Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

abrito
37 minutos atrás, paulofvoliveira disse:

"DIGITA Issuing CA2" e "DIGITA Root CA"

Onde estão estes certificados?

Estranhamente tenho duas máquinas onde não foi feito nenhuma instalação de certificados e continuam a comunicar!!!

esses certificados foram enviados juntamente com outros, não me lembro bem em qual deles a cadeia veio de certificação veio completa. mas alguns posts acima alguem postou os certificados.

albertosilva
6 minutos atrás, Sergio. disse:

albertosilva não é totalmente correta a sua afirmação.

Esse contribuinte não sei de quem é.

No entanto é verdade que o ficheiro vem em zip protegido pelo numero de contribuinte do produtor de software, mas isto é igual para todos.

No entanto o certificado PublicChainCA2.p7b é igual para todos, por alguma razão vem com o nome Public.....

Não percebi o comentário ao número de contribuinte - a sequência 123456 e a abreviatura "por ex." pretendiam que cada um interpretasse que me referia ao seu NIF enquanto produtor de software - de todo o modo não é por ter "Public" no nome que vou preferir descarrega-lo de uma fonte desconhecida. 

Sergio.

Estou sem palavras,

Perdemos um sábado a trabalhar e ainda sou acusado pelo Sr.  albertosilva de ser mal intencionado.

Portugal no seu melhor

Acho que já era altura de exigir à AT melhor suporte e informação.....mas deve ser uma ideia parva pensar nisso.

Bom Verão

• Vote 1

kalin

Bem já não via o forum desde sexta e quando vi hoje ........

O problema é que não tinha nenhuma reclamação de clientes!!

E a comunicação no meu software está a funcionar, não fiz nada!

• Vote 1

abrito
3 minutos atrás, Nuno Bagulho Marques disse:

Funciona

Alívio.

Queria agradecer a todos o esforço que fizeram, neste fim de semana de angústia. Angústia porque, como sabem, a culpa é sempre dos programadores.

A minha intuição era nada fazer e estava certo.

é lamentável, mais uma vez o Estado se isentar das suas responsabilidades. Isentar-se da responsabilidade de ter causado um transtorno a dezenas de pessoas que (essas pelo menos) aqui passaram, preocupados fundamentadamente.

um bem haja a todos

Isso não quer dizer que estava tudo bem, pelo contrario a comunicação sempre esteve mal. desde o inicio que isto deveria ser obrigatório para garantir a autenticação fidedigna.

portanto acho que se deveriam se preparar e tentar entender como se faz, para poderem contornar este tipo de situações facilmente.

O que eu acho é que foi uma tentativa de alterar um erro que desde o inicio esteve presente, sem que lhes sejam atribuídas culpas no cartório.

• Vote 1

ccorreia

Aqui também já funciona corretamente, sem efetuarmos qualquer alteração.

RicardoM

Viva,

Antes de mais obrigado a todos os contributos, com os quais consegui também ultrapassar o problema na minha aplicação. Deixo aqui o que resultou no meu caso:

1/ Tenho uma implementação em java onde tinha o erro 

Connection closed during handshake

Seguindo a sugestão do Nuno (ei99045), adicionei ao meu certificado a cadeia de certificação da AT. Basicamente, quando a AT nos dá, aos editores de software, o nosso certificado (normalmente o_nosso_nif.cer) envia também o ficheiro PublicChainCA2.p7b, que contém a cadeia de certificação. Os certificados DGITA_Issuing_CA tão falados no forum estão dento deste ficheiro PublicChainCA2.p7b. Houve um utilizador que já os extraiu do ficheiro e os disponibilizou no forum, mas podem ser extraídos com o openssl. Obtidos esses certificados, foi apenas necessário adicionar os mesmos ao nosso certificado de produtor de software e ficou a funcionar.

[exemplo disponibilizado pelo Nuno]

keytool -importcert -noprompt -alias DGITA_Issuing_CA21 -file /path/to/DGITA_Issuing_CA2.pem.1 -keystore ClientCertificate-prod.p12 -storepass <password keystore>
keytool -importcert -noprompt -alias DGITA_Issuing_CA22 -file /path/to/DGITA_Issuing_CA2.pem.2 -keystore ClientCertificate-prod.p12 -storepass <password keystore>

2/ Tenho uma segunda implementação em nodejs onde, após efectuar o que descrevi no ponto anterior, tinha o erro

unable to verify the first certificate

A fazer experiências, peguei no certificado com a cadeia (que gerei no ponto 1) e adicionei, da mesma forma, os certificados que a AT enviou a semana passa, ou seja, o ficheiro portaldasfinancasgovpt.pem que parti primeiro em 3 pem's simplesmente copiando o conteúdo no notepad++ para 3 ficheiros diferentes. Uma vez mais usei o exemplo do Nuno como guia com a ferramenta keytool

Após isto, a minha implementação em nodejs ficou a funcionar.

chesser
1 minuto atrás, Sergio. disse:

Acho que já era altura de exigir à AT melhor suporte e informação.....mas deve ser uma ideia parva pensar nisso.

