Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

cjulio

Utilizar Webservices da AT

Recommended Posts

marcolopes
5 hours ago, Aardvark said:

Apologies in advance, as I will use google translate to attempt Portuguese, as opposed to my native English...

Eu estou tendo problemas para fazer o Faturas funcionar (RegisterInvoiceElem), tanto em Java quanto em C #.

Eu tenho os certificados mais recentes e estou conectando muito bem, mas depois recebo um erro -99. Eu recebo o mesmo erro com o código de DMA de Marco Lopes no GitHub.

Aqui estão os resultados do código java de Marco:

-99

Erro de sistema. Por favor volte a tentar mais tarde.

Usually the problem is on their side! But i advise you to try with the new UPDATED project (new certificates). I've tried the Invoice and StockMovement (only the Invoice gave me em error that is surely caused by AT services...)

https://github.com/marcolopes/dma/tree/master/org.dma.services.at

• Vote 1

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

PauloDuarte
Em 11/01/2019 às 13:00, Vitor Pereira disse:

Paulo,

Esse erro faz parte da lista do Manual da AT, e é mesmo no conteúdo do campo Created 

Não esquecer que o relógio do PC tem de estar sincronizado com o Observatório Astronómico de Lisboa

Bom dia,

Continuo de volta deste erro :

<faultstring>Rejected:   |  Codigo: 16  |  Erro: Created: Chave de sessão inválida. Não foi possível decifrar o campo Created  |  Tentativas Restantes: -1</faultstring>

Eu sou apenas um tester , estando os Técnicos a desenvolver na India e como tal torna-se complicado fazer testes mais profundos.

Foi me garantido que a hora do Servidor está igual ao observatorio  mas continuo a receber o mesmo erro.

Neste exemplo enviaram-me o conteudo do Created encriptado e desincriptado:

Desincriptado: 2019-01-18T10:50:50.145Z

Encriptado:Y2c7FrXbKagQCcOzg/R1LtxwMIiFCi0X/P9bxDpb2oA=

Existe alguma ferramenta onde eu possa validar se a encriptação está correcta ? Ou se alguem me conseguisse enviar a encriptação correcta para esta data especifica?

Agradeço desde ja

Marcosky

Bom dia. Tenhos problemas com os certificados, que já tenho os novos, e continuo sem poder usar o ambiente de testes.

Pode ser que em algum lado esteja a fazer alguma coisa mal. A linguagem de programaçao que uso é .NET .

O erro que me aparece é este:

Unhandled Exception: System.ServiceModel.CommunicationException: An error occurred while making the HTTP request to https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:70
1/sgdtws/documentosTransporte. This could be due to the fact that the server certificate is not configured properly with HTTP.SYS in the HTTPS case. This could
also be caused by a mismatch of the security binding between the client and the server. ---> System.Net.WebException: The underlying connection was closed: An unexpected error occurred on a send. ---> System.IO.IOException: Authentication failed because the remote party has closed the transport stream.

Desde a agencia tributaria mandaram-me outra vez o seguinte:

1. Certificado digital de testes ("TesteWebservices.pfx")

2. Chave publica para a cifra da password de acesso ("ChaveCifraPublicaAT2020.cer")

Continuo na mesma....

Agradeço a vossa ajuda. Cumprimentos.

Vitor Pereira
1 hora atrás, Marcosky disse:

Bom dia. Tenhos problemas com os certificados, que já tenho os novos, e continuo sem poder usar o ambiente de testes.

Pode ser que em algum lado esteja a fazer alguma coisa mal. A linguagem de programaçao que uso é .NET .

O erro que me aparece é este:

Unhandled Exception: System.ServiceModel.CommunicationException: An error occurred while making the HTTP request to https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:70
1/sgdtws/documentosTransporte. This could be due to the fact that the server certificate is not configured properly with HTTP.SYS in the HTTPS case. This could
also be caused by a mismatch of the security binding between the client and the server. ---> System.Net.WebException: The underlying connection was closed: An unexpected error occurred on a send. ---> System.IO.IOException: Authentication failed because the remote party has closed the transport stream.

