Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

desconfiado

Eu gostava que alguém me dissese onde foram buscar  "DGITA Issuing CA2" e "DGITA Root CA",

Toda a gente fala nesses certificados mas ninguem diz de onde os tiraram.

pacpintob
27 minutos atrás, George De Luca disse:

Boas!

Todos com o mesmo problema de comunicação ainda. :(

Saque o ficheiro compactado contendo os certificados pelo link a seguir:

https://www.evernote.com/l/APA7nr2u729EWJmsnGqvQAjZtbq-6zlbBks/

Eu irei deixar este link até amanhã dia 23-07-2019.

George

Obrigado! Por acaso não tens o ficheiro .cer? estou com problemas a converter o crt em cer...

Muito obrigado pela ajuda!

Sergio.

DGITA_Issuing_CA2.pem, portaldasfinancasgovpt.pam ou .cer são certificados que validam a comunicação entre a AT e o utilizador, só depois de ser aceite a comunicação é que é feito o processo da guia de transporte.

O problema está em autenticar a comunicação com o servidor da AT.

jncevcosta

Bem eu ainda não consegui colocar a comunicar. No meu caso estou a usar a versão de testes dos webservices.

Não alterei o código, a única coisa que fiz foi ir ao site das finanças e descarregar os certificados mais actuais e corri os seguintes comandos:

* Extrair TestesWebServices.pfx para .pem (Chave + Certificado)
                *
                *       - Extrair a chave privada para PEM  ( Password: TESTEwebservice )
                *
                *       Código :
                *               openssl pkcs12 -in TestesWebServices.pfx -nocerts -out pfxKey.pem
                *
                *
                *
                *       -Extrair o certificado
                *
                * 		Código :
                *               openssl pkcs12 -in TestesWebServices.pfx -clcerts -nokeys -out pfxcert.pem

E tenho o seguinte código para o curl

curl_setopt($curl, CURLOPT_FRESH_CONNECT, true);
curl_setopt($curl, CURLOPT_HTTPHEADER, array(
    'Content-Type:text/xml;Charset=UTF-8',
    'Accept: text/xml',
    'Cache-Control: no-cache',
    'SoapAction=' . $SoapAction
));
curl_setopt($curl, CURLOPT_URL, trim($Action));
curl_setopt($curl, CURLOPT_VERBOSE, false); // para ver o que se passa...
curl_setopt($curl, CURLOPT_AUTOREFERER, true);
curl_setopt($curl, CURLOPT_POST, 1);
curl_setopt($curl, CURLOPT_POSTFIELDS, $xxxml);
curl_setopt($curl, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, 1);
curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLCERT, $cert_pem); // o certificado em formato PEM (.pem)
curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLCERTTYPE, 'PEM');
curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLCERTPASSWD, $pass_cert);
curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLKEY, $key_pem);
curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLKEYPASSWD, $pass_cert);
curl_setopt($curl, CURLOPT_SSLKEYTYPE, 'PEM');
curl_setopt($curl, CURLOPT_RETURNTRANSFER, 1);

Agora tenho este erro:

unable to set private key file: '/home/dcweb/faturacao/node/at/certificados/desenvolvimento/pfxKey.pem

Alguém que tenha passado pelo mesmo que me possa ajudar ?

Nuno Bagulho Marques
2 minutos atrás, desconfiado disse:

Eu gostava que alguém me dissese onde foram buscar  "DGITA Issuing CA2" e "DGITA Root CA",

Bom dia

Se não me engano, foi o colega Sergio. que os disponibilizou, num post aqui do forum. Trata-se de um conjunto de ficheiros disponibilizados pela AT, no início desta "cegada" em 2013, ou 2017, salvo erro

Sergio.
3 minutos atrás, desconfiado disse:

Essa informação está umas paginas a trás, mas não é mais do que aquilo que está em portaldasfinancasgovpt.* enviado pelas finanças nos últimos dias.

FernandoPereira
4 minutos atrás, pacpintob disse:

Obrigado! Por acaso não tens o ficheiro .cer? estou com problemas a converter o crt em cer...

Boas,

Pois o cer da chave pública também me dava jeito.

Conseguiste?

laboss

Viva já tentei o seguinte, tentei adicionar o DGITA_Issuing_CA2.pem e o portaldasfinancasgovpt.pem ao .cer enviado para nos, e gerar um novo PFX com o comando

openssl.exe pkcs12 -export -inkey XXXX.key -in XXXX.pem -out NOVO.pfx

Mas o erro não sai, também tentei adicionar o DGITA_Issuing_CA2.pem e o portaldasfinancasgovpt.pem no client certificates do meu request.mas sem sucesso, da sempre erro, se adicionar os CA a minha store de certificados funciona, mas não queria estar a fazer isto em todos os clientes. Estou a usar .net para efectuar o pedido e antigamente apenas fazia 

cert.Import(CaminhoPFX, SenhaCertificado, X509KeyStorageFlags.DefaultKeySet)
                request.ClientCertificates.Add(cert)

Alguém consegue dar uma luz? Consigo meter os CA direito no meu HttpWebRequest? 

ccorreia
23 minutos atrás, Sergio. disse:

estão lá os 3 😉

Estão onde?

