Jump to content

Criar chave de instalação

veaoum
 Share

Recommended Posts

Isso é um criador de chaves isso eu não me importo de fazer manualmente se necessário. Aquilo que eu tinha pensado era em colocar um campo na BD que bloquia-se o programa até ele fazer o registo. Com isto consigo que ele apenas instale numa maquina. Agora o mal é que desta forma se formatares o pc ele vai detectar como sendo uma segunda máquina e não vai deixar instalar. O macadrres de um pc é sempre o mesmo não é? Mesmo formatando-o......

Pois, não tinha pensado nessa situação.

Mas podes ter tipo um painel de controlo para o utilizador, onde ele vai informar que vai formatar. Tens é que arranjar solução para não haver trafulhice.

Outro campo deve resolver o problema...

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

o que eu fiz foi uma chave de instalação. Sempre que a aplicação é instalada é gerado um codigo com base na data e hora da instalação e depois têm que me pedir um codigo de activação calculado pelo codigo anterior.

a aplicação fica toda "trancada" excepto o formulário com o 1º codigo (para pedirem) e com o campo do codigo de ativação para ser preenchido.

optei por esta forma.

tenho uma base de dados pessoal com a informação dos clientes e se têm permissão para receberem o codigo de ativação.

outra coisa que podes fazer é nas atualizações ires bloqueando as aplicações em que os códigos que supostamente já não existem...

sim...

quando alguem instala tem que fazer um pedido por email do codigo. neste email estão vários dados como nome, email, data de compra, etc ... não esquecer a chave de instalação

assim posso cruzar informação sempre que é pedido um novo codigo ativação...

se um destes pedidos coincidir com algum que já tenha, numa proxima atualização bloqueio a aplicação se nela estiver uma chave de instalação ou o codigo de activação (todos estes codigos são unicos) só são gerados uma vez, e não há possibilidade de serem repetidos.

sei que é um pouco trabalhoso, até para manter, mas foi o metodo que encontrei.

afinal existem programas de grandes editores que pedem sempre uma nova chave de instalação...

Sim Compreendo o teu ponto de vista e algo assim que estava a pensar em fazer. O único senão é que isso me ia obrigar a criar actualizações apenas para fazer isso. Não te acontece isso? Aquilo que me lembrei o numero de série de um pc é único ou pode haver mais que um com o mesmo número?

não faço atualizações expecificamente por isso. há sempre coisas a melhorar 🙂

outra opção era conseguires o numero série do pc. mas acho que não é possivel.

podes ter o n.º da bord, do cpu ... mas mesmo isso se uma dessas peças forem substituidas por algum motivo o n.º vai alterar... e deixa de ser válido.

o que eu fiz foi uma chave de instalação. Sempre que a aplicação é instalada é gerado um codigo com base na data e hora da instalação e depois têm que me pedir um codigo de activação calculado pelo codigo anterior.

a aplicação fica toda "trancada" excepto o formulário com o 1º codigo (para pedirem) e com o campo do codigo de ativação para ser preenchido.

optei por esta forma.

tenho uma base de dados pessoal com a informação dos clientes e se têm permissão para receberem o codigo de ativação.

outra coisa que podes fazer é nas atualizações ires bloqueando as aplicações em que os códigos que supostamente já não existem...

Andei a pensar na tua opção e fiquei com uma duvida se o código é gerado com base na hora e data de instalação todos eles terão números diferentes, ou seja tens que ter dados do utilizador para impedir que ele faça uma dupla instalação. Certo?

Se eles te dão os dados nada impede de te pedirem uma 2ª vez a chave, dizendo que formataram o PC... e tu vais fornecer nova chave que poderá estar instalada em outro Pc apenas com os mesmos dados do cliente...

Uma forma de evitares que os dados ou a aplicação seja emprestada, será associares o programa a uma PENDRIVE, assim obrigas o utilizador a ter SEMPRE a pen introduzida.

Desta forma se mais alguem kizer utilizar o programa, teriam que lhe dar a pen, e nao me parece que fossem andar a passar pens para aki ou para ali so a utilizar o programa em 2 lados

As pens tb têm identificações unicas

Edited by sergiotmcardoso

Eu desenvolvi um sistema para este efeito basicamente é online cada utilizador tem uma conta e a chave é associada a uma conta (tipo steam) e depois cada utilizador "desassocia" a chave do computador msm que já tenha desinstalado o antigo.