Desde a agencia tributaria mandaram-me outra vez o seguinte:

1. Certificado digital de testes ("TesteWebservices.pfx")

2. Chave publica para a cifra da password de acesso ("ChaveCifraPublicaAT2020.cer")

Continuo na mesma....

Agradeço a vossa ajuda. Cumprimentos.

Para tirar as duvidas, podes descarregar os certificados de testes atualizados em:

https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/testarLigacaoWebService.action#certificados

Como só vem aqui mencionado o URL não sei qual o SoapAction que estás a mencionar, mas lembro que no Webservice dos Documentos de Transporte tem de ser obrigatoriamente   https  e não http

PauloDuarte

Bom dia Pessoal,

Continuo com o erro:

<SOAP-ENV:Envelope xmlns:SOAP-ENV="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/">
   <SOAP-ENV:Header/>
   <SOAP-ENV:Body>
      <SOAP-ENV:Fault>
         <faultcode>16</faultcode>
         <faultstring>Rejected:   |  Codigo: 16  |  Erro: Created: Chave de sessão inválida. Não foi possível decifrar o campo Created  |  Tentativas Restantes: -1</faultstring>
         <detail>sgdtws.gdgtqua</detail>
      </SOAP-ENV:Fault>
   </SOAP-ENV:Body>
</SOAP-ENV:Envelope>

Finalmente consegui que me enviassem o código JAVA, eu não sou grande entendido em código JAVA , aeu á uns tempos vi alguem a partilhar 

código JAVA relacionado com o processo de comunicação de guias á AT , mas de momento não o consigo encontrar , queria comparar com o que tenho aqui.

O código que tenho é este:

public class EncryptorEngine {
    public static boolean isSyso = true;

public static void main(String[] args) {
//        String userName = "user";
        String password = "pass";
        fetchEncryptedPassword(password);
        fetchEncryptedNonce("D:/Chave Cifra Publica AT.cer");
        fetchEncryptedDate();
//        prepareDummySOAPHead(userName,encryptedPwd,encryptedNonce,encryptedDate);
    }

public static String fetchEncryptedDate(){
        if(isSyso){System.out.println("\n\n********************* INSIDE fetch Encrypted DATE (CREATED) **************************");}
        if(isSyso){System.out.println("********************* Required Date format : yyyy-MM-dd'T'hh:mm:ss.FF'Z'");}
        SimpleDateFormat sdf = new SimpleDateFormat("yyyy-MM-dd'T'hh:mm:ss.FF'Z'");
        sdf.setTimeZone(TimeZone.getTimeZone("UTC"));
        if(isSyso){System.out.println("********************* Current System Date(UTC) : " + new Date());}
        String timestamp = sdf.format(new Date());
        if(isSyso){System.out.println("********************* Formatted System Date(UTC) : " + timestamp);}
        byte[] skeyCr = createAESByteKey();
        SecretKeySpec skeySpecCr = getKeySpecAES(skeyCr);
        Cipher cipherCr = getCipher("AES","ECB",skeySpecCr,null);
        String encryptedDate = encryptBase64(cipherCr,timestamp);
        if(isSyso){System.out.println("********************* Encrypted Created : " + encryptedDate);}
        return encryptedDate;
    }

public static String encryptBase64(Cipher cipher, String input) {
        String result = "";
        try {
            if(null!=input && !input.isEmpty()){
                byte[] encrypted = cipher.doFinal(input.getBytes());
                result = Base64.encodeBase64String(encrypted);
//                result = Base64.getEncoder().encodeToString(encrypted);
            }
            else{
                byte[] skeyNonce = createAESByteKey();
                byte[] byteNonce = cipher.doFinal(skeyNonce);
                result = Base64.encodeBase64String(byteNonce);
//                result = Base64.getEncoder().encodeToString(byteNonce);
            }
        } catch (IllegalBlockSizeException e) {
            e.printStackTrace();
        } catch (BadPaddingException e) {
            e.printStackTrace();
        }
        return result;
    }

