento está a conseguir obter resposta do webservice da AT em ambiente de testes? em debug vejo as propriedades do certificado a emitir,nomeadamente a validade do certificado que esta correcta... As cifras e chaves mantive, não estou a ver qual será o problema.

Edited by joaoMoreira
Posted (edited)

Bom dia,

Boas,

Já escrevi antes no forum sobre esse erro 11 ... é preciso ter cuidado com a data do sistema. Se houver uma diferença grande (tipo meio minuto) dá esse erro (no campo H4 - Created)

O meu primeiro problema foi esse e andei horas e horas até reparar que o meu pc tinha o relógio atrasado 2 minutos ....

Na documentação faz referencia a isso na página 11 e deves ter a hora sincronizada com o Observatório Astronómico de Lisboa ...

Confirma e deixa feedback

Mas alguém neste momento está a conseguir obter resposta do webservice da AT em ambiente de testes? em debug vejo as propriedades do certificado a emitir,nomeadamente a validade do certificado que esta correcta... As cifras e chaves mantive, não estou a ver qual será o problema.

Boas,

Acabei de inserir 2 faturas no ambiente de testes sem problema, utilizando o mesmo código que tinha em 31/12/2012 e com o certificado de testes novo (validade de junho/2013)

Ainda tens problemas ?

Edited by pmmachado
Posted (edited)

Olá,

Cumps.

Olá a todos,

Desculpem mas isso não é verdade. O ERR_SSL_PROTOCOL_ERROR é um erro de protocolo e não do certificado.

No entanto esse erro pode ser gerado por FALTA do certificado no pedido porque o protocolo utilizado no servidor requer o certificado.

Penso que também existem algumas versões do openssl que podem gerar esse error arbitrariamente (bug).

Aproveito para agradecer a todos os que têm partilhado informação sobre este assunto! Já que o suporte da AT tem sido muito escasso. Pessoalmente ainda não consegui ultrapassar o erro 8.

Edited by woozy
Posted (edited)

Olá a todos,

Recentemente também me pediram para ajudar a desenvolver esta funcionalidade, já li alguma documentação mas tenho algumas questões que ainda não percebi bem pois não tenho muita experiência em criptografia/certificados, etc.

Antes de meter mãos à massa, gostaria de perceber as coisas a um nível "superior", saber o que estou a fazer.

Pelo que vejo, usam-se dois esquemas criptográficos,

1) Encriptação assimétrica, RSA, no acesso ao webservice, ou seja, um esquema de chave pública + chave privada de ambas as entidades, estas chaves são geralmente fixas

2) Encriptação simétrica, AES, chave única e que muda a cada request

A filosofia é então usar o RSA (chave publica/privada) para enviar em cada request a chave simétrica (AES) que muda constantemente (random), e os dados confidenciais propriamente ditos são encriptados com a chave simétrica (ou ambas na prática).

Usam um esquema para mandar a chave de outro.

Agora a parte que ainda não entendi bem, a chave publica das Finanças vem no tal certificado, no de testes por exemplo ? E ao instalarmos o certificado no nosso PC o Windows cria/anexa ao mesmo certificado a nossa chave privada ?

Ou tudo isso é independente do certificado, que tem outra finalidade, e as finanças além do certificado enviam uma chave pública ?

Outra questão é a forma de envio, vejo que todos estão a optar pelo construção e post do xml, e que não conseguiram usar service reference, que me pareceria a forma mais apropriada. Já alguém percebeu quais são as dificuldades nesse aspecto ?

Agradecia alguma "luz" sobre o assunto. Obrigado desde já.

Edited by Alfa
Posted

Olá a todos,

.........

Outra questão é a forma de envio, vejo que todos estão a optar pelo construção e post do xml, e que não conseguiram usar service reference, que me pareceria a forma mais apropriada. Já alguém percebeu quais são as dificuldades nesse aspecto ?

........

Referes-te a usar Soap/proxy com base no ficheiro WSDL ? Se é isso tambem gostaria de perceber. Nunca tinha usado web services e pouco percebo do assunto .... mas com a recente e rapida experiencia adquirida as tentativas de me ligar com o auxilio do WSDL falharam porque o software que uso não reconhece a estrutura do WSDL da AT. (funciona perfeitamente com outros webservices).

Posted (edited)

Alguém consegue anular um documento submetido? ao tentar faze-lo, retorna-me o erro -99 - erro inesperado! :s

Bem, ao menos dá o erro -99 🙂

Eu não tenho a certeza, mas penso que quando foi inserido o campo InvoiceStatus, se manda-se-mos 2 vezes o mesmo documento mas um com "N" e outro com "A" no estado do documento, o 2º retornava "Documento duplicado". Se assim era, quer dizer que estão a mexer nisso..

Eles não respondem aos emails!! Coloquei essa questão já no início de Dezembro, novamente no fim do mês, e hoje tornei a mandar, e dizem sempre o mesmo.. relativamente a este tipo de assunto é encaminhado para os serviços competentes. Claro que não mando sempre o mesmo texto 🙂 vou acrescentando outras dúvidas.

Edited by RaulLima
Posted

Bom dia, sou novo aqui no forum, mas gostaria de parabenizar o ótimo trabalho de todos vcs!!! .

Bom antes de mas nada me deram a missão de criar um modulo para AT!!??, bom tive a ler um bocado a documentação deles e os posts de vcs e fiquem com umas duvidas:

1º como crio o CSR (Certificate Signing Request)?

2º como utilizo o TestesWebservices.pfx disponibilizados por eles ( username,password)

3 º copie uns códigos aqui de vcs (nomeadamente em vb.net) e só me retorna o erro (O servidor remoto devolveu um erro: (500) Erro interno de servidor.) no webresponse fica assim

<?xml version='1.0' ?>
<env:Envelope xmlns:env='http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/'>
 <env:Body>
   <env:Fault>
     <faultcode>env:Client</faultcode>
     <faultstring>Internal Error</faultstring>
   </env:Fault>
 </env:Body>
</env:Envelope>

me ajudem tenho pouco tempo para entregar isso!!

Posted

Boas pessoal sou novo a programar em PHP e tenho tido problemas em conseguir por o módulo da AT a funcionar.

Mas penso que o meu problema poderá estar relacionado com o facto de no pedido eu não enviar o certificado "TesteWebservices".

Alguém me pode dar um exemplo de como o posso fazer? E já agora uma pergunta os campos H1 e H3 tém de ser válidos não pode

ser algo de teste?

Abraço