Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

albertosilva

Bons dias,

Não querendo questionar a boa vontade de quem tem disponibilizado os certificados para instalação, regra geral tenham muito cuidado em instalar nas V/ máquinas e nas dos V/ clientes certificados descarregados de origens não controladas, principalmente quando estão a ser adicionadas novas CA como fidedignas.

Os certificados "DIGITA Issuing CA2" e "DIGITA Root CA" são extraídos do ficheiro "PublicChainCA2.p7b" que vem dentro do ficheiro zip (protegido) que tem como nome o NIF da empresa (ex: 506123456.zip) enviado por email pela ASI quando fazem o pedido do certificado inicial ou de renovação para a V/ empresa.

pacpintob
22 minutos atrás, George De Luca disse:

Se está a se referir a chave pública (chavepublicaat.cer), meti no mesmo link.

https://www.evernote.com/l/APA7nr2u729EWJmsnGqvQAjZtbq-6zlbBks/

George

Obrigado!

Entretanto atualizei tudo e nada... vários testes e nada...

Agora... do nada... está a funcionar sem problemas, e o mais giro... mesmo em clientes aonde não fiz rigorosamente nada!!!

Isto é realmente brincar com o pessoal... os srs da AT deviam disponibilizar no site informação sobre o estado destes serviços. No mínimo.

chesser

Os meus clientes já estão a comunicar. Não fizemos nenhuma alteração.

Não obstante, segue mensagem para o e-balcao e para o email da ASI que isso de andarem a deitar culpas para cima das software houses não tem sentido nenhum. Que assumam a responsabilidade pelo que fazem!

MAbrantes

Bom dia,

Já está a funcionar, sem ter alterado rigorosamente nada.

PinheiroC

As guias voltaram a funcionar! Não fizemos alterações nenhumas.😵

Sergio.
1 minuto atrás, albertosilva disse:

Bons dias,

Não querendo questionar a boa vontade de quem tem disponibilizado os certificados para instalação, regra geral tenham muito cuidado em instalar nas V/ máquinas e nas dos V/ clientes certificados descarregados de origens não controladas, principalmente quando estão a ser adicionadas novas CA como fidedignas.

Os certificados "DIGITA Issuing CA2" e "DIGITA Root CA" são extraídos do ficheiro "PublicChainCA2.p7b" que vem dentro do ficheiro zip (protegido) que tem como nome o NIF da empresa (ex: 506123456.zip) enviado por email pela ASI quando fazem o pedido do certificado inicial ou de renovação para a V/ empresa.

albertosilva não é totalmente correta a sua afirmação.

Esse contribuinte não sei de quem é.

No entanto é verdade que o ficheiro vem em zip protegido pelo numero de contribuinte do produtor de software, mas isto é igual para todos.

No entanto o certificado PublicChainCA2.p7b é igual para todos, por alguma razão vem com o nome Public.....

Nuno Silva

Parece que a AT finalmente acordou, bem ppl Toca a carregar baterias até á próxima asneira.

Hasta

rolando_rocha
1 minuto atrás, jncevcosta disse:

Mas esse DGITA também é preciso para os ws de teste?

Pelos vistos sim. Eles deram alguns dias antes para testarmos. Por isso acho que sim. Eu não cheguei a usar o WS de testes porque como toda a gente ficou surpreendido com a situação quando passamos a não obter código AT para os documentos. Passei a resolver a situação diretamente no ambiente de produção.

Miguel Andrade

Bom dia,

em .net consegui comunicar acrescentando o seguinte código ao request existente:

string pCertifPathAT = HttpContext.Current.Server.MapPath("~/portaldasfinancasgovpt.crt");
X509Certificate certAT = X509Certificate.CreateFromCertFile(pCertifPathAT);
request.ClientCertificates.Add(certAT);

cumprimentos

Manuel Quelhas

O teste de ligação ao WebService está a dar erro também (https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/testarLigacaoWebService.action)

">>>STACKTRACE<<<
com.sun.xml.ws.client.ClientTransportException: HTTP transport error: javax.net.ssl.SSLHandshakeException: sun.security.validator.ValidatorException: PKIX path building failed: sun.security.provider.certpath.SunCertPathBuilderException: unable to find valid certification path to requested target..."

Hugo Simões

Boas,

Não é preciso fazer alterações ao que estava antes para funcionar, já está a funcionar corretamente. A AT fez alterações do lado deles.

desconfiado

Só posso dizer uma coisa, FDP! 