public static String fetchEncryptedPassword(String password){
		if(isSyso){System.out.println("\n\n********************* INSIDE fetch Encrypted PASSWORD ****************************");}
		if(isSyso){System.out.println("********************* Input Password : " + password);}
		byte[] skeyPwd = createAESByteKey();
		SecretKeySpec skeySpecPwd = getKeySpecAES(skeyPwd);
		Cipher cipherPwd = getCipher("AES","ECB",skeySpecPwd,null);
		String encryptedPwd = encryptBase64(cipherPwd,password);
		if(isSyso){System.out.println("********************* Encrypted Password : " + encryptedPwd);}
		return encryptedPwd;
	}

public static String fetchEncryptedNonce(String filePath){
		if(isSyso){System.out.println("\n\n********************* INSIDE fetch Encrypted NONCE ****************************");}
		if(isSyso){System.out.println("********************* Given File Path : " + filePath);}
		PublicKey kpubRSA = getPublicKeyFromFile(filePath); 
		Cipher cipherNonce = getCipher("RSA",null,null,kpubRSA);
		String encryptedNonce = encryptBase64(cipherNonce,null);
		if(isSyso){System.out.println("********************* Encrypted Nonce : " + encryptedNonce);}
		return encryptedNonce;
	}

Alguem me consegue dar uma ajuda a tentar perceber ( posso enviar o jar que me esta a gerar a encriptação) o que está mal aqui? a chave pública que tenho é a mais recente ...estou mesmo perdido e estou mesmo no deadline para o go live

PauloDuarte

Boa Noite Pessoal,

Fiz umas alterações ao meu código e agora tenho o seguinte erro: <faultstring>Rejected:   |  Codigo: 10  |  Erro: Validade da credencial expirada(2019-01-25T23:32:11.320Z)  |  Tentativas Restantes: -1</faultstring>

Pelo que estiver a ler este erro normalmente esta relacionado com a sincronização do relogio do PC com o observatorio de Lisboa.

Eu tenho um codigo em Java que gera a encriptação do nonce , password e created e depois faco um paste no soapui desta informação e tento comunicar . Alguem me sabe dizer qual é o tempo máximo que tenho  entre o momento que a encriptação é gerada e a comunicação? eu normalmente tenho que copiar a informação encriptada que o java me dá dentro do soap ui e devo demorar a volta de um minuto , é demasiado tempo?! 

davdew05
Em 25/01/2019 às 23:45, PauloDuarte disse:

Boa Noite Pessoal,

Fiz umas alterações ao meu código e agora tenho o seguinte erro: <faultstring>Rejected:   |  Codigo: 10  |  Erro: Validade da credencial expirada(2019-01-25T23:32:11.320Z)  |  Tentativas Restantes: -1</faultstring>

Pelo que estiver a ler este erro normalmente esta relacionado com a sincronização do relogio do PC com o observatorio de Lisboa.

Eu tenho um codigo em Java que gera a encriptação do nonce , password e created e depois faco um paste no soapui desta informação e tento comunicar . Alguem me sabe dizer qual é o tempo máximo que tenho  entre o momento que a encriptação é gerada e a comunicação? eu normalmente tenho que copiar a informação encriptada que o java me dá dentro do soap ui e devo demorar a volta de um minuto , é demasiado tempo?! 

Bom dia PauloDuarte,

Sim, é demasiado tempo, a geração e comunicação têm que demorar menos de 60 segundos, senão dá esse erro.

Cumprimentos,

PauloDuarte

Obrigado davdew05 pela resposta,

Finalmente consegui por a encriptação a funcionar.

Alguem me sabe dizer se existe alguma forma de sacar a hora directamente do observatório? O servidor que o cliente utiliza para invocar os web services é utilizado para muitos paises e e não quer mudar a hora para a hora do observatorio.