No email enviado pela AT da semana passada?

FernandoPereira
2 minutos atrás, FernandoPereira disse:

Boas,

Pois o cer da chave pública também me dava jeito.

Conseguiste?

Eu consigo converter o ficheiro crt em cer, mas depois falta-me a cifra das finanças, para associar ao cer.

Alguém sabe como obtenho isso?

George De Luca
10 minutos atrás, pacpintob disse:

Se está a se referir a chave pública (chavepublicaat.cer), meti no mesmo link.

https://www.evernote.com/l/APA7nr2u729EWJmsnGqvQAjZtbq-6zlbBks/

George

Edited by George De Luca
  • Vote 1

Grato pela atenção,

George De Luca

www.deluca.eti.br

Nuno Silva
9 minutes ago, Jose Guerreiro said:

Boas..

Finalmente consegui colocar a funcionar, mas apenas em sistema local.

Fiz o seguinte:

o certificado "portaldasfinancasgovpt.crt" coloquei no certificado "local computer" > Trusted Root Certification Authorities

Os certificados "DGITA Issuing CA2" e "DGITA Root CA" coloquei no certificados "current user" > Trusted Root Certification Authorities

Agora falta colocar a funcionar no website :(

Obrigado a todos

É isso mesmo.

Por código tens de incluir o da Dgita no pfx de autenticação e os outros no truststore.

paulofvoliveira
38 minutes ago, abrito said:

Eu consegui por a funcionar apenas instalando o *.portaldasfinancas.gov.pt que enviaram e os "DIGITA Issuing CA2" e "DIGITA Root CA" no windows.

apenas isso

não alterei nada no software

"DIGITA Issuing CA2" e "DIGITA Root CA"

Onde estão estes certificados?

Estranhamente tenho duas máquinas onde não foi feito nenhuma instalação de certificados e continuam a comunicar!!!

Ghonwolf

Digam-me sinceramente.
Adianta estar a fazer alterações aos nossos SW's ou aguardamos que os Fonsecas resolvam o problema do lado deles?

Nuno Bagulho Marques
1 minuto atrás, Ghonwolf disse:

Digam-me sinceramente.
Adianta estar a fazer alterações aos nossos SW's ou aguardamos que os Fonsecas resolvam o problema do lado deles?

olá

Partilho a tua dúvida. Mas é quase meio-dia e nada. Isto é inacreditável!

desconfiado

O certificado que a ASI enviou no ficheiro "portaldasfinancasgovpt" não tem "DIGITA Issuing CA2" e "DIGITA Root CA" apenas tem "USERTrust RSA Certification Authority" e "Sectigo RSA Organization Validation Secure Server CA". Ainda gostava de saber onde foram desencantar os DGITA.

oalves

Estou a utilizar em site PHP e nem resposta da AT recebo no webservice.

Já experimentei como muitos dizem em cima, para colocar os 2 .pem dentro do nosso .pem, mas mesmo assim, não recebo qualquer tipo de resposta (resposta em branco).

Reparei também que no site da AT https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/testarLigacaoWebService.action ao testar a ligação, dá erro.

Será indicação que o problema é deles?

Castanha

Bom dia a todos ..... já consegui comunicar com sucesso .... não vou saber responder o porquê .... mas instalei conforme aqui referiram o certificado que enviaram por email no meu servidor... mas o erro persisitiu ... agora de um momento para o outro começou a funcionar.

PC1

Bom dia. 

Como funcionou do meu lado (aplicação .Net sobre IIS que comunica guias):

- Apenas reinstalei todos os certificados. Provavelmente coloquei em stores que não seria necessário.

- Os certificados que reinstalei são: DGITA Issuing CA1, DGITA Issuing CA2, DGITA Root CA, *.portaldasfinancas.gov.pt, e o certificado privado (PFX).

- Instalei da seguinte forma: click no certificado e deixar o Windows escolher a store mais indicada; posteriormente instalei na Trusted Root Cert. Auth e depois na Trusted Peple.

- Repeti o passo anterior para todos os certificados, tudo para o current user.

- Até este momento não tinha funcionado, mas depois forcei a aplicação .Net, a ligar por TLS1.2.

E funcionou. Não foi preciso mexer nos certificados.

Edited by PC1
erro

Nuno Bagulho Marques
Agora, Castanha disse:

Bom dia a todos ..... já consegui comunicar com sucesso .... não vou saber responder o porquê .... mas instalei conforme aqui referiram o certificado que enviaram por email no meu servidor... mas o erro persisitiu ... agora de um momento para o outro começou a funcionar.

