Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

abrito
1 minuto atrás, trs80 disse:

Correto, mas se a chain estiver lá não faz mal... e o PFX de teste sempre incluiu, estou a considerar na próxima renovação incluir também - mal não fará...

Mal não faz, apenas vais ter que atualizar o certificado duas vezes uma quando alterar o teu e outra quando alterar o das finanças.

Cu5co
19 minutos atrás, Carlos M F Matos disse:

Olá a todos.

Hoje de manhã os meus sócios comunicaram-me que os clientes se estavam a queixar que não conseguiam comunicar documentos/guias desde sexta feira passada ao fim do dia. A minha resposta foi de imediato dizer que não iria implementar nada até que a AT dissesse o que foi alterado para além do certificado de acesso deles ao portal deles e que os clientes iriam ter que esperar que a AT resolvesse o problema. Sim, claro que fui pressionado pelos clientes e pelos meus sócios porque fui eu que implementei a comunicação aos WebServices da AT e portanto, sou eu que tenho que resolver os problemas relacionados com este assunto quando estes surgem.

E não é que devo ser bruxo. Tinha 99% de certeza que o problema deveria ser da AT. Caramba, era mesmo. Não sei a forma de comunicarmos está correta ou não, mas o que é certo é que sempre funcionou e se alguma coisa eles pretendam alterar, terão que avisar antecipadamente e documentar muito bem.

Deixo um conselho a todos e que não terão que seguir, caso o não pretendam, como é lógico: da próxima vez queixem-se à AT, mas em massa, como eu fiz, para eles resolverem o problema ou que digam o que é necessário alterar da parte dos produtores de software.

Bom trabalho.

Desculpem, este post é meu. Coloquei-o aqui, inadvertidamente, com outro utilizador.

trs80
9 minutes ago, abrito said:

Mal não faz, apenas vais ter que atualizar o certificado duas vezes uma quando alterar o teu e outra quando alterar o das finanças.

LOL Bem visto

DUH para mim!!!

EDIT: ou nao... teria apenas de mudar quando o "issuer" (A DGITA) mudasse...

Edited by trs80

jmta_92

Boa tarde, estou a utilizar o php para comunicar guias e está-me a dar o erro "Could not connect to host", alguém tem este erro? Atenção que já comunicou depois da AT ter alterado o certificado, o que no meu caso nem é relevante.

Cumprimentos

Nuno Bagulho Marques
7 horas atrás, abrito disse:

Isso não quer dizer que estava tudo bem, pelo contrario a comunicação sempre esteve mal. desde o inicio que isto deveria ser obrigatório para garantir a autenticação fidedigna.

portanto acho que se deveriam se preparar e tentar entender como se faz, para poderem contornar este tipo de situações facilmente.

O que eu acho é que foi uma tentativa de alterar um erro que desde o inicio esteve presente, sem que lhes sejam atribuídas culpas no cartório.

Olá abito

Estou de acordo. Mas, nesse caso, era dever da AT, informar dessa alteração. é mesmo assim, alteramos os nossos softwares, informamos os clientes. é um procedimento básico e de respeito, sublinho respeito, por quem trabalha. Houve aqui muita gente que passou o fim de semana a queimar os miolos.

pnnr
1 hora atrás, abrito disse:

Foi exatamente o que pensei. Nao me parece fazer sentido...embora seja possivel

jncevcosta
2 horas atrás, jncevcosta disse:

Bem eu ainda não consegui colocar a comunicar. No meu caso estou a usar a versão de testes dos webservices.

Não alterei o código, a única coisa que fiz foi ir ao site das finanças e descarregar os certificados mais actuais e corri os seguintes comandos:

* Extrair TestesWebServices.pfx para .pem (Chave + Certificado)
                *
                *       - Extrair a chave privada para PEM  ( Password: TESTEwebservice )
                *
                *       Código :
                *               openssl pkcs12 -in TestesWebServices.pfx -nocerts -out pfxKey.pem
                *
                *
                *
                *       -Extrair o certificado
                *
                * 		Código :
                *               openssl pkcs12 -in TestesWebServices.pfx -clcerts -nokeys -out pfxcert.pem