Vi algures que alguém desenvolveu algo para este efeito mas nao estou a encontrar.

Obrigado.

md mad
6 minutes ago, PauloDuarte said:

Obrigado davdew05 pela resposta,

Finalmente consegui por a encriptação a funcionar.

Alguem me sabe dizer se existe alguma forma de sacar a hora directamente do observatório? O servidor que o cliente utiliza para invocar os web services é utilizado para muitos paises e e não quer mudar a hora para a hora do observatorio.

Vi algures que alguém desenvolveu algo para este efeito mas nao estou a encontrar.

Obrigado.

Boas.

Experimente fazer uma busca no google por NTP client para a linguagem que está a utilizar. O protocolo utilizado pelo observatório (e por grande parte dos sistemas operativos) é o Network Time Protocol.

Cumprimentos.

Edited by md mad

americob

Podes ir buscar a hora atual a http://oal.ul.pt/HoraLegalOAL/gettime_new.php 

Isto dá-te o nº de segundos atual desde 1970-01-01T00:00:00, depois é só fazer as contas ...

De qualquer das formas, a hora a usar na comunicação é a UTC, isto é, não depende de fuso horário, horário de verão/inverno, etc. (como faria o pessoal dos Açores?)

Mas, como já foi dito, tem de estar sincronizada com o OAL com diferença máxima de 60 segundos.

jncevcosta

Boa noite,

Alguém daqui está a conseguir enviar faturas em modo de teste para a AT?

Vitor Pereira
22 minutos atrás, jncevcosta disse:

Boa noite,

Alguém daqui está a conseguir enviar faturas em modo de teste para a AT?

Penso que todos se queixam do mesmo, pelo que desde o inicio que que existiam conflitos com o Certificado, avancei para modo Produção ( com Faturas reais ) e funciona a 100%

Podemos enviar algumas Faturas reais para testarmos, e depois desligamos o Webservice que não cria nenhum conflito com a AT, pois vão receber essas e as restantes no SAFT

PauloDuarte

Boa Tarde,

Alguem utiliza weblogic como webserver, para comunicar com a AT? Estou a perguntar isto porque me disseram que necessito de adicionar uma .jks ao weblogic, uma vez que so aceita keystores  .jks , de forma a permitir que a comunicação entre o servidor e a At seja feita.

Alguem me sabe dizer se é possivel converter o .pfx numa jks?  

Quando faco o download do ficheiro  dos certificados tenho uma saPubKey.jks , alguem me sabe dizer qual é o proposito desta keystore? 

marcolopes
Em 06/02/2019 às 14:05, PauloDuarte disse:

Boa Tarde,

Alguem utiliza weblogic como webserver, para comunicar com a AT? Estou a perguntar isto porque me disseram que necessito de adicionar uma .jks ao weblogic, uma vez que so aceita keystores  .jks , de forma a permitir que a comunicação entre o servidor e a At seja feita.

Alguem me sabe dizer se é possivel converter o .pfx numa jks?  

Quando faco o download do ficheiro  dos certificados tenho uma saPubKey.jks , alguem me sabe dizer qual é o proposito desta keystore? 

Penso que terás de fazer em 2 passos:

1) primeiro converter o PFX em CER ou DER. 

2) Depois, importar para JKS

exemplo CER -> JKS: https://github.com/marcolopes/dma/blob/master/org.dma.services.at/certificates/make.bat)

exemplo DER -> JKS: https://github.com/marcolopes/dma/blob/master/org.dma.services.espap/certificates/make.bat

diegoloux

Bom día,

Deculpem o off topic se não vai neste tópico.

Trabalho em uma empresa de fora de Portugal, mas que vamos a fazer a implantação em um sistema no vosso pais.

Este sistema vai gerar apenas guias de remessa, transferência, transporte e devolução, mas para gerar a fatura os dados vao ser entregues o sistema SAP (B1) que vai gerar as faturas.

