Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #58 da revista programar. Faz já o download aqui!

cjulio

Utilizar Webservices da AT

Mensagens Recomendadas

nunopicado    1078
nunopicado
2 horas atrás, Castanha disse:

Boas nuno,

agora com o certificado de testes, endereço de teste e com a nova chave da este erro que penso já ter dado a muita gente...como o ultrapassaram ?

<Message>Servidor de Autenticacao Indisponivel</Message>

Esse também me dá, e a mais gente.
Não percebo porque não dá a todos, mas é algo com o servidor de testes.
No meu caso, dá esse erro tanto com a chave nova como com a antiga.

Se funciona em produção, faz commit e push, e passa à próxima! ;):cheesygrin:

Editado por nunopicado

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Castanha    0
Castanha
1 minuto atrás, nunopicado disse:

É mesmo o que vou fazer enviar o certificado para assinarem e aguardar acho que não haverá problema nenhum....mais uma vez obrigado Nuno....grande abraço.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Adegas    2
Adegas

Olá pessoal,

Estava aqui a tentar actualizar o meu app java para o novo ChaveCifraPublicaAT2020.cer mas fiquei um pouco confuso.

Pelo que percebo o certificado é apenas usado para encriptar a password do cliente. Fui ver e o que estou a usar para o efeito é o ficheiro saPubKey.jks

Agora estou na duvida se hei-de substituir esse ficheiro pelo que se encontra em Portal das Finanças em Faturas -> Produtor Software -> Apoio ao desenvolvimento -> Testar Webservice

Que é datado de  ‎4‎ de ‎julho‎ de ‎2016 e parece-me que este só será valido para o servidor de testes.

Ou se hei-de tentar incorporar o certificado ChaveCifraPublicaAT2020.cer numa nova keystore, se for o caso o comando correto é este?

keytool -importcert -file "ChaveCifraPublicaAT2020.cer" -keystore saPubKey.jks -alias "certificado2020"

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1078
nunopicado

Estranho... nunca ouvi falar de caso semelhante (usar o saPubKey.jks em vez do ChavePublicaAT).

A minha recomendação é que cumpras o indicado pela AT nesse caso, que é usar a ChaveCifraPublicaAT2020.

O que está no portal das finanças que falas é o TESTwebservice.pfx, e é o certificado a usar para assinar o envio no servidor de testes. Não é um substituto para o ChaveCifraPublicaAT2020, que serve para encriptar alguns campos do pedido.

Quanto à forma correcta de o fazeres, não te sei dizer... No meu caso, extraí do cer apenas a chave pública (formato PEM) e uso-a assim.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
marcolopes    335
marcolopes
8 hours ago, Adegas said:

Olá pessoal,

Estava aqui a tentar actualizar o meu app java para o novo ChaveCifraPublicaAT2020.cer mas fiquei um pouco confuso.

Pelo que percebo o certificado é apenas usado para encriptar a password do cliente. Fui ver e o que estou a usar para o efeito é o ficheiro saPubKey.jks

Agora estou na duvida se hei-de substituir esse ficheiro pelo que se encontra em Portal das Finanças em Faturas -> Produtor Software -> Apoio ao desenvolvimento -> Testar Webservice

Que é datado de  ‎4‎ de ‎julho‎ de ‎2016 e parece-me que este só será valido para o servidor de testes.

Ou se hei-de tentar incorporar o certificado ChaveCifraPublicaAT2020.cer numa nova keystore, se for o caso o comando correto é este?

keytool -importcert -file "ChaveCifraPublicaAT2020.cer" -keystore saPubKey.jks -alias "certificado2020"

saPubKey.jks no formato Java Key Store é o formato que sempre usei. a AT costumava exportar os certificados de PRODUÇÃO e de TESTES neste formato, estando AMBOS disponíveis num ficheiro apenas:

saPubKey.jks
-----X509 CERTIFICATE-----
ALIAS: sapubkey.testes
USAGE: [keyEncipherment, dataEncipherment]
SERIAL: 503265775024028063371042
ISSUER: CN=DGITA Issuing CA1, DC=ritta, DC=local
SUBJECT: CN=jm0389, OU=DSSQ-DS, OU=DGITA_TEMP, OU=DGITA, DC=ritta, DC=local
EXPIRES: Wed Nov 05 10:07:38 GMT 2014
DAYS LEFT: -1104
HASH CODE: -768175730

saPubKey.jks
-----X509 CERTIFICATE-----
ALIAS: sapubkey.prod
USAGE: [keyEncipherment, dataEncipherment]
SERIAL: 283303921733378410284183
ISSUER: CN=DGITA Issuing CA2, DC=ritta, DC=local
SUBJECT: CN=Chave Cifra Publica AT, OU=DivSeguranca, OU=Servicos Centrais-Satelite, OU=DGITA, DC=ritta, DC=local
EXPIRES: Sat Nov 18 15:06:46 GMT 2017
DAYS LEFT: 5
HASH CODE: -1194811817

