Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

Nuno Silva
21 hours ago, marcolopes said:

Eu acho que não deviamos misturar alhos com bugalhos...

Exportei o CER para uma KEYSTORE e adicionei-a a uma TRUST STORE de validação no código...  Não mexi no certificado do produtor (PFX)

para já passa em testes...

Sim, é o que faz sentido, mas no meu caso n estava a funcionar.

Basicamente a entidade que me pede ajuda tem os SO's em versões antigas e ando sempre na luta com versões, neste momento está a correr em 1.6, podia ser pior, depois partilha aqui os teus resultados.

Reflectindo sobre isto na realidade este ajuste não é assim tão errado.

Quando usamos um certificado devemos garantir que é identificável e que o root ca é válido.

Agora porque deixaram de ter os ca's do lado deles n sei.

Para quem anda às cabeçadas, o teste básico e não tem tempo para meias medidas, que instale os ca's no PC que está a enviar. Irá funcionar mas é uma martelada ao nível do Thor

Edited by Nuno Silva

Nuno Silva
4 minutes ago, Silva Gomes said:

Boas, 
queria gerir isto a baixo, mas dentro do java... podes ajudar?

"inserir estes certificados no pfx do cliente que é usado para se autenticar no serviço" -> é correr o comando seguinte para os dois ficheiros produzidos no passo anterior, substituindo os caminhos e password da keystore do certificado cliente.
keytool -importcert -noprompt -alias DGITA_Issuing_CA21 -file /path/to/DGITA_Issuing_CA2.pem.1 -keystore ClientCertificate-prod.p12 -storepass <password keystore>
keytool -importcert -noprompt -alias DGITA_Issuing_CA22 -file /path/to/DGITA_Issuing_CA2.pem.2 -keystore ClientCertificate-prod.p12 -storepass <password keystore>

"Usar o truststore com os novos certificados e ficou a funcionar." -> é adicionar os certificados à truststore cacerts da JVM que estiver a ser usado, por exemplo assim:

keytool -import -alias portaldasfinancas1 -keystore /path/to/jre/lib/security/cacerts -file /path/to/portaldasfinancas1.der
keytool -import -alias portaldasfinancas1 -keystore /path/to/jre/lib/security/cacerts -file /path/to/portaldasfinancas2.der
keytool -import -alias portaldasfinancas1 -keystore /path/to/jre/lib/security/cacerts -file /path/to/portaldasfinancas3.der

Boas, fiquei perdido,

isto são operações para prepares o trutStore e o PFX, podes partilhar parte do código onde inicias o SSL?

Basicamente se estiveres a usar o trustStore só tens de o atualizar e não precisas de mexer no código.

Silva Gomes
3 minutos atrás, Nuno Silva disse:

Boas, fiquei perdido,

isto são operações para prepares o trutStore e o PFX, podes partilhar parte do código onde inicias o SSL?

Basicamente se estiveres a usar o trustStore só tens de o atualizar e não precisas de mexer no código.

Olá,

tenho assim:
KeyStore ks = KeyStore.getInstance("pkcs12"); 

InputStream input = this.getClass().getClassLoader().getResource(this.certName).openStream(); ks.load(input, this.certPass.toCharArray());

KeyManagerFactory kmf = KeyManagerFactory.getInstance("SunX509");
kmf.init(ks, swCertificate.password.toCharArray());

SSLContext sslContext = SSLContext.getInstance("TLSv1");
sslContext.init(kmf.getKeyManagers(), new TrustManager[]{new PermissiveTrustStore()}, null);

marcolopes
Just now, Silva Gomes said:

Olá,

tenho assim:

InputStream input = this.getClass().getClassLoader().getResource(this.certName).openStream(); ks.load(input, this.certPass.toCharArray());

sslContext.init(kmf.getKeyManagers(), new TrustManager[]{new PermissiveTrustStore()}, null);

A mim não funciona, porque eu importo para a KEYSTORE com um ALIAS... mas tenho classes feitas por mim para gerir KEYSTORE, portanto, sem stress...

