Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

Javier Vila

Olá
Eu não posso fazer isso funcionar. Estou usando o Keystore Explorer
Eu adicionei as cadeias de certificados de "Editar cadeia de certificados". Eles são os 2 pem que deixaram ontem na DIGITA. Então adicionei os arquivos 3 pem do portalfinanzas de "import trusted certificate". Eu queimo o pfx e não funciona, ainda não funciona. Estou usando um aplicativo no .NET que sempre funcionou. O que estou fazendo de errado? Estou seguindo as etapas indicadas, mas do Keystore Explorer ....

desconfiado
19 horas atrás, ei99045 disse:

Sim, é isso. A solução que mantenho também sempre funcionou sem alterações em todas as trocas de certificado da AT, excepto esta.

A mesma coisa comigo. Nunca tive que alterar nada nas alterações ou renovações de certificado do portal da AT. Desta vez não funciona. Parece-me problema do portal.

Até porque o certificado que foi alterado/renovado é o certificado do dominio *.portaldasfinancas.pt que é o certificado usado no SSL do portal para permitir acesso seguro via HTTPS. Não deveria afectar nada na comunicação dos webservices.

rukako

Estou a criar o request assim(VB.NET):

ServiceAction = https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/sgdtws/documentosTransporte/  

fileName = X:\599999999.PFX (certificado pedido à AT)  

password = xxxxxx

Dim request As HttpWebRequest = DirectCast(WebRequest.Create(requestUriString), HttpWebRequest)

request.Headers.Add("SOAPAction", ServiceAction)

Dim certificate As New X509Certificate2

certificate.Import(fileName, password, X509KeyStorageFlags.DefaultKeySet)

request.ClientCertificates.Add(certificate)

request.Method = "POST"

request.ContentType = "text/xml; charset=utf-8"

request.Accept = "text/xml"

Extrai do DGITA_Issuing_CA2.pen em dois ficheiros tal como as instruções do ei99045.

Depois, abri o .pfx no KeyStore Explorer  e "Edit Certificate Chain" > "Append Certificado" a adicionei o primeiro pen extraído anteriormente e de seguida o segundo.

E continuo com o mesmo erro :( The underlying connection was closed

rukako
29 minutos atrás, joaosraposo disse:

Boa tarde a todos,

Do nosso lado estamos a utilizar o soap client em PHP e a solução que encontrámos passou pela combinação dos seguintes três certificados:

• .pem do cliente (599999999.pem)
  • DGITA_Issuing_CA2.pem
  • portaldasfinancasgovpt.pem 

Combinámos os três certificados realizando o copy/past dos certificados DGITA_Issuing_CA2.pem e portaldasfinancasgovpt.pem para dentro do ficheiro .pem do cliente (599999999.pem).

Utilizando o ficheiro 599999999.pem, com os três certificados combinados passámos a comunicar com sucesso.

Obrigado à todos ( @ei99045 , @Nuno Silva , @Sergio. , @João Januário, @jorang e outros) com as vossas várias contribuições que nos ajudaram a encontrar a solução.

Onde esta o portaldasfinancasgovpt.pem ?

Nuno Silva (@si27645)
5 minutes ago, rukako said:

Na email da AT ;)

joaosraposo
9 minutos atrás, rukako disse:

Recebemos esse certificado na sexta feira da parte da tarde.

Entretanto editei a minha resposta anterior para incluir essa informação.

Edited by joaosraposo

Nuno Silva (@si27645)
1 hour ago, rukako said:

Estou a criar o request assim(VB.NET):

ServiceAction = https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/sgdtws/documentosTransporte/  

fileName = X:\599999999.PFX (certificado pedido à AT)  

password = xxxxxx

Dim request As HttpWebRequest = DirectCast(WebRequest.Create(requestUriString), HttpWebRequest)

request.Headers.Add("SOAPAction", ServiceAction)

Dim certificate As New X509Certificate2

certificate.Import(fileName, password, X509KeyStorageFlags.DefaultKeySet)

request.ClientCertificates.Add(certificate)

request.Method = "POST"

request.ContentType = "text/xml; charset=utf-8"

request.Accept = "text/xml"

Extrai do DGITA_Issuing_CA2.pen em dois ficheiros tal como as instruções do ei99045.

