Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

exception

Podem confirmar que está o webservice está em baixo? Existe alguma forma de poder saber isso fácilmente?

Obrigado

Só mesmo com o erro indicado no canal:

Servidor de Autenticacao Indisponivel;SOAP:Reason: Servidor de Autenticacao Indisponivel

Desde as 10:18 de hoje

Esperando...

ccsc

Bom dia,

Já alguem sabe como vai funcionar a comunicação de stocks à AT? E já agora, quando entra em vigor?

Obrigada.

car4321

Como está no OE2015, entrará em vigor depois da data de publicação, que deverá ser 31-12-2014.

Mas é natural que depois seja acrescentado um prazo diferente para a entrega em 2015.

marcolopes

Como está no OE2015, entrará em vigor depois da data de publicação, que deverá ser 31-12-2014.

Mas é natural que depois seja acrescentado um prazo diferente para a entrega em 2015.

Já agora, nada disto significa que este ou aquele "tipo de programa" seja obrigado a ter esta funcionalidade...

Não fará sentido, por exemplo, "obrigar" a que os programas de facturação sejam visados, quando não é obrigatório facturar com código de artigo, e muito menos os programas devem dispor do tratamento de stocks...

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

car4321

Já agora, nada disto significa que este ou aquele "tipo de programa" seja obrigado a ter esta funcionalidade...

Não fará sentido, por exemplo, "obrigar" a que os programas de facturação sejam visados, quando não é obrigatório facturar com código de artigo, e muito menos os programas devem dispor do tratamento de stocks...

Certo, certo, Marco. Mas eu não estou sequer a dizer que assim seja. Estou apenas a responder diretamente a uma pergunta direta que nem se refere a software de faturação.

Nas pequenas conversas tidas sobre o tema há sempre a tendência que terá de se refletir inevitavelmente nos programas de faturação.

Para mim, isto é mais uma questão contabilística.

Mas como quem faz os programas para os contabilistas são os mesmo, ou quase sempre... as conversas vão persistindo.

CrominhO

é engraçado que a coincidência entre a entrega do Iva e os Downtimes do Webservice têm sido cada vez mais recorrentes :-/

já começo a acreditar no Professor que coloquei o Link que disse que os servidores tinham os dias contados...

Será que foi previsto o "crescimento" de envio de informação ou só os requisitos à altura ? lol parece-me que se esqueceram que 1 milhão de dados este mês, será 2 milhões no próximo :cheesygrin: ou então começam a apagar dados para trás lol

Há aqui uma questão que ainda ninguém levantou... Assim de repente lembro-me de 20 softwares, um dos quais até é meu, que têm versões com Stock e com Fornecedores e sem isto, será que os clientes vão ser obrigados a mudar de versão por causa dessa lei ? ou vão tirar a Certificação a quem não tem Fornecedores e Stocks ?

As mentes humanas são realmente um local estranho!

nunopicado

Isso será como o resto das funcionalidades...

A FS existe, e é obrigatório comunicar todas as que são feitas, mas ninguém obriga a que o programa emita FS.

Os stocks, por enquanto, não são obrigatórios fazer no software de facturação. Até lá, possivelmente mete quem quer.

Quem não quer terá de achar alternativa, seja num software de contabilidade ou envio manual (se ficar disponível), etc.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

davdew05

Boa noite,

Podem dizer - me onde posso encontrar a informação acerca dos stocks?

Obrigado,

David

nunopicado

Podem dizer - me onde posso encontrar a informação acerca dos stocks?

Ainda não há informação...

Isso, só lá para 20 de Janeiro é que se lembram. ;)

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

spycke

Recebi esta informação da ASSOFT. Parece-me que amanhã vai haver novidades:

"A proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2015 contempla uma alteração ao Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de agosto, que torna obrigatório até 31 de Janeiro a comunicação, por transmissão eletrónica de dados, do inventário respeitante ao último dia do exercício anterior.

Queremos informar que, de acordo com a Autoridade Tributária e Aduaneira, está prevista para amanhã a divulgação das indicações práticas sobre os procedimentos de comunicação de Inventários.

As indicações ficarão acessíveis no Portal das Finanças: na página inicial, através do link “Apoio ao Contribuinte”.