keytool -importcert -noprompt -alias "portaldasfinancas" -file portaldasfinancasgovpt.crt -keystore TrustStoreAT.jks -storepass 123456

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

Nuno Silva
58 minutes ago, Silva Gomes said:

Olá,

tenho assim:

Ok, faz sentido,

Tive de mudar de 

Para

KeyStore Ss = KeyStore.getInstance("JKS");

Ss.load ((this.getClass().getClassLoader().getResourceAsStream("truststore")),pwd.toCharArray());
 TrustManagerFactory TS = TrustManagerFactory.getInstance("SunX509");
  TS.init(Ss);
  sslContext.init(KSM.getKeyManagers(),TS.getTrustManagers(), null);

Mudas de bypass para usares a trustStore.

Vê se faz sentido

Não consigo responder a mensagens tb.

si27645@protonmail.com

Edited by Nuno Silva
  • Vote 1

ei99045
38 minutos atrás, pmmachado disse:

Uma questão:

Para gerar "nosso" certificado utilizamos o comando

openssl pkcs12 -export -in 500999999.cer -inkey 500999999.key -out 500999999.pfx

para criar o .pfx que vamos utilizar na autenticação. Julgo que esse certificado não tem a cadeia completa no certificado.

O que estás a dizer  é inserir os certificados da cadeia completa no "nosso" certificado e depois utilizar esse para autenticação?

Tenho uma solução desenvolvida em .net desde 2013 que até sexta sempre funcionou, mesmo nos outros anos em que a AT alterou o certificado ... e neste momento nada comunica.

Abc

Sim, é isso. A solução que mantenho também sempre funcionou sem alterações em todas as trocas de certificado da AT, excepto esta.

marcolopes
17 minutes ago, Nuno Silva said:

Ok, faz sentido,

Tive de mudar de 

Para

Ss.load ((this.getClass().getClassLoader().getResourceAsStream("truststore")),pwd.toCharArray());
  TS.init(Ss);

Vê se faz sentido

Exacto... mas isso sem misturar nada no PFX do produtor, certo??

alterei o código para lidar com ambas as situações... se calhar o código antigo até funciona... mas pelo sim pelo não, está pronto para testes na segunda-feira.

// Coloca o SSL socket factory no request context da ligacao a efetuar ao webservice
			kmf.init(swCertificate.getKeyStore(), swCertificate.password.toCharArray());

SSLContext sslContext = SSLContext.getInstance("TLSv1"); // JAVA8 usa TLSv2
			if (tsCertificate==null){
				// adiciona um Trust Store que aceita ligacao SSL sem validar o certificado
			}else{
				// indica um conjunto de certificados confiaveis para estabelecer a ligacao SSL
				TrustManagerFactory tmf = TrustManagerFactory.getInstance("SunX509");
				tmf.init(tsCertificate.getKeyStore());
				sslContext.init(kmf.getKeyManagers(), tmf.getTrustManagers(), null);
			}

Nuno Silva
18 minutes ago, marcolopes said:

Exacto... mas isso sem misturar nada no PFX do produtor, certo??

alterei o código para lidar com ambas as situações... se calhar o código antigo até funciona... mas pelo sim pelo não, está pronto para testes na segunda-feira.

// Coloca o SSL socket factory no request context da ligacao a efetuar ao webservice
			kmf.init(swCertificate.getKeyStore(), swCertificate.password.toCharArray());

SSLContext sslContext = SSLContext.getInstance("TLSv1"); // JAVA8 usa TLSv2
			if (tsCertificate==null){
				// adiciona um Trust Store que aceita ligacao SSL sem validar o certificado
			}else{
				// indica um conjunto de certificados confiaveis para estabelecer a ligacao SSL
				TrustManagerFactory tmf = TrustManagerFactory.getInstance("SunX509");
				tmf.init(tsCertificate.getKeyStore());
				sslContext.init(kmf.getKeyManagers(), tmf.getTrustManagers(), null);
			}

Não, Isto foi o que tentei no início, e depois perdi n tempo a perceber onde estava o meu problema.