Depois, abri o .pfx no KeyStore Explorer  e "Edit Certificate Chain" > "Append Certificado" a adicionei o primeiro pen extraído anteriormente e de seguida o segundo.

E continuo com o mesmo erro :( The underlying connection was closed

Boas,

Não devias, .net, faz o seguinte, instala os dois Ca e o certificado de autenticação no windows e faz a chamada com a app como estava, é suposto funcionar, se tens dúvidas se estão bem instalados abre no browser o endpoint de produção, é suposto teres um erro 500 mas tens de conseguir a ligação SSL, aqui garantes os Ca's e o certificado de autenticação.

Nuno Silva

rukako
1 minuto atrás, joaosraposo disse:

Recebemos esse certificado na sexta feira da parte da tarde.

Entretanto editei a minha resposta para incluir essa informação.

Pois eu recebi dois emails mas nenhum tinha anexo. Sera possivel alguem parrilhar?

arkanoid

Já agora, precisei também de acrescentar à firewall acesso a:

crt.usertrust.com

Bem haja a esta comunidade!

Jose Guerreiro
32 minutos atrás, Nuno Silva (@si27645) disse:

Boas,

Não devias, .net, faz o seguinte, instala os dois Ca e o certificado de autenticação no windows e faz a chamada com a app como estava, é suposto funcionar, se tens dúvidas se estão bem instalados abre no browser o endpoint de produção, é suposto teres um erro 500 mas tens de conseguir a ligação SSL, aqui garantes os Ca's e o certificado de autenticação.

Nuno Silva

Nuno,

Pode facultar quais são os dois CA e qual o certificado de autenticação no windows?

Obrigado..

josevcosta
1 hora atrás, joaosraposo disse:

Boa tarde a todos,

Do nosso lado estamos a utilizar o soap client em PHP e a solução que encontrámos passou pela combinação dos seguintes três certificados:

• DGITA_Issuing_CA2.pem

Combinámos os três certificados realizando o copy/past dos certificados DGITA_Issuing_CA2.pem e portaldasfinancasgovpt.pem para dentro do ficheiro .pem do cliente (599999999.pem).

Utilizando o ficheiro 599999999.pem, com os três certificados combinados passámos a comunicar com sucesso.

Obrigado à todos ( @ei99045 , @Nuno Silva , @Sergio. , @João Januário, @jorang e outros) com as vossas várias contribuições que nos ajudaram a encontrar a solução.

Nota: No seguinte link podem aceder aos dois ficheiros pem que refiro acima (https://drive.google.com/drive/folders/1maTSqtDWcoAYjHcFBUGJYRpiJbrmpTcg?usp=sharing)

João

A tua explicação ajudou-me a perceber o que me faltava para ter o meu curl a funcionar.

Obrigado.

• Vote 1

Nuno Bagulho Marques
5 horas atrás, desconfiado disse:

O que estão a sugerir é alterar o certificado que a ASI enviou quando efectuamos o pedido. Mas segundo o email deles esse certificado não sofre alteração.

E porque é que, segundo eles, a alteração do certificado deles foi concluída na 5ºf e os problemas só começaram na 6ºf?

Eu ainda acho que o problema está do lado deles e como é fim de semana não têm ninguém de plantão para resolver o problema.

Mas claro, 2ºf vai ser bonito. Os clientes todos a ligarem porque a comunicação não está a funcionar e a culpa é sempre do nosso software.

