Jump to content

Sugestões sobre planeamento/desenvolvimento de site

ruiFernandes
 Share

Recommended Posts

Boas gente,

é o seguinte, eu já tenho alguma experiência em desenvolvimento de sites, mas têm sido relativamente pequenos, agora com outros projectos maiores é mais complicado, pedia aqui a vossa ajuda, dando sugestões e os vossos métodos de planeamento e processo de desenvolvimento. Eu já fiz umas folhas no word com tabelas para cada página e o que é necessário fazer em cada uma, mas sinto-me um pouco intimidado com todo o processo 😕 .

Obrigado desde já.

Cumprimentos,

Rui Fernandes

- Rui Fernandes

Bom dia,

Podes começar por fazer um "levantamento de requisitos". Básicamente escrever tudo o que é suposto estar disponivel no site. Depois se fores usar uma base de dados, desenha o Modelo ER, antes de te pores a construir a BD. De começas a planear o site, escolhes um template, ou fazes um do zero, escreves a CSS toda, decides se vais usar alguma framework, Pesas os prós e os contras, e quando tiveres tudo isso feito, começas a produzir o site. Se possivel de forma modular.

Uma recomendação: Tudo o que é trabalho de base de dados, preferêncialmente deve ser a base de dados a fazer. Se puderes evitar que seja a "aplicação/website" a fazer tudo, utilizando antes triggers e stored procedures melhor. Quanto mais trabalho de BD for feito pela BD melhor o desempenho, mais "abstraido" estás do SGBD que vais usar.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

• Vote 1

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Bom dia,

muito obrigado pela resposta desde já.

Tenho outra questão, eu normalmente desenvolvo um layout em fireworks, para dar ao cliente uma ideia do aspecto que irá ter,

para ele opinar e sugerir alterações, etc, e desenvolvo a página minimamente em termos de programação, apenas para o cliente a ver em funcionamento, sem base de dados, apenas html. Pelo que escreveu estou a pôr o carro à frente dos bois, e é esse o motivo para a minha confusão, deveria primeiro fazer o levantamento das funcionalidades, páginas a criar, informações e estrutura, desenvolver a bd, depois o back-office e por fim o front-office certo? Sugere que comece tudo de novo, na ordem correcta?

Cumprimentos,

Rui Fernandes

Edited by ruiFernandes

- Rui Fernandes

Bom dia,

Penso que o primeiro passo deva ser efectivamente um levabtamento de requisitos. Alguns clientes sentem-se mais confortáveis se virem logo "alguma coisa". Nesses casos, ferramentas de "prototipagem" como o Pencil são bastante uteis, pois permitem rápidamente e sem grande esforço mostrar alguma coisa sem estar a desenvolver código, nem por "o carro à frente dos bois".

Cada um usa a metodologia que lhe é imposta ou que entende, a minha é simples: Levantamento de requisitos, planeamento, desenvolvimento da BD, desenvolvimento da css, desenvolvimento da aplicação e testes.

Como disse, cada pessoa tem uma metodologia diferente e a minha pode não servir para ti!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"