Parei e pensei no cenário mais estúpido para explicar porque o certificado n estava a ser aceite na autenticação do lado deles, e foi tipo, será que removeram os Ca's do lado deles...

Por mais ridículo que pareça só funcionou depois de adicionar a cadeia completa ao Pfx.

Mas confirma, posso ter feito asneira :)

Por hj acabou :) " You have reached the maximum number of posts you can make per day."

TB n posso responder a Pm's, se for mesmo preciso si27645 protonmail :)

Edited by Nuno Silva
You have reached your posting limits. Please wait 24 hours and try again.

Silva Gomes
28 minutos atrás, Nuno Silva disse:

Ok, faz sentido,

Tive de mudar de 

Para

TS.init(Ss);

Vê se faz sentido

Olá Nuno, 

faz sentido.

Não posso fazer referencia dos certificados por aqui?

Ss.setCertificateEntry();

Edited by Silva Gomes

marcolopes
Just now, Nuno Silva said:

Não, Isto foi o que tentei no início, e depois perdi n tempo a perceber onde estava o meu problema.

Parei e pensei no cenário mais estúpido para explicar porque o certificado n estava a ser aceite na autenticação do lado deles, e foi tipo, será que removeram os Ca's do lado deles...

Por mais ridículo que pareça só funcionou depois de adicionar a cadeia completa ao Pfx.

Mas confirma, posso ter feito asneira :)

:\\\\\\ Isso é mais um "workaround" para um problema do lado da AT... não vou por aí... logo vejo no que isto vai dar...

Smig

Também já pus o meu funcionar com a mistura parva de certificados. Fica assim para segunda e depois vejo se há outra forma de fazer isto. 

Obrigado pelas pistas! É sempre divertido fazer serão no fim de semana por causa de uma partida da AT. Esses rapazes são muito brincalhões 😃

CrominhO
Em 20/07/2019 às 01:19, CrominhO disse:

Pessoal o Certificado enviado ontem tem metade do tamanho do de 2018, alguem me confirma por favor? Acho que falta uma assinatura no Certificado. 

PS: ainda alguns dizem que a AT desenvolver uma APP não tem impacto nos Softwares.... Eles se trocarem uma chave, deixam logo aqui 30 ou 40 SHs a miar como eu e vocês, se alterarem no "deles", só o deles funciona.... LOL espero que a ERC pelo menos uma vez na vida faça algo de jeito 😕 

http://www.portugal-heat.com/at/certificados.jpg

https://www.xolphin.com/support/FAQ/Transition_from_Comodo_CA_to_Sectigo 

Brutal 😕 

Ontem (hoje de madrugada) quando comecei a mexer nisto, perguntei se podiam confirmar os Certificados, que o ultimo tinha metade do tamanho do anterior.

Agora já li que pessoal fez debug no openssl e que o certificado não estava correcto 😕 ... E se amanhã (segunda feira) a AT, por acaso, assim como quem não quer a coisa, disser que de facto o Certificado não estava correcto? voltamos a alterar tudo ? 😕

• Vote 1

As mentes humanas são realmente um local estranho!

pmmachado
1 hora atrás, ei99045 disse:

Sim, é isso. A solução que mantenho também sempre funcionou sem alterações em todas as trocas de certificado da AT, excepto esta.

Boas.

Acabei de conseguir comunicar 2 documentos em produção com o .pfx alterado (adicionei a cadeia de certificação como sugeriste com o KeyStore Explorer). Vamos ver se na segunda isto ainda funciona ... Senão vai sei o caos ...

Obrigado pela ajuda e como de costume este fórum continua a ser das melhores coisas que temos para sobreviver à nossa querida AT 🙂

• Vote 1

rolando_rocha

Bom dia,

Estou a começar a tratar do meu problema. Fiz em PHP. Depois de ver as vossas mensagens tenho uma dúvida. O único certificado que recebi da AT foi na sexta-feira e tem o nome de portaldasfinancasgovpt.pem. O certificado DGITA_Issuing_CA2 que têm utilizado onde foram buscar? Mesmo assim tenho algumas dúvidas como integro som os meus, uma vez que uso apensa os .pem

Alguém que tenha feita a comunicação em PHP e tenha usado o cURL?

