Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

Hugo Esteves
Em 24/03/2018 às 16:18, General disse:

Olá apesar de não haver webservice disponivel, existem pessoas/entidades que consegue enviar DMR para AT. Alguém aqui sabe como é possivel enviar?

Chegou a perceber como fazer? Bati agora nesta questão :)

HugoProg

Sobre faturas anulada... Estamos a comunicar por web service com o campo InvoiceStatus = InvoiceStatus.A mas as faturas aparecem com a indicação de "Registada" no e-fatura em vez de aparecerem como "Anuladas".

Será que não se devem comunicar assim as faturas anuladas ou é bug do e-fatura?

Tiago Martins
16 horas atrás, Vitor Pereira disse:

Algum erro da vossa parte, tudo a trabalhar sem problemas ( acabado de testar )

Atenção, a Vodafone está com problemas no serviço de Internet esta tarde, mas não confundir com o serviço websevice 

Correcto. O certificado (DGITA Issuing CA2.cer) tinha caducado a 18/01. É  necessário usar o mesmo mas com validade até 2025.

CrominhO
15 horas atrás, HugoProg disse:

(...)Será que não se devem comunicar assim as faturas anuladas ou é bug do e-fatura?

:-\  Factura Registada significa que foi integrada no sistema, não significa que esteja Anulada ou Normal, e claro que se devem Comunicar todos os Documentos, incluindo os Anulados, e não é nenhum Bug... :-\ Valia a pena ler os manuais com mais atenção :-\ 

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Hugo Esteves
Em 10/07/2018 às 09:35, General disse:

Pois a ideia que eu tenho é ver o código da app e retirar o código que faz o submit do ficheiro.

Não percebendo muito de java apanhei o código. Vou tentar enviar-te por mensagem privada. Aqui não consigo anexar imagens. A outra ideia que eu tenho é utilizar um "robo" que faça o upload do ficheiro e submit do formulario de entrega no site.

Caros, chegaram a conseguir fazer algo com o jar? 

Abraços

passarito

Boas,

Há forma de fazer a instalação/atualização do certificadoAT em vários computadores automáticamente sem ter de ir PC a PC fazer essa instalação?

Obrigado

Samuel

Bom dia à comunidade.
Estamos a desenvolver o envio da guias de transporte através do WS e desde a opção de teste do WS da página do Portal das Finanças, funciona corretamente (NIF e password da empresa).
No entanto se usar exatamente esse request e executar o envio através do SoapUI, estou a obter o famoso "internal error".

Tinha solicitado às finanças os certificados de desenvolvimento/testes atualizados e enviaram-me um Chave Cifra Publica AT 2020.cer e um TesteWebservices.pfx.
Por otro lado experimentei também com os que estão disponiveis para download na pagina web e nada... 

Contactei com a AT e disseram-me que estava tudo OK e que outros produtores de software estavam a conseguir testar correctamente.
Alguma ideia?
Tendo em conta o erro, parece um problema de certificados, mas não estou a perceber o motivo.

americob

Em 08/10/2019 às 23:59, xambas disse:

Viva Nelson,

obrigado pela resposta!

Mas isso é o que já estou a fazer. E obtenho sempre o Erro 52.

Li por aí, que o pessoal está a utilizar o endpoint de produção para testar. Queria saber como estão a fazer isso, já que estamos a criar docs pela empresa cliente.

Obrigado

Em 15/10/2019 às 16:21, americob disse:

Quando tenho de testar, porque alguém se queixa que não está a conseguir comunicar, envio uma "Guia de movimentação de ativos próprios", de mim, para mim, com a minha morada em carga e descarga, com a quantidade 1, a descrição "teste de webservice" e data de carga para 1 mês após a data do doc.

Logo que o sistema estiver a funcionar, anulo com o motivo "teste de webservice bem sucedido".

Se um dia a AT perguntar alguma coisa, justifico!

chesser
5 horas atrás, Samuel disse:

Contactei com a AT e disseram-me que estava tudo OK e que outros produtores de software estavam a conseguir testar correctamente.

Ai disseram isso? :)Eu já não me lembro de o ambiente de testes estar a funcionar. A última vez que eu consegui obter um código nesse ambiente, segundo o meu histórico, foi no dia 25-01-2019. Depois, sempre que testei, nunca consegui comunicar com sucesso. Aliás, experimentei mesmo agora e obtive "A ligação subjacente foi fechada: Erro inesperado ao enviar". Em produção funciona sem qualquer problema.

CORRECÇÃO: estava a usar um certificado de testes já expirado. Com o certificado actual funciona correctamente em ambiente de testes.

Edited by chesser

Samuel

Sim, a resposta que me deram no dia 24/01/2020 foi a seguinte:

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
Após verificação dos sistemas aplicacionais, não se detetou qualquer anomalia, existindo outros produtores de software a testarem o serviço sem problemas.

O utilizador do serviço deve seguir as instruções disponibilizadas no Portal das Finanças (em http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/) e na página de apoio aos produtores de software (https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/painelInicialProdSoftware.action - requer autenticação).

Nesta última página pode testar a ligação ao webservice pretendido (https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/testarLigacaoWebService.action - requer autenticação).

Alerta-se para a necessidade de atualizar os certificados de acesso ao webservice de testes, pois são atualizados regularmente. Os certificados encontram-se na página de testes a ligação ao webservice (https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/testarLigacaoWebService.action - requer autenticação).

Sendo que o ambiente de testes nao está operacional, a única opçao para quem está a desenvolver neste momento é testar em produçao?

chesser

Peço desculpa... estava a usar o certificado de testes que tinha expirado em Dezembro. Com o certificado actual (expira em Maio de 2020) consigo comunicar sem erro. Afinal, a resposta que te deram estava correcta... actualmente é possível obter códigos de transporte em ambientes de teste.