Em este ponto não sabemos se temos que registrar o software no modelo 24, por que este apenas exige facturaçao.

Todos os dados para fazer a integração já obtivemos WSDL e chave para fazer teste, mas apenas nos falta este ponto.

Alguem na sala para dar uma dica e salvar este ponto.

Muito Obrigado.

Vitor Pereira
52 minutos atrás, diegoloux disse:

Bom día,

Trabalho em uma empresa de fora de Portugal, mas que vamos a fazer a implantação em um sistema no vosso pais.

Este sistema vai gerar apenas guias de remessa, transferência, transporte e devolução, mas para gerar a fatura os dados vao ser entregues o sistema SAP (B1) que vai gerar as faturas.

Em este ponto não sabemos se temos que registrar o software no modelo 24, por que este apenas exige facturaçao.

Todos os dados para fazer a integração já obtivemos WSDL e chave para fazer teste, mas apenas nos falta este ponto.

Muito Obrigado.

Qualquer Software que emite documentos suscetíveis de ser apresentados aos seus clientes ( exemplo dos Doc. de Transporte ) tem de ter o seu Software Certificado pela AT.

Aliás, e se a empresa em causa Faturar mais de 100.000 € anuais, é obrigatório não só ser Certificado mas também enviar todos os Documentos de Transporte via Webservice para a AT

paulogama
1 hora atrás, Vitor Pereira disse:

Qualquer Software que emite documentos suscetíveis de ser apresentados aos seus clientes ( exemplo dos Doc. de Transporte ) tem de ter o seu Software Certificado pela AT.

Aliás, e se a empresa em causa Faturar mais de 100.000 € anuais, é obrigatório não só ser Certificado mas também enviar todos os Documentos de Transporte via Webservice para a AT

É possível colocar qual é o DL que diz que as empresas que fazem mais de 100.000 são obrigadas a enviar por webservice?

Vitor Pereira
1 hora atrás, paulogama disse:

É possível colocar qual é o DL que diz que as empresas que fazem mais de 100.000 são obrigadas a enviar por webservice?

Paulo, não sei qual é o DL mas é só procurar, o Google está ai para isso mesmo

Agora que empresas que faturem mais de 100.000 € e usem Documentos de Transporte são obrigadas a usar o Webservice não é uma opinião minha, é uma certeza mesmo 

A ideia da Certificação dos softwares e cada vez mais a obrigação da Assinatura dos Documentos ( mesmo que sejam Encomendas, Orçamentos, Folhas de Serviço, etc, ) é exatamente para que não existam Softwares no mercado que possam fazer todo este tipo de movimentos com uma liberdade tal que lhes permita com facilidade utilizar o sistemas para fuga ao fisco 

Nelson
1 hora atrás, paulogama disse:

DL não sei qual é, mas esta nas FAQ na pagina da AT http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/faturas/Pages/faqs-00263.aspx

Correcção: Não estão obrigadas a enviar por webservice, mas sim a comunicar os documentos de transporte que pode ser por SAFT, WebService ou telefone.  

Vitor Pereira
Em 07/02/2019 às 17:00, Nelson disse:

DL não sei qual é, mas esta nas FAQ na pagina da AT http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/faturas/Pages/faqs-00263.aspx

Correcção: Não estão obrigadas a enviar por webservice, mas sim a comunicar os documentos de transporte que pode ser por SAFT, WebService ou telefone.  

Nelson, por Telefone a Lei só o permite quando por alguma razão técnica externa ( falha no Servidor da AT ou falha no Serviço de Internet quando comprovado pela Operadora ) 

Quanto ao envio do SAFT, convem informar que não é envio por SAFT no Saft mensal, esta foi uma opção criada pela AT inicialmente para quem tivesse problema em trabalhar com Webservice ou para envio de uma lista extensa de Documentos em Batch, mas tem de ser feito em tempo real e receber o Código de cada Documento, caso contrário ao ser parado por um agente da autoridade sem código esta a incorrer em coima de imediato

Mas claro, cada um segue a melhor opção que se adeque ao seu sistema de trabalho

• Vote 1

marcolopes
6 hours ago, Vitor Pereira said:

Já agora, esses 100 MIL euros são total de FACTURAS emitidas, ou deduzidas de eventuais NOTAS de CRÉDITO?