E tenho o seguinte código para o curl

curl_setopt($curl, CURLOPT_FRESH_CONNECT, true);
curl_setopt($curl, CURLOPT_HTTPHEADER, array(
    'Content-Type:text/xml;Charset=UTF-8',
    'Accept: text/xml',
    'Cache-Control: no-cache',
    'SoapAction=' . $SoapAction
));
curl_setopt($curl, CURLOPT_URL, trim($Action));
curl_setopt($curl, CURLOPT_VERBOSE, false); // para ver o que se passa...
curl_setopt($curl, CURLOPT_AUTOREFERER, true);
curl_setopt($curl, CURLOPT_POST, 1);
curl_setopt($curl, CURLOPT_POSTFIELDS, $xxxml);
curl_setopt($curl, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, 1);
curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLCERT, $cert_pem); // o certificado em formato PEM (.pem)
curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLCERTTYPE, 'PEM');
curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLCERTPASSWD, $pass_cert);
curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLKEY, $key_pem);
curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLKEYPASSWD, $pass_cert);
curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLKEYTYPE, 'PEM');
curl_setopt($curl, CURLOPT_RETURNTRANSFER, 1);

Agora tenho este erro:

unable to set private key file: '/home/dcweb/faturacao/node/at/certificados/desenvolvimento/pfxKey.pem

Alguém que tenha passado pelo mesmo que me possa ajudar ?

Alguém consegue dar uma ajuda?

bioshock
12 minutes ago, jncevcosta said:

Sim, não precisas destas três linhas no teu código:

jncevcosta
3 minutos atrás, bioshock disse:

Sim, não precisas destas três linhas no teu código:

É preciso retirar essas 3 linhas devido a alguma alteração recente ? É que até o certificado anterior ter expirado conseguia comunicar sem problema.

Retirando essas linhas realmente avança mais um pouco, mas depois empanca assim 

Citação

Unknown SSL protocol error in connection to servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701

salves

Já estou a conseguir comunicar guias sem ter mexido em nada. O problema foi mesmo da AT

desconfiado

Alguém está a receber o erro "Código 20 - Chave de pedido não preenchida"?

bubbu78

Boa tarde,

Existe alguma funcionalidade na AT que permita agora via ficheiro comunicar os produtos para as guias comunicadas via telefone?

jmta_92

Já consegui comunicar em produção, mas continua a dar aquele erro em testes. Alguém sabe o porquê? mudou alguma coisa? o url por exemplo? Estou a utilizar este "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701/sgdtws/documentosTransporte"

jncevcosta
2 minutos atrás, jmta_92 disse:

Já consegui comunicar em produção, mas continua a dar aquele erro em testes. Alguém sabe o porquê? mudou alguma coisa? o url por exemplo? Estou a utilizar este "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701/sgdtws/documentosTransporte"

O erro que tenho agora é este:

*   Trying 213.13.158.240...
* Connected to servicos.portaldasfinancas.gov.pt (213.13.158.240) port 701 (#0)
* ALPN, offering http/1.1
* Cipher selection: ALL:!EXPORT:!EXPORT40:!EXPORT56:!aNULL:!LOW:!RC4:@STRENGTH
* successfully set certificate verify locations:
*   CAfile: /etc/ssl/certs/ca-certificates.crt
  CApath: /etc/ssl/certs
* Unknown SSL protocol error in connection to servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701
* Closing connection 0

Em ambiente de testes ainda não consegui colocar tudo a funcionar.

CCoutinho
2 minutos atrás, jmta_92 disse:

Uma das coisas que referi num dos telefonemas para a AT foi que o Testar Webservice na parte dos Produtores de Software no e-fatura dava erro. Foi-me dito que há 15 dias que este Testar Webservice dá erro. Pode ter a ver com isso.

rukako

Se eu comunicar uma GT que ja tinha sido comunicada nao esta a dar erro apenas responde como o mesmo codigo.

Isto esta acontecer com mais alguem?

bioshock
26 minutes ago, jncevcosta said:

É preciso retirar essas 3 linhas devido a alguma alteração recente ? É que até o certificado anterior ter expirado conseguia comunicar sem problema.

Retirando essas linhas realmente avança mais um pouco, mas depois empanca assim 

Dá uma vista de olhos no meu post https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/57734-utilizar-webservices-da-at/?do=findComment&comment=615478

Cu5co
2 horas atrás, trs80 disse:

Correto, mas se a chain estiver lá não faz mal... e o PFX de teste sempre incluiu, estou a considerar na próxima renovação incluir também - mal não fará...