Uma vez mais, e atendendo ao pouco tempo disponível, chamamos à atenção para a necessidade de alocação dos recursos necessários para o desenvolvimento e implementação das soluções em tempo e de acordo com as espectativas do mercado."

CrominhO

como eu adoro esta parte :-/

Uma vez mais, e atendendo ao pouco tempo disponível, chamamos à atenção para a necessidade de alocação dos recursos necessários para o desenvolvimento e implementação das soluções em tempo e de acordo com as espectativas do mercado."

Como vivemos em Democracia, onde eles dizem e decidem quando querem, vou contratar Programadores em Out sourcing e debitar à AT :-(

marcolopes

Recebi esta informação da ASSOFT. Parece-me que amanhã vai haver novidades:

"A proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2015 contempla uma alteração ao Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de agosto, que torna obrigatório até 31 de Janeiro a comunicação, por transmissão eletrónica de dados, do inventário respeitante ao último dia do exercício anterior.

Queremos informar que, de acordo com a Autoridade Tributária e Aduaneira, está prevista para amanhã a divulgação das indicações práticas sobre os procedimentos de comunicação de Inventários.

As indicações ficarão acessíveis no Portal das Finanças: na página inicial, através do link “Apoio ao Contribuinte”.

Ainda não se sabe se vai ser através de WEBSERVICES ou comunicação directa no portal, certo?

nelsonr

No portal das finanças, já tem lá uma opção para enviar um ficheiro... agora não sei é em que formato

lmjIs9X.jpg

Edited by nelsonr
  • Vote 2

CrominhO

No portal das finanças, já tem lá uma opção para enviar um ficheiro... agora não sei é em que formato

Ui Nelson ganda tiro... então foram criar isso no Portal ??? ... aí no Portal deveria ser apenas uma configuração, estilo Webservice, configurado aí e envio através de outro sitio...

vai ser bonito o pessoal anda há anos a ligar para as SH para saber como se faz a Comunicação de Facturas e Documentos de Transporte no E-Factura, e agora vamos dar Cursos do Portal das Finanças lol

marcolopes

Ui Nelson ganda tiro... então foram criar isso no Portal ??? ... aí no Portal deveria ser apenas uma configuração, estilo Webservice, configurado aí e envio através de outro sitio...

vai ser bonito o pessoal anda há anos a ligar para as SH para saber como se faz a Comunicação de Facturas e Documentos de Transporte no E-Factura, e agora vamos dar Cursos do Portal das Finanças lol

Eu acho que se está a fazer uma confusão (eu próprio fiz!) com este tema... Esta não passa de MAIS UMA obrigação fiscal das empresas... que em nada tem a haver com webservices... ou programas de facturação. Há um MAPA que tem de ser entregue num determinado formato. Ponto!

Qual é o programa que o vai processar? Irrelevante! Ninguém tem de dar cursos a ninguém... será mais uma tarefa para os contabilistas! (que precisarão de um programa - autónomo - para processar os dados fornecidos pelas empresas - num formato qualquer - até em papel!)

Claro que, se as empresas tiverem uma gestão correcta de stocks, e um programa que venha a incluir o processamento destes mapas no formato exigido pelo fisco, os contabilistas terão a vida facilitada!

Edited by marcolopes
  • Vote 2

Cabrito

Será que alguém pode dar uma ajuda?

Estou a tentar submeter o modelo 24 só que a chave pública dá sempre um erro

• Não efectuou o upload da chave pública em formato PEM com extensão .txt e com comprimento de 272 bytes.

Acontece que fiz exactamente todos os passos indicados pela AT e fica efectivamente um pouco maior que os 272 bytes.

Se alguém me puder iluminar agradecia. :)

Obrigado

car4321

Eu acho que se está a fazer uma confusão (eu próprio fiz!) com este tema... Esta não passa de MAIS UMA obrigação fiscal das empresas... que em nada tem a haver com webservices... ou programas de facturação. Há um MAPA que tem de ser entregue num determinado formato. Ponto!