Edited by chesser

Samuel

Eu instalei estes 2 certificados que penso serem os corretos.
E usando o browser, nem sequer consigo abrir o link 

DMdgHcO.png

@chesser - Imagino que tu consegues aceder perfeitamente através do browser?

chesser
1 hora atrás, Samuel disse:

E estás a usar Postman o el SoapUI?

Estou a usar o meu programa.

americob

No meu programa, depois de atualizar pelo novo certificado TesteWebservices.pfx já funciona.

Samuel

@americob
Fazia-lhe a mesma pergunta que fiz ao utilizador @chesser 
Usando o URL de testes através do browser, consegue entrar ou obtém o mesmo erro que me está a aparecer a mim? 

americob
46 minutos atrás, Samuel disse:

@americob
Fazia-lhe a mesma pergunta que fiz ao utilizador @chesser 
Usando o URL de testes através do browser, consegue entrar ou obtém o mesmo erro que me está a aparecer a mim? 

Sim, com o Internet Explorer também funciona "com sucesso".

Samuel

Obrigado @americob.

Pode-me confirmar que o URL do Webservice de teste que usa é: "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701/sgdtws/documentosTransporte/"
?

E a nivel de certificados instalou só o TesteWebservices.pfx que tem validade até Maio de 2020 ou teve de instalar algum certificado adicional?

Se não for pedir muito, era possível postar um printscreen da resposta que lhe aparece no Internet Explorer?

Obrigado.

americob
58 minutos atrás, Samuel disse:

Obrigado @americob.

Pode-me confirmar que o URL do Webservice de teste que usa é: "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701/sgdtws/documentosTransporte/"
?

E a nivel de certificados instalou só o TesteWebservices.pfx que tem validade até Maio de 2020 ou teve de instalar algum certificado adicional?

Se não for pedir muito, era possível postar um printscreen da resposta que lhe aparece no Internet Explorer?

Obrigado.

Sim é esse o URL.

Não instalo qualquer certificado, guardo o TesteWebservices.pfx na pasta do programa e leio-o cada vez que preciso. Assim, cada vez que perde a validade, é só ir buscar o novo e substituir o ficheiro, já que a password se tem mantido desde o inicio.

Não consigo colar aqui imagens, mas testar o resultado em https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/testarLigacaoWebService.action

Samuel
45 minutos atrás, americob disse:

Sim é esse o URL.

Não instalo qualquer certificado, guardo o TesteWebservices.pfx na pasta do programa e leio-o cada vez que preciso. Assim, cada vez que perde a validade, é só ir buscar o novo e substituir o ficheiro, já que a password se tem mantido desde o inicio.

Não consigo colar aqui imagens, mas testar o resultado em https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/testarLigacaoWebService.action

Referia-me à resposta que lhe aparece no browser, quando entra directamente no URL  https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701/sgdtws/documentosTransporte/
Para testar no browser teve de instalar o certificado, certo?
Era essa resposta que obtem através do browser que me interessava ver como é.
(a que aparece na página de teste do webservice da AT também funciona corretamente, entrando com os dados da minha empresa).

Edited by Samuel

americob
2 horas atrás, Samuel disse:

Referia-me à resposta que lhe aparece no browser, quando entra directamente no URL  https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701/sgdtws/documentosTransporte/
Para testar no browser teve de instalar o certificado, certo?
Era essa resposta que obtem através do browser que me interessava ver como é.
(a que aparece na página de teste do webservice da AT também funciona corretamente, entrando com os dados da minha empresa).

Não se consegue usar esse URL diretamente no browser.

Tem de fazer um POST por programação com todos os requisitos de utilizador, password, encriptação, utilização de data/hora UTC, etc. tal como está nas instruções de comunicação de Documentos de Transporte.

Veja as primeiras intervenções neste tópico, lá para 2013, que vai perceber.

Samuel

Muito obrigado @americob. 
Tinha chegado a essa conclusão há pouco.
Estava a ver a minha estrutura, e o facto de ter uma "/" a mais transforma um erro 33 num Internal Error.
Vou verificar a estrutura!
Obrigado pela ajuda.

PinheiroC

Alguem com problemas de envio de guias da AT?
O nosso programa envia guias de 5 em 5 minutos, umas vezes está a aceitar e outras não.
Obrigada

General
On 1/22/2020 at 7:06 PM, Hugo Esteves said:

Chegou a perceber como fazer? Bati agora nesta questão :)

Boas... NodeJS é possivel. Eu não percebo nada de NodeJs mas ja ouvi dizer que estão a conseguir por nodejs.

Já agora estou com umas duvidas sobre utilização dos webservices da AT podes me ajudar?

Filipe Csota

Boa noite,

antes de mais passo apresentar-me. Chamo-me Filipe Costa e, como muitos aqui certamente, passo a maioria do meu tempo a programar...

Já sigo este forum algum tempo e tenho me "aproveitado" de muita informação que desde já vos agradeço o contributo que têm dado para o crescimento global...

Bom, depois desta conversa toda :D pergunto algumas coisas:

-O ambiente de testes está a funcionar neste momento? É que estou a desenvolver a comunicação em PHP e em ambiente de testes dá-me este erro:

OpenSSL SSL_connect: SSL_ERROR_SYSCALL in connection to servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701

Em ambiente de produção dá este erro:

Codigo: 54 - Não tem permissões para aceder a esta operação.

Depois da AT me enviar o certificado, fiz a respetiva conversão... Creio que está tudo direitinho...No entanto eu não encontro esse erro no manual da AT! Alguém tem conhecimento disto ou tem um link com este tipo de erros?

Cumprs

Edited by Filipe Csota