Então porque é que o endereço de testes continua a dar erro ?

jncevcosta
15 minutos atrás, jmta_92 disse:

Bom liguei agora para a AT e o servidor dos ws de testes quer das faturas quer dos documentos de transporte, quer da parte agricola está desligado.

Daí não se conseguir comunicar. A senhora com quem falei não me soube foi dizer quando estará operacional o servidor.

EDIT: @Cu5co olha o que escrevi em cima.

Edited by jncevcosta
  • Vote 1

Nuno Bagulho Marques
5 horas atrás, jncevcosta disse:

Parece que o site de testes não funcina corretamente

pedrocerqueira22
2 hours ago, Sergio. said:

Bem colocado a questão,

A resposta é que o servidor não exige autenticação do utilizador/site que está a comunicar a guia.

E eles depois da atualização do certificado, só se esqueceram de desactivar isso....

Faz sentido. Muito obrigado a todos pela ajuda e pelo esclarecimento.

virgilio baldaia
Em 20/07/2019 às 14:55, Sergio. disse:

Boa Tarde,

Finalmente resolvi o assunto.

Só lamento a falta de suporte/informação por parte da AT

A verdade seja dita que o ficheiro PublicChainCA2.p7b já era enviado juntamente com o pedido de novo certificado, mas também é verdade que nunca o usei até hoje.

Eu trabalho em ambiente Linux e tive que converter para formato PEM (DGITA_Issuing_CA2.pem), Aqui estão as 2 versões

No Curl simplesmente adicionei :

--cacert DGITA_Issuing_CA2.pem

Passou a funcionar.

Boa tarde,

Muito obrigado, funciona.

CrominhO
2 horas atrás, Carlos M F Matos disse:

(...)E não é que devo ser bruxo. Tinha 99% de certeza que o problema deveria ser da AT. Caramba, era mesmo. Não sei a forma de comunicarmos está correta ou não, mas o que é certo é que sempre funcionou e se alguma coisa eles pretendam alterar, terão que avisar antecipadamente e documentar muito bem.

Deixo um conselho a todos e que não terão que seguir, caso o não pretendam, como é lógico: da próxima vez queixem-se à AT, mas em massa, como eu fiz, para eles resolverem o problema ou que digam o que é necessário alterar da parte dos produtores de software.

Bom trabalho.

Não adianta @Cu5co

Tenho a funcionar normalmente !!!!

Na Sexta-feira à noite já tinha toneladas de Posts do P@P no email, revi parte do código e desde então fiz 3 Posts. 

1º onde questionava um comando, 

2º nem me lembro

3º a Reforçar que o @marcolopes tinha razão, e para o pessoal enviar Email ou abrir questão no E-Balcão em vez de andar a fazer Copy e Paste de chaves 😐 

300 Mensagens do P@P no email depois, continuam a "bater no Ceguinho" que têm razão, e ainda se queixam que tiveram o fim de semana a trabalhar 😐 ... Desculpem mas a isto chama-se MASOQUISMO. Se toda a gente tivesse enviado Email ou reportado no E-balcão, antes de estarem a fazer isto tudo, provavelmente até os tipos que estão de Prevenção tinham lá ido ver o que se passava na AT... Assim não, e agora queixam-se 😐 

Surreal

Edited by CrominhO
  • Vote 1

As mentes humanas são realmente um local estranho!

CrominhO
14 horas atrás, CrominhO disse:

@Nuno Silva (@si27645) em primeiro lugar não é amanhã, é hoje, porque alguns de nós têm clientes que trabalham ao Fim de semana, 

em 2º lugar, eu sei que o @marcolopes é rígido, mas ele tem razão. Podes dar as voltas que quiseres, ele tem razão

Andamos TODOS a fazer Corte e Costura,  quando é a AT que está mal. Mais, com este corte e costura, grande parte de nós tem o sistema a funcionar e não fez o mais importante, reclamar junto da AT que a cadeia não está a funcionar, então como irão eles arranjar ??? 

A menos que aches normal andar a fazer Copy Paste de chaves e certificados que nem sequer aparece no manual técnico???  

Era bom que para a próxima, 

pelo menos uma vez, o pessoal se juntasse e enviasse Email à AT, em vez de andar de andar a queimar neurónios e a inventar 😕 

• Vote 2

As mentes humanas são realmente um local estranho!