Vitor Pereira
Em 07/02/2019 às 19:45, marcolopes disse:

Já agora, esses 100 MIL euros são total de FACTURAS emitidas, ou deduzidas de eventuais NOTAS de CRÉDITO?

100.000 € de Mercadoria Liquida  ( o Imposto não é calculado para este limite e claro, Nºs de Débito e Crédito também são base do Cálculo )

CrominhO

@paulogama e @Nelson, o @Vitor Pereira tem razão... Por WS ou por XML (SAFT documentos de Transporte) que pode ser comunicado no Portal, existe um sitiio proprio para isso  (documentos de Transporte -> enviar ficheiro), por Telefone só quando o sistema estiver em baixo e não dispensa a comunicação à posterior. 

Edit. Eu não vi as FAQs, e não estou a dizer que está bem, mas atenção, que tal como me foi dito uma vez pela própria a AT, o que conta é a legislação, não vamos desenvolver sobre as FAQs porque podem por um ou outro motivo não estarem correctas ou actualizadas. (não era suposto, mas como já me aconteceu ver uma FAQ mal, liguei para o Dep. de Legislação e a resposta foi esta)

Edited by CrominhO

As mentes humanas são realmente um local estranho!

CrominhO
7 horas atrás, diegoloux disse:

Bom día,

Muito Obrigado.

Aqui a questão é diferente. 

Acontece (ou aconteceu) com muitos ERPs. 

Das duas uma, ou utilizas o próprio SAP que está certificado e tem chave privada e desenvolves o módulo de Guias "em cima do SAP", 

ou para fazer um software à parte, ainda que ligue ao SAP, tens sempre de certificar (mod.24), até porque além da questão dos 100 mil euros falados em cima e de todas as leis, existe uma anterior que diz que os tais clientes que não ultrapassem os 100 mil euros, poderão CONTINUAR a utilizar um software não certificado, sendo que se vais fazer agora tem de ser automaticamente certificado, independentemente dos valores facturados pelo cliente... Não podes fazer um software (agora) que emita documentos válidos que não seja certificado. (os que nunca foram certificados, podem continuar sobre certas condições, os novos têm de ser automaticamente certificados) 

Edited by CrominhO

As mentes humanas são realmente um local estranho!

diegoloux
Em 07/02/2019 às 20:09, CrominhO disse:

Aqui a questão é diferente. 

Acontece (ou aconteceu) com muitos ERPs. 

Das duas uma, ou utilizas o próprio SAP que está certificado e tem chave privada e desenvolves o módulo de Guias "em cima do SAP", 

ou para fazer um software à parte, ainda que ligue ao SAP, tens sempre de certificar (mod.24), até porque além da questão dos 100 mil euros falados em cima e de todas as leis, existe uma anterior que diz que os tais clientes que não ultrapassem os 100 mil euros, poderão CONTINUAR a utilizar um software não certificado, sendo que se vais fazer agora tem de ser automaticamente certificado, independentemente dos valores facturados pelo cliente... Não podes fazer um software (agora) que emita documentos válidos que não seja certificado. (os que nunca foram certificados, podem continuar sobre certas condições, os novos têm de ser automaticamente certificados) 

Em 07/02/2019 às 13:26, Vitor Pereira disse:

Muito Obrigado pelas suas respostas.

E que foram enviadas varias perguntas ao e balcao pra tentar achar essas informaçoes e ainda nao responderam e foram efetuadas um mes atras.

Vou ver como presentar ese modelo 24 ou se procuramos uma empresa portuguesa para fazer esse processo.