Boa noite

Tenho acompanhado esta discussão, com toda a atenção e parece-me o seguinte: 

quem já teve essa experiência sabe que quando implementamos uma ligação segura (SSL) temos de mencionar o certificado que nos foi atribuído e a cadeia de certificação. portanto, eu acho que a AT vai detetar essa falha e corrigir. ou então, deve documentar quais os novos procedimentos. Eu voltei a disponibilizar, no meu software, a criação de um ficheiro SAF-T para comunicar à AT. Só irei fazer alterações depois de uma tomada de posição da AT.

iSilva
36 minutes ago, Nuno Bagulho Marques said:

Boa noite

Tenho acompanhado esta discussão, com toda a atenção e parece-me o seguinte: 

quem já teve essa experiência sabe que quando implementamos uma ligação segura (SSL) temos de mencionar o certificado que nos foi atribuído e a cadeia de certificação. portanto, eu acho que a AT vai detetar essa falha e corrigir. ou então, deve documentar quais os novos procedimentos. Eu voltei a disponibilizar, no meu software, a criação de um ficheiro SAF-T para comunicar à AT. Só irei fazer alterações depois de uma tomada de posição da AT.

Acompanho a tua lógica ;)

Nuno Silva (@si27645)
3 minutes ago, Nuno Bagulho Marques said:

Olá

Decidi tentar essa abordagem e fiz a combinação dos PEM

Obtenho o mesmo resultado

NSS error -8179 (SEC_ERROR_UNKNOWN_ISSUER)
* Peer's Certificate issuer is not recognized.

Há alguma ordem para combinar os PEM? pareceu-me tudo correto.

.net ou java?

Consegues motrar o resultado do debug com o openssl?

Exemplo:

https://stackoverflow.com/questions/17203562/openssl-s-client-cert-proving-a-client-certificate-was-sent-to-the-server

bioshock

Pessoal do PHP, já tenho a funcionar tanto em SOAP como cURL, seguindo as sugestões aqui da malta. A versão em SOAP é positiva para quem estiver com problemas no cURL com o erro PR_END_OF_FILE_ERROR.

Tenho neste momento um servidor a funcionar com cURL e outro com SOAP.

Para versão do cURL aceder aqui: https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/57734-utilizar-webservices-da-at/?do=findComment&comment=615478
Versão SOAP:

ini_set('soap.wsdl_cache_enabled', '0');
ini_set('soap.wsdl_cache_ttl', '0');
ini_set('default_socket_timeout', 5);

/*
 * Para fazerem download do ficheiro 'documentosTransporte.wsdl':
 *
 * 1) Aceder https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/
 * 2) Entrar na área "Produtores de Software" 
 * 3) Entrar na área "Testar Webservice"
 * 4) Clicar em "Obter WSDL" na linha "Documentos de Transporte"
 */
$wsdl 	= 'documentosTransporte.wsdl';
$action = 'https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:401/sgdtws/documentosTransporte';
/*
 * Juntar o conteúdo de 3 ficheiros .PEM no mesmo ficheiro, seguindo esta ordem:
 * 
 * EmpresaAutora.pem 
 * DGITA_Issuing_CA2.pem 
 * portaldasfinancasgovpt.pem 
 */
$pem	= 'EmpresaAutoraCombined.pem';
$xml 	= '<?xml version="1.0" encoding="utf-8" standalone="no"?> ...';

$client = new SoapClient($wsdl, array
(
	'local_cert' 			=> $pem,
	'trace'					=> TRUE,
	'encoding'				=> 'utf-8',
	'soap_version' 			=> SOAP_1_2,
	'stream_context'		=> stream_context_create(['ssl' => ['verify_peer' => false, 'verify_peer_name' => false]])
));

$result = $client->__doRequest($xml, $action, 'documentoTransporte', 2, 0);	

• Vote 1

marcolopes

Querem saber a melhor? nos emails enviados pela AT, é digo o seguinte:

Para tal a AT irá alterar amanhã durante manhã o certificado SSL nos portos de testes (700, 701,702,705 e 709 ) para que cada produtor de software possa testar a continuidade do funcionamento dos seus produtos, contendo já estes endereços o novo certificado SSL.

