Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

Nuno Bagulho Marques
3 minutos atrás, FernandoPereira disse:

Eu consegui colocar a funcionar mas estando tudo local.

Em aplicações windows servidor-cliente não está a funcionar.

O problema persiste.

Nestes anos todos estou como tu, também nunca precisei instalar nada...

Era só atualizar o certificado, substituindo o mesmo mais nada.

Bom dia Fernando,

Referes-te ao teu próprio certificado, certo? Ao que pediste à AT?

Castanha
2 minutos atrás, FernandoPereira disse:

Eu consegui colocar a funcionar mas estando tudo local.

Em aplicações windows servidor-cliente não está a funcionar.

O problema persiste.

Nestes anos todos estou como tu, também nunca precisei instalar nada...

Era só atualizar o certificado, substituindo o mesmo mais nada.

Bom dia Fernando,

o certificado que identificas-te na imagem tem o nome  *.portaldasfinancas.gov.pt enquanto que o que enviaram por email é portaldasfinancasgovpt.crt .... ou estou a concluir mal ?

snake8856
17 minutos atrás, FernandoPereira disse:

Já consegui colocar a funcionar, e foi adicionando o certificado aos de confiança.

Agora tinha tudo a trabalhar até, às 15:07 de sexta passada (última hora que comunicamos um transporte sem qualquer problema). A partir daí começou a falhar, ou seja, assumo que as finanças apenas terminaram a configuração na sexta à tarde.

E outro ponto, antes não era preciso adicionar este certificado, agora é. Alguém sabe qual poderá ser o motivo? Pois no nosso caso, isto implica aceder a todos os clientes (umas centenas) e adicionar o certificado...

Qual poderá ser o motivo?

Boas,

Eu estou em ambiente windows + .NET, tentei colocar os certificados como trusted mas sem sucesso.

Em que pasta da consola de gestão de certificados é que devo colocar os certificados? "Trusted Root Certification Authorities"? "Trusted Publishers"?

Jose Guerreiro
6 minutos atrás, Nuno Bagulho Marques disse:

Olá José

Acompanho a tua preocupação. Só não sei é como é que a AT pode fazer uma afirmação dessas, com a ferramenta deles a dar erro tb

Infelizmente é assim o nosso país :(

FernandoPereira
3 minutos atrás, Castanha disse:

Bom dia Fernando,

o certificado que identificas-te na imagem tem o nome  *.portaldasfinancas.gov.pt enquanto que o que enviaram por email é portaldasfinancasgovpt.crt .... ou estou a concluir mal ?

Bom dia,

Sim, é o mesmo.

Quando o adicionas aos certificados de confiança aparece com o nome que indiquei.

3 minutos atrás, Nuno Bagulho Marques disse:

Bom dia Fernando,

Referes-te ao teu próprio certificado, certo? Ao que pediste à AT?

Bom dia,

Tanto o público como o meu..

Eu apenas substituía os ficheiros e actualizava a palavra passe.

pacpintob

Alguém tem uma cópia dos certificados que a AT mandou por e-mail?

Aqui ao desenvolvimento não chegou informação nenhuma... aparentemente é o contabilista que recebe mails da AT e o homem está de férias!! já vasculhei tudo no site da AT e nicles...

Castanha
1 minuto atrás, FernandoPereira disse:

Bom dia,

Sim, é o mesmo.

Quando o adicionas aos certificados de confiança aparece com o nome que indiquei.

Bom dia,

Tanto o público como o meu..

Eu apenas substituía os ficheiros e actualizava a palavra passe.

Após a instalação do certificado nos Trusted Publishers obtenho a mesma mensagem ...

- Envio do movimento . An error occurred while making the HTTP request to

https_//servicos.portaldasfinancas.gov.pt:401/sgdtws/documentosTransporte. This could be due to the fact that server certificate is not configured properly with HTTPS.SYS in the HTTPS case. This could also caused by a mismatch of the security between the client and the server.

Apenas instalei o certificado no servidor que faz a comunicação, não fiz mais nenhuma alteração, será que alguém consegue ajudar.

Obrigado

João Januário
1 hora atrás, pmmachado disse:

Já resolveste o teu problema ?

