Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

paulofvoliveira

Alguém está com problemas a enviar guias?

"Servidor de autenticação indisponivel"

ccsc

Bom dia,

Alguém está com problemas com a comunicação das guias? Desde ontem por volta das 22:15 o servidor não dá qualquer resposta, sendo que os nossos pedidos acabam por dar timeout. Alguém consegue ajudar?

Obrigada.

marcolopes

Bom dia

Parece-me que o servidor de tempo do Observatório Astronómico de Lisboa deixou de funcionar, acho que até mesmo o site.

Aconselho a uma leitura de http://www.pool.ntp.org/zone/pt

Estava a discutir isso mesmo...

E estava também com a "mão na massa" a actualizar as rotinas para efectuar requests por ordem:

OAL ("ntp02.oal.ul.pt", "ntp04.oal.ul.pt"),
       XS2ALL ("ntp.xs4all.nl"),
       WINDOWS ("time.windows.com");

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

nunopicado

Qual é o número de contribuinte que andam a pôr nas guias globais?

999999990

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

karlynhuz

999999990

Obrigado Nuno.

Tenho uma software house que me disse para criar uma entidade com NIF igual ao do comerciante e morada desconhecido com código postal 0000-000. Fiquei naquela porque nunca tinha trabalhado com as guias globais nem tenho isso nos programas feitos na minha casa. Mas também achava que o melhor era comunicar as guias globais com o 999999990.

nunopicado

Essa para mim é nova...

Assim de repente não me parece muito apropriado, mas...

Isso seria mais apropriado para transporte entre armazéns de uma mesma empresa, parece-me.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

davdew05

Boas,

Alguém tem o ultimo TestesWebServices.pfx ?

Obrigado

Já encontrei. obrigado

Edited by davdew05

Adegas

Viva pessoal,

Desde ontem estou a receber esta mensagem de retorno sempre que tento comunicar a guias às finanças.

Client received SOAP Fault from server: Rejected: | Codigo: 10 | Erro: Validade da credencial expirada(2015-08-26T09:47:55.351Z) | Tentativas Restantes: -1 Please see the server log to find more detail regarding exact cuase of the failure.

Já verifiquei a hora do servidor e o certificado foi emitido a

2015-06-11 12:34:14

Alguém tem ideia do que se possa estar a passar?

Já resolvi, a hora tinha que estar uns segundos atrasada (estranho), obrigado na mesma pessoal.

Edited by Adegas

car4321

Acertar a hora do computador.

Edit: Não tinha lido a última frase!

Edited by car4321

marcolopes

Viva pessoal,

Desde ontem estou a receber esta mensagem de retorno sempre que tento comunicar a guias às finanças.

Client received SOAP Fault from server: Rejected: | Codigo: 10 | Erro: Validade da credencial expirada(2015-08-26T09:47:55.351Z) | Tentativas Restantes: -1 Please see the server log to find more detail regarding exact cuase of the failure.

Acertar a hora do computador não é a resposta correcta... o que deve estar "certo" e no timezone UTC é a DATA/HORA enviada no pacote SOAP... se essa DATA/HORA é retirada do relógio do sistema, ou se é consultada noutro lado qualquer, é irrelevante... O relógio do PC não tem nada a haver com este requisito.

Embora a AT diga nos documentos técnicos:

H.4 - Data de sistema (Created)

O campo Created deverá conter a data e hora de sistema da aplicação que está a invocar o webservice.

Esta data é usada para validação temporal do pedido, pelo que é crucial que o sistema da aplicação cliente tenha o seu relógio certo. Sugere-se a sincronização com o Observatório Astronómico de Lisboa:

http://www.oal.ul.pt/index.php?link=acerto

não me parece viável que o utilizador seja obrigado a ter a DATA/HORA do PC de acordo com as exigências de comunicação de documentos.

Edited by marcolopes

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

Sirene

Mais alguém está com problemas de comunicação das guias?

Tenho alguns clientes a queixar-se que está a dar erro no resolução do endereço de comunicação...

n.carvalho

Boa Noite,

Pediram me recentemente para desenvolver um pequeno programa independente que fizesse chegar à AT os Documentos/Guias de Transporte.

Com base no que encontrei neste forum/tópico (função encriptarDados Nonce, Pass e dataCriacao - msg #47 & função send() - msg #35) desenvolvi em C# a dita app.

Usando a ChavePublicaAT.cer (encriptação dados) e o TesteWebService.pfx (no envio), recebo sempre este erro:

<?xml version='1.0' ?>
<env:Envelope xmlns:env='http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/'>
<env:Body>
<env:Fault>
<faultcode>env:Client</faultcode>
<faultstring>Internal Error</faultstring>
</env:Fault>
</env:Body>
</env:Envelope>

(na verdade, pontualmente e sem alterar código recebo a mensagem "A ligação subjacente foi fechada: Erro inesperado ao enviar" )

Estou a usar como Body, vários exemplos que retirei daqui do fórum e do "testador" no site do e-factura.

O Header é gerado pela minha app na altura.