Cumprimentos

Smig
47 minutos atrás, rolando_rocha disse:

Bom dia,

Estou a começar a tratar do meu problema. Fiz em PHP. Depois de ver as vossas mensagens tenho uma dúvida. O único certificado que recebi da AT foi na sexta-feira e tem o nome de portaldasfinancasgovpt.pem. O certificado DGITA_Issuing_CA2 que têm utilizado onde foram buscar? Mesmo assim tenho algumas dúvidas como integro som os meus, uma vez que uso apensa os .pem

Alguém que tenha feita a comunicação em PHP e tenha usado o cURL?

Cumprimentos

Vê o post do Sergio. na página 318(?). Já está em formato pem, mas se precisares de converter, acho que o KeyStore Explorer faz isso facilmente. Se não suponho que seja só encontrar o comando openssl apropriado. Depois na página seguinte tens dois exemplos de duas pessoas em PHP + cURL que dizem que funciona.

Edited by Smig

hhccruz

Bom dia,

Também recebi os certificados. Estou a criar o request assim:

ServiceAction = https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/sgdtws/documentosTransporte/            
fileName = X:\599999999.PFX (certificado pedido à AT)  
password = xxxxxx

Dim request As HttpWebRequest = DirectCast(WebRequest.Create(requestUriString), HttpWebRequest)
request.Headers.Add("SOAPAction", ServiceAction)
Dim certificate As New X509Certificate2
certificate.Import(fileName, password, X509KeyStorageFlags.DefaultKeySet)
request.ClientCertificates.Add(certificate)
request.Method = "POST"
request.ContentType = "text/xml; charset=utf-8"
request.Accept = "text/xml"

Completamente perdido. Nunca foi necessário alterar nada.

Alguém sabe o que é necessário fazer? 

Obrigado,

joaofrsousa
12 hours ago, pmmachado said:

Boas.

Acabei de conseguir comunicar 2 documentos em produção com o .pfx alterado (adicionei a cadeia de certificação como sugeriste com o KeyStore Explorer). Vamos ver se na segunda isto ainda funciona ... Senão vai sei o caos ...

Obrigado pela ajuda e como de costume este fórum continua a ser das melhores coisas que temos para sobreviver à nossa querida AT 🙂

Boa tarde, peço desculpa pela minha ignorância, mas como exactamente se adiciona esta cadeia de certificação ? Pode nos facultar um exemplo prático ou uma referência. Obrigado.

joaofrsousa
1 hour ago, hhccruz said:

Bom dia,

Também recebi os certificados. Estou a criar o request assim:

ServiceAction = https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/sgdtws/documentosTransporte/            
fileName = X:\599999999.PFX (certificado pedido à AT)  
password = xxxxxx

Dim request As HttpWebRequest = DirectCast(WebRequest.Create(requestUriString), HttpWebRequest)
request.Headers.Add("SOAPAction", ServiceAction)
Dim certificate As New X509Certificate2
certificate.Import(fileName, password, X509KeyStorageFlags.DefaultKeySet)
request.ClientCertificates.Add(certificate)
request.Method = "POST"
request.ContentType = "text/xml; charset=utf-8"
request.Accept = "text/xml"

Completamente perdido. Nunca foi necessário alterar nada.

Alguém sabe o que é necessário fazer? 

Obrigado,

Boas, estamos exatamente na mesma situação. Pelo que percebi existe uma solução adicionando os certificados na cadeia da nossa certificação. Agora não sei detalhar exatamente o procedimento, alguém pode esclarecer ? Obrigado.

Smig
2 minutos atrás, joaofrsousa disse:

Boas, estamos exatamente na mesma situação. Pelo que percebi existe uma solução adicionando os certificados na cadeia da nossa certificação. Agora não sei detalhar exatamente o procedimento, alguém pode esclarecer ? Obrigado.

O ei99045 tem instruções detalhadas na página anterior.

Jose Guerreiro

Ola boa a tarde...

