Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

jorang
26 minutos atrás, Frederico Almeida disse:

Bom dia,

Hoje me deparei com problemas na comunicação com AT, sendo as mensagens são devolvidas com o erro 10.

Rejected: | Código: 10 | Erro: Validade da credencial expirada(2019-11-25T08:22:49.14Z) | Tentativas Restantes: -1

No entanto os meu certificados apontam para 2020, e o ultimo pedido CSR foi realizado em 2019-07-17 12:31:15 , o que faz com que não compreenda a razão deste erro.

Alguém com o mesmo problema hoje ? Alguma dica útil ?

Esse erro ocorre quando passa muito tempo entre o momento em que a mensagem é criada e o momento em que chega ao servidor da AT.

Normalmente, não é uma questão de tempo, mas resulta antes da falta de sincronização entre a hora do servidor de origem e a do Observatório Astronómico de Lisboa.

cristina

Bom dia a todos. Estou com problemas na comunicação de documentos de transporte com a AT com o erro 15. Este código não está documentado.

Alguém sabe o que significa?

Obrigada

Vitor Pereira
4 minutos atrás, cristina disse:

Bom dia a todos. Estou com problemas na comunicação de documentos de transporte com a AT com o erro 15. Este código não está documentado.

Alguém sabe o que significa?

Obrigada

ERRO -15 - Não pode adicionar referencias para outros documentos, uma vez que este documento já é referenciado por documentos parciais.  

cristina
29 minutos atrás, Vitor Pereira disse:

ERRO -15 - Não pode adicionar referencias para outros documentos, uma vez que este documento já é referenciado por documentos parciais.  

Obrigada de qualquer das formas. Mas o código que é devolvido é o 15 e não o -15. Esse eu já tinha consultado na documentação. Penso que serão questões diferentes correto?

Vitor Pereira
8 minutos atrás, cristina disse:

Obrigada de qualquer das formas. Mas o código que é devolvido é o 15 e não o -15. Esse eu já tinha consultado na documentação. Penso que serão questões diferentes correto?

Certo, não tinha  reparado no sinal menos

Fui agora mesmo descarregar a ultima versão do Manual Webservice da AT e de facto salta do Código de Erro Nº 13 para o Nº 16

Parece que nem eles sabem … rs

cristina
1 minuto atrás, Vitor Pereira disse:

Certo, não tinha  reparado no sinal menos

Fui agora mesmo descarregar a ultima versão do Manual Webservice da AT e de facto salta do Código de Erro Nº 13 para o Nº 16

Parece que nem eles sabem … rs

Mesmo. Sei de uma pessoa que ligou hoje para lá e o indicado foi "Estamos sem problemas nas comunicações. Ponto."  🤐  E é isto....agora vou fazer de vidente. Tenho mais futuro aí do que obter um esclarecimento deles 😅

Hugo Simões

Bom dia,

Alguém com problema de comunicação de Faturas/Guias (desde ontem 27/11/2019 às 14:30)?

Estou a ter o seguinte erro:

curl -I "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:400/fews/faturas"
curl: (35) NSS: client certificate not found (nickname not specified)

Se abrirmos o link de comunicação pelo browser é nos pedido para instalar um certificado não confiável, será esta a alteração que foi feita do lado da AT?

Obrigado,
Hugo Simões

Edited by Hugo Simões

Vitor Pereira
6 minutos atrás, Hugo Simões disse:

Bom dia,

Alguém com problema de comunicação de Faturas/Guias (desde ontem 27/11/2019 às 14:30)?

Estou a ter o seguinte erro:

curl -I "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:400/fews/faturas"
curl: (35) NSS: client certificate not found (nickname not specified)

Se abrirmos o link de comunicação pelo browser é nos pedido para instalar um certificado não confiável, será esta a alteração que foi feita do lado da AT?