Outra ideia é fazer tipo Steam teres um client que é necessário para correres as tuas aplicações... E para esse client precisas também ter uma conta com a chave associada

A 1ª maneira é melhor se quiseres uma chave por pc...

A 2ª maneira é melhor se quiseres que o utilizador desde que tenha a chave ativa para a conta dele possa ter em múltiplos, penso que será mais vulnerável.

Agora se quiseres posso dar-te uma pequena ajuda.

O primeiro método é apenas necessário fazer login uma vez (para a ativação) dps o programa faz a verificação automaticamente. Em termos de segurança... já não vou divulgar... mas é seguro

Edited by Windows Dragon

Se eles te dão os dados nada impede de te pedirem uma 2ª vez a chave, dizendo que formataram o PC... e tu vais fornecer nova chave que poderá estar instalada em outro Pc apenas com os mesmos dados do cliente...

Uma forma de evitares que os dados ou a aplicação seja emprestada, será associares o programa a uma PENDRIVE, assim obrigas o utilizador a ter SEMPRE a pen introduzida.

Desta forma se mais alguem kizer utilizar o programa, teriam que lhe dar a pen, e nao me parece que fossem andar a passar pens para aki ou para ali so a utilizar o programa em 2 lados

As pens tb têm identificações unicas

Juntamente com os dados do utilizador eu recebo 3 dados do computador, acho que isso me vai permitir controlar a questão do computador mas ainda vou formatar o meu para testar até que ponto isso funciona.

Eu desenvolvi um sistema para este efeito basicamente é online cada utilizador tem uma conta e a chave é associada a uma conta (tipo steam) e depois cada utilizador "desassocia" a chave do computador msm que já tenha desinstalado o antigo.

Outra ideia é fazer tipo Steam teres um client que é necessário para correres as tuas aplicações... E para esse client precisas também ter uma conta com a chave associada

A 1ª maneira é melhor se quiseres uma chave por pc...

A 2ª maneira é melhor se quiseres que o utilizador desde que tenha a chave ativa para a conta dele possa ter em múltiplos, penso que será mais vulnerável.

Agora se quiseres posso dar-te uma pequena ajuda.

O primeiro método é apenas necessário fazer login uma vez (para a ativação) dps o programa faz a verificação automaticamente. Em termos de segurança... já não vou divulgar... mas é seguro

a ideia do primeiro sistema é a chave só é usada uma vez certo?

boas

para contornares a situação da formatação do pc ou mesmo a troca de pc não será melhor limitares a licença por um curto periodo de tempo renovavel, assim encurtas o tempo de alguem utilizar uma chave adquirida elicitamente.

cumps

acao

edit: propunha o seguinte:

1. criação de de um hash e inserir no hash outro codigo.

exemplo: hash : 123456789

outro cod : acao

hash final : 12a3c456ao789

2. tabela cod

codid, codHash, utilizadoSimNao

- o codHash seria um hash do outro cod que neste caso seria o hash de «acao»

-tabela alimentada antes da distribuição da aplicação.

3. tabela activação

codid, codHash, codHashFinal, datainstalaçao/activação

4. tabela pessoal para fornecer o hashfinal( guardada no cofre)

codid, outrocod

-outrocod seria igual a «acao» ou seja o codigo que serveria para fazer o hash de alimentação à tabela cod.

a. funcionamento:

1. fornecer o hash final

2. ao activar verificar se o outro cod «acao»(dessimulado no hash final) passado por o hash existe e ainda não foi utilizado na tabela Cod.

3. se existir e ainda não foi utilizado gravar na tabela activação, cod hash, codhashfinal, datainstalaçao/activaçao e na tabela Cod asinalar que foi utilizado.

4. para entrar: verificar na tabela activação se o codHash coencide com o codactivação e a data é < que a data de hoje os meses desejados.

é apenas uma ideia.

cumps

acao

Edited by apocsantos

Juntamente com os dados do utilizador eu recebo 3 dados do computador, acho que isso me vai permitir controlar a questão do computador mas ainda vou formatar o meu para testar até que ponto isso funciona.

a ideia do primeiro sistema é a chave só é usada uma vez certo?

De cada vez... para usares noutro pc tens que desinstalar do pc onde esta atualmente instalado

Mas podes bolquear para ser apenas usada uma vez