A partir de certa altura, a AT "separou" os certificados em:

TesteWebServices.pfx

ChavePublicaAT.cer

Para mim só complicou, pois prefiro trabalhar com JKS, e tenho de adicionar o CER a uma Java Key Store...

A AT lançou algum saPubKey.jks ACTUALIZADO?

Editado por marcolopes

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
marcolopes    335
marcolopes
4 minutes ago, nunopicado said:

Se é esse o caso, o ficheiro que o @Adegas dizia, onde descarregas o TESTEwebservice.pfx, inclui um saPubKey.jks, com data de 06-11-2017.

Realmente não me faz falta, mas só por curiosidade vou sacar o dito cujo.

Deixo aqui os certificados da AT actualizados e com a CHAVE PÚBLICA em diversos formatos: https://www.dropbox.com/s/gtlje0f5uye4csr/certificados-webservice.rar?dl=1

ChavePublicaAT.cer

ChavePublicaAT.der

ChavePublicaAT.pem

ChavePublicaAT.jks

TesteWebServices.pfx

Editado por marcolopes

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nelsongomes    0
nelsongomes

Olá,

também me chegou a informação de que o certificado para comunicação de guias de transporte tem de ser alterado..etc..

Mas precisava da vossa ajuda para o seguinte...

Não recebi nenhuma notificação da AT sobre o procedimento necessário e a minha dúvida é...

já possuo um certificado que é valido até 2018.. bastará solicitar novamente à AT novo certificado assinado com a nova chave e como tem o mesmo nome basta substituir no caminho da aplicação ou preciso algo mais..? Onde posso consultar a documentação que a AT publicou sobre essa alteração?

Obrigado.:)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1078
nunopicado

Se o teu é válido até 2018 não tens de o alterar antes disso.
O que tem de ser alterado é a Chave Publica.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1078
nunopicado
9 minutos atrás, nelsongomes disse:

Obrigado @nunopicado.

Onde posso obter a nova chave pública? Podemos utilizar a chave pública disponibilizada pelo @marcolopes?

Sim, podes, que esse gajo costuma ser de confiança! :cheesygrin:

Mas no mail que te mandaram deves ter isso em anexo.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Castanha    0
Castanha
Em 09/11/2017 às 15:07, nunopicado disse:

Bom dia Nuno,

será que me podes esclarecer uma dúvida caso consigas como é óbvio.....:cheesygrin:

No meu caso que após certificação do meu software [em que o certificado gerado foi como base os dados da empresa para a qual desenvolvi o software] se futuramente aplicarmos o software em algum cliente apenas será necessário gerar um novo certificado por cliente e enviar para a AT assinar correto ?

Mais uma vez obrigado por todos os esclarecimentos :thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1078
nunopicado
7 minutos atrás, Castanha disse:

Bom dia Nuno,

será que me podes esclarecer uma dúvida caso consigas como é óbvio.....:cheesygrin:

No meu caso que após certificação do meu software [em que o certificado gerado foi como base os dados da empresa para a qual desenvolvi o software] se futuramente aplicarmos o software em algum cliente apenas será necessário gerar um novo certificado por cliente e enviar para a AT assinar correto ?

Mais uma vez obrigado por todos os esclarecimentos :thumbsup:

Não é correcto... :)
O certificado a usar é gerado com base nos dados do produtor do software, nunca do cliente que o vai usar.
Assim sendo, certificaste o teu com um certificado correcto (empresa para o qual desenvolveste o software) e é esse certificado que terás de colocar em uso nos clientes onde o software vá funcionar.

A única coisa que é específica do cliente é o username e password de acesso ao portal das finanças com as permissões WDT e/ou WFA.
O resto fica como está! ;)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Castanha    0
Castanha
7 minutos atrás, nunopicado disse:

Não é correcto... :)
O certificado a usar é gerado com base nos dados do produtor do software, nunca do cliente que o vai usar.
Assim sendo, certificaste o teu com um certificado correcto (empresa para o qual desenvolveste o software) e é esse certificado que terás de colocar em uso nos clientes onde o software vá funcionar.