Obrigado,
Hugo Simões

Acabei de enviar agora mesmo uma Guia de Transporte e sem qualquer problema ( em produção não em testes )

Hugo Simões
29 minutos atrás, Vitor Pereira disse:

Acabei de enviar agora mesmo uma Guia de Transporte e sem qualquer problema ( em produção não em testes )

Também estou em produção e tenho esse erro. Qual é a linguagem que está a aplicação? 

Se puderes envia-me a comunicação para perceber o procolo/configurações que estás a usar e poder ver as diferenças. É estranho este erro, sem haver atualização à aplicação e a meio de um dia.

Obrigado.

Frederico Almeida
Em ‎25‎/‎11‎/‎2019 às 12:50, jorang disse:

Esse erro ocorre quando passa muito tempo entre o momento em que a mensagem é criada e o momento em que chega ao servidor da AT.

Normalmente, não é uma questão de tempo, mas resulta antes da falta de sincronização entre a hora do servidor de origem e a do Observatório Astronómico de Lisboa.

Obrigado, efetivamente o problema era o tempos e horas entre os servidores. Como na semana passada existiu a falha do OAL, estava manual e não voltamos a ativar.

pmmachado

Boa tarde.

Com as alterações do Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de fevereiro foi alargado o conceito de Documentos Fiscalmente Relevantes a incluir no SAFT (Recibos, orçamentos, consultas de mesa, faturas pro-forma, notas de encomenda, etc ...) e à necessidade de certificar esses documentos.

Alguém sabe de isto implica alguma alteração na comunicação mensal à AT (recibos por exemplo) ? ou se isto apenas se refere a incluir esses documentos no SAFT para quando este for solicitado ... Faço esta pergunta porque o que desenvolvi comunica mensalmente FT, FS, FR,NC e ND por webservice .. e esses documentos (workingdocuments) não são comunicados.

Já agora, alguém já fez as alterações necessárias para estar em conformidade com o DL n.º 28/2019, de 15 de fevereiro. Julgo que ainda há portarias por sair mas é suposto entrar já no dia 1 de 2020 ...

Agradeço desde já a atenção dispensada.

• Vote 1

Vitor Pereira
5 minutos atrás, pmmachado disse:

Boa tarde.

Com as alterações do Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de fevereiro foi alargado o conceito de Documentos Fiscalmente Relevantes a incluir no SAFT (Recibos, orçamentos, consultas de mesa, faturas pro-forma, notas de encomenda, etc ...) e à necessidade de certificar esses documentos.

Alguém sabe de isto implica alguma alteração na comunicação mensal à AT (recibos por exemplo) ? ou se isto apenas se refere a incluir esses documentos no SAFT para quando este for solicitado ... Faço esta pergunta porque o que desenvolvi comunica mensalmente FT, FS, FR,NC e ND por webservice .. e esses documentos (workingdocuments) não são comunicados.

Já agora, alguém já fez as alterações necessárias para estar em conformidade com o DL n.º 28/2019, de 15 de fevereiro. Julgo que ainda há portarias por sair mas é suposto entrar já no dia 1 de 2020 ...

Agradeço desde já a atenção dispensada.

Já tínhamos colocado essa questão á AT, que nos respondeu que todos os documentos tem de ser enviados.

Resposta da AT:

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
De acordo com o n.º 1 do art.º 3.º do Decreto-Lei n.º 198/2012, os documentos que devam constar da tabela 4.3 WorkingDocuments devem ser reportados mensalmente à AT.
Com os melhores cumprimentos
AT- Autoridade Tributária e Aduaneira

pmmachado
2 minutos atrás, Vitor Pereira disse:

Já tínhamos colocado essa questão á AT, que nos respondeu que todos os documentos tem de ser enviados.