Instala o Issuing com o prazo de 18-01-2020 no pc do cliente. Pelo menos contorna o probelma.

Nuno Silva

Boas, 

Com calma, os ca's em falta são do pfx de autenticação, por favor consultem os meus posts anteriores que indicam como devem usar o keystore manager e adicionar os ca's ao certificado de autenticação.

Boa sorte.

FernandoPereira

Alguém sabe qual a chave pública deles?

O <RSAKeyValue>.

abrito

Eu consegui por a funcionar apenas instalando o *.portaldasfinancas.gov.pt que enviaram e os "DIGITA Issuing CA2" e "DIGITA Root CA" no windows.

apenas isso

não alterei nada no software

George De Luca
10 minutos atrás, pacpintob disse:

Alguém tem uma cópia dos certificados que a AT mandou por e-mail?

Aqui ao desenvolvimento não chegou informação nenhuma... aparentemente é o contabilista que recebe mails da AT e o homem está de férias!! já vasculhei tudo no site da AT e nicles...

Boas!

Todos com o mesmo problema de comunicação ainda. :(

Saque o ficheiro compactado contendo os certificados pelo link a seguir:

https://www.evernote.com/l/APA7nr2u729EWJmsnGqvQAjZtbq-6zlbBks/

Eu irei deixar este link até amanhã dia 23-07-2019.

George

• Vote 1

Grato pela atenção,

George De Luca

www.deluca.eti.br

ccorreia

Bom dia,

Onde obtiveram o "DGITA Issuing CA2" e "DGITA Root CA"?

A AT enviou apenas o "portaldasfinancasgovpt.cert" e "portaldasfinancasgovpt.pem".

Obrigada,

Sergio.

Bom dia,

Pelo meu entendimento, o processo da guia de transporte não sofreu alterações, isto é, o certificado assinado pela AT e o certificado da chave publica da AT.

A diferença é que com esta informação ligava-se para AT e o servidor pedia os dados e tudo funcionava.

O problema é que agora quando se inicia a comunicação o servidor da AT responde que não te conhece de lado nenhuma e não inicia a comunicação.

O que fiz foi dizer toma lá o certificado DGITA_Issuing_CA2.pem para garantir que podes comunicar comigo e depois entrego os dados.

A pergunta que existe é porque a AT mudou este funcionamento, por motivos de segurança? mas mesmo assim devia ter dado tempo e ter dito as coisas de outra forma.

Sergio.
1 minuto atrás, ccorreia disse:

Bom dia,

Onde obtiveram o "DGITA Issuing CA2" e "DGITA Root CA"?

A AT enviou apenas o "portaldasfinancasgovpt.cert" e "portaldasfinancasgovpt.pem".

Obrigada,

estão lá os 3 😉

pedrocerqueira22

Ola,

Tem de haver qualquer coisa que nao bate certo nisto tudo.

Existia um certificado que iria expirar no dia 20 de Junho pelas 00:59:59.

Alias name: portaldasfinancas_at

Creation date: Aug 9, 2018

Entry type: trustedCertEntryOwner: CN=*.portaldasfinancas.gov.pt, OU=Enterprise SSL Pro Wildcard, OU=Autoridade Tributária e Aduaneira, O=Centro de Gestão da Rede Informática do Governo - CEGER, STREET=Rua Almeida Brandão n7, L=Lisboa, ST=Lisboa, OID.2.5.4.17=1200-602, C=PT

Issuer: CN=COMODO RSA Organization Validation Secure Server CA, O=COMODO CA Limited, L=Salford, ST=Greater Manchester, C=GB

Serial number: ca93feede24a70e7469b2e7bfc49e726

Valid from: Thu Jul 19 01:00:00 WEST 2018 until: Sat Jul 20 00:59:59 WEST 2019

Certificate fingerprints:

MD5:  F4:73:43:E9:51:C6:A8:A6:D9:1D:DA:C7:BB:50:D8:3C

SHA1: 62:E4:0B:28:06:6E:05:A7:FF:59:F7:3A:FC:1C:F8:0D:92:38:85:52

SHA256: 47:42:5D:57:23:3A:47:B9:84:93:85:90:7C:5F:45:56:FF:BC:33:8D:EA:BE:22:A3:95:A8:57:89:73:50:C8:C2

Signature algorithm name: SHA256withRSA

Subject Public Key Algorithm: 2048-bit RSA key

Version: 3

A AT tratou de disponibilizar o certificado e colocou no email a dizer o seguinte:

A situação que reportam poderá evidenciar que o novo certificado SSL não estará bem configurado.