Tens toda a razão. Por mim, já enviei um email à ASI e deixei uma mensagem no e-balcao a questionar o porquê de andarem a dizer que a culpa era dos produtores de softaware.

Agora só tenho de ligar aos clientes que fizeram questão de nos ligar a dizer que o nosso programa é que tinha a culpa, para lhes dizer que, como lhes tínhamos dito antes, afinal não tínhamos culpa nenhuma. Depois de todo o stress, até que vai ser uma tarde bem passada. :) Afinal não temos mais nada para fazer.

• Vote 1

Solskajer

Resposta da AT agora... 12:26...

Citação

Exm.os Senhores:

Após uma intervenção do nosso operador de comunicações agradecíamos que confirmassem se conseguem invocar o serviço.

Cumprimentos,

ASI - Certificados Digitais

que lol!!!!!!

FernandoPereira

Como outro colegas por aqui,

Tudo o que fiz fica sem efeito... Pois os clientes já me dizem que está tudo a trabalhar normalmente

E não fiz nada..

Conclusão, andamos aqui a perder tempo à custa deles, e passamos nós por ser os "maus da fita".

Bruno_2sp

Sim esta a funcionar agora, mas como eu na sexta feira a tive problemas no nosso software da parte da tarde e ainda por cima estava quase na hora dos funcionários públicos saírem, vi logo que o problema ia manter-se até hoje. Ficamos nós a penar no fim de semana a tentar perceber se o problema era nosso.

Sergio.

O problema é que nosso clientes trabalham TODO o fim de semana.

A quase que aposto que se algum foi multado, só mesmo em tribunal é que provavelmente lhe tiram a multa...provavelmente....

Obrigado a todos

abrito
Agora, Sergio. disse:

O problema é que nosso clientes trabalham TODO o fim de semana.

A quase que aposto que se algum foi multado, só mesmo em tribunal é que provavelmente lhe tiram a multa...provavelmente....

Obrigado a todos

Pois claro, ele poderia comunicar as guias pelo telefone. Acho que nem em tribunal a tiram.

• Vote 1

davdew05

Bom dia a todos,

Desde já obrigado a este forum por toda a informação disponibilizada.

Após ter conseguido, finalmente, por a comunicação a trabalhar na minha máquina de desenv e ter documentado os passos a fazer nos meus clientes, não é que todo começa a trabalhar e a comunicar ser ter feito nada...

Enfim... sem comentários. Lá terão visto o erro e corrigido...

Grande abraço a todos. 

Edited by davdew05

pedrocerqueira22

Ola,

Agora mais a frio, porque é que existem aqui pessoas ao qual não funcionava e istalaram a CA e ROOT da dgita e passou a funcionar?

Dado que o problema era do lado deles, nao deveriam continuar com problemas mesmo com o a CA e ROOT da dgita?

Obrigado

albertosilva
9 minutos atrás, Sergio. disse:

Estou sem palavras,

Perdemos um sábado a trabalhar e ainda sou acusado pelo Sr.  albertosilva de ser mal intencionado.

Portugal no seu melhor

Sérgio, o meu comentário, que pretendia informar as diversas pessoas que questionaram a origem do tal ficheiro por certamente terem consciência das implicações de instalar certificados nos seus computadores e de clientes, começava por "Não querendo questionar a boa vontade de quem tem disponibilizado os certificados para instalação..." para evitar ferir suscetibilidades, o que pelos vistos não consegui, por isso recomendo que marque os como abusivos.

trs80

A minha aplicação é em Java

Adicionar o DGITA ao roots do sistema operativo nao funciona, mas adicionar ao cacerts tambem não

É mesmo necessário acrescentar o DGITA CA 2 ao pfx.

Um obrigado ao Nuno Silva que referiu esta questao

Efetivamente o TesteWebservices.pfx INCLUI este certificado.