Resposta da AT:

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
De acordo com o n.º 1 do art.º 3.º do Decreto-Lei n.º 198/2012, os documentos que devam constar da tabela 4.3 WorkingDocuments devem ser reportados mensalmente à AT.
Com os melhores cumprimentos
AT- Autoridade Tributária e Aduaneira

Obrigado pela resposta. Mas uma questão ... tanto quanto sei e está na documentação, os webservices estão preparados para FT, FS, FR,NC e ND ... para quem comunica por webservice como é que o faz ???

jorang
5 minutos atrás, pmmachado disse:

Obrigado pela resposta. Mas uma questão ... tanto quanto sei e está na documentação, os webservices estão preparados para FT, FS, FR,NC e ND ... para quem comunica por webservice como é que o faz ???

Segundo a documentação (WSDL),

"Restrição: Tipos de Documento 

FT - Fatura,

NC - Nota de Crédito,

ND - Nota de Débito,

FS - Fatura Simplificada,

FR - Fatura-recibo,

DC - Documento de Conferência"

Edited by jorang

Vitor Pereira
3 minutos atrás, pmmachado disse:

3 minutos atrás, pmmachado disse:

Por Webservice só enviamos Documentos de Transporte e Documentos de Faturação 

pmmachado
30 minutos atrás, Vitor Pereira disse:

Por Webservice só enviamos Documentos de Transporte e Documentos de Faturação 

Olá Vitor ... nós aqui tb usamos o webservice para as guias e faturas (ft,fs,fr,nc,nd) e o que me está a confundir é essa questão que escreveste de "De acordo com o n.º 1 do art.º 3.º do Decreto-Lei n.º 198/2012, os documentos que devam constar da tabela 4.3 WorkingDocuments devem ser reportados mensalmente à AT." ... os documentos de faturação não estão no 4.3 WorkingDocumentos, estão no 4.1 se não me engano.

Então quem comunica as faturas por webservice como faz depois para comunicar os outros documentos ?? se no fim do mês submeter o saft de faturação (que deve incluir os documentos de 4.3) vai duplicar as faturas que já comunicou .. ou estou a ver isto da forma errada ?

• Vote 1

Vitor Pereira
11 minutos atrás, pmmachado disse:

Olá Vitor ... nós aqui tb usamos o webservice para as guias e faturas (ft,fs,fr,nc,nd) e o que me está a confundir é essa questão que escreveste de "De acordo com o n.º 1 do art.º 3.º do Decreto-Lei n.º 198/2012, os documentos que devam constar da tabela 4.3 WorkingDocuments devem ser reportados mensalmente à AT." ... os documentos de faturação não estão no 4.3 WorkingDocumentos, estão no 4.1 se não me engano.

Então quem comunica as faturas por webservice como faz depois para comunicar os outros documentos ?? se no fim do mês submeter o saft de faturação (que deve incluir os documentos de 4.3) vai duplicar as faturas que já comunicou .. ou estou a ver isto da forma errada ?

Aconselho a fazerem como sempre fazemos, que é entrar no PortalDasFinancas e colocar a questão, pois a AT responde sempre

Aqui tentamos sempre descomplicar, pelo que seguindo a lei, o nosso SAFT envia tudo ( mesmo porque pode ser feita uma auditoria ), o Webservice envia aquilo para que foi criado ( Doc. de Transporte e Doc. de Faturação )

Mas como acima referi, nada como colocar a questão á AT pois sempre existem interpretações diferentes, e a mais válida em principio será a deles

pmmachado
18 minutos atrás, Vitor Pereira disse:

Aconselho a fazerem como sempre fazemos, que é entrar no PortalDasFinancas e colocar a questão, pois a AT responde sempre

Aqui tentamos sempre descomplicar, pelo que seguindo a lei, o nosso SAFT envia tudo ( mesmo porque pode ser feita uma auditoria ), o Webservice envia aquilo para que foi criado ( Doc. de Transporte e Doc. de Faturação )

Mas como acima referi, nada como colocar a questão á AT pois sempre existem interpretações diferentes, e a mais válida em principio será a deles

Olá outra vez Vitor.

desculpa estar a chatear mas não percebi uma coisa.