A única coisa que é específica do cliente é o username e password de acesso ao portal das finanças com as permissões WDT e/ou WFA.
O resto fica como está! ;)

Já percebi Nuno mais uma vez tens toda a razão :cheesygrin:

Grande abraço Mestre Nuno :thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1078
nunopicado
Agora, Castanha disse:

Já percebi Nuno mais uma vez tens toda a razão :cheesygrin:

Grande abraço Mestre Nuno :thumbsup:

Sempre às ordens! ;) :thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
iznougudpt    2
iznougudpt

Quando é necessário emitir uma Nota de Crédito a partir de uma factura gerada noutro software (assumindo que só se tem acesso ao documento impresso) como fazem nesse caso?

Se for criado um FTD vai ser comunicado novamente o que está errado, como não existe a informação do software anterior não existe informação suficiente para fazer a integração.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
americob    248
americob
33 minutos atrás, iznougudpt disse:

Quando é necessário emitir uma Nota de Crédito a partir de uma factura gerada noutro software (assumindo que só se tem acesso ao documento impresso) como fazem nesse caso?

Se for criado um FTD vai ser comunicado novamente o que está errado, como não existe a informação do software anterior não existe informação suficiente para fazer a integração.

Eu não crio nada.

Quando a fatura está na Base de Dados, o utilizador escolhe a fatura e respetivas linhas.

Se a fatura não está na Base de Dados, eu liberto os campos "Tipo de documento", "Serie" e "Numero de documento" para o utilizador introduzir manualmente em cada linha.

Desde meados de 2013, com base num oficio circulado, salvo erro o 30141, passei a permitir esses campos vazios para se poder fazer Notas de crédito "rappel", ou seja, relativas a todas as faturas de um período, normalmente o ano anterior.

O que obrigo sempre a preencher em todas as linhas é o Motivo, que obrigo a ter pelo menos 15 carateres.

Ultimamente, por causa da nova Declaração Periódica do IVA, fui ver o ficheiro resumido que realmente é enviado para a AT e nada dessa informação é comunicada mensalmente.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Cu5co    10
Cu5co

Pessoal, sei que é fora de tópico mas alguém tem alguma coisa para ler o NIF do cartão de cidadão usando um leitor dos cartões?

Obrigado.

Editado por nunopicado
Correcção de uso de tags quote

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
americob    248
americob
3 horas atrás, Cu5co disse:
Em ‎15‎-‎11‎-‎2017 às 16:00, americob disse:

Pessoal, sei que é fora de tópico mas alguém tem alguma coisa para ler o NIF do cartão de cidadão usando um leitor dos cartões?

Obrigado.

Se me queres citar, usa uma frase que eu tenha dito (escrito)! :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1078
nunopicado
8 horas atrás, Cu5co disse:

Estive a dar uma olhada a isto...
Há um projecto em Delphi para comunicar com Smart Cards. É um bocado antigo, feito em D2007.
Fiz um fork e converti para unicode, e parece que está a funcionar OK.

No entanto, para receberes os dados, precisas de enviar o pedido ao cartão, enviando um APdu (uma string hexadecimal com o pedido), e recebendo a resposta de volta.
A questão está mesmo aí: Não faço a mínima ideia de quais APdu se deve enviar para receber o NIF (ou qualquer outro dado).
Mas se quiseres dar uma olhada, tens aqui a minha versão para testares:

https://github.com/nunopicado/PCSCSmartCardComponent

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Cu5co    10
Cu5co
12 horas atrás, nunopicado disse:

Estive a dar uma olhada a isto...
Há um projecto em Delphi para comunicar com Smart Cards. É um bocado antigo, feito em D2007.
Fiz um fork e converti para unicode, e parece que está a funcionar OK.

No entanto, para receberes os dados, precisas de enviar o pedido ao cartão, enviando um APdu (uma string hexadecimal com o pedido), e recebendo a resposta de volta.
A questão está mesmo aí: Não faço a mínima ideia de quais APdu se deve enviar para receber o NIF (ou qualquer outro dado).
Mas se quiseres dar uma olhada, tens aqui a minha versão para testares:

https://github.com/nunopicado/PCSCSmartCardComponent

Obrigado Nuno. Deparei-me exatamente com esse projeto, antigo como dizes e parei precisamente onde dizes, saber qual o comando a enviar para receber o NIF ou qualquer outro dado. Vou continuar a ver se descubro alguma coisa. Se descobrir partilharei. Obrigado.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade