Jump to content

Utilizar Webservices da AT

cjulio
Go to solution Solved by thoga31,

Recommended Posts

Já agora, criei o CSR e enviei para a AT e eles devolveram-me a chave pública no ficheiro .CER. Criei o ficheiro .PFX e uso este par para substituir os ficheiros disponibilizados para testes.

No entanto, dá erro se utilizar os meus ficheiros! Será por o servidor ser de testes? É que não me parece. Pois o objectivo de enviar o pfx é o servidor poder descodificar o campo Nonce.

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

<SOAP-ENV:Envelope xmlns:SOAP-ENV="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/">

<SOAP-ENV:Header/>
<SOAP-ENV:Body>
<SOAP-ENV:Fault>
<faultcode>8 </faultcode>
<faultstring>Rejected: | Codigo: 8 | Erro: Não foi possível decifrar o campo | Tentativas Restantes: -1</faultstring>
<detail>fews.gdcontfsimpostos</detail></SOAP-ENV:Fault></SOAP-ENV:Body></SOAP-ENV:Envelope>

Se alguém já tiver passado por isto, agradeço desde já se me poder ajudar.

Edited by apocsantos
geshi

Boas pessoal,

Tenho estado a desenvolver o mesmo que voces mas em PHP e estou exactamente no mesmo ponto que o RaulLima.

Segundo o código que retornam --> "8", no PDF disponibilizados por eles, corresponde a "8 ‐ Cifra da chave pública inválida;", não consigo concluir se a encriptação que estou a fazer está de acordo com o que eles pedem no PDF.

Porque segundo a mensagem de erro que retornam ao fazer o request --> "8 Rejected: | Codigo: 8 | Erro: Não foi possível decifrar o campo | Tentativas Restantes: -1 fews.gdcontfsimpostos", parece que não estamos a encriptar da maneira correcta e eles ao receberem não conseguem decifrar o conteúdo...

Não sei se poderá ser isto ou não, mas n encontro outra razão lógica para isto.

Alguma ideia? Alguem conseguiu-o cifrar correctamente em PHP, que possa dar alguma ajuda? que funções usaram para criar o nonce?

Edited by rmartyn

Boas,

Só tive mesmo hipótese de colar o teu código e mudar para as minhas credenciais e neste momento estou com o Erro 7 - Codificação Base64 inválida, mas vendo o xml parece tudo bem ....

Por acaso não estarás a colocar algum tipo de caracter a mais quando estás a criar o xml? Isso aconteceu-me quando tentei imitar aquele softwarezinho que a AT disponibilizou, e que na mensagem enviada para lá ia com aqueles " " para dar o enter. Eu penso que desde que não haja outro carater dentro das tags (pass e created) que não aqueles gerados pelo algoritmo, não deve haver problemas.

Depois diz como correu.

Tenho estado a desenvolver o mesmo que voces mas em PHP e estou exactamente no mesmo ponto que o RaulLima.

Segundo o código que retornam --> "8", no PDF disponibilizados por eles, corresponde a "8 ‐ Cifra da chave pública inválida;", não consigo concluir se a encriptação que estou a fazer está de acordo com o que eles pedem no PDF.

Porque segundo a mensagem de erro que retornam ao fazer o request --> "8 Rejected: | Codigo: 8 | Erro: Não foi possível decifrar o campo | Tentativas Restantes: -1 fews.gdcontfsimpostos", parece que não estamos a encriptar da maneira correcta e eles ao receberem não conseguem decifrar o conteúdo...

Não sei se poderá ser isto ou não, mas n encontro outra razão lógica para isto.

Alguma ideia? Alguem conseguiu-o cifrar correctamente em PHP, que possa dar alguma ajuda? que funções usaram para criar o nonce?

Eu penso desta forma: se já consigo enviar a mensagem, de maneira a que elas fiquem guardadas no portaldasfinancas com o login da empresa, então está tudo bem. Se mudamos a chave publica (que foi dada pela AT) e apenas temos que criar o ficheiro pfx, então o problema deverá estar na criação do mesmo.

Eu estive a visualizar a informação contida no pfx de testes e está bastante diferente daquele que eu gerei. Eu apenas usei a chave privada e o certificado que me mandaram para criar um pfx. Contudo, o pfx de testes parece-me ser um certificado em cadeia. Por assim dizer, eles têm 3 certificados associados. Não percebendo ainda muito disto, penso que faltará algo mais para criar o pfx correctamente!

Espero que cheguemos a alguma conclusão.

Cumps

Apenas mais um pormenor que reparei: Se utilizar a chave publica da AT e o pfx criado por mim como certificado digital (criado partir da chave publica enviada pela AT em resposta ao envio do nosso CSR), funciona na mesma. O que será que isto significa? Posso usar um certificado digital qualquer? Não seria suposto que este certificado contivesse a chave privada para que o servidor pudesse descodificar o campo Nonce?

Percebo cada vez menos. Agora fica para amanha.

Bom dia,

Neste momento, estou a obter o erro "base {System.SystemException} = {"The remote server returned an error: (500) Internal Server Error."}" && "Status=ProtocolError" tal como acontece a outros dos aqui presentes. Acredito que este erro seja resultante da estrutura inválida do XML do pedido:

string oRequest = string.Empty;
	oRequest += ("<?xml version='1.0' encoding='UTF-8'  standalone='no'?>");
	oRequest += ("<SOAP-ENV:Envelope xmlns:SOAP-ENV=\"http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope\">");
	oRequest += "<SOAP-ENV:Header>";
	oRequest += "<wss:Security xmlns:wss=\"http://schemas.xmlsoap.org/ws/2002/12/secext\">";
	oRequest+="<wss:UsernameToken>";
	oRequest += "<wss:Username>XXXXX</wss:Username>";
	oRequest +="<wss:Password>" + encryptPass + "</wss:Password>";
		oRequest += "<wss:Nonce>"+rsaPublicKey+"</wss:Nonce>";
		oRequest += "<wss:Created>"+encryptDate+"</wss:Created>";
	oRequest+="</wss:UsernameToken>";
	oRequest+="</wss:Security>";
	oRequest += "</SOAP-ENV:Header>";

oRequest += "<SOAP-ENV:Body>";
		oRequest += "<ns2:RegisterInvoiceElem xmlns:ns2=\"http://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/faturas\">";
		oRequest+="<TaxRegistrationNumber>599999993</TaxRegistrationNumber>";
		oRequest += "<ns2:InvoiceNo>- /1</ns2:InvoiceNo>";
		oRequest+="<ns2:InvoiceDate>2012-12-12</ns2:InvoiceDate>";
		oRequest += "<ns2:InvoiceType>FT</ns2:InvoiceType>";
		oRequest+="<CustomerTaxID>299999998</CustomerTaxID>";
		oRequest+="<Line>";
			oRequest+="<ns2:DebitAmount>100</ns2:DebitAmount>";
			oRequest+="<ns2:Tax>";
				oRequest+="<ns2:TaxType>IVA</ns2:TaxType>";
				oRequest+="<ns2:TaxCountryRegion>PT</ns2:TaxCountryRegion>";
				oRequest+="<ns2:TaxPercentage>23</ns2:TaxPercentage>";
			oRequest+="</ns2:Tax>";
		oRequest+="</Line>";
		oRequest+="<DocumentTotals>";
			oRequest += "<ns2:TaxPayable>23</ns2:TaxPayable>";
			oRequest+="<ns2:NetTotal>100</ns2:NetTotal>";
			oRequest+="<ns2:GrossTotal>123</ns2:GrossTotal>";
		oRequest+="</DocumentTotals>";
[b]		[/b]	oRequest += "</ns2:RegisterInvoiceElem></SOAP-ENV:Body></SOAP-ENV:Envelope>";

no lugar de "SOAP-ENV" ja tentei com "S" e "soapenv". Alguem detecta algum erro?

Obrigado.

Boas,

1º O que falas sobre o "SOAP-ENV" e o "S" não te vai mudar nada porque isso é apenas o namespace que a estrutura vai usar. E podes usar a variável que quiseres.

2º No campo Nonce reparo que tens a variável "rsaPublicKey" e queria deixar claro que neste campo, não é para colocar a chave pública mas sim a chave simetrica encriptada com a chave publica.

3º Falta-te a linha "<ns2:InvoiceStatus>N</ns2:InvoiceStatus>". Não dá para inserir sem isto (N=Normal; A=Anulada).

4º E por último, o erro que retorna, é o tipo de erro que retorna a todos sim, mas depois de obteres a excepção tens que ir pegar no response da exception e converte-la para mensagem. E aí vai ter a descrição dos erros propriamente dita.

Espero que ajude. Cumps.

• Vote 1

Obrigado pela dica Rui.

Peço desculpa pela ignorância, mas sou um júnior sem experiência em webservices a quem ainda por cima foi incumbida a tarefa, de resolver isto em 4 dias, sendo hoje o 3º!

A variável não é apenas muito sugestiva... :

string rsaPublicKey= RSAEncrypt(Convert.ToBase64String(symetricKey.Key), publicKey);

AesCryptoServiceProvider symetricKey = new AesCryptoServiceProvider();
		symetricKey.GenerateKey();
		symetricKey.GenerateIV();
		symetricKey.Mode = CipherMode.ECB;
		symetricKey.Padding = PaddingMode.PKCS7;

eis o metodo de encriptação:

public string RSAEncrypt(string symetricKey, string publicKey)
	{			
		try
		{
			RSACryptoServiceProvider RSA = new RSACryptoServiceProvider();		
			RSA.FromXmlString(publicKey);
			byte[] EncryptedStr = null;				
			EncryptedStr = RSA.Encrypt(Encoding.ASCII.GetBytes(symetricKey), false);				
			int i = 0;
			System.Text.StringBuilder s = new System.Text.StringBuilder();
			for (i = 0; i <= EncryptedStr.Length - 1; i++)
			{				  
				if (i != EncryptedStr.Length - 1)
				{
					s.Append(EncryptedStr[i] + " ");
				}
				else
				{
					s.Append(EncryptedStr[i]);
				}
			}
			return s.ToString();
		}
		catch (Exception err)
		{
			return string.Empty;
		}
	}

relativamente à mensagem gerada e a seguinte:

<?xml version="1.0" ?>

- <env:Envelope xmlns:env="[b]http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/[/b]">

- <env:Body>

- <env:Fault>

<faultcode>env:Client</faultcode>

<faultstring>Internal Error</faultstring>
</env:Fault>
</env:Body>
</env:Envelope>

pelo que pesquisei deve-se ao facto de a mensagem estar incorrectamente formada ou conter informação incorrecta... Tendo em conta que supostamente, o webservice retornaria uma mensagem para cada uma das linhas que estivesse incorrecta, estará a mensagem mal formada, que depois de acrescentar a linha que indicaste, continuo sem saber porque... não encontras outro erro que salte a vista? Cumps.

Edited by apocsantos
geshi

Boas joaoMoreira,

Estás a desenvolver em C#, penso eu. Repara no try catch que eu uso (mas em vb.net):

try {
// bla bla bla
// ocorre um erro e tal
} catch (WebException ex) {
if (ex.Status == WebExceptionStatus.ProtocolError) {
	WebResponse resp = ex.Response;
	StreamReader sr = new StreamReader(resp.GetResponseStream());
	return sr.ReadToEnd();
} else {
	return ex.Message;
}
}

Eu penso que assim já consegues visualizar o erro melhor.

Em relação à incriptação, aconcelho-te a pegar no código que pus anteiormente (página 1), convertes para C# e assim tens a certeza que funciona. Pelo menos, aquele é o meu código (tomar atenção à função que gera a chave simetrica, como tem que ser sempre diferente arranjei um método que usa a data do sistema, o nif da empresa e o utilizador das financas).

Depois comunica aí como correu.

Edited by RaulLima

O teu catch imprime um resultado igual:

<?xml version="1.0" ?>

não me parece k seja problema da encriptação uma vez que supostamente o webservice contempla esse problema e enviaria um código de erro correspondente. gero também uma chave simétrica em cada chamada... De qualquer forma, vou experimentar a tua abordagem.

Boas joaoMoreira,

Estás a desenvolver em C#, penso eu. Repara no try catch que eu uso (mas em vb.net):

try {
// bla bla bla
// ocorre um erro e tal
	return sr.ReadToEnd();
} else {
	return ex.Message;
}
}

Eu penso que assim já consegues visualizar o erro melhor.

Em relação à incriptação, aconcelho-te a pegar no código que pus anteiormente (página 1), convertes para C# e assim tens a certeza que funciona. Pelo menos, aquele é o meu código (tomar atenção à função que gera a chave simetrica, como tem que ser sempre diferente arranjei um método que usa a data do sistema, o nif da empresa e o utilizador das financas).

Depois comunica aí como correu.

Mas RuiLima, quanto a esta parte aqui "como tem que ser sempre diferente arranjei um método que usa a data do sistema, o nif da empresa e o utilizador das financas", isto pode ser o que tu quiseres? basta que seja sempre diferente em cada pedido ao webservice? isto não ira ter nenhuma implicação quando eles tentam receber?

Mas RuiLima, quanto a esta parte aqui "como tem que ser sempre diferente arranjei um método que usa a data do sistema, o nif da empresa e o utilizador das financas", isto pode ser o que tu quiseres? basta que seja sempre diferente em cada pedido ao webservice? isto não ira ter nenhuma implicação quando eles tentam receber?

A minha interpretação é a seguinte: a cada envio de documentos a chave simétrica tem que ser única, mas tem que ser tão única ao ponto de mais ninguém ter usado a mesma. Alias, existe um código de erro para o caso da chave simétrica já ter sido utilizada: "12 ? Chave simétrica repetida;".

A única coisa que não tenho a certeza é se eu posso utilizar uma chave simetrica igual a outro produtor de software numa determinada transação. Se assim for, basta utilizar a datahora mais um identificativo interno sobre aquele cliente. Mas se a chave simétrica for para uma base de dados global, em que basta haver uma já existente para não deixar utilizar, então se usarmos a datahora, e se no mesmo micro-segundo houver outro software a enviar um documento, um deles vai ser rejeitado.

Se tivermos que garantir que a chave nunca foi utilizada, é mais complicado. Eu utilizo 3 variáveis para gerar a chave: datahora, nif e subutilizador. Faço uns somatórios e tal e obtenho um número de 16 digitos. Eu espero que isto baste, mas sinceramente ainda não pensei a profundo nisto.

O teu catch imprime um resultado igual:

<?xml version="1.0" ?>

não me parece k seja problema da encriptação uma vez que supostamente o webservice contempla esse problema e enviaria um código de erro correspondente. gero também uma chave simétrica em cada chamada... De qualquer forma, vou experimentar a tua abordagem.

Se calhar o problema estará na criação do request? Sinceramente não estou a ver o que poderá ser. Eu cheguei a passar por isso, mas já foi há tanto tempo que não me lembro o porquê. Mas era algo simples.

Estou com uma dificuldade a nível de certificados.

Utilizei o openssl para gerar o CSR – Certificate Signing Request.

Ao criar também foi gerado outro ficheiro (chave privada). Enviei para a AT pelo portaldasfinancas o CSR e eles responderam-me com um ficheiro tipo "-----BEGIN CERTIFICATE-----", semelhante àquele que forneceram para os testes (ChavePublicaAT.cer).

Mas não enviaram mais nada. Falta o ficheiro correspondente .PFX. O meu problema é aqui. Eu utilizo o openssl para gerar este ficheiro e usando os novos ficheiros (.pfx e .cer) o erro que me é devolvido é "Codigo: 8 | Erro: Não foi possível decifrar o campo". Contudo se utilizar os ficheiros de testes funciona. E também já detetei que se utilizar o meu .pfx e o de testes .cer também funcionar.

O que significa isto? Estou preso neste ponto. Fico a pensar que os novos certificados não são aceites no servidor de testes!!!

Peço desculpa pelo aborrecimento..

tambem me parece que tenha a ver com o pedido uma vez que a resposta é igual à que tenho se aceder ao endereço via browser (request sem XML)

eis a estrutura do pedido/resposta:

HttpWebRequest req = (HttpWebRequest)WebRequest.Create("https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:700/fews/faturas/");
           req.ClientCertificates.Add(certs[0]);
           req.Headers.Add("SOAPAction", "\"https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:700/fews/faturas/RegisterInvoice\"");
           req.ContentType = "text/xml; charset=\"utf-8\"";
           req.Accept = "text/xml";
           req.Method = "POST";

using (Stream stm = req.GetRequestStream())
           {
               using (StreamWriter stmw = new StreamWriter(stm))
               {
                   stmw.Write(oRequest);
               }
           }        
           try
           {
               WebResponse response = req.GetResponse();
               StreamReader srd = new StreamReader(response.GetResponseStream());
               string resulXmlFromWebService = srd.ReadToEnd();
               IAsyncResult asyncResult = req.BeginGetResponse(null, null);
               asyncResult.AsyncWaitHandle.WaitOne();
               string soapResult;
               using (WebResponse webResponse = req.EndGetResponse(asyncResult))
               {
                   using (StreamReader rd = new StreamReader(webResponse.GetResponseStream()))
                   {
                       soapResult = rd.ReadToEnd();
                   }
               }
               string result = soapResult;
           }

identificam alguma coisa?