(Tive o cuidado de nos <Body>'s mudar TaxRegistrationNumber para coincidir com o login/password que tenho e de alterar as datas <MovementDate>, <MovementEndTime> e <MovementStartTime> para valores posteriores aos actuais)

Para servidor de testes, os dados de ligação que estou a usar são:

Se for pertinente posso colocar os ficheiros XML enviados.

Alguma ajuda sobre o que poderá ser. O erro em si é muito pobre e não ajuda a perceber onde está o erro.

Desde já agradeço toda a ajuda que possam dispensar

NCarvalho

bugFree

Boas,

Existe algum serviço da AT, ou outro oficial, onde se possa verificar os NIF portugueses ?

Preferencia por webservices, e tb free.

Tenho visto alguns softwares que preenchem os dados do cliente em automático, apenas com o NIF, mas não sei qual o serviço que utilizam.

Tb precisava de implementar essa situação.

Existe o nif.pt, mas não sei se é muito fiável, além de ser free apenas até certo ponto, e não é oficial.

Usam algum serviço destes?

Qualquer info é bem-vinda.

Obrigado.

Edited by bugFree

What's better: Coding solo or as part of a team?

A team means you have to fix someone else's bugs. Coding solo means you have to write all the bugs yourself.

americob

Boas,

Existe algum serviço da AT, ou outro oficial, onde se possa verificar os NIF portugueses ?

Tenho visto alguns softwares que preenchem os dados do cliente em automático, apenas com o NIF, mas não sei qual o serviço que utilizam.

Existe o nif.pt, mas não sei se é muito fiável, além de ser free apenas até certo ponto, e não é oficial.

Obrigado.

Oficial só conheço o VIES:

http://ec.europa.eu/taxation_customs/vies/

Mas, este só identifica NIF's que lá estejam registados, ou seja, Sujeitos Passivos de IVA que tenham indicado no Inicio de Actividade ou em Alteração posterior a possibilidade de realizar Operações Intracomunitárias.

Edited by americob

karkarof

Boas,

Obrigado.

Boa tarde,

Existem alguns webservices europeus que permitem ter alguma informação sobre os NIF's mas que eu saiba apenas funciona para empresas.

http://ec.europa.eu/taxation_customs/vies/?locale=pt

nunopicado

(...) apenas funciona para empresas.

E nem todas (como disse em cima o Americo)! ;)

Edited by nunopicado

n.carvalho

No seguimento do meu post anterior (#6255 ) aqui fica um dos XMLs que estou a gerar.

Pelo erro que me dá ( <faultcode>env:Client</faultcode> ), julgo ser problema com o XML gerado ( SOAP-ENV:Client The message was incorrectly formed or contained incorrect information.).

Mas já vi o ficheiro de cima a baixo várias vezes sem sucesso.

Algum "olho clínico" consegue detectar o problema??

<S:Envelope xmlns:S="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" xmlns:doc="https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/sgdtws/documentosTransporte/">
<S:Header>
<wss:Security xmlns:wss="http://schemas.xmlsoap.org/ws/2002/12/secext/">
<wss:UsernameToken>
<wss:Username>xxxxx0389/1</wss:Username>
<wss:Password>/+Q9OexhqHRO2cjYkRDjfA==</wss:Password>
<wss:Nonce>Qs5Dc1aEnWXpPG4u+XuP2+2IBmoh5YA9Ht2Pskc+neAhdh5SR8SgcXgXt2ocY+45kPFZ13GGPanwAB6eegVOps99KgdaZT58EfF5PCTloFrayWc5a2cjUaqHRdQLPmzMJbSO7XbxmQFR2M75CEIFCnwwk6Cjo7sqfGobLLsDkIBsRvAIhUZRk2qOzj7afeSGwHfkI7m+YpahQ8iHkngLhKTjplXcjASr5Rwxs1qwaceqHWba3y9mzNZixYjHkLEZ258T1/FDBhjo6zy0WNJr0XWQwh6Lt/nVtfz5+HKNWVZlinbFJXG5LxwgtGt5rNiXkOBinZfiD2J9V1Q2NBJ4yw==</wss:Nonce>
<wss:Created>gEi3cYELImyjYV6BaXCMdrhJP4P9uH47DEwdBCQNPMU=</wss:Created>
</wss:UsernameToken>
</wss:Security>
</S:Header>
<S:Body>
<ns2:envioDocumentoTransporteRequestElem xmlns:ns2="https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/sgdtws/documentosTransporte/">
<TaxRegistrationNumber>xxxxx0389</TaxRegistrationNumber>
<CompanyName>Bla</CompanyName>
<CompanyAddress>
<Addressdetail>Morada Empresa</Addressdetail>
<City>Cidade Empresa</City>
<PostalCode>1000-100</PostalCode>
<Country>PT</Country>
</CompanyAddress>
<DocumentNumber>11</DocumentNumber>
<MovementStatus>N</MovementStatus>
<MovementDate>2015-12-11</MovementDate>
<MovementType>GR</MovementType>