Jump to content

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

Se eu substituir o "ChavePublicaAT.cer" por um novo, criado a partir do "portalfinancas2014.p7b" que veio no email obtenho o seguinte erro:

<SOAP-ENV:Fault>
<faultcode>33</faultcode>
<faultstring>Servidor de Autenticacao Indisponivel</faultstring>
<detail>sgdtws.gdgtqua</detail>
</SOAP-ENV:Fault>

Estranho é que no manual diz para o código 33: "Pedido SOAP inválido;"

• Replies 9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

• nunopicado

943

• marcolopes

408

• brunotoira

405

• americob

165

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Eles estão-se nas tintas para nós e para o que nós achamos lamentável... Quero que eles se f... Cosam! Amanhã vou de férias, coisa que não faço há anos... São só 4 dias, mas acho que o escravo mere

Uma LUZINHA? Queres dizer... NÓS... os beta-testers e escravos do sistema! Foram muitas dezenas de emails de recomendações enviados, problemas reportados, sugestões... Não era dificil de prever que a

Sim, digamos que um tipo de API mas apenas para alimentar o próprio website via AJAX (Javascript). Um exemplo prático: Depois de se autenticarem no portal e-fatura (como consumidor), acedam ao segu

albertosilva

Criei o chavepublicaat.cer a partir do ficheiro recebido, seguindo as instruções do link do Sap Community Network, e o certificado obtido tem validade de 20/02/2014 a 20/02/2015, o que é muito estranho e não faz muito sentido.

Literatura: abrindo o ficheiro recebido por mail, abrindo o primeiro certificado da lista (o "*.portaldasfinancas.gov.pt"), separador "General" e depois botão "Issuer Statement", o browser abre-se na seguinte página que parece ter ineteresse:

http://www.ecce.gov.pt/media/1392/DPCert_ECCE_V1.3.pdf

Vou investigar se encontro alguma coisa interessante.

O erro que estou a obter:

"Wrong key usage"

é causado pelo facto de o novo certificado fornecido pela AT ter a seguinte extensão marcada como critical:

Key Usage: Digital Signature, Key Encipherment (a0)

enquanto que no certificado anterior a mesma extensão não estava marcada como critical e era:

Key Usage: Key Encipherment, Data Encipherment (30)

E aquilo que nos pedem para fazer para gerar o Nonce creio que é precisamente "data encipherment", pois trata-se de cifrar com a chave pública da AT uma "password" gerada de cada vez.

Continuando a usar javax.crypto não estou a ver forma de ultrapassar isto.

Alguém se deparou com problema semelhante?

ClaudioCorreia

O erro que estou a obter:

"Wrong key usage"

é causado pelo facto de o novo certificado fornecido pela AT ter a seguinte extensão marcada como critical:

Key Usage: Digital Signature, Key Encipherment (a0)

enquanto que no certificado anterior a mesma extensão não estava marcada como critical e era:

Key Usage: Key Encipherment, Data Encipherment (30)

E aquilo que nos pedem para fazer para gerar o Nonce creio que é precisamente "data encipherment", pois trata-se de cifrar com a chave pública da AT uma "password" gerada de cada vez.

Continuando a usar javax.crypto não estou a ver forma de ultrapassar isto.

Alguém se deparou com problema semelhante?

Bom dia,

Eu apenas continuo a conseguir enviar com a chave anterior.

madmax197610

Bom dia,

Enviei o email em baixo para a AT ontem à noite para 'portal-qt@at.gov.pt' , ate agora sem resposta.

Exmº Sr(s),

Pretendo saber quais os passos para substituir o antiga chave publica 'ChavePublicaAT.cer' pelo novo ficheiro 'portalfinancas2014.p7b'.

Peço brevedidada na resposta , pois como vocês referem no email em baixo a alteração tem de estar concluída dia 3 deste mês, e temos vários clientes para actualizar a plataforma de envio de guias.

Cumprimentos

Isto é bastante lamentável.

Andamos todos a "perder" tempo com esta situação e está visto que os técnicos da AT não têm os ambientes minimamente preparados para aquilo que nos estão pedir...

Edited by 123xyz

Sem duvida que é mais uma grande falta de respeito para os programadores. Só mesmo um iluminado é que se lembra no dia 1 pedir para alterar um certificado para dia 3.

Eu ainda não consegui testar.

Qualquer dia os programadores têm que se juntar 👍 e fazer um protesto também ;)

• Vote 1

Sem duvida que é mais uma grande falta de respeito para os programadores. Só mesmo um iluminado é que se lembra no dia 1 pedir para alterar um certificado para dia 3.

Eu ainda não consegui testar.

Qualquer dia os programadores têm que se juntar 👍 e fazer um protesto também ;)

Concordo. Até hoje temos estado sem voz, mas isto já é abusar de quem trabalha.

Bom dia a todos,

não entendo o que se passa, tudo neste processo de atualização me parece estranho e demasiado súbito.

Estou com o mesmo erro que tenho visto por aqui: "...Cifra de chave pública inválida...".

Alguem já conseguiu comunicar (ambiente de testes) usando a nova chave pública ?