Recomendamos que se valide a cadeia de certificação, conforme o exemplo indicado no “Código Fonte da aplicação em Java Applet, o qual pode ser obtido através da ligação: https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/testarLigacaoWebService.action

3 inconsistências!!!

1) Se a plataforma de testes foi actualizada, e o método usado até agora funciona (pela minha parte funciona com um PERMISSIVE TRUST STORE), presumo que a plataforma de PRODUÇÃO tenha de reagir da mesma forma! (o que não está a contecer segundo diversos relatos aqui no tópico)

2) O Código Fonte da aplicação em Java Applet mais recente (FACTEMIPFCLI-1.7.5-0037) NEM SEQUER inicializa uma TRUST STORE!!! Nem "permissive" nem nada que se pareça!!! (código para Facturas e Transportes)

KeyManagerFactory kmf = KeyManagerFactory.getInstance("SunX509");
        kmf.init(ks, "TESTEwebservice".toCharArray());

SSLContext sslContext = SSLContext.getInstance("TLS");

// adicionar um Trust Store que aceita ligacao SSl sem validar o certificado
//        sslContext.init(kmf.getKeyManagers(), new TrustManager[] {new PermissiveTrustStore()}, null);

sslContext.init(kmf.getKeyManagers(), null, null);

3) USANDO o código da AT, o sistema nem sequer comunica!

E agora? Em que ficamos?

Que salgalhada de todo o tamanho!!!!

Edited by marcolopes
  • Vote 1

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

Nuno Silva (@si27645)
12 minutes ago, marcolopes said:

Querem saber a melhor? nos emails enviados pela AT, é digo o seguinte:

3 inconsistências!!!

1) Se a plataforma de testes foi actualizada, e o método usado até agora funciona (pela minha parte funciona com um PERMISSIVE TRUST STORE), presumo que a plataforma de PRODUÇÃO tenha de reagir da mesma forma! (o que não está a contecer segundo diversos relatos aqui no tópico)

2) O Código Fonte da aplicação em Java Applet mais recente (FACTEMIPFCLI-1.7.5-0037) NEM SEQUER inicializa uma TRUST STORE!!! Nem "permissive" nem nada que se pareça!!! (código para Facturas e Transportes)

KeyManagerFactory kmf = KeyManagerFactory.getInstance("SunX509");
        kmf.init(ks, "TESTEwebservice".toCharArray());

SSLContext sslContext = SSLContext.getInstance("TLS");

// adicionar um Trust Store que aceita ligacao SSl sem validar o certificado
//        sslContext.init(kmf.getKeyManagers(), new TrustManager[] {new PermissiveTrustStore()}, null);

sslContext.init(kmf.getKeyManagers(), null, null);

3) USANDO o código da AT, o sistema nem sequer comunica!

E agora? Em que ficamos?

Que salgalhada de todo o tamanho!!!!

Faz sentido, mas a pergunta aqui é:

queres aplicar o Workaround como lhe chamaste ou vai mesmo esperar pela AT, ou podes?

marcolopes
1 minute ago, Nuno Silva (@si27645) said:

Faz sentido, mas a pergunta aqui é:

queres aplicar o Workaround como lhe chamaste ou vai mesmo esperar pela AT, ou podes?

o meu "workaround" será aplicar uma TRUST STORE com o CERTIFICADO enviado pela AT (portaldasfinancasgovpt.crt)

Funciona em testes! Mas com uma permissive TRUST STORE também funciona (portanto, não quer dizer grande coisa!)

// indica um conjunto de certificados confiaveis para estabelecer a ligacao SSL
				TrustManagerFactory tmf = TrustManagerFactory.getInstance("SunX509");
				tmf.init(tsCertificate.getKeyStore());
				sslContext.init(kmf.getKeyManagers(), tmf.getTrustManagers(), null);

agora, embrulhar no certificado do PRODUTOR de SW, o certificado enviado (portaldasfinancasgovpt.crt) juntamente com outro que nem sequer sei onde o foram desenterrar, neste momento, não...