Desde já obrigado pelas digas/soluções e parabens a quem já conseguiu por a funcionar.

Infelizmente comigo está mesmo complicado :( 

O que fiz foi o seguinte:

Extrai do DGITA_Issuing_CA2.pen em dois ficheiros tal como as instruções do ei99045.

Depois, abri o .pfx no KeyStore Explorer  e "Edit Certificate Chain" > "Append Certificado" a adicionei o primeiro pen extraído anteriormente e de seguida o segundo.

Quando se abre os detalhes final do .pfx fico com a seguinte cadeia

DGITA ROOT CA

+    DGITA Issusing CA 2

+ NIF

E continuo com o mesmo erro :( The underlying connection was closed :(

Podem ajudar!?

Obrigado

joaofrsousa
29 minutes ago, Jose Guerreiro said:

Ola boa a tarde...

Desde já obrigado pelas digas/soluções e parabens a quem já conseguiu por a funcionar.

Extrai do DGITA_Issuing_CA2.pen em dois ficheiros tal como as instruções do ei99045.

Depois, abri o .pfx no KeyStore Explorer  e "Edit Certificate Chain" > "Append Certificado" a adicionei o primeiro pen extraído anteriormente e de seguida o segundo.

DGITA ROOT CA

+    DGITA Issusing CA 2

+ NIF

Podem ajudar!?

Obrigado

Segui exatamente este procedimento acima e também não tive sucesso. O que não está correto ? Obrigado.

rukako
23 horas atrás, Jose Guerreiro disse:

Ola boa a tarde...

Infelizmente está mesmo complicado :(

Também procuramos alguma ajuda para aplicação em .NET... isto na segunda feira vai ser bonito vai…. :(

Abraço

Pois tambem estou a procura para o .NET e ainda nao consegui. rrrrr

Smig
36 minutos atrás, Jose Guerreiro disse:

Ola boa a tarde...

DGITA ROOT CA

+    DGITA Issusing CA 2

+ NIF

Podem ajudar!?

Obrigado

6 minutos atrás, joaofrsousa disse:

Segui exatamente este procedimento acima e também não tive sucesso. O que não está correto ? Obrigado.

É Java? No meu caso isso não chegou. Tive que adicionar o certificado enviado pela AT na truststore (cacerts por omissão).

Edit: e não usei o KeyStore Exporer mas não sei se faz diferença.

Edited by Smig

desconfiado

O que estão a sugerir é alterar o certificado que a ASI enviou quando efectuamos o pedido. Mas segundo o email deles esse certificado não sofre alteração.

E porque é que, segundo eles, a alteração do certificado deles foi concluída na 5ºf e os problemas só começaram na 6ºf?

Eu ainda acho que o problema está do lado deles e como é fim de semana não têm ninguém de plantão para resolver o problema.

Mas claro, 2ºf vai ser bonito. Os clientes todos a ligarem porque a comunicação não está a funcionar e a culpa é sempre do nosso software.

• Vote 2

josevcosta
Em 20/07/2019 às 14:12, jorang disse:

Confirmo que adicionando o parâmetro cacert com o certificado indicado, funciona - também nunca precisamos disto antes.
Obrigado Sérgio!

Também estou a usar o curl em linux mas, mesmo com o parâmetro "--cacert", não está a funcionar:

curl -X POST  https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:401/sgdtws/documentosTransporte -H "Content-Type:application/soap+xml; charset=utf-8" -H  https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/sgdtws/documentosTransporte/" --tlsv1 --cacert "cacert.pem" --cert "certificadoempresa.pem" --crlf -d @xxxSoap --max-time 15 > xxx.RESP 2>xxx.RESP.err

Podem validar o comando que estou a usar?

Obrigado pela ajuda.

Já está a funcionar.

A explicação, da página seguinte, do João Raposo deu-me a pista para conseguir ultrapassar o problema, ou seja, concatenar os 3 certificados.

cat certificadoempresa.pem DGITA_Issuing_CA2.pem portaldasfinancasgovpt.pem > cacert.pem

Edited by josevcosta