Para mim o email não é muito claro sobre os ambientes afetados. Alguem já chegou a contacto com alguma entidade que confirme que esta atualização irá afetar o ambiente de produção? - eu aguardo resposta desde ontem a esta questão.

Bom dia a todos,

não entendo o que se passa, tudo neste processo de atualização me parece estranho e demasiado súbito.

Estou com o mesmo erro que tenho visto por aqui: "...Cifra de chave pública inválida...".

Alguem já conseguiu comunicar (ambiente de testes) usando a nova chave pública ?

Para mim o email não é muito claro sobre os ambientes afetados. Alguem já chegou a contacto com alguma entidade que confirme que esta atualização irá afetar o ambiente de produção? - eu aguardo resposta desde ontem a esta questão.

Bom dia,

Por aqui o mesmo erro -8 em testes...

É perfeitamente lamentável por parte da AT que se lembrem que em dois dias temos de testar o funcionamento da aplicação com a nova ChavePublicaAT.cer - que eles nem enviaram de uma forma direta - e que tenhamos ainda tempo de atualizar dezenas de clientes...

jose.cordeiro

Eles estão-se nas tintas para nós e para o que nós achamos lamentável...

Quero que eles se f... Cosam!

Amanhã vou de férias, coisa que não faço há anos...

São só 4 dias, mas acho que o escravo merece.

Quando voltar, logo se vê.

Ainda que eles se estejam a marimbar para isso, também temos família a quem dar atenção, filhos com quem queremos estar, cérebros a precisar de descanso...

Tudo o que eles vêem em nós são gajos que ficam todos contentes com cada alteração, por ser mais uma que nos vai deixar ricos!

Quanto a vocês não sei, mas eu, nem com três trabalhos consigo ficar rico...

A única coisa que consigo ficar por estes dias é farto...

Pronto, está dito...

concordo plenamente.

boas ferias :)

luismgsousa

Bom dia,

Por aqui o mesmo erro -8 em testes...

É perfeitamente lamentável por parte da AT que se lembrem que em dois dias temos de testar o funcionamento da aplicação com a nova ChavePublicaAT.cer - que eles nem enviaram de uma forma direta - e que tenhamos ainda tempo de atualizar dezenas de clientes...

Por aqui o mesmo erro também. Com o .p7b que eles enviaram foi gerado o .cer que é preciso passar a usar.

Entretanto, no site da AT está disponível para download o .pfx (ou .jks no caso de java based), e utilizando este novo .cer com o .pfx que está no site da AT mais a password antiga - será que a password do certificado passou a ser outra ?... - o erro devolvido é 8 em testes.

A ver vamos se respondem à nossa solicitação por email, ou se alguém descobre a fórmula mágica para desembrulhar esta (nova) trapalhada!...

Abraços!

• Vote 1

Por aqui o mesmo erro também. Com o .p7b que eles enviaram foi gerado o .cer que é preciso passar a usar.

Entretanto, no site da AT está disponível para download o .pfx (ou .jks no caso de java based), e utilizando este novo .cer com o .pfx que está no site da AT mais a password antiga - será que a password do certificado passou a ser outra ?... - o erro devolvido é 8 em testes.

A ver vamos se respondem à nossa solicitação por email, ou se alguém descobre a fórmula mágica para desembrulhar esta (nova) trapalhada!...

Abraços!

Bom dia

Podes indicar-me, por favor, ond é que está disponível o PFX para download? Acho estranho isso estar disponível uma vez que o PFX é específico de cada software (gerado a partr do CER disponibilizado pela AT).

Alias, gostaria de saber se há alguém que utiliza a linguagem Java para comunicar os DT e que tenha conseguido gerar o PFX a partir do ficheiro enviado pela AT.

Cumprimentos

luismgsousa

Bom dia a todos,

será que alguem me poderia esclarecer como conseguiram converter o p7b em cer.

Boas, fizemos a 2 passos.

Passo 1) Converter de .p7b para .pem (executando “openssl pkcs7 -inform der -in portalfinancas2014.p7b -out portalfinancas2014.pem”). a conversão directa para .cer não funcionava por codificação do ficheiro em PEM

Passo 2) Converter de PEM para CER (executando “openssl pkcs7 -print_certs -in portalfinancas2014.pem -out portalfinancas2014.cer”)

Se alguém conhecer uma forma mais directa avise pff :) Thanks!

Abrc, LS

Bom dia a todos,

será que alguem me poderia esclarecer como conseguiram converter o p7b em cer.

No meu caso importei o p7b com o IE e depois exportei em binário para cer. Fiz isso numa maquina virtual para não desvirtuar a minha maquina.

Quando o uso no ambiente testes obtenho o erro "33 - Servidor de Autenticação indisponível".

O pessoal aqui tem fala no erro 8 ...

Como eu uso objectos da Chilkat, no manual deles diz que ao ler o cer o objecto autoconfigura-se para as características da chave, pelo que não fiz mais nada ...

Bom dia ..

No meu caso e até este momento, não recebi nenhum mail ...

O que muda é só a chave pública que é utilizada para encriptar o Header ? Se for esse o caso será comum a todos e por isso quem já tiver convertido pode partilhar, mas é muito estranho alguns receberem e outros não ... e mais ainda no site da AT não ter nada nas "noticias e avisos" da home page ..