Peço desculpa pelo desabafo mas é vergonhoso isto. Afinal o problema era mesmo deles.

CCoutinho

A comunicação já está a funcionar sem erros, sem ter feito qualquer alteração da minha parte.

Quanto à AT, nem me apetece comentar...

nunopicado

Não quero estar a sugerir que eu sou responsável por isto tudo ter começado a funcionar normalmente, mas a verdade é que hoje que me chamou a atenção que havia problemas e meia hora depois estava tudo a funcionar. 🙄

Posso ceder o meu IBAN por PM para quem quiser mostrar o seu reconhecimento...

:cheesygrin::cheesygrin::cheesygrin:

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

pedrocerqueira22

Pa isto é uma vergonha. Do nada começou a funcionar.

Nao fiz rigorosamente nada, apenas alterei o certificado que expirou no dia 20.

ccorreia
Agora, pedrocerqueira22 disse:

Qual certificado?

Obrigada

pacpintob
Agora, pedrocerqueira22 disse:

Nem sequer isso é necessário. Todos os meus clientes estão a comunicar com ZERO alterações.

É uma vergonha isto.

samuquinha
2 minutos atrás, nunopicado disse:

Não quero estar a sugerir que eu sou responsável por isto tudo ter começado a funcionar normalmente, mas a verdade é que hoje que me chamou a atenção que havia problemas e meia hora depois estava tudo a funcionar. 🙄

Posso ceder o meu IBAN por PM para quem quiser mostrar o seu reconhecimento...

:cheesygrin::cheesygrin::cheesygrin:

Valha-nos o bom humor...

pedrocerqueira22
7 horas atrás, ccorreia disse:

Qual certificado?

Obrigada

O que ia expirar era este:

Alias name: portaldasfinancas_at

Creation date: Aug 9, 2018

Entry type: trustedCertEntry

Owner: CN=*.portaldasfinancas.gov.pt, OU=Enterprise SSL Pro Wildcard, OU=Autoridade Tributária e Aduaneira, O=Centro de Gestão da Rede Informática do Governo - CEGER, STREET=Rua Almeida Brandão n7, L=Lisboa, ST=Lisboa, OID.2.5.4.17=1200-602, C=PT

Issuer: CN=COMODO RSA Organization Validation Secure Server CA, O=COMODO CA Limited, L=Salford, ST=Greater Manchester, C=GB

Serial number: ca93feede24a70e7469b2e7bfc49e726

Valid from: Thu Jul 19 01:00:00 WEST 2018 until: Sat Jul 20 00:59:59 WEST 2019

Certificate fingerprints:

MD5:  F4:73:43:E9:51:C6:A8:A6:D9:1D:DA:C7:BB:50:D8:3C

SHA1: 62:E4:0B:28:06:6E:05:A7:FF:59:F7:3A:FC:1C:F8:0D:92:38:85:52

SHA256: 47:42:5D:57:23:3A:47:B9:84:93:85:90:7C:5F:45:56:FF:BC:33:8D:EA:BE:22:A3:95:A8:57:89:73:50:C8:C2

Signature algorithm name: SHA256withRSA

Subject Public Key Algorithm: 2048-bit RSA key

Version: 3

Apenas era necessario alterar este pelo novo que foi disponiblizado pela AT.

Agora ficou o fim de semana todo parado e eu achava que o problema era nosso, mas derrepente passou tudo a funcionar e nao fiz rigorosamente nada.

Apenas deixar a nota que nao mudei mais nada nao adicionei qualquer certificado da DGITA

• Vote 1

Nuno Bagulho Marques

Funciona

Alívio.

Queria agradecer a todos o esforço que fizeram, neste fim de semana de angústia. Angústia porque, como sabem, a culpa é sempre dos programadores.

A minha intuição era nada fazer e estava certo.

é lamentável, mais uma vez o Estado se isentar das suas responsabilidades. Isentar-se da responsabilidade de ter causado um transtorno a dezenas de pessoas que (essas pelo menos) aqui passaram, preocupados fundamentadamente.

um bem haja a todos

Bruno_2sp

A AT fez aquilo que qualquer bom informático faz, reiniciou o servidor :P

Manuel Quelhas

Confirmo, começou a funcionar exactamente como estava antes de se mexer nos certificados. O problema era deles e andamos nós aqui a perder tempo com certificados para trás e para a frente. Só ainda não percebi estas comunicações deles a enviar novos certificados, se tudo continua a funcionar normalmente com os anteriores (pelo menos no envio dos documentos de transporte). Não percebo.