O comando para quem precisar:

openssl pkcs12 -export -in XXX.cer -inkey XXX.key -certfile DGITA_Issuing_CA2.cer -out XXXX.pfx

em que XXXX sao os ficheiros recebidos apos o pedido de certificado

• Vote 1

abrito
7 horas atrás, pedrocerqueira22 disse:

Ola,

Agora mais a frio, porque é que existem aqui pessoas ao qual não funcionava e istalaram a CA e ROOT da dgita e passou a funcionar?

Dado que o problema era do lado deles, nao deveriam continuar com problemas mesmo com o a CA e ROOT da dgita?

Obrigado

Foi como eu comentei anteriormente. Isto não esta mal, pelo contrario assim e que a comunicação esta bem feita.

o que eles fizeram foi ir a este servidor e retirar a necessidade de autenticação da Ligação.

apenas deicharam ficar a autenticação dos produtores de software.

Sergio.
7 horas atrás, pedrocerqueira22 disse:

Ola,

Obrigado

Bem colocado a questão,

A resposta é que o servidor não exige autenticação do utilizador/site que está a comunicar a guia.

E eles depois da atualização do certificado, só se esqueceram de desactivar isso....

trs80
4 minutes ago, trs80 said:

A minha aplicação é em Java

Adicionar o DGITA ao roots do sistema operativo nao funciona, mas adicionar ao cacerts tambem não

É mesmo necessário acrescentar o DGITA CA 2 ao pfx.

Um obrigado ao Nuno Silva que referiu esta questao

Efetivamente o TesteWebservices.pfx INCLUI este certificado.

O comando para quem precisar:

openssl pkcs12 -export -in XXX.cer -inkey XXX.key -certfile DGITA_Issuing_CA2.cer -out XXXX.pfx

em que XXXX sao os ficheiros recebidos apos o pedido de certificado

Na prática não sei se isto funcionou pois aparentemente a AT mudou algo e o processo antigo passou a funcionar

Carlos M F Matos

Olá a todos.

Hoje de manhã os meus sócios comunicaram-me que os clientes se estavam a queixar que não conseguiam comunicar documentos/guias desde sexta feira passada ao fim do dia. A minha resposta foi de imediato dizer que não iria implementar nada até que a AT dissesse o que foi alterado para além do certificado de acesso deles ao portal deles e que os clientes iriam ter que esperar que a AT resolvesse o problema. Sim, claro que fui pressionado pelos clientes e pelos meus sócios porque fui eu que implementei a comunicação aos WebServices da AT e portanto, sou eu que tenho que resolver os problemas relacionados com este assunto quando estes surgem.

E não é que devo ser bruxo. Tinha 99% de certeza que o problema deveria ser da AT. Caramba, era mesmo. Não sei a forma de comunicarmos está correta ou não, mas o que é certo é que sempre funcionou e se alguma coisa eles pretendam alterar, terão que avisar antecipadamente e documentar muito bem.

Deixo um conselho a todos e que não terão que seguir, caso o não pretendam, como é lógico: da próxima vez queixem-se à AT, mas em massa, como eu fiz, para eles resolverem o problema ou que digam o que é necessário alterar da parte dos produtores de software.

Bom trabalho.

• Vote 1

joaofrsousa
19 minutes ago, Solskajer said:

Resposta da AT agora... 12:26...

que lol!!!!!!

Confirmo recebi o mesmo….. enfim

Pedro Alex

Boa tarde.

Acho que devíamos retirar algumas conclusões deste pequeno sismo.

A quem pedir responsabilidades sobre os contribuintes que circularam estes dias sem Códigos da AT?

E se alguns forma detetados e autuados?

A quem pedir responsabilidades sobre o desgaste técnico e comercial provocado nos vários softwares que não comunicavam?

Quem regula este setor?

Quem defende os programadores que não tiveram qualquer culpa neste lapso e que até tentaram alterar a ASI para a situação?

O que poderemos fazer para evitar que se volte a repetir?

Deveríamos discutir e pensar nisto?

Deixo aqui a reflexão..

trs80
16 minutes ago, Sergio. said:

Bem colocado a questão,

A resposta é que o servidor não exige autenticação do utilizador/site que está a comunicar a guia.

E eles depois da atualização do certificado, só se esqueceram de desactivar isso....

Correto, mas se a chain estiver lá não faz mal... e o PFX de teste sempre incluiu, estou a considerar na próxima renovação incluir também - mal não fará...

• Vote 1