Jump to content
cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

Marcosky

Bom dia, sabem se há algum problema em ambiente de testes? Dá-me um erro 52 (Não foi possível verificar se o utilizador tem 
permissões para aceder a esta operação) .Acho que ñ mudei nada e extranha-me este erro. 

chesser
3 horas atrás, Marcosky disse:

Bom dia, sabem se há algum problema em ambiente de testes? Dá-me um erro 52 (Não foi possível verificar se o utilizador tem 
permissões para aceder a esta operação) .Acho que ñ mudei nada e extranha-me este erro. 

Experimentei agora e obtive a mesma mensagem de erro.

bioshock
On 5/28/2019 at 5:52 PM, Castanha said:

Boa tarde,

tenho comunicado durante o dia de hoje sem problemas.

Epá, isto subitamente deixou completamente de funcionar, sem ter sido alterado qualquer código. 

XML que estou a enviar: https://pastebin.com/unmqmQHk
Ficheiro WSDL: https://pastebin.com/a2YRWYL4

https://pastebin.com/qv16Xh2K - O código não sofreu alterações e está a funcionar já à anos, subitamente o resultado vem nulo.

Alguém com comunicação de guias em PHP pode verificar se está tudo OK? Super estranho e não faço ideia onde está o problema.

Vitor Pereira
4 minutos atrás, bioshock disse:

Epá, isto subitamente deixou completamente de funcionar, sem ter sido alterado qualquer código. 

XML que estou a enviar: https://pastebin.com/unmqmQHk
Ficheiro WSDL: https://pastebin.com/a2YRWYL4

https://pastebin.com/qv16Xh2K - O código não sofreu alterações e está a funcionar já à anos, subitamente o resultado vem nulo.

Alguém com comunicação de guias em PHP pode verificar se está tudo OK? Super estranho e não faço ideia onde está o problema.

Acabei de comunicar agora mesmo e sem problema ( em produção não em testes )

bioshock
16 minutes ago, Vitor Pereira said:

Sim sim, estou em produção também. Aliás, nunca consegui em testes, mas em produção sempre funcionou bem. Estou feito ao bife. 😅

bioshock

Ok, acho que descobri o galho..o certificado expirou a 25 de Maio 😅. A ver se me lembro como é que volto a criar 1 certificado e se é mesmo esta a razão do problema.

João Correia

Boa tarde

sabem se há algum problema com o ambiente de testes da AT para comunicação de guias de transporte? estou a receber o erro 52 - "Não foi possível verificar se o utilizador tem permissões para aceder a esta operação.".

Já verifiquei os certificados no site da AT e não existem atualizações...

bioshock
On 5/30/2019 at 6:57 PM, Vitor Pereira said:

Olá Vitor, 
Continuas a comunicar sem problemas? Já resolvi a situação do certificado ter expirado, contudo agora está-me a ser retornado o erro 'Could not connect to host', pensei inicialmente que fosse algo referente ao meu código, pelo que testei neste site: https://wsdlbrowser.com/ - com o mesmo XML e dá o mesmo erro.

On 5/31/2019 at 6:27 PM, João Correia said:

Boa tarde

sabem se há algum problema com o ambiente de testes da AT para comunicação de guias de transporte? estou a receber o erro 52 - "Não foi possível verificar se o utilizador tem permissões para aceder a esta operação.".

Destes as permissões correctas ao utilizador no portal das finanças > Gestão de Utilizadores?

Vitor Pereira
7 minutos atrás, bioshock disse:

Olá Vitor, 
Continuas a comunicar sem problemas? Já resolvi a situação do certificado ter expirado, contudo agora está-me a ser retornado o erro 'Could not connect to host', pensei inicialmente que fosse algo referente ao meu código, pelo que testei neste site: https://wsdlbrowser.com/ - com o mesmo XML e dá o mesmo erro.

Destes as permissões correctas ao utilizador no portal das finanças > Gestão de Utilizadores?

Boas,

Comuniquei agora mesmo ( em produção ) e sem problemas.

Como o Certificado estava expirado, eu acredito que o problema está por ai, pois seria uma coincidência o Operador deixar de ter acesso ( isto se não alteram os dados do mesmo ).

Colocaste os novos certificado.cer e certificado.pfx na pasta correta ?  

bioshock
4 minutes ago, Vitor Pereira said:

Boas,

Comuniquei agora mesmo ( em produção ) e sem problemas.

Como o Certificado estava expirado, eu acredito que o problema está por ai, pois seria uma coincidência o Operador deixar de ter acesso ( isto se não alteram os dados do mesmo ).

Colocaste os novos certificado.cer e certificado.pfx na pasta correta ?  

Sim. Consegues testar naquele site que te dei como exemplo o teu XML, por favor?

Gonçalo Mendes

Bom dia, 

Alguém tem alguma novidade relativamente às alterações necessárias para o Dec. Lei 28/2019?

Foi-me dito que seria necessário passar a comunicar mais documentos via webservices (como por exemplo recibos), mas não encontrei informação nenhuma sobre endpoints para isso. 

Também me foi dito que será necessário que cada série tenha um código único antes de poder ser usada. Como raio é que isso vai funcionar?  

nunopicado

Um dia saberemos... ;)

(AKA: Acho que ainda ninguém sabe nada em concreto, nem eles)

Edited by nunopicado
  • Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Gonçalo Mendes
9 minutos atrás, nunopicado disse:

Um dia saberemos... ;)

(AKA: Acho que ainda ninguém sabe nada em concreto, nem eles)

Eu acho sempre que eles nunca sabem bem o que querem... Têm umas ideias que acham que seriam boas enquanto estão a sonhar, e só depois é que se lembram que se calhar não dá para implementar... :)

Quer dizer, uma pessoa compra um software de facturação, tem que pedir à AT um número identificador para cada série? 