Será uma cache? que ainda armazena o certificado antigo?

Sergio.
3 minutos atrás, paulofvoliveira disse:

"DIGITA Issuing CA2" e "DIGITA Root CA"

Onde estão estes certificados?

Estranhamente tenho duas máquinas onde não foi feito nenhuma instalação de certificados e continuam a comunicar!!!

Vamos por partes.

Na nossa ultima renovação de certificado vinha o ficheiro PublicChainCA2.p7b que continha:

m21d6dd.png

Não é mais do que as autorizações para comunicar com o site.

Autorizações essas que foram actualizadas com o termino do *.portaldasfinancasgovpt.pt

Neste dia 18/7 a ASI - Certificados digitais enviou-nos o ficheiro portaldasfinancas.zip

Com 2 ficheiros, portaldasfinancasgovpt.pem e o portaldasfinancasgovpt.crt que contém:

QG3aEAb.png

*.portaldasfinancas.gov.pt substituiu o que terminou e os 2 de cima substituem o Issuig CA2 e root CA

Espero ter esclarecido melhor.

Nuno Silva
7 minutes ago, desconfiado said:

O certificado que a ASI enviou no ficheiro "portaldasfinancasgovpt" não tem "DIGITA Issuing CA2" e "DIGITA Root CA" apenas tem "USERTrust RSA Certification Authority" e "Sectigo RSA Organization Validation Secure Server CA". Ainda gostava de saber onde foram desencantar os DGITA.

;) Olha para o que recebeste quando pediste o certificado de autenticação, não tens lá um .p7b?

Basicamente agora temos de fazer as coisas como deveriam ser feitas desde início, ter o caminho de certificação completo no pfx.

Edited by Nuno Silva
  • Vote 1

jncevcosta
7 minutos atrás, Nuno Bagulho Marques disse:

olá

Partilho a tua dúvida. Mas é quase meio-dia e nada. Isto é inacreditável!

Quando a malta aqui do escritório se passava quando a AT mudava os certificados eu questionava-me se realmente era assim tão mau.

Agora que trabalho com eles parecem autenticos amadores. Como é que a AT efectua estas alterações sem garantir que realmente o necessário é só alterar os certificados? 

Porque é que não disponibilizam um tutorial a explicar como se extraem as coisas ?

Ainda estou só a trabalhar com os ws de testes e mesmo pegando no certificado deles correndo os comandos que tinha corrido anteriormente deixou de funcionar como disse anteriormente e nem sequer consigo perceber onde está o problema. 

O problema disto tudo é que depois a culpa é sempre do programador.

rolando_rocha
Em 20/07/2019 às 13:55, Sergio. disse:

Boa Tarde,

Finalmente resolvi o assunto.

Só lamento a falta de suporte/informação por parte da AT

A verdade seja dita que o ficheiro PublicChainCA2.p7b já era enviado juntamente com o pedido de novo certificado, mas também é verdade que nunca o usei até hoje.

Eu trabalho em ambiente Linux e tive que converter para formato PEM (DGITA_Issuing_CA2.pem), Aqui estão as 2 versões

No Curl simplesmente adicionei :

--cacert DGITA_Issuing_CA2.pem

Passou a funcionar.

Obrigado @Sergio.. Resolveu.

Deixem-me deixar aqui alguma ajuda e corrijam-me se estou errado. Aquando da renovação do nosso certificado enquanto produtores de software é enviado no .ZIP o PublicChainCA2.p7b (no interior DGITA_Issuing_CA2.pemque até agora não era utilizado e funcionava. A partir de sexta-feira parece que fizeram com que este novo certificado fosse necessário. O certificado pode ser obtido a partir do Link acima do @Sergio.

Quanto aos certificados que foram enviados na sexta-feira (portaldasfinancasgovpt) são apenas a quem faz ligação via SSL. Eu cá faço por TLS e não preciso desse certificado.

Um abraço a todos e parabéns a este Fórum.

Edited by rolando_rocha
  • Vote 1

jncevcosta
Agora, rolando_rocha disse:

Obrigado @Sergio.. Resolveu.

Deixem-me deixar aqui alguma ajuda e corrijam-me se estou errado. Aquando da renovação do nosso certificado enquanto produtores de software é enviado no .ZIP o PublicChainCA2.p7b (no interior DGITA_Issuing_CA2.pemque até agora não era utilizado e funcionava. A partir de sexta-feira parece que fizeram com que este novo certificado fosse necessário. O certificado pode ser obtido a partir do Link acima do @Sergio.

Quanto aos certificados que foram enviados na sexta-feira são apenas a quem faz ligação via SSL. Eu cá faço por TLS e não preciso desse certificado.

Um abraço a todos e parabéns a este Fórum.

Mas esse DGITA também é preciso para os ws de teste?