Edited by thoga31
GeSHi

joaoMoreira,

Infelizmente o código é confuso. Por isso o melhor mesmo é dar-te o que uso e experimenta 🙂

Dim EnderecoWebService As String = "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:700/fews/faturas"
Dim CaminhoCertificado As String = "C:\Caminho_Do_Certificado\TestesWebservices.pfx"
Dim SenhaCertificado as String = "TESTEwebservice"
Dim oRequest As String = "<xml ..." ' Esta é a variável da mensagem a enviar
Try
Dim request As HttpWebRequest = HttpWebRequest.Create(EnderecoWebService)
request.Headers.Add("SOAPAction", "http://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/faturas/RegisterInvoice")
Dim cert As New X509Certificate2
cert.Import(CaminhoCertificado, SenhaCertificado, X509KeyStorageFlags.DefaultKeySet)
request.ClientCertificates.Add(cert)
request.Method = "POST"
request.ContentType = "text/xml; charset=utf-8"
request.Accept = "text/xml"
Dim postData As String = oRequest
Dim byteArray As Byte() = Encoding.UTF8.GetBytes(postData)
request.ContentLength = byteArray.Length
Dim dataStream As Stream = request.GetRequestStream()
dataStream.Write(byteArray, 0, byteArray.Length)
dataStream.Close()
Dim response As HttpWebResponse = request.GetResponse()
dataStream = response.GetResponseStream()
Dim reader As New StreamReader(dataStream)
Dim responseFromServer As String = reader.ReadToEnd()
reader.Close()
dataStream.Close()
response.Close()
Return responseFromServer
Catch ex As WebException
If ex.Status = WebExceptionStatus.ProtocolError Then
Dim resp As WebResponse = ex.Response
Dim sr As StreamReader = New StreamReader(resp.GetResponseStream())
Return sr.ReadToEnd()
Else
Return ex.Message
End If
End Try

string EnderecoWebService = "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:700/fews/faturas";
string CaminhoCertificado = "C:\\Caminho_Do_Certificado\\TestesWebservices.pfx";
string SenhaCertificado = "TESTEwebservice";
// Esta é a variável da mensagem a enviar
string oRequest = "<xml ...";
try {
HttpWebRequest request = HttpWebRequest.Create(EnderecoWebService);
request.Headers.Add("SOAPAction", "http://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/faturas/RegisterInvoice");
X509Certificate2 cert = new X509Certificate2();
cert.Import(CaminhoCertificado, SenhaCertificado, X509KeyStorageFlags.DefaultKeySet);
request.ClientCertificates.Add(cert);
request.Method = "POST";
request.ContentType = "text/xml; charset=utf-8";
request.Accept = "text/xml";
string postData = oRequest;
byte[] byteArray = Encoding.UTF8.GetBytes(postData);
request.ContentLength = byteArray.Length;
Stream dataStream = request.GetRequestStream();
dataStream.Write(byteArray, 0, byteArray.Length);
dataStream.Close();
HttpWebResponse response = request.GetResponse();
dataStream = response.GetResponseStream();
StreamReader reader = new StreamReader(dataStream);
string responseFromServer = reader.ReadToEnd();
reader.Close();
dataStream.Close();
response.Close();
return responseFromServer;
return sr.ReadToEnd();
} else {
return ex.Message;
}
}
Edited by RaulLima
  • Vote 1

És o maior 🙂

Obrigado!

Agora retorna o erro 8.. se entretanto resolver publico aqui a solução.

Cumps.

Estás a usar os ficheiros cedidos pela AT (os de testes)? Ou estás a usar os teus próprios certificados?

É que se estiveres a usar os teus, então chegaste ao mesmo ponto que eu. Se estiveres a usar os da AT, então aí... à mais qualquer coisa errada!