Um software para ser automático, teria que pedir a um webservice, mas acho que já sabemos que eles para mandar webservices... Portanto, será à boa maneira antiga e ligar para lá a pedir um número? 

nunopicado

Pode ser WS, pode ser telefone, pode até ser por sinais de fumo... :cheesygrin:
Enquanto não estiver definido, não podemos fazer nada.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Reinaldo Ramos
On 5/31/2019 at 6:27 PM, João Correia said:

Boa tarde

Boas!

Também estou com esse problema. 

A minha implementação é em Python, e houve uma alteração na biblioteca Crypto que faz com que só aceite arrays de bytes na encriptação com a cifra, o que significa que tive que converter as strings que depois são cifradas.

Mas isto leva-me a pensar que talvez a autenticação não funcione devido a isso.

Será do meu lado?

Felipe K
Em 31/05/2019 às 18:27, João Correia disse:

Boa tarde

Olá.

Também estou com este problema, estou utilizando o endereço de testes para comunicação, já tentei diferentes utilizadores (NIFs) mas retorna o mesmo erro.

Estou utilizando o certificado de testes (TesteWebservices.pfx), há algum novo certificado?

Obrigado

João Correia
4 minutos atrás, Felipe K disse:

Olá.

Também estou com este problema, estou utilizando o endereço de testes para comunicação, já tentei diferentes utilizadores (NIFs) mas retorna o mesmo erro.

Estou utilizando o certificado de testes (TesteWebservices.pfx), há algum novo certificado?

Obrigado

Viva

tenho este problema com o ambiente de testes desde o dia 29-05, no dia 28-05 estava a funcionar corretamente. Acho estranho pois a minha aplicação não sofreu alterações e os certificados estão atualizados. em produção está a funcionar corretamente. Ainda não consegui identificar a origem do problema. será da AT? No site da AT não foi publicado nenhum certificado novo para o ambiente de testes.

não sei se mais alguém está com este problema com o ambiente de testes da AT.

marcolopes
15 hours ago, João Correia said:

Viva

tenho este problema com o ambiente de testes desde o dia 29-05, no dia 28-05 estava a funcionar corretamente. Acho estranho pois a minha aplicação não sofreu alterações e os certificados estão atualizados. em produção está a funcionar corretamente. Ainda não consegui identificar a origem do problema. será da AT? No site da AT não foi publicado nenhum certificado novo para o ambiente de testes.

O Certificado de testes ainda NÃO expirou...

TesteWebServices.pfx
-----X509 CERTIFICATE-----
ALIAS: le-087990b7-9c6e-4346-8abf-1b9713091ab6
USAGE: [digitalSignature, keyEncipherment]
SERIAL: 401413457334152709914599859271581481176146155
ISSUER: CN=DGITA Issuing CA1, DC=ritta, DC=local
SUBJECT: CN=TesteWebServices, OU=ASI, O=AT - Autoridade Tributaria e Aduaneira, L=Lisboa, ST=Lisboa, C=PT
EXPIRES: Mon Jun 24 10:55:31 BST 2019
DAYS LEFT: 17

Edited by marcolopes

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

olgareis
11 horas atrás, marcolopes disse:

O Certificado de testes ainda NÃO expirou...

TesteWebServices.pfx
-----X509 CERTIFICATE-----
ALIAS: le-087990b7-9c6e-4346-8abf-1b9713091ab6
USAGE: [digitalSignature, keyEncipherment]
SERIAL: 401413457334152709914599859271581481176146155
ISSUER: CN=DGITA Issuing CA1, DC=ritta, DC=local
SUBJECT: CN=TesteWebServices, OU=ASI, O=AT - Autoridade Tributaria e Aduaneira, L=Lisboa, ST=Lisboa, C=PT
EXPIRES: Mon Jun 24 10:55:31 BST 2019
DAYS LEFT: 17

Bom dia,

Alguém sabe se existe contacto ou no site onde deixar uma nota pra este problema? No nosso cliente já testámos nifs de várias empresas e obtemos sempre o erro 52.

obrigada

João Correia
3 minutos atrás, olgareis disse:

Bom dia,

Alguém sabe se existe contacto ou no site onde deixar uma nota pra este problema? No nosso cliente já testámos nifs de várias empresas e obtemos sempre o erro 52.

obrigada

Viva

enviei hoje email à AT a reportar este problema, enviei para a seguinte mailbox: sdg-si@at.gov.pt

não sei será a correta, mas não encontrei mais nenhum contato por email. Se responderem darei feedback aqui.

olgareis
1 hora atrás, João Correia disse:

Viva

enviei hoje email à AT a reportar este problema, enviei para a seguinte mailbox: sdg-si@at.gov.pt

não sei será a correta, mas não encontrei mais nenhum contato por email. Se responderem darei feedback aqui.

Olá João, 

Muio Obrigada pela ajuda, vou enviar também 🙂

pedrocerqueira22

Viva,

Alguem com problemas na comunicação em Produção?

Atentamente,

Pedro Cerqueira

pedrocerqueira22
53 minutes ago, pedrocerqueira22 said:

Viva,

Alguem com problemas na comunicação em Produção?

Atentamente,

Pedro Cerqueira

Resolvido. Nada de problemas com a at. :D

jncevcosta
Em 06/06/2019 às 10:01, João Correia disse:

Viva

Por aqui estou com o mesmo problema.