• Vote 1

Nuno Silva (@si27645)
2 minutes ago, marcolopes said:

o meu "workaround" será aplicar uma TRUST STORE com o CERTIFICADO enviado pela AT (portaldasfinancasgovpt.crt)

Funciona em testes! Mas com uma permissive TRUST STORE também funciona (portanto, não quer dizer grande coisa!)

// indica um conjunto de certificados confiaveis para estabelecer a ligacao SSL
				TrustManagerFactory tmf = TrustManagerFactory.getInstance("SunX509");
				tmf.init(tsCertificate.getKeyStore());
				sslContext.init(kmf.getKeyManagers(), tmf.getTrustManagers(), null);

agora, embrulhar no certificado do PRODUTOR de SW, o certificado enviado (portaldasfinancasgovpt.crt) juntamente com outro que nem sequer sei onde o foram desenterrar, neste momento, não...

O endpoint de testes funciona mesmo com o código antigo, com bypass ou trustStore.

Por isso n é exemplo nem pode ser considerado como padrão e foi o erro 1 da AT.

Se é assim, conta como correu amanhã.

Boa sorte com isso 

Edited by Nuno Silva (@si27645)

marcolopes
6 minutes ago, Nuno Silva (@si27645) said:

O endpoint de testes funciona mesmo com o código antigo, com bypass ou trustStore.

Por isso n é exemplo nem pode ser considerado como padrão e foi o erro 1 da AT.

Boa sorte com isso 

sim... mas quando o próprio CÓDIGO que AT indica como exemplo de IMPLEMENTAÇÃO nem sequer funciona, algo vai muito mal...

CrominhO
1 hora atrás, Nuno Silva (@si27645) disse:

(...)

Boa sorte com isso 

@Nuno Silva (@si27645) em primeiro lugar não é amanhã, é hoje, porque alguns de nós têm clientes que trabalham ao Fim de semana, 

em 2º lugar, eu sei que o @marcolopes é rígido, mas ele tem razão. Podes dar as voltas que quiseres, ele tem razão

Andamos TODOS a fazer Corte e Costura,  quando é a AT que está mal. Mais, com este corte e costura, grande parte de nós tem o sistema a funcionar e não fez o mais importante, reclamar junto da AT que a cadeia não está a funcionar, então como irão eles arranjar ??? 

A menos que aches normal andar a fazer Copy Paste de chaves e certificados que nem sequer aparece no manual técnico???  

Edited by CrominhO
  • Vote 1

As mentes humanas são realmente um local estranho!

jj87
5 horas atrás, joaosraposo disse:

Boa tarde a todos,

• DGITA_Issuing_CA2.pem

Nota: No seguinte link podem aceder aos dois ficheiros pem que refiro acima (https://drive.google.com/drive/folders/1maTSqtDWcoAYjHcFBUGJYRpiJbrmpTcg?usp=sharing)

Obrigado, esta solução funcionou.

Num editor de texto, juntei ao meu certificado (meuNIF.cer que está em ASCII base64) os ficheiros 

• DGITA_Issuing_CA2.pem

E depois gerei outro pfx:

openssl pkcs12 -export -in meuNIF.cer -inkey meuNIF.key -out meuNIF.pfx

Javier Vila

Olá
Eu sou a uncia persiona que permanece que não funciona? Meu aplicativo é .NET e tenho um PFX com a cadeia de certificação. E eu não posso fazer isso funcionar, nem por meus meios nem pelo que eu li neste magnífico fórum. Tem alguém na minha situação e você pode me ajudar?

desconfiado

Eu já enviei um email aos tipos da ASI. Enviar coisas pelo eBalcão é anedota.

Vou aguardar que digam alguma coisa ou corrijam o problema.