Esclarecemos o seguinte:

•             O certificado digital " Chave Cifra Publica AT 2020.cer" não é alterado e deve continuar a ser utilizado na função definida no respetivo manual, até novas indicações.

•             O certificado digital solicitado á AT mantém-se até ao fim da sua validade.

•             A alteração que a AT efetuou no passado dia 18 de julho teve por objetivo a substituição do certificado digital de SSL para o URL https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:<porto especifico>/ para todos os Webservices disponibilizados neste endereço nos ambientes de testes/qualidade ou produção.

•             Dependendo do sistema usado poderá ser necessário adicionar a nova cadeia de certificação do novo certificado digital de SSL do URL https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:<porto especifico>/ à keystore da aplicação/sistema operativo para a que o sistema cliente possa estabelecer a ligação de SSL e não receber uma mensagem de erro "... is not trusted".

•             Não é necessário efetuar qualquer alteração em mais nenhum dos certificados digitais que são utilizados no processo.

Ou seja apenas é necessario substituir o certificado acima que fiz referencia pelo novo que tudo era para manter de igual forma.

Alterei apenas o que a AT disse e que iria expirar, nao percebo porque e que continua a nao funcionar. Continuo com o erro:

Error Messageoracle.fabric.common.FabricInvocationException: Unable to invoke endpoint URI "https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:401/sgdtws/documentosTransporte" successfully due to: javax.xml.soap.SOAPException: javax.xml.soap.SOAPException: Message send failed: Remote host closed connection during handshake

Alguma sugestao?

Obrigado

Cr4zyKingLi0n
8 horas atrás, pauloalves75 disse:

Obrigado pela solução! Funcionou bem logo á primeira.

Viva,

O pem do cliente (599999999.pem) é o certificado que os produtores de software solicitam á At?

Obrigado

pedrocerqueira22
7 minutes ago, Sergio. said:

Bom dia,

Pelo meu entendimento, o processo da guia de transporte não sofreu alterações, isto é, o certificado assinado pela AT e o certificado da chave publica da AT.

A diferença é que com esta informação ligava-se para AT e o servidor pedia os dados e tudo funcionava.

O problema é que agora quando se inicia a comunicação o servidor da AT responde que não te conhece de lado nenhuma e não inicia a comunicação.

O que fiz foi dizer toma lá o certificado DGITA_Issuing_CA2.pem para garantir que podes comunicar comigo e depois entrego os dados.

A pergunta que existe é porque a AT mudou este funcionamento, por motivos de segurança? mas mesmo assim devia ter dado tempo e ter dito as coisas de outra forma.

Ola Sergio,

Estas entao a dizer que se eu instalar o "DGITA Issuing CA2" e "DGITA Root CA", que foi desmontado atraves do "DGITA_Issuing_CA2.pem", e instalando o portaldasfinancasgovpt.cer que deveria funcionar?

Att,

Nuno Bagulho Marques
6 minutos atrás, Cr4zyKingLi0n disse:

Viva,

O pem do cliente (599999999.pem) é o certificado que os produtores de software solicitam á At?

Obrigado

Sim

Nuno Bagulho Marques

Para mim, a combinação dos certificados não funciona.

Alguém sabe se a AT já disponibilizou mais alguma informação?

Jose Guerreiro

Boas..

Finalmente consegui colocar a funcionar, mas apenas em sistema local.

Fiz o seguinte:

o certificado "portaldasfinancasgovpt.crt" coloquei no certificado "local computer" > Trusted Root Certification Authorities

Os certificados "DGITA Issuing CA2" e "DGITA Root CA" coloquei no certificados "current user" > Trusted Root Certification Authorities

Agora falta colocar a funcionar no website :(

Obrigado a todos

FernandoPereira
18 minutos atrás, Sergio. disse:

Bom dia,

Bom dia,

Como assim?

Não percebi..