Qual é o programa que o vai processar? Irrelevante! Ninguém tem de dar cursos a ninguém... será mais uma tarefa para os contabilistas! (que precisarão de um programa - autónomo - para processar os dados fornecidos pelas empresas - num formato qualquer - até em papel!)

Claro que, se as empresas tiverem uma gestão correcta de stocks, e um programa que venha a incluir o processamento destes mapas no formato exigido pelo fisco, os contabilistas terão a vida facilitada!

Aleluia que alguém já desfocou da histeria coletiva contagiosa!!! :)

• Vote 1

CrominhO

Aleluia que alguém já desfocou da histeria coletiva contagiosa!!! :)

Opa desculpem lá, mas eu devo estar a ficar mais lento lol

Mas no que é que isso difere daquilo que estávamos a falar ? ou daquele mapa (CSV; Excel) que foi solicitado a diversos clientes este ano a pedir o inventário ?

Não é da responsabilidade do cliente saber o que tem em Inventário ? :) ... nos casos que tive este ano foi o TOC a resolver, mas é obvio que terá de ser o cliente a preencher os dados :s ... o TOC sabe lá se o cliente tem 20 se tem 30 Leitores de CD em stock :(

car4321

Não, não estás lento... :)

Só que acho que está tudo a fazer um bicho de sete cabeças por qualquer coisa que não tem nada a ver com o software de faturação.

Como já disse há uns dias, e o Marco apontou, isto é mais contabilidade que qualquer coisa.

Um inventário não é uma gestão de stocks.

O cliente faz a gestão como bem entender, e entrega uma declaração no formato pedido. Certamente XML.

(Mas isso, há dezenas de declarações feitas às finanças, em XML, por entidades tão diversas...)

Se será feito pelo cliente, pelo contabilista, no software de faturação, num software autónomo, isso é com cada um.

O meu aleluia vai para o fato de desmistificar o andar tudo à roda com o pouco tempo de implementação.

Lá por fazermos software certificado, este não deixa de o estar por causa disso, nem temos que fazer esse software, a não ser que se aceite fazer outro software, que nada tem a ver com o que está contratado e que não tem obrigatoriamente de fazer gestão de stocks. Porque, como dizes, e bem, a responsabilidade do inventário é do cliente. Ponto final. :)

Edited by car4321
  • Vote 1

avilacha

No entanto, se um cliente perguntar:"o teu sw faz gestão de stocks?" Responder sim, implicará seguramente que tenha um qualquer módulo de exportação no formato que vier a ser publicado. Poucos de nós se safarão sem o implementar, "penso eu de que".

FernandoPereira

No entanto, se um cliente perguntar:"o teu sw faz gestão de stocks?" Responder sim, implicará seguramente que tenha um qualquer módulo de exportação no formato que vier a ser publicado. Poucos de nós se safarão sem o implementar, "penso eu de que".

Concordo.

Mas tenho de lançar outra questão. Dos que já têm o módulo de gestão de stocks, quantos é que têm os stocks corretos nos clientes, se não a 100% que seja a 90%?

Digo isto, porque acredito que muitas empresas, mesmo tendo software com controlo de stocks, vão optar por passar uma contagem física do inventário para alguém (contabilista por exemplo), e este o submeta as finanças.

avilacha

Convém não esquecer, o que a AT vai querer é a *contagem* das existências em 31 de dezembro. Creio que não quererá saber se o contribuinte tem ou não a gestão de stocks 100% certa todos os dias do ano (por enquanto...). No entanto, na perspetiva de um cliente, isso estará associado à dita gestão de stocks, fará logicamente parte do bolo que o cliente espera quando compra.

FernandoPereira

Convém não esquecer, o que a AT vai querer é a *contagem* das existências em 31 de dezembro. Creio que não quererá saber se o contribuinte tem ou não a gestão de stocks 100% certa todos os dias do ano (por enquanto...). No entanto, na perspetiva de um cliente, isso estará associado à dita gestão de stocks, fará logicamente parte do bolo que o cliente espera quando compra.

Sim, concordo contigo.

Apenas coloquei a questão, pois a maior parte dos meus clientes que tem a gestão de stocks não tem o stock, nem de longe nem de perto, minimamente certo no fim do ano, comparando o físico com o do sistema informático, por diversos motivos...