Disseste:

"Aqui tentamos sempre descomplicar, pelo que seguindo a lei, o nosso SAFT envia tudo ( mesmo porque pode ser feita uma auditoria ), o Webservice envia aquilo para que foi criado ( Doc. de Transporte e Doc. de Faturação )"

Se no saft envias tudo, então estão lá os documentos de faturação (ft,fs,fr,nd,nc) e dizes que usam o webservice para "Doc. de Faturação" .. estão estes de faturação são comunicados por webservice e depois vão outra vez no saft ?

Obg. pela ajuda.

Vitor Pereira
2 minutos atrás, pmmachado disse:

Olá outra vez Vitor.

desculpa estar a chatear mas não percebi uma coisa.

Disseste:

"Aqui tentamos sempre descomplicar, pelo que seguindo a lei, o nosso SAFT envia tudo ( mesmo porque pode ser feita uma auditoria ), o Webservice envia aquilo para que foi criado ( Doc. de Transporte e Doc. de Faturação )"

Se no saft envias tudo, então estão lá os documentos de faturação (ft,fs,fr,nd,nc) e dizes que usam o webservice para "Doc. de Faturação" .. estão estes de faturação são comunicados por webservice e depois vão outra vez no saft ?

Obg. pela ajuda.

Quem envia Documentos de Transporte e de Faturação por Webservice, não precisa de enviar o SAFT

pmmachado
Agora, Vitor Pereira disse:

Quem envia Documentos de Transporte e de Faturação por Webservice, não precisa de enviar o SAFT

Voltamos ao que originou o meu post 🙂

Se somos obrigados a comunicar os workingdocuments e esses não vão via webservice .. como faz quem comunica Documentos de Transporte e de Faturação por WebService ???

marcolopes
1 minute ago, pmmachado said:

Se somos obrigados a comunicar os workingdocuments e esses não vão via webservice .. como faz quem comunica Documentos de Transporte e de Faturação por WebService ???

Faz uma exportação SAFT apenas com WORKING DOCUMENTS (à moda do SAFT exportado para comunicar TRANSPORTES)

Digo eu! :D

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

jorang
12 minutos atrás, pmmachado disse:

Os WorkingDocuments são aceites via webservice.

pmmachado
7 minutos atrás, marcolopes disse:

Faz uma exportação SAFT apenas com WORKING DOCUMENTS (à moda do SAFT exportado para comunicar TRANSPORTES)

Digo eu! :D

Pois... já tinha pensado nisso 🙂 mas o "Saft de faturação" inclui 4.1 (salesinvoices), 4.2 (movementofgoods) e 4.3 (workingdocuments) ... para isso será necessário preparar um saft de faturação "especial" ... 🙂 kakakaka

Vitor Pereira
8 minutos atrás, pmmachado disse:

Conforme referi, estas a fazer questões que se não queres procurar nas Portarias ( o que eu entendo ) devias colocar no site da AT, como já referi eles respondem a tudo ( pode é demorar um pouco )

De qualquer das formas a nossa leitura é muito simples:  A Portaria que rege o SAFT diz que o SAFT Simplificado tem de incluir os WorkingDocuments, não diz que quem não envia SAFT os tem de mandar !!!

Pelo que lemos a lei "ao contrario", se a lei diz que ao enviar SAFT somos obrigados a mandar todos, os documentos, se não enviamos o SAFT ……..

A nossa leitura vale o que vale, confirmar na AT é sempre a melhor situação

marcolopes
9 minutes ago, jorang said:

Os WorkingDocuments são aceites via webservice.

ah?? E qual é o SERVIÇO implementado para isso?

Eu conheço dois:

Documentos de transporte

* GR – Guia de remessa;
     * GT – Guia de transporte;
     * GA – Guia de movimentacao de ativos proprios;
     * GC – Guia de consignacao;
     * GD – Guia ou nota de devolucao efetuada pelo cliente.

Faturas

* FT – Fatura;
     * FS – Fatura Simplificada;
     * NC – Nota de Credito;
     * ND – Nota de Debito;
     * FR – Fatura-Recibo (08-07-2014